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Questões de Concursos COPEL

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141Q218823 | Pedagogia, Pedagogo, COPEL, PUC PR

O diagnóstico das necessidades de treinamento permite que se façam algumas considerações. Leia as frases a seguir e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas:

I. Uma análise de necessidade de treinamento é a identificação do que um colaborador ou um grupo tem que aprender, no sentido de preencher a lacuna existente entre o êxito presente e o nível de êxito que é solicitado.

II. Assistirá a organização, através de seu órgão de treinamento, a identificar quais são as necessidades de treinamento e quais serão os custos necessários.

III. O diagnóstico das necessidades de treinamento deve se constituir num processo meticuloso e apoiado em fatos concretamente apurados. Para tanto, devem-se levar em consideração três aspectos: 1º) as necessidades reais nem sempre são percebidas e, quando o são, nem sempre a percepção ocorre com lucidez; 2º) as necessidades percebidas nem sempre são expressas e, quando o são, nem sempre expressam de maneira clara; 3º) as necessidades expressas nem sempre são satisfeitas e, quando o são, nem sempre ocorre da maneira mais conveniente.

IV. Devem-se levar em conta essas prerrogativas assinaladas no item anterior, pois essas falhas podem comprometer os resultados da análise das necessidades de treinamento.

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142Q188811 | Direito Constitucional, Princípios das atividades econômicas, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios, EXCETO:

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143Q191513 | Direito Tributário, Competência Tributária, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

A competência tributária é o poder ou a aptidão de criar tributos. São características dessa competência:

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144Q219135 | Pedagogia, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Com a relação à formação de grupos de trabalho em atividades pedagógicas com adultos, assinale a alternativa INCORRETA:

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145Q190650 | Direito Tributário, Domicílio Tributário, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

De acordo com o CTN, no que se refere à falta de eleição do domicílio tributário, pelo contribuinte ou responsável, é INCORRETO:

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146Q231046 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Texto associado.

Leia o fragmento de texto a seguir, extraído do
Manual de Redação da Presidência da República,
Parte I, cap. I, 2002, e responda às questões 19 e 20.

"O QUE É REDAÇÃO OFICIAL


Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a
maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos
e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista
do Poder Executivo.
A redação oficial deve caracterizar-se pela
impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,
clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Fundamentalmente esses atributos decorrem da
Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração
pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos
Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
(...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios
fundamentais de toda administração pública, claro está
que devemigualmente nortear a elaboração dos atos e
comunicações oficiais.
Não se concebe que um ato normativo de qualquer
natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou
impossibilite sua compreensão. A transparência do
sentido dos atos normativos, bem como sua
inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de
Direito: é inaceitável que um texto legal não seja
entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois,
necessariamente, clareza e concisão."

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso:
10/11/09.

Segundo o texto:

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147Q189383 | Direito Administrativo, Intervenção do estado na propriedade, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

São casos de desapropriação por utilidade pública:

I. A segurança nacional.

II. O socorro público em caso de caso fortuito ou força maior.

III. A salubridade pública.

IV. A criação e melhoramento de centros de pesquisa, seu abastecimento regular de meios de subsistência.

V. O aproveitamento industrial das minas e das jazidas minerais, das águas e da energia hidráulica.

VI. A assistência pública, as obras de higiene e decoração, casas de saúde, clínicas, estações de clima e fontes medicinais.

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148Q187724 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Via de regra, os tributos são criados por lei ordinária. Todavia, há tributos que podem ser criados por Lei Complementar. São eles:

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149Q193747 | Direito Administrativo, Licitação, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

No que se refere às licitações, é vedado aos agentes públicos, EXCETO:

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150Q187248 | Direito Tributário, Sistema Tributário Nacional, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Nos termos da Constituição Federal de 1988, está autorizada a União, acobrar impostos, econtribuições sociais, exceto a contribuição:

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151Q186914 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Sobre a obrigação tributária principal, assinale a alternativa CORRETA:

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152Q193719 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Em conformidade com o direito regulatório da ANEEL, constante da resolução n° 233, de 14 de julho de 1998, são legitimados como interessados nos processos administrativos EXCETO:
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153Q218976 | Pedagogia, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Marque um X nos elementos que determinam as necessidades de um treinamento, além das razões próprias da organização. Posteriormente, julgue as alternativas:

I. (__) progresso tecnológico.

II. (__) mercado de trabalho.

III. (__) desenvolvimento econômico.

IV. (__) interesses pessoais.

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154Q230484 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

"O impensável aconteceu. Diante de 35 mil torcedores, o Coritiba não teve competência para vencer o Fluminense e com um empate em 1 a 1, deu o pior desfecho possível no ano em que completou 100 anos de existência. (...) Torcida invade o gramado e protagoniza cenas lamentáveis Alguns torcedores do Coritiba, que fizeram uma festa linda no começo do jogo, transformaram o gramado num campo de batalha ao final da partida. Alguns invadiram o campo e partiram para cima do trio de arbitragem e dos jogadores e integrantes da comissão técnica do Fluminense. As agressões foram bárbaras e a polícia não conseguiu conter a torcida. Torcedores e policiais foram feridos por cadeiras arremessadas no gramado. Após alguns minutos, a tropa de choque da polícia chegou e houve um confronto em campo. Balas de borracha foram usadas para conter destemperados torcedores Coxas insatisfeitos com o rebaixamento". Gazeta do Povo, 06.12.2009.

O episódio que gerou prejuízos financeiros e feriu a imagem do clube, inclusive internacionalmente, chama a atenção para um fenômeno de massa. Do ponto de vista da comunicação, a análise dos agrupamentos humanos permite que se afirme que:

I. São características da multidão: irracionalidade, agrupamento inesperado e espontâneo, ausência de individualidade e impulsividade.

II. Público pode ser definido como um grupo de pessoas com objetivos comuns, alta racionalidade, pouco sugestionável, cuja formação prescinde da presença física e que produz seus próprios meios de informação.

III. Opinião pública é expressa pela opinião da maioria.

IV. Massa se caracteriza por alta racionalidade, baixa influência dos meios de comunicação e alta individualidade.

V. Opinião do público se refere a expressão da opinião de um pequeno grupo de pessoas, reunidas em forma de massa ou multidão.

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155Q186727 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Em conformidade com o Código de Processo Civil, no que se refere ao cumprimento de sentença, assinale a alternativa INCORRETA:

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156Q192081 | Egenharia Elétrica, Resolução n456, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

São definições usuais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) EXCETO:

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157Q191977 | Direito Tributário, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Analise as questões abaixo, sobre matéria tributária, e assinale a CORRETA:

I. Compete à União instituir: Imposto de importação, Imposto de exportação, Imposto de renda e Imposto sobre propriedade territorial rural.
II. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir: Imposto residual, Imposto extraordinário, Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e Imposto de renda.
III. Compete aos Municípios instituir: Imposto sobre transmissão de bens imóveis a título oneroso (ITBI) e Imposto sobre propriedade predial e territorial de propriedade urbana (IPTU).
IV. Compete à União instituir: Imposto de renda, imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e Imposto sobre a propriedade predial e territorial de propriedade (IPTU).
V. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir: Imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos (ITCMD) e Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS).
VI. Compete aos Municípios instituir: Imposto de renda, Imposto sobre serviços de qualquer natureza e Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).

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158Q220285 | Informática, Planilha Eletrônica, Pedagogo, COPEL, PUC PR

No âmbito de editores de texto e planilhas eletrônicas, pode-se dizer que:

I. Os comandos CTRL-C e CTRL-Ins são equivalentes e copiam a área selecionada, seja um texto no editor de textos ou um conjunto de células em uma planilha eletrônica.

II. Ao copiar uma região de 3 x 3 células em uma planilha eletrônica e colá-la em uma região de 2 x 2 células, serão coladas apenas as células da região superior esquerda da seleção.

III. O comando "Colar Especial", em uma planilha eletrônica, permite colar apenas o formato das células copiadas para a região selecionada.

IV. Se na célula C3 de uma planilha eletrônica existir a fórmula "=$A1+A2*B$3", ao copiá-la e colá-la na célula E5, por meio dos comandos CTRL-C e CTRL-V, a fórmula resultante será "=$C3+C4*D$3".

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159Q229060 | Jornalismo, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Desde a eleição do ex-presidente Collor de Melo, em 1989, após o período militar, as
eleições no Brasil, em todos os níveis, acontecem mediante o uso bastante intenso de técnicas de marketing político, desenvolvido por agências publicitárias, relações públicas, assessorias de imprensa e profissionais liberais de todas as áreas. Com base nessa força, a máquina eleitoral é capaz de construir ou destruir um candidato, influenciando o público eleitor, criando mitos e influenciando o resultado de uma eleição. Considerando esta afirmativa:

I. Pode-se dizer que marketing político e propaganda eleitoral têm as mesmas funções no que se refere à defesa das idéias de um candidato.

II. Dentre os recursos disponíveis para investimento na campanha de um candidato - revertendo em sua ascensão - é possível receber doações, correspondentes a até 30% do faturamento de empresas públicas ou privadas.

III. No processo de reeleição, a legislação permite que o candidato utilize recursos do horário de propaganda eleitoral gratuito, ampliando seu espaço no programa.

IV. A imagem que o diferencia dos demais candidatos é fator irrelevante para a determinação do grau de memorização do eleitorado no decorrer da campanha.

V. Marketing político pode ser definido como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, diferenciandoo de seus adversários por características melhores e marcantes e construindo imagem favorável a determinado modelo social.

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160Q186565 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

São competências da ANEEL, EXCETO:

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