Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q171255 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a segurança e medicina do trabalho e às normas
regulamentadoras pertinentes, julgue os itens subsequentes.

A investigação clínica a ser realizada por ocasião do exame médico admissional poderá ser acompanhada por outros exames complementares, exigidos a critério do trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

562Q250411 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA),
regulamentada na Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5), julgue os
próximos itens.

Cabe aos empregadores a escolha dos membros titulares e suplentes que representarão os empregados na CIPA.

  1. ✂️
  2. ✂️

563Q249924 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
assunto, julgue os itens .

Fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros não necessitam ter membros do pessoal operário, guardas e vigias aptos a manejar e utilizar corretamente o material de combate ao fogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

564Q108447 | Economia, Analista de Correios Economista, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As políticas protecionistas, voltadas para o mercado interno,
contrapõem-se àquelas inspiradas nos ensinamentos do liberalismo
econômico, centrado na autorregulação dos mercados. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com os seus defensores, os ganhos do livre- comércio incluem os ganhos de escala decorrentes da ampliação do mercado doméstico, por meio do acesso aos mercados internacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

565Q862701 | Informática, Noções de Informática, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O serviço que, oferecido via Internet, disponibiliza recursos para a criação, o envio e a leitura de mensagens de correio eletrônico para os usuários é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q862717 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Rio de Janeiro, 2 de março de 1869.

Minha Carola.

Já a esta hora deves ter em mão a carta que te mandei hoje mesmo, em resposta às duas que ontem recebi. Nela foi explicada a razão de não teres carta no domingo; deves ter recebido duas na segunda-feira.

Queres saber o que fiz no domingo? Trabalhei e estive em casa. Saudades de minha C., tive-as como podes imaginar, 7 e mais ainda, estive aflito, como te contei, por não ter tido cartas tuas durante dois dias. Afirmo-te que foi um dos mais tristes que tenho passado.

Contou-me hoje o Araújo que, encontrando-se, num dos carros que fazem viagem para Botafogo e Laranjeiras, com o Miguel, este lhe dissera que andava procurando casa por ter alugado a outra. Não sei se essa casa que ele procura é só para ele ou se para toda a família. Achei conveniente comunicar-te isto; não sei se já sabes alguma coisa a este respeito. No entanto, espero também a tua resposta ao que te mandei dizer na carta de ontem, relativamente à mudança.

Dizes que, quando lês algum livro, ouves unicamente as minhas palavras, e que eu te apareço em tudo e em toda a parte? É então certo que eu ocupo o teu pensamento e a tua vida? Já mo disseste tanta vez, e eu sempre a perguntar-te a mesma cousa, tamanha me parece esta felicidade. Pois, olha; eu queria que lesses um livro que eu acabei de ler há dias; intitula- se: A Família. Hei de comprar um exemplar para lermos em nossa casa como uma espécie de Bíblia sagrada. É um livro sério, elevado e profundo; a simples leitura dele dá vontade de casar.

Faltam quatro dias; daqui a quatro dias terás lá a melhor carta que eu te poderei mandar, que é a minha própria pessoa, e ao mesmo tempo lerei o melhor...

MACHADINHO

Museu da República. Arquivo histórico. Versão digitada do manuscrito original. Internet: (com adaptações).

Assinale a opção em que é apresentado trecho do texto seguido de proposta de alteração com a correta equivalência de sentido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q189206 | Informática, Agente de Correios Atendente Comercial, CORREIOS, CONSULPLAN

O que contém a área de notificação do Windows 2000?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q863405 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

    Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

    Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

    Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...] 

    Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

    Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]

Entre as orações “compre um carro; é um conforto admirável” (1º§), há um ponto e vírgula. Sem prejuízo de sentido para o enunciado, esse sinal de pontuação poderia ser substituído por um conectivo de valor: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q116144 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

A partir do caso clínico acima, julgue os itens.

O tratamento inicial desse paciente consiste no uso de medicamentos beta-2 agonistas de ação prolongada, por via inalatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

571Q108998 | Economia, Analista de Correios Economista, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Uma empresa de transporte de cargas deseja expandir seus negócios
e para isso fez um levantamento acerca das 48 empresas
concorrentes. Foi considerado um modelo de regressão linear
múltipla, em que a variável dependente Y representa o faturamento
dessas empresas, havendo três variáveis explicativas Imagem 002.jpg
que representam um perfil dessas concorrentes. O ajuste foi
efetuado por mínimos quadrados ordinários e os resultados são
mostrados na tabela acima. Com base nessas informações, julgue os
itens subsecutivos.

Se o coeficiente de determinação Imagem 009.jpg tiver sido igual a 0,2258, então o valor da estatística F do teste linear geral da ANOVA foi maior que 5.

  1. ✂️
  2. ✂️

572Q862737 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal, no entanto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q172063 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Cargos de Nível Superior, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista as normas que regem a redação de correspondências
oficiais, julgue os itens seguintes.

Nas correspondências oficiais, a informação deve ser prestada com clareza e concisão, utilizando-se o padrão culto da linguagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

574Q115625 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

As úlceras pépticas são defeitos na mucosa gastrintestinal, associados a morbidades e elevados custos na assistência à saúde. Acerca dessa afecção, julgue os itens subsequentes.

A infecção gástrica pelo Helicobacter pylori (HP) e o uso de medicamentos anti-inflamatórios constituem as principais etiologias associadas à úlcera péptica.

  1. ✂️
  2. ✂️

575Q108990 | Português, Sintaxe, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

A forma de particípio “contaminado” (L.10), empregada, no texto, com valor adjetivo, concorda, em gênero e número, com o sujeito gramatical de “gosto” (L.9), que remete à expressão “um escrevedor de cartas” (L.1).

  1. ✂️
  2. ✂️

576Q192101 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada pessoa tenha uma única propriedade, classificada como média propriedade rural, que não esteja cumprindo sua função social, julgue o item seguinte com base nos direitos e garantias fundamentais e no regime constitucional da propriedade.

Como o direito de propriedade não é absoluto, a referida propriedade poderá ser objeto de desapropriação para fins de reforma agrária, por ato da União, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.

  1. ✂️
  2. ✂️

577Q169175 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a equipamento de proteção individual (EPI), julgue os
itens seguintes.

São de responsabilidade do empregador tanto a higienização quanto a manutenção periódica dos EPIs.

  1. ✂️
  2. ✂️

578Q110325 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Imagem 005.jpg

A instalação de piso flutuante tem contribuído para minimizar o problema relacionado à transmissão de sons do pavimento superior ao inferior em edifícios de apartamentos. Considerando a referida instalação e a figura acima, julgue o próximo item.

Consegue-se efeito de conforto acústico colocando-se o piso de madeira sobre um contrapiso (3), que, por sua vez, é apoiado em uma camada de argila expandida (4), que absorve a vibração sonora.

  1. ✂️
  2. ✂️

579Q190815 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

No que se refere a capacidade, domicílio, responsabilidade e crédito tributários, julgue os itens subsequentes.

Mesmo que não tenha sido regularmente constituída, determinada pessoa jurídica que atue no ramo de prestação de serviços de limpeza estará obrigada a recolher o imposto sobre serviços, uma vez que a capacidade tributária passiva independe de estar a pessoa jurídica regulamente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

580Q107456 | Economia, Economia Brasileira, Analista de Correios Economista, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à política brasileira de desenvolvimento, julgue os
próximos itens.

Para viabilizar a industrialização via substituição de importações, cujo papel foi fundamental para o desenvolvimento econômico, instalou-se no país um amplo sistema de proteção à indústria, que incluía tarifas aduaneiras elevadas e uma forte valorização do câmbio.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.