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Questões de Concursos COPEL

Resolva questões de COPEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q30128 | Informática, Técnico Administrativo, COPEL, UFPR

Qual atalho de teclado é utilizado, no Internet Explorer 11, para abrir uma nova guia?
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122Q220446 | Pedagogia, Pedagogo, COPEL, PUC PR

As Tecnologias de Informação estão cada vez mais ganhando espaço nas escolas e nas empresas no que tange a ambientes virtuais de aprendizagem. Diante desta constatação, analise a veracidade das assertivas abaixo e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas:

I. Viabilizam a relação entre os estudantes e os temas a serem estudados e debatidos, uma vez que fornece a estrutura para diferentes concepções arquiteturais de distribuição dos conteúdos.

II. O material didático on-line reflete estratégias de criação, de diálogo e de coautoria dos estudantes em processos colaborativos a partir do Desenho Pedagógico.

III. São três os elementos determinantes do desenho pedagógico de um curso à distância: as concepções de aprendizagem e avaliação, os materiais didáticos e os dispositivos de comunicação.

IV. Desenhos pedagógicos com baixa interatividade concebem o conhecimento como algo a repassar e ignoram as potencialidades disponibilizadas pelas atuais tecnologias.

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123Q191800 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Com a Emenda Constitucional n°32, de 11 de setembro de 2001, que alterou o artigo 62 da Constituição Federal, dentre outros, passou a ser admitido, em caso de relevância e urgência, que o Presidente da República adote medidas provisórias com força de lei ordinária, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional, onde serão convertidas em lei até o final do exercício financeiro em que foram publicados. Contudo, há medidas provisórias que instituem ou majoram impostos e não precisam ser convertidas em lei para ter validade. bastando apenas à medida provisória. Que impostos são esses?

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124Q230682 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

"As investigações sobre as causas do apagão que deixou cerca de 90 milhões de pessoas sem luz em 18 estados brasileiros estão apenas começando, e os especialistas que trabalharam nas investigações anteriores estimam que ainda vai demorar alguns meses para que se saiba exatamente o que aconteceu no dia de 10 de novembro. Mas, no governo, em questão de dias, já se produziram pelo menos duas explicações para o episódio. Ambas atribuem a responsabilidade a intempéries climáticas. Na primeira hipótese, um raio teria provocado um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia em três linhas de transmissão ao mesmo tempo - um evento tão improvável que não se discute, nem na academia nem nas empresas do setor, procedimentos para evitá-lo. Outra possibilidade é que chuvas fortes tenham danificado o isolador de tensão numa subestação de Furnas". EXAME 02.12.2009 p.43.

Diante do caso, ocorreu um inevitável prejuízo sobre a imagem e credibilidade da empresa fornecedora de energia elétrica. O excesso de informações e a falta de precisão dos motivos que levaram ao apagão requer uma atuação especializada no relacionamento com a imprensa. Dessa forma, das assertivas abaixo, quais fazem parte da política da assessoria de imprensa?

I. Restabelecer as relações com a imprensa, promovendo canais sólidos e confiáveis, tornando-se fonte de informação respeitada e solícita.

II. Monitorar as informações divulgadas pela mídia, gerando informações do ponto de vista da empresa fornecedora de energia.

III. Analisar as informações divulgadas, visando ao planejamento de um programa de assessoria de imprensa, em conformidade com o planejamento estratégico da organização, prevendo ações futuras para retomada da credibilidade da prestação de serviços juntos aos públicos.

IV. Contratar uma agência de publicidade para implementar uma campanha junto aos órgãos do governo.

V. Orientar os líderes acerca de entrevistas e posicionamento junto aos meios de comunicação.

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125Q239717 | Inglês, Significado das Palavras, Redator Júnior Bilingue, COPEL, PUC PR

Texto associado.

Answer questions 11, 12 and 13 based on the
newspaper article below.

Lessons in using the internet safely are set to
become a compulsory part of the curriculum for
primary school children in England from 2011.

The lessons are one element of a new government
strategy being unveiled called "Click Clever, Click Safe".
Children will also be encouraged to follow an online
"Green Cross Code" and block and report inappropriate
content.
"We must ensure that this virtual world is safe for our
children just as we try to ensure that the real world is,"
said Prime Minister Gordon Brown at the launch of the
campaign.
"The internet is a wonderful and powerful tool that is
changing the way we learn and the way we stay in touch,"
he added, "but unfortunately there are risks from those
intent on exploiting its benefits."

Fonte: http://news.bbc.co.uk/ December, 2009.

The sentence "Lessons in using the internet safely" could be appropriately replaced by:

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126Q189743 | Direito Tributário, Taxas, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

De acordo com o modelo constitucional brasileiro, as taxas:

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127Q231760 | Psicologia, Motivação, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Na literatura encontramos várias teorias sobre motivação. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

I. No modelo apresentado por Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide, em que a base é composta de necessidades mais básicas e, no ápice, estão as mais intelectualizadas. O indivíduo somente procura um nível mais superior quando já tem as necessidades anteriores supridas.

II. Segundo Herzberg, existem fatores motivacionais e higiênicos. Estes estão suscetíveis à influência do indivíduo; aqueles recebem influência externa.

III. O modelo da expectativa é formado por três fatores que geram a motivação, a valência a expectativa e a instumentalidade.

IV. No modelo da equidade, o indivíduo tende a julgar o conceito de justiça a partir dos resultados obtidos, não levando em consideração os resultados obtidos dos outros.

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128Q237854 | Jornalismo, Produção da Notícia, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

"Que imagem do mundo fornecem os noticiários televisivos? Como se associa essa imagem às exigências quotidianas da produção de notícias, nos organismos radiotelevisivos?" (Golding - Elliot, 1979)

Essas perguntas expõem os problemas de que se ocupa a abordagem do newsmaking. Em função disso, podem-se considerar funções da imprensa:

I. Na seleção de acontecimentos a serem transformados em notícia, os critérios de relevância independem das combinações que se estabelecem entre diferentes valores/notícias, que indicam a seleção de um fato.

II. A notícia é produto de um processo organizado que representa a divulgação de acontecimentos. A escolha dos fatos noticiáveis envolve relações estreitas e privilegiadas nos órgãos de informação.

III. Organizar temporal e espacialmente o trabalho, de modo que os acontecimentos noticiáveis possam fluir, atendendo a um critério lógico e ordenado.

IV. Exige-se do jornalista rotinizar a tarefa de informar, de forma que a relação valor/notícia permita que a seleção do material seja executada com rapidez, de modo quase automático - e que essa seleção se caracterize por certo grau de flexibilidade e de comparação.

V. Um dos critérios de importância e noticiabilidade é ser possível o reconhecimento de um fato desconhecido como acontecimento comum.

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129Q30127 | Informática, Técnico Administrativo, COPEL, UFPR

Considere os seguintes formatos:

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São formatos de documentos que o Wordpad, na versão Windows 7, pode salvar:
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130Q229346 | Psicologia, Psicólogo, COPEL, PUC PR

O uso de testes em seleção de pessoal também é uma técnica tradicional, porém necessita de muitos cuidados. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. A resolução do CFP 002/2003 define que os testes psicológicos são de uso privativo do psicólogo, sendo assim, o profissional pode utilizar qualquer instrumento disponível no mercado como ferramenta para a seleção de pessoas.

II. Ao escolher um instrumento de avaliação psicológica, o psicólogo deve buscar dados sobre suas qualidades essenciais, como manual completo com informações pertinentes sobre sua construção, características da população, instruções para aplicação, precisão, padronização e normatização.

III. O psicólogo deve sempre utilizar testes para seleção de pessoal, independentemente do cargo, pois são instrumentos que trazem informações importantes para o processo de escolha.

IV. O psicólogo deve estar sempre atento às atualizações e mudanças técnico- científicas dos instrumentos, para manter a qualidade e a fidedignidade do processo.

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131Q188274 | Direito Tributário, Imunidades Tributárias, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Sobre imunidade tributária, assinale a INCORRETA:

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132Q219838 | Informática, Navegadores, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Com respeito aos navegadores (browsers) de internet em um computador pessoal, pode-se dizer que:

I. O prefixo "http:", em uma página de internet, significa uma transferência em hypertext transfer protocol, que é a comumente usada para transferir páginas a serem visualizadas com fortes requisitos de segurança.

II. O prefixo "ftp:" estabelece um file transfer protocol, que serve para transferir arquivos de modo inseguro entre dois computadores.

III. O conceito de hipertexto presente nas páginas da Internet permite que o usuário navegue de uma a outra simplesmente seguindo os hiperlinks.

IV. Ao salvar uma página da WEB, completa, o arquivo html e todos os seus associados (imagens, objetos etc.) são salvos em um único diretório.

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133Q218939 | Pedagogia, Planejamento e Orçamento Governamental, Pedagogo, COPEL, PUC PR

O plano de curso geralmente apresenta elementos fundamentais na sua configuração. Assinale o item que NÃO é específico do Plano de Curso.

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134Q192174 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho Generalidades, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

De acordo com a legislação trabalhista, é INCORRETO afirmar:

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135Q236166 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

No mercado, as atividades de comunicação são realizadas por bacharéis em Comunicação Social e outros profissionais das mais diferentes áreas, tais como Administração, Direito, Marketing e Economia. No entanto, para uma prática segura, transparente e ética a formação em comunicação habilita e qualifica o exercício especializado e diferenciado para cada necessidade das organizações e para cada público, democratizando o acesso às informações e promovendo a cidadania. Conforme a legislação vigente, os profissionais habilitados para exercer a comunicação devem atender a alguma das seguintes áreas de formação:

I. Profissionais de qualquer área, desde que portadores do título de especialista, podem obter registro no Ministério do Trabalho para exercer as funções de relações públicas, publicidade e propaganda ou jornalismo.

II. Jornalista. Profissional graduado em comunicação social ou outras áreas, com registro no Ministério do Trabalho, com exigência do diploma, pelo Supremo Tribunal Federal, desde o dia 17 de junho de 2009.

III. Relações públicas. Profissional graduado em comunicação social. Habilitação regulamentada conforme a lei 5377, de 11.12.1967, sendo obrigatório o registro profissional.

IV. Publicidade e propaganda. Profissão não regulamentada, que, no entanto, deve ser exercida com o registro do Ministério do Trabalho.

V. Jornalista. Profissional graduado em comunicação social ou outras áreas, com registro no Ministério do Trabalho, sem exigência do diploma, pelo Supremo Tribunal Federal, desde o dia 17 de junho de 2009.

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136Q191278 | Direito Ambiental, Conceitos gerais, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente, incumbe ao Poder Público, EXCETO:

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137Q236109 | Psicologia, Psicólogo, COPEL, PUC PR

A comunicação nas organizações é um ponto muito sensível e que pode gerar grandes problemas quando ela não é adequada. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O processo de comunicação é muito complexo, pois envolve não somente a utilização de símbolos verbais mas também os movimentos corporais, a entonação ou ênfase que damos às palavras, aos gestos, às expressões faciais etc.

II. A comunicação é o processo de transmissão de uma informação de pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas. Todas as formas de transmissão de informações fazem parte do processo de comunicação.

III. A comunicação é um processo de única via, em que o receptor deve estar atento ao que o emissor está emitindo procurando reduzir as interferências.

IV. O canal é o espaço situado entre o emissor e o receptor. Pode estar sujeito a interferências que comprometem a boa comunicação.

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138Q219880 | Pedagogia, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

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139Q191434 | Direito Constitucional, Administração Direta e Indireta, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Assinale a alternativa INCORRETA:

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140Q187737 | Direito Tributário, Empréstimo Compulsório, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Conforme disciplina a nossa Carta Magna, a União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

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