Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q187366 | Direito Constitucional, o Controle Difuso ou Aberto, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle de constitucionalidade no sistema brasileiro, julgue os itens subsequentes.

O controle difuso de constitucionalidade, que é exercido somente perante caso concreto, pode ocorrer por meio das ações constitucionais do habeas corpus e do mandado de segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

602Q116756 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 010.jpg

Considerando o caso clínico acima, julgue os próximos itens.

O elevado grau de dependência da nicotina reforça a decisão de se associar a abordagem não farmacológica com a prescrição do tratamento farmacológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

603Q556086 | Informática, Protocolos de Comunicação, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Em relação aos conceitos de Internet, julgue os itens a seguir.

Há duas abordagens para a transmissão de dados através de uma rede de comunicação: comutação de circuitos e comutação de pacotes. Na Internet, a transmissão de dados é realizada via comutação de pacotes.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q109176 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as inúmeras fases e serviços de uma obra da
construção civil, julgue os itens de 46 a 52.

Antes do início da fundação, o fiscal deve confrontar os projetos de arquitetura com as redes das instalações do pavimento térreo.

  1. ✂️
  2. ✂️

605Q250426 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à análise preliminar de riscos (APR), julgue os itens
que se seguem.

A APR consiste em uma análise inicial quantitativa, realizada na fase de elaboração de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, considerada especialmente importante para a investigação de sistemas novos de alta inovação e(ou) pouco conhecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

606Q543394 | Probabilidade e Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Para criar um ranking das universidades brasileiras, um pesquisador dispõe das seguintes variáveis: X1 = número de professores doutores; X2 = quantidade de pesquisas publicadas em periódicos nacionais; X3 = quantidade de pesquisas publicadas em periódicos internacionais; X4 = área total do campus; X5 = quantidade de cursos de pós-graduação.

Considerando essas informações e os conceitos de análise multivariada, julgue os itens seguintes.

O objetivo principal da análise de conglomerados é maximizar a homogeneidade das observações dentro do mesmo grupo, além de maximizar a heterogeneidade entre os grupos.

  1. ✂️
  2. ✂️

607Q107754 | Economia, Analista de Correios Economista, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.

Estratégias de desenvolvimento mediante a substituição de importação, por se basearem nas vantagens comparativas, garantiram, aos países que as adotaram, fortes taxas de crescimento da renda per capita.

  1. ✂️
  2. ✂️

608Q117820 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

A partir do caso clínico acima, julgue os itens.

Considere que o chefe do escritório de contabilidade onde o paciente trabalha, preocupado com a situação clínica do seu funcionário e com a possibilidade da doença ser transmissível, tenha procurado o médico assistente e lhe perguntado qual era o diagnóstico clínico do paciente. Considere, ainda que, para tranquilizá-lo, o médico tenha-lhe dado a informação por ele solicitada. Nessa situação, o médico agiu de acordo com preceitos éticos, pois, além de fornecer informações a um funcionário hierarquicamente superior ao paciente, tranquilizou todos os funcionários do escritório ao relatar que o paciente não apresentava moléstia contagiosa, não havendo, portanto, risco para a saúde dos outros trabalhadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

609Q107676 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Lei n.º 9.985/2000, que instituiu o sistema nacional
de unidades de conservação da natureza, julgue os itens que se
seguem.

Um dos objetivos de uma estação ecológica é a realização de pesquisas científicas, sendo proibida a visitação pública a essa área, exceto quando a visita tiver objetivo educacional, de acordo com o plano de manejo ou regulamento específico.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q862716 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A epístola é um implacável recurso narrativo, pressupõe o diálogo com outrem, comove e se impõe pela interlocução direta e sincera. Mariana Alcoforado usou a correspondência para atenuar a saudade do conde de Chamilly e, não fosse o casal perfeito papel-tinta, o amor proibido da freira portuguesa pelo capitão de cavalaria francês, uma das histórias mais fascinantes de arrebatamento, nunca seria conhecido.

Se as cartas de amor são ridículas, como preceituava Fernando Pessoa, mais ridículo é quem as despreza. É uma arma de insistência. Uma tática da devoção. Foi um bilhete posto furtivamente no casaco que baqueou o coração da escritora Martha Medeiros, autora do poema Cartas Extraviadas. “Sou da era pré-Internet, então já escrevi e recebi inúmeras cartas, e guardo a maioria delas. Hoje me rendo ao email, que é um facilitador de contatos. Nada tenho contra a instantaneidade, mas reconheço que as emoções hoje andam tão efêmeras que mal rendem um parágrafo, quanto mais uma lauda toda manuscrita”, confessa a autora.19

Fabrício Carpinejar. Cartas e literatura: um amor por escrito. In: Revista da Cultura, edição 12, jul./2008, p. 12-4 (com adaptações).

Considerando que, no texto, o autor utiliza diferentes formas para se referir a correspondências, assinale a opção em que a palavra ou expressão do texto está em sentido figurado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q862743 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

A frase cujo verbo expressa uma ação no presente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q110107 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à elaboração de projetos arquitetônicos de prédios
históricos e à importância da preservação do patrimônio cultural,
julgue os itens a seguir.

O anteprojeto, que apresenta, com precisão gráfica, as formas, a localização, as dimensões e as relações entre os elementos de um projeto, integra a documentação contratual.

  1. ✂️
  2. ✂️

613Q170362 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de acidente do trabalho e doenças profissionais, julgue os
itens a seguir.

São consideradas doenças do trabalho: doença degenerativa, doença inerente ao grupo etário e a que não produz incapacidade laborativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

614Q863404 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

    Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

    Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

    Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas e rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...] 

    Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

    Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]

Ao considerar a conjugação da forma verbal destacada em “Se você quiser, compre um carro” (1º§), pode-se perceber que a segunda oração assume um caráter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q250316 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao disposto na NR-5, julgue os seguintes itens.

A empresa contratante deve adotar medidas necessárias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados no estabelecimento recebam informações sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho e sobre as medidas de proteção adequadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

616Q191476 | Direito Tributário, Suspensão do Crédito Tributário, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas gerais de direito tributário e da obrigação tributária, julgue os itens que se seguem.

Se determinado estado publicar lei que disponha sobre moratória, essa lei tributária estadual deverá ser interpretada literalmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q185851 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, Agente de Correios Atendente Comercial, CORREIOS, CONSULPLAN

Nas afirmativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando os direitos básicos do consumidor:
(   ) Proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos e nocivos.
(   ) Informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços.
(   ) Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva.
(   ) Efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
A seqüência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q169569 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mapa de riscos, surgido na Itália, chegou ao Brasil na década de
70 do século passado, tornando-se obrigatório nas empresas por
meio da Portaria n.º 5/1992 do Departamento Nacional de
Segurança e Saúde do Trabalhador. Acerca desse mapa, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a codificação utilizada no referido mapa, vírus, fungos e bactérias são identificados com a cor verde.

  1. ✂️
  2. ✂️

619Q110485 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de projetos de interiores.

A arquitetura de interiores, que compreende o planejamento, o leiaute e o projeto de espaços internos às edificações, visa à melhoria funcional e ao aprimoramento estético desses ambientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q863414 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.

______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).

Como enfrentar o MEDO: 7 dicas

É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional. 

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. “O uso de dois pontos no fragmento – ‘É a decisão mais lógica: para se preservar (...)’ – está vinculado à ______.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.