Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q116242 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Os eletrólitos estão envolvidos em várias funções homeostáticas e metabólicas. Os distúrbios no nível desses eletrólitos são comuns em pacientes adultos e estão associados a aumento de morbidade e de mortalidade. Com relação às manifestações clínico-laboratoriais e ao tratamento dessas desordens, julgue os itens seguintes.

Ondas T apiculadas, alargamento do complexo QRS e fibrilação ventricular são exemplos de manifestações eletrocardiográficas associadas à ocorrência de hiperpotassemia.

  1. ✂️
  2. ✂️

682Q250915 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, a respeito de equipamento de proteção
individual (EPI).

Os certificados de aprovação de EPI destinado a comercialização têm prazo de validade vinculado à avaliação da conformidade do equipamento no âmbito do município onde será utilizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

683Q107924 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do gerenciamento de projeto e obra, bem como da
administração de contratos, julgue os itens que se seguem.

No cronograma, representação gráfica da execução de um projeto, indicam-se os prazos em que devem ser executadas as atividades necessárias, mostradas de forma lógica, para que o projeto termine de acordo com as condições previamente estabelecidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q187293 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas gerais de direito tributário e da obrigação tributária, julgue os itens que se seguem.

O CTN disciplina que a lei tributária será aplicável ao ato ou fato pretérito definitivamente julgado quando deixar de defini- lo como infração.

  1. ✂️
  2. ✂️

685Q117921 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

A partir do caso clínico acima, julgue os itens.

As bases etiofisiopatogênicas da doença apresentada pelo paciente são calcadas na resposta inflamatória alérgica (com complexas interações do sistema imunológico), com participação de uma série de elementos como, por exemplo, linfócitos Th2, interleucina-4 (IL-4), mediadores inflamatórios liberados pelos mastócitos, pelos macrófagos, pelos linfócitos T e pelos eosinófilos, entre outras células.

  1. ✂️
  2. ✂️

686Q118300 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Considerando o caso clínico acima relatado, julgue os itens a seguir.

Os achados clínicos descritos no caso em questão são insuficientes para que se faça o diagnóstico de hipotensão ortostática.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q116337 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Considerando o caso clínico acima relatado, julgue os itens a seguir.

Diante das manifestações clínicas e dos achados laboratoriais, confirma-se o diagnóstico de febre hemorrágica da dengue.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q743356 | Economia, Demanda, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à demanda, oferta e produção.

A demanda do consumidor é definida como a quantidade de bens e serviços que o consumidor está disposto a adquirir em determinado período de tempo. A demanda representa o desejo de comprar um bem, e não a sua efetiva realização.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q108286 | Economia, Índices de preço, Analista de Correios Economista, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com respeito a números índices, julgue o item abaixo.

A variação de preços entre o período t (base) e t 2 pode ser monitorada pelo índice de Paasche: Imagem 015.jpg , em que o peso w representa a quantidade de um produto medido no período base Imagem 016.jpg representa o preço desse produto no período base (t) e Imagem 017.jpg representa o preço desse produto no período Imagem 018.jpg.

  1. ✂️
  2. ✂️

690Q862741 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

A disseminação da informação é positiva à medida que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q110393 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, a respeito de ergonomia.

Recomenda-se cautela na utilização de tabelas de dimensões, que, baseadas em medidas típicas ou médias, precisam, por vezes, ser modificadas para satisfazer às necessidades de usuários específicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

692Q115564 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 007.jpg

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.

Se duas amostras de escarro da paciente, uma delas coletada pela manhã, forem submetidas à coloração para BAAR e derem resultado negativo, e se o raio X de tórax dessa paciente for compatível com tuberculose pulmonar, então será correto estabelecer, de maneira presuntiva, o diagnóstico dessa enfermidade e introduzir o tratamento pertinente.

  1. ✂️
  2. ✂️

693Q806513 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

No que tange ao processo administrativo federal, julgue os itens a seguir.

Consoante o princípio da autotutela, consagrado na Lei n.º 9.784/1999, a administração deve anular seus próprios atos de conteúdo decisório, quando eivados de vício de legalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

694Q250074 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à análise preliminar de riscos (APR), julgue os itens
que se seguem.

A priorização das ações é determinada pela categorização dos riscos; assim, quanto mais prejudicial ou maior for o risco, mais rapidamente deverá ser solucionado.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q115722 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Os eletrólitos estão envolvidos em várias funções homeostáticas e metabólicas. Os distúrbios no nível desses eletrólitos são comuns em pacientes adultos e estão associados a aumento de morbidade e de mortalidade. Com relação às manifestações clínico-laboratoriais e ao tratamento dessas desordens, julgue os itens seguintes.

Laringoespasmo, contração do músculo facial em reposta à percussão do nervo facial (sinal de Chvostek) e sinal de Trousseau são exemplos de manifestações clínicas observadas em pacientes com hipocalcemia.

  1. ✂️
  2. ✂️

696Q862736 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

A fadiga da informação resulta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q169551 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de ergonomia, estudo científico das relações entre
instrumentos, condições e ambiente de trabalho e as características
psicofisiológicas, biomecânicas e antropométricas do homem,
julgue os itens que se seguem.

A ginástica laboral é classificada, de acordo com o horário de sua realização, em: de relaxamento, antes da jornada de trabalho; preparatória, durante a jornada de trabalho; e compensatória, depois da jornada de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

698Q107348 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do gerenciamento de projeto e obra, bem como da
administração de contratos, julgue os itens que se seguem.

O controle de uma obra implica decisão única e imutável com o objetivo claro de se evitarem desvios que possam ocorrer em relação ao planejado, devendo a obra seguir unicamente o caminho previamente determinado.

  1. ✂️
  2. ✂️

699Q108418 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Imagem 009.jpg

Considerando as figuras acima, que representam projeto de paisagismo de Burle Marx para uma praça na cidade de Recife, julgue o item abaixo.

Os volumes representados nas figuras resultam do primeiro raciocínio em planta; diferentemente do que ocorre no design e na arquitetura, cujos esboços nascem com 3D para depois serem representados em 2D, no paisagismo e no desenho urbano, os esboços são primeiramente representados em duas dimensões: a planta.

  1. ✂️
  2. ✂️

700Q188823 | Direito do Trabalho, Remuneração e salário, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

A respeito de décimo terceiro salário, julgue os próximos itens.

O empregado comissionado puro deve receber o décimo terceiro salário até o dia vinte de dezembro de cada ano, calculado na base de um onze avos da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até novembro de cada ano. Até o dia dez de janeiro do ano seguinte, o valor do décimo terceiro salário deve ser revisto, de forma a ser computada a parcela do mês de dezembro. No momento da revisão, o cálculo da gratificação deve considerar um doze avos do total devido no ano anterior, processando-se a correção do valor da respectiva gratificação com o pagamento ou compensação das possíveis diferenças.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.