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Questões de Concursos COPEL

Resolva questões de COPEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q30104 | Informática, Teleatendente, COPEL, UFPR

Selecione a alternativa que apresenta teclas de atalho utilizadas no Windows 7 para alternar entre os itens abertos.
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42Q236818 | Psicologia, Organizações, Psicólogo, COPEL, PUC PR

No processo de avaliação para seleção de pessoal, utilizam-se várias técnicas, sendo que a mais comum e importante é a entrevista.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos cuidados que o psicólogo deve ter ao utilizar essa técnica:

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43Q229389 | Psicologia, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Atualmente a dinâmica de grupo também tem sido utilizada como uma técnica para seleção de pessoas. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

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44Q187148 | Direito Empresarial e Comercial, Empresário, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Acerca da capacidade, analise as assertivas e assinale a CORRETA:

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45Q219265 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

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46Q238982 | Português, Interpretação de Textos, Redator Júnior Bilingue, COPEL, PUC PR

Texto associado.

DA DIFICULDADE DE TRADUZIR O TÍTULO DO FILME
HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES

Jorge Furtado

Não conheço filme sem título, uma prática
comum nas artes plásticas. Eu mesmo escolhi os títulos
dos meus filmes. Meu primeiro filme de longa metragem
se chama Houve uma vez dois verões. A tradução literal
para o inglês seria: Once Upon a Time Two Summers,
mas os distribuidores sabiamente optaram pela versão
mais curta, Two Summers.
Em português, "houve uma vez" é uma abertura
clássica de narrativas, uma forma um pouco mais arcaica
que o "era uma vez..." . Googlei "era uma vez" (dia 10 de
janeiro de 2008) e encontrei 622 mil entradas, de todo
tipo: nomes de sites, coleções de livros infantis etc. As 10
primeiras entradas eram de 10 sites diferentes.
Googlei "houve uma vez" e apareceram 230 mil
entradas. As primeiras 51 entradas eram referência ao
meu filme. A entrada 52 era sobre a expressão "houve
uma vez um verão", um convite para uma festa."Houve
uma vez dois verões", na verdade, é um trocadilho sobre
o título brasileiro de um grande sucesso do cinema,
Summer of 42, filme de 1971 dirigido por Robert Mulligan,
que no Brasil se chamou "Houve uma vez um verão".
Acontece que, em português, este "um" antes da
palavra "verão" pode ser numeral ou artigo indefinido,
pode ser "a summer" ou "one summer". Já a palavra
"dois" só pode ser numeral. O eco distorcido do título do
filme de Mulligan (também uma história de iniciação
sexual, também com dois amigos numa temporada de
verão numa praia quase deserta, também seduzidos por
uma mulher mais velha) sugere claramente que aqui se
trata de uma comédia.
E mais: é um erro muito frequente, em português,
conjugar o verbo "haver" no plural, "houveram dois
verões", quando o certo é "houve dois verões". Ou seja: o
título em português tem também uma função didática, na
medida em que, como costumam fazer os títulos,
cristaliza uma expressão, informação ougrafia em
formato rememorável.
Estes são apenas alguns dos problemas em
traduzir para o inglês o título do filme. Certamente há
problemas que eu desconheço por não dominar o inglês.
Talvez a expressão "two summers" tenha conotações que
eu ignore, talvez seja o nome de uma conhecida casa
noturna de Cambridge ou talvez a marca de um
bronzeador.
Adaptado de texto postado em 21 de março de 2009 no blog pessoal do cineasta
(http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/jorge-furtado/). Acesso:10/12/09.

Com relação ao texto, pode-se AFIRMAR que:

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47Q30112 | Português, Técnico Administrativo, COPEL, UFPR

Considere o seguinte texto:

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo dependem de florestas para abrigo, trabalho, alimentos, água, medicina e segurança. As florestas __________ absorvem o carbono, estabilizam o clima, regulam os ciclos de água _________ fornecem habitats para a biodiversidade. Investir em uma floresta saudável – afirma o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – não é só vital para o bem-estar humano e ambiental, __________ também crucial na transição para uma economia verde. __________, apesar de todos esses benefícios vindos das florestas, elas ainda estão sendo destruídas em um ritmo de 13 milhões de hectares por ano.

(Disponível em . Acesso em 04 de setembro de 2015. Adaptado)

As palavras que completam as lacunas do texto acima são, respectivamente:
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48Q229652 | Português, Interpretação de Textos, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Texto associado.

DA DIFICULDADE DE TRADUZIR O TÍTULO DO FILME
HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES

Jorge Furtado

Não conheço filme sem título, uma prática
comum nas artes plásticas. Eu mesmo escolhi os títulos
dos meus filmes. Meu primeiro filme de longa metragem
se chama Houve uma vez dois verões. A tradução literal
para o inglês seria: Once Upon a Time Two Summers,
mas os distribuidores sabiamente optaram pela versão
mais curta, Two Summers.
Em português, "houve uma vez" é uma abertura
clássica de narrativas, uma forma um pouco mais arcaica
que o "era uma vez..." . Googlei "era uma vez" (dia 10 de
janeiro de 2008) e encontrei 622 mil entradas, de todo
tipo: nomes de sites, coleções de livros infantis etc. As 10
primeiras entradas eram de 10 sites diferentes.
Googlei "houve uma vez" e apareceram 230 mil
entradas. As primeiras 51 entradas eram referência ao
meu filme. A entrada 52 era sobre a expressão "houve
uma vez um verão", um convite para uma festa."Houve
uma vez dois verões", na verdade, é um trocadilho sobre
o título brasileiro de um grande sucesso do cinema,
Summer of 42, filme de 1971 dirigido por Robert Mulligan,
que no Brasil se chamou "Houve uma vez um verão".
Acontece que, em português, este "um" antes da
palavra "verão" pode ser numeral ou artigo indefinido,
pode ser "a summer" ou "one summer". Já a palavra
"dois" só pode ser numeral. O eco distorcido do título do
filme de Mulligan (também uma história de iniciação
sexual, também com dois amigos numa temporada de
verão numa praia quase deserta, também seduzidos por
uma mulher mais velha) sugere claramente que aqui se
trata de uma comédia.
E mais: é um erro muito frequente, em português,
conjugar o verbo "haver" no plural, "houveram dois
verões", quando o certo é "houve dois verões". Ou seja: o
título em português tem também uma função didática, na
medida em que, como costumam fazer os títulos,
cristaliza uma expressão, informação ougrafia em
formato rememorável.
Estes são apenas alguns dos problemas em
traduzir para o inglês o título do filme. Certamente há
problemas que eu desconheço por não dominar o inglês.
Talvez a expressão "two summers" tenha conotações que
eu ignore, talvez seja o nome de uma conhecida casa
noturna de Cambridge ou talvez a marca de um
bronzeador.
Adaptado de texto postado em 21 de março de 2009 no blog pessoal do cineasta
(http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/jorge-furtado/). Acesso: 10/12/09.

Com relação ao texto, assinale a alternativa CORRETA:

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49Q220040 | Pedagogia, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
I. Os ambientes virtuais de aprendizagem constituem uma densa rede de inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças e tecnologias; porém, carecem de contexto pedagógico.
II. O foco é a tecnologia em si mesma, a atividade realizada por meio da tecnologia.

III. Os ambientes virtuais de aprendizagem, na educação à distância, são caracterizados pela diversidade, pela contínua evolução e pelo sentido de localidade em um certo contexto em que aspectos sócio-culturais, afetivos, cognitivos e técnicos coevoluem.

IV. Os recursos dos ambientes virtuais de aprendizagem são basicamente os mesmos existentes na Internet (correio, fórum, bate-papo, conferência, banco de recursos).

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50Q235823 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

A atuação do psicólogo nas organizações exige a adoção de novas práticas.
Assinale a alternativa que caracteriza essa inovação na atuação do psicólogo:

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51Q234355 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Na literatura encontramos vários conceitos e teorias sobre liderança. Analise as assertivas abaixo sobre o tema e assinale a alternativa CORRETA:

I. O grid gerencial de Blake & Mouton baseia-se na orientação que o líder tem para o desenvolvimento dos liderados, valorizando a experimentação, buscando novas ideias e gerando mudanças.

II. Os líderes autocráticos centralizam em si mesmos o poder e a tomada de decisão, estruturando toda a situação de trabalho.

III. Na teoria situacional de Hersey & Blanchard, a liderança de sucesso é alcançada na escolha do estilo de liderança adequado ao grupo, concentrando-se nos seguidores.

IV. A teoria Caminho - Objetivo propõe que o desempenho do grupo depende da combinação entre o estilo de interação do líder e o grau em que a situação dá controle e influência ao líder.

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52Q30101 | Matemática, Teleatendente, COPEL, UFPR

Um texto foi digitado exatamente em 6 páginas de 50 linhas cada, com um total de 90 caracteres em cada linha. Para torná-lo mais legível, experimentou-se diminuir o número de linhas a cada página para 30 e o número de caracteres por linha para 60. Nessas condições, o número de páginas passa a ser:
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53Q233325 | Psicologia, Organizações, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Os estudos sobre cultura organizacional receberam contribuição da antropologia, da psicologia social e da administração de empresas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a importância desse tema para a atuação do psicólogo nas organizações:

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54Q229506 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

A andragogia define que a educação de adultos deve ser diferenciada da educação das crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento das técnicas vivenciais de dinâmica de grupo. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

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55Q30091 | Português, Interpretação de Textos, Teleatendente, COPEL, UFPR

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

    Pequenas mudanças nos hábitos diários e no uso dos aparelhos eletrodomésticos podem reduzir a sua conta de luz no final do mês. A importância de controlar o consumo está não apenas em economizar dinheiro, mas também em evitar o desperdício. “Daqui a 300 anos, a vida será diferente. Nossos descendentes vão reclamar da nossa geração, que foi a primeira a conhecer o problema das mudanças climáticas e do uso da energia e ainda não deu sinais definitivos de que vai resolver o problema”, afirma Agenor Gomes Pinto Garcia, consultor em eficiência energética e autor do livro Leilão de Eficiência Energética no Brasil. Para esclarecer alguns mitos e verdades enviados pelos leitores, ((O)) Eco conversou com o professor Garcia e também com o especialista em economia de energia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Gilberto Jannuzzi.

a. É mito ou não que os aparelhos que mantemos plugados na tomada, mesmo quando desligados, continuam gastando energia?
    É verdade! O professor Jannuzzi ressalta que “a melhor opção de economia é desconectar os aparelhos da tomada, pois mesmo os melhores equipamentos, nessa situação, consomem 1 watt/hora. Cada aparelho conectado consome durante o ano todo 8,7 quilowatts. Como pagamos cerca de 40 centavos por quilowatt/hora (preço no Rio de Janeiro), isso representa um gasto próximo de 4 reais/ano por aparelho”.
    Garcia lembra que o apelido desse desperdício é “energia vampira”, e que ela já preocupa os responsáveis pelas políticas energéticas. “Cada um gasta um pouquinho, porém, como hoje em dia há muitos aparelhos, a energia gasta no total acaba sendo significativa”. Uma dica para aparelhos relacionados como, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só régua de tomadas. Basta desligar a régua ao fim do dia para economizar.

b. Quando chamar o elevador, faz diferença chamar apenas um deles ou quantos houver no andar? Elevadores, afinal, gastam muita energia?
    Os especialistas garantem que faz diferença no consumo de energia chamar mais de um elevador ao mesmo tempo, e que esse gasto, por estar diluído nas contas de condomínio, passa despercebido.
    Uma boa prática é deixar só um elevador ligado durante a noite ou ter equipamentos que fazem com que só um elevador se desloque a cada chamada. Por seu lado, o usuário deve sempre evitar chamar vários elevadores ao mesmo tempo. Outra boa alternativa é usar as escadas sempre que possível, pois além de poupar energia elétrica, diminui-se o sedentarismo.

(Flávia Morais, 28/07/11. Disponível em:  . Acesso em 03 mar. 2013). 
Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As aspas usadas no texto cumprem a função de demarcar a voz de alguém diferente do redator.
( ) A estrutura pergunta-resposta é composta a partir de práticas e dúvidas comuns dos usuários de energia elétrica.
( ) A palavra afinal (destacada na formulação da questão b) reforça a ideia de dúvida comum em torno da questão posta.
( ) A maioria das formas verbais do texto reportam à ideia de possibilidade/hipótese.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
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56Q193189 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado Júnior, COPEL, PUC PR

Com relação à responsabilidade civil, é INCORRETO afirmar que:

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57Q236225 | Psicologia, Gestão de Pessoas, Psicólogo, COPEL, PUC PR

As áreas de recursos humanos nas organizações estão passando por várias transformações, sendo que o modelo atual é o de gestão de pessoas. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao tema:

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58Q30109 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Administrativo, COPEL, UFPR

Texto associado.
      Muitas mulheres, quando entram em uma sala de aula pela primeira vez para ensinar seja Física ou Ciência Política, enfrentam rotineiramente a ridicularização de meninos que simplesmente não conseguem sincronizar a expectativa – uma disciplina encarnada na figura de um homem – e a realidade. Aí começa uma longa jornada de deboches, afrontas e desdéns.
      Mas isso não é observado por todos. Geralmente, é só a professora que sente calada e enxerga com o canto do olho a arrogância do aluno (e da aluna também). As consequências desse ato tão pequeno, mas tão poderoso (que é engendrado por parte de meninos que, na verdade, pouco sabem sobre o que está sendo ensinado), é o desenvolvimento de um processo de autodilaceração, insegurança e até pânico entre as mulheres. O ensino se torna um fardo e uma provação constante.
      Foram tantas as vezes em que eu entrei em sala de aula e, ao falar sobre teoria social, deparei-me com alunos que simplesmente não conseguiam me olhar nos olhos. Mas os problemas não acabam por aí. Salas de professores e corredores universitários são cenários perfeitos para a reprodução do poder masculino. Tente entrar na roda de discussão sobre política ou economia. Não se surpreenda se seus colegas continuarem de costas para você, mais ou menos como acontece quando uma mulher tenta dar uma opinião sobre tática futebolística. Se a mulher levantar a voz para ser ouvida, será chamada de histérica. Mas se ela conseguir entrar na roda dos meninos, não é raro que sua opinião seja desprezada por gestos microscópicos, como a mudança ligeira de assunto. Uma verdadeira máquina de exclusão e de corroer autoestima.

(CartaCapital, 11/08/2015. Adaptado)
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. A palavra “aí” (linha 3) pode ser substituída por “então”.
2. A expressão “sincronizar a expectativa com a realidade” (linhas 2 e 3) significa ajustar o que acontece de fato ao que se esperava acontecer.
3. O termo “rotineiramente” (linha 2) pode ser substituído por “sistematicamente” sem prejuízo para o sentido da passagem.

Assinale a alternativa correta.
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59Q229140 | Psicologia, Organizações, Psicólogo, COPEL, PUC PR

A Cultura Organizacional atua como um quadro de referências podendo ter alguns efeitos. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. Canaliza a percepção e a interpretação das diversas experiências vividas, da forma como elas são interpretadas pelos seus membros

II. Define a imagem que a organização tem de si, recebendo principalmente influência externa nesta construção.

III. Estrutura e orienta os comportamentos desejáveis no trabalho, as formas de relacionamento, a comunicação entre os empregados e até mesmo a maneira de vestir.

IV. Fornece perspectivas para lidar com os problemas e necessidades de adaptação a mudanças externas de mercado, legais etc.

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60Q218904 | Pedagogia, Educação Corporativa, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores:

I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações.

II. O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa.

III. O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.

IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.

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