Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q187883 | Direito Processual Civil, Procedimento sumário, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de antecipação de tutela, sujeitos do processo, ação monitória, coisa julgada, processo de execução e de embargos do devedor e audiência.

É imprescindível a presença do advogado da parte ré na audiência de conciliação do procedimento comum sumário, sob pena de revelia, uma vez que é nesse ato que ocorrem a defesa propriamente dita e a produção de provas.

  1. ✂️
  2. ✂️

462Q250425 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA),
regulamentada na Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5), julgue os
próximos itens.

Entre os objetos de conhecimento previstos no planejamento do treinamento dos membros da CIPA, devem ser incluídas noções de medidas de prevenção de acidentes e da síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q191536 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao conceito de constituição e a sua classificação, julgue os itens seguintes.

Quanto a sua extensão e finalidade, a constituição sintética examina e regulamenta todos os assuntos que reputa relevantes à formação, à destinação e ao funcionamento do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q249944 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A análise de árvore de falhas (AAF) constitui excelente método
para o estudo dos fatores que podem causar um evento indesejável
(falha), consistindo na determinação das sequências de eventos
indesejáveis (topo) a partir da combinação lógica das falhas dos
diversos componentes do sistema, e cuja utilização é recomendada
no estudo de situações complexas. Considerando essas informações,
julgue os itens seguintes.

O principal conceito na AAF é a transformação de um sistema físico em um diagrama lógico estruturado (a árvore de falhas), no qual são especificadas as causas que levam à ocorrência de determinado evento indesejado de interesse, denominado evento topo.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q191458 | Matemática, Frações e porcentagem, Agente de Correios Atendente Comercial, CORREIOS, CONSULPLAN

No cinema de uma certa cidade há duas salas de projeções com capacidade para 300 pessoas cada uma. Um dia, uma das salas estava com 3/5 de sua capacidade ocupada e a outra sala, com a metade do número de pessoas da primeira. Quantas pessoas havia no cinema nesse dia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q189317 | Matemática, Frações e porcentagem, Agente de Correios Atendente Comercial, CORREIOS, CONSULPLAN

Um senhor recebeu uma comunicação de sua seguradora informando que a mensalidade de seu plano de saúde subira 140% em função da mudança de faixa etária. Ele procurou o Procon, que analisando o caso, concluiu que a mensalidade, que antes era de R$300,00 deveria passar para R$432,00. Quantos por cento o Procon reduziu o valor que a seguradora iria cobrar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q250482 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de análise, parecer, testes e ensaios dos equipamentos de
proteção, julgue os itens que se seguem.

Todo equipamento de proteção, nacional ou importado, deve, obrigatoriamente, passar por ensaio em laboratório brasileiro, não sendo aceitos os ensaios realizados por laboratório de organismo estrangeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

468Q249640 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à sinalização de segurança, prevista na NR-26, julgue
os itens seguintes.

Nas indústrias, a cor vermelha não deve ser utilizada para assinalar perigo, excetuando-se alguns casos, como o de advertência de perigo em luzes de barricadas, o de sinalização em tapumes de construções e em outras obstruções temporárias, e o de sinalização em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

  1. ✂️
  2. ✂️

469Q187691 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas gerais de direito tributário e da obrigação tributária, julgue os itens que se seguem.

O proprietário de imóvel é o sujeito ativo da obrigação tributária principal de efetuar o pagamento do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), de competência municipal, desse imóvel.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q169723 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 61 a 65, referentes aos procedimentos de
enfermagem nos diferentes processos de atendimento ao trabalhador
em situações de emergência.

A cadeia de sobrevivência para o atendimento cardiovascular de emergência requer ações rápidas e eficazes para: o reconhecimento imediato da parada cardiorrespiratória, o acionamento do serviço de emergência/urgência e a execução de manobras de ressuscitação cardiopulmonar precoce, com ênfase nas compressões torácicas, na rápida desfibrilação e no suporte avançado de vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q190060 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Agente de Correios Atendente Comercial, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O modem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q116169 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 012.jpg

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

Hemocultura positiva para estafilococos coagulase negativa definirá o diagnóstico de endocardite bacteriana.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q862744 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

“A Internet levou o processo ao apogeu”. A transposição da voz ativa da frase acima para a voz passiva encontra-se correta na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q190986 | Direito do Trabalho, caracterização, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do trabalho do menor.

Atualmente, aquele que contratar menor aprendiz de quinze anos de idade não terá a obrigação de pagar-lhe o salário mínimo mensal.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q108021 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg

Considerando os gráficos acima, que representam a incidência da luz
solar sobre as três cidades indicadas, julgue os itens seguintes, a respeito
de conforto térmico.

No verão em Brasília, a fachada sul recebe insolação pela manhã e à tarde; em Miami, a insolação no verão atinge a fachada sul durante todo o dia.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q171808 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da norma regulamentadora que trata dos equipamentos
de proteção individual (EPIs), julgue os próximos itens.

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q189601 | Matemática, Geometria, Agente de Correios Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Em um bairro onde as casas foram todas construídas de acordo com um projeto padrão, os lotes têm 12 metros de frente, em cada lote a caixa de correspondências fica sempre na mesma posição e os postes de iluminação pública são espaçados em 50 metros. O carteiro que entrega correspondências nesse bairro percebeu que a caixa de correspondências da primeira casa de uma rua bastante longa fica exatamente atrás de um poste de iluminação.

Nesse caso, caminhando nessa rua e desconsiderando os possíveis espaços entre dois lotes vizinhos, até que encontre a próxima caixa de correspondências atrás do poste de iluminação, o carteiro deverá percorrer uma distância igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q171478 | Redação Oficial, Identificação do signatário, Cargos de Nível Superior, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista as normas que regem a redação de correspondências
oficiais, julgue os itens seguintes.

Como medida de proteção aos servidores da administração pública, a identificação do signatário é facultativa nos expedientes oficiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q249889 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A análise de árvore de falhas (AAF) constitui excelente método
para o estudo dos fatores que podem causar um evento indesejável
(falha), consistindo na determinação das sequências de eventos
indesejáveis (topo) a partir da combinação lógica das falhas dos
diversos componentes do sistema, e cuja utilização é recomendada
no estudo de situações complexas. Considerando essas informações,
julgue os itens seguintes.

A avaliação qualitativa pode ser utilizada na análise e determinação das combinações de falhas de componentes, erros operacionais ou outros defeitos que possam causar o evento topo.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q191023 | Direito do Trabalho, Interrupção e suspensão do contrato de trabalho, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca da suspensão e interrupção do contrato de trabalho, julgue o item subsequente.

Considere a seguinte situação hipotética. Márcia concordou formalmente com a suspensão de seu contrato de trabalho, por período de quatro meses, para participar de um curso de qualificação profissional oferecido pelo seu empregador. O instrumento coletivo de trabalho que rege a categoria profissional de Márcia autoriza o afastamento de empregados para tal fim. Nessa situação hipotética, o empregador não terá a obrigação de pagar, durante todo o tempo de duração do curso, os salários de Márcia.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.