Questões de Concursos COPEL PR

Resolva questões de COPEL PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q782876 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

Em relação aos comandos básicos para o software AutoCAD 2010 para Windows 7, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Em relação ao sistema de coordenadas para entrada de dados no AutoCAD, o ângulo polar é medido em sentido anti-horário a partir do ângulo zero. Esse ângulo zero encontra-se na direção leste.

( ) O comando Trim permite gerar cópias paralelas ao desenho de origem, de acordo com uma distância determinada pelo usuário.

 ( ) Ao utilizar o comando Rotate, o usuário deve especificar um ângulo de rotação por meio do movimento do cursor ou pela digitação via teclado. O objeto selecionado será rotacionado em relação a um ponto-base, que também é especificado pelo usuário.

 ( ) O comando Array permite que o usuário faça a duplicação de objetos existentes. Essa duplicação obedece a um padrão retangular ou circular e pode-se configurar a quantidade de cópias a serem geradas.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q782862 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

Os templates existem nos mais diversos tipos de programas computacionais, especialmente naqueles relacionados à engenharia. Usualmente, esses arquivos servem como modelos para o desenvolvimento de projetos. No software AutoCAD 2010 para Windows 7, esses arquivos são conhecidos como drawing templates. Acerca dos templates no AutoCAD, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q782823 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

Ao realizar um levantamento usando o Sistema de Posicionamento Global (GPS), é importante conhecer os procedimentos de campo e escritório. São variáveis que afetam a precisão de um levantamento GPS:

1. a precisão da estação de referência(s) a que o levantamento será amarrado.

2. a geometria dos satélites durante as observações.

3. as obstruções nas estações do receptor.

4. o método de redução usado pelo software.

 Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q782798 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

Numa planta na escala de 1:2.500, mediu-se uma distância igual a 17,4 milímetros. A distância no terreno é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q782734 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

O método mais usado para representar o relevo é o das curvas de nível. Sobre o assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Na representação, a distância vertical varia com a topografia do terreno, sendo menor para terrenos íngremes.

( ) As curvas são traçadas perpendicularmente às direções da inclinação do terreno.

( ) Ocasionalmente, as curvas de nível se cruzam.

( ) Na representação, são linhas materializadas que ligam pontos de mesma altura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q782722 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

Na determinação das coordenadas retangulares dos pontos de apoio por poligonação, a diferença de coordenadas entre os pontos inicial e final da poligonal deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q752669 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

‘Economia solidária’ é toda organização formada e gerida por trabalhadores que detêm os meios de produção, com vistas à geração de trabalho e renda. A respeito de economia solidária, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) É o tipo de organização pautada pelo princípio de autogestão e solidariedade.

( ) Os empreendimentos têm caráter filantrópico.

( ) Cooperativas agrícolas que industrializam produtos utilizando trabalhadores assalariados são exemplos de empreendimento de economia solidária.

( ) São formadas por empresas de capital misto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q752608 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

O movimento cooperativista teve início no Brasil em 1847, na Colônia Tereza Cristina, no Paraná, por meio do trabalho do médico francês Jean Maurice Faivre. Sobre o conceito de sociedades cooperativas, considere as seguintes afirmativas:

1. São associações de pessoas jurídicas que se organizam para realizar negócios e aumentar os seus lucros.

2. São associações autônomas de pessoas unidas voluntariamente.

3. São associações de pessoas para atender às aspirações econômicas, sociais e culturais da coletividade.

4. São associações de pessoas físicas para atender às necessidades econômicas de uma empresa.

5. São associações de pessoas com participação econômica dos sócios.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q752532 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

O tamanho das partículas de um solo não está sujeito a mudanças rápidas. Assim, um solo arenoso permanece arenoso por um longo tempo. A respeito da textura dos solos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Solos de textura grossa possuem aeração e drenagem boas.

( ) Solos de textura fina são facilmente submetidos a subsolagem quando molhados.

( ) Solos argilosos apresentam dificuldades de adsorção e de manutenção da umidade.

( ) A adição de estrumes no meio rural melhora as condições estruturais dos solos arenosos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q752378 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

As misturas de adubos que contêm N, P2O5 e K2O podem ser feitas na propriedade agrícola ou adquiridas da indústria de fertilizantes. É possível adicionar um material inerte ou carga para completar a fórmula. Qual é a quantidade de inerte a ser adicionada em uma tonelada de fertilizante na mistura ou proporção de 12-6-12, usando nitrato de amônio com 34% de N, superfosfato simples com 19% de P2O5 e cloreto de potássio com 60% de K2O?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q752368 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

A respeito do equilíbrio entre evaporação e precipitação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Em regiões semiáridas, a umidade do solo é armazenada durante o inverno.

( ) A máxima capacidade de percolação da água no solo se dá no verão, quando ocorrem chuvas torrenciais.

( ) A evapotranspiração no Paraná é maior na primavera, quando as temperaturas estão mais elevadas em relação ao inverno.

( ) Percolação é o escoamento de água na superfície do solo, havendo perda de água para regiões mais baixas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q752268 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

O sistema radicular dos vegetais absorve água e nutrientes para o seu desenvolvimento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Os nutrientes devem encontrar-se na solução do solo para serem absorvidos pelas plantas.

2. Ferro (Fe3 + ) e Cobre (Cu2 + ) podem formar complexos e quelatos.

3. Difusão e transporte de massa são os dois processos responsáveis pela transferência de um nutriente no solo.

4. A nutrição vegetal é afetada pela extensão do sistema radicular da planta.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q752016 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

A estacionalidade das chuvas não permite uma produção uniforme de forragem ao longo do ano, reduzindo os ganhos na produção de carne. Para trazer mais segurança para a alimentação bovina no período seco, há alternativas como a pastagem, a silagem e a fenação. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A alimentação de bovinos na época de seca pode ser feita com cana-de-açúcar, em função de essa cultura estar adaptada em quase todas as regiões pecuárias do Brasil.

( ) A silagem é produzida a partir da desidratação do vegetal.

( ) A cana-de-açúcar perde o poder de digestibilidade total à medida que ocorre sua maturação.

( ) A silagem com milho ocupa o primeiro lugar em relação às outras forrageiras.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q751997 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

O programa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), denominado Produção Integrada de Frutas (PIF), tem como objetivo gerar alimentos e demais produtos de alta qualidade, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes e a garantia da sustentabilidade da produção agrícola. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A participação de produtores no programa PIF pode ser feita a qualquer momento, sem a necessidade de adesão.

2. O PIF gera um certificado de garantia do produto.

3. Os indicativos do programa mostram que houve redução no uso de produtos fitossanitários nos últimos cinco anos.

4. A fiscalização ocorre por empresas auditoras credenciadas.

5. Os produtores podem utilizar quaisquer insumos fitossanitários registrados no MAPA.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q751841 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

Tratos culturais são operações necessárias para manter o desempenho das culturas. Alguns são imprescindíveis, mas requerem grande número de operários. A respeito de tratos culturais em fruticultura, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A montoa é a operação que consiste em colocar ramos e folhas na entrelinha de plantio para melhorar a insolação.

( ) O raleio de frutos é uma atividade que é feita antes da colheita.

( ) A poda de fruteiras pode ser feita no inverno e no verão.

( ) A capina química deve ser realizada no mínimo quatro vezes nas entrelinhas de plantio por ciclo vegetativo em pomares de pêssego, visando melhorar o teor de matéria orgânica do solo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q751772 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

Entende-se por rotação de cultura o sistema de alternar diferentes culturas em uma mesma área, de acordo com um plano definido. Sobre rotação de cultura, considere as seguintes afirmativas:

1. Leguminosas possuem um sistema radicular pequeno; portanto, quando utilizadas em uma rotação de cultura, não melhoram as condições físicas do solo.

2. Um dos benefícios da rotação de cultura é a conservação do conteúdo de matéria orgânica.

3. Diferentes culturas plantadas em sistema de rotação de cultura favorecem a ocorrência de pragas.

4. A rotação de cultura é útil para conter erosão e para o controle de perda de água.

5. A rotação de cultura é inviável em pequenas propriedades.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q751346 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

Um pesquisador deseja estudar o comportamento de quatro variedades de milho, em três espaçamentos distintos, na produção de milho em grão e no peso da matéria seca da parte aérea em determinado ambiente. Considerando essas informações, considere os seguintes exemplos de definição dos elementos em experimentação:

1. Há duas variáveis independentes: variedade e espaçamento.

2. Variedade é uma variável dependente.

3. Peso dos grãos é uma variável dependente.

4. Há dois conjuntos de tratamentos: variedade e espaçamento.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q751101 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

A cultura da soja compreende um sistema agroindustrial globalizado. As relações comerciais entre países envolvem análises econômicas relativas à produção, venda de produtos e prestação de serviços. Sobre o sistema agroindustrial da soja, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O maior rebanho bovino está na China, sendo este país o principal importador mundial de farelo de soja.

( ) O norte e noroeste do Paraná são as principais regiões produtoras de soja do Estado.

( ) A principal fonte de proteína vegetal em termos mundiais é o farelo de soja.

( ) A produtividade da soja no Paraná é inferior a 2.000 kg por ha.

( ) A desvalorização do Dólar (US$) frente ao Real (R$) faz as exportações brasileiras de soja ficarem mais competitivas no mercado mundial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q751012 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

A agregação de valor de um produto agrícola é uma forma de obter preços mais elevados. A respeito do assunto, considere os seguintes exemplos alternativos para agregação de valores de um produto agrícola:

1. Efetuar classificação de frutos por tamanho.

2. Transformar frutos em geleias e doces.

3. Comercializar frutos com embalagem individual.

4. Vender frutos em saco de 25 kg. 5.

Efetuar tratamento térmico para aumentar a vida de prateleira. Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q750976 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

Na agricultura moderna contamos com o auxílio de máquinas agrícolas para a execução de tarefas de forma fácil e eficiente. Com relação a distribuidores de corretivos a lanço pendular e com discos rotativos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O distribuidor de corretivos a lanço pendular pode ser usado para semear em cobertura sementes de arroz, trigo e pensacola.

( ) O distribuidor a lanço com dois discos rotativos com aletas funciona eficientemente de 540 a 700 rpm.

 ( ) A largura de trabalho de um distribuidor a lanço com distribuidor pendular é de 50 metros.

( ) Os distribuidores a lanço pendular ou com discos de 400 kg são acoplados ao sistema de engate de três pontos do trator.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.