Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q430564 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Agente dos Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle de constitucionalidade no sistema brasileiro, julgue os itens subsequentes.

Em regra, decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que defere a medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade tem efeitos ex nunc.

  1. ✂️
  2. ✂️

722Q189936 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à repartição constitucional de competências entre os entes da Federação brasileira.

A CF atribuiu à União a competência privativa para legislar sobre serviço postal, admitindo, contudo, que os estados legislem sobre questões específicas a respeito do tema, desde que haja lei complementar autorizadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

723Q862736 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

A fadiga da informação resulta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q250305 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à sinalização de segurança, prevista na NR-26, julgue
os itens seguintes.

A cor verde, que sinaliza segurança, deve ser empregada para identificar zonas em que há ausência de perigo na empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

726Q250110 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao disposto na NR-5, julgue os seguintes itens.

Compete à CIPA realizar, periodicamente, a verificação dos ambientes e das condições de trabalho, para a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e a saúde dos trabalhadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

727Q722449 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O panorama das relações internacionais contemporâneas, no contexto pós-Guerra Fria, tem sido marcado pela reconfiguração das estruturas e dos mecanismos de tratamento de grandes temas globais, como comércio, finanças, meio ambiente, segurança e direitos humanos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A ênfase na construção de mecanismos de governança, que congregam indivíduos, instituições públicas e privadas em diferentes níveis (local, nacional, regional e global), tem adquirido crescente relevância nas estratégias de governos e organismos internacionais para o tratamento de questões políticas e econômicas da agenda global contemporânea.

  1. ✂️
  2. ✂️

728Q739191 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Entre as teorias que se propõem a examinar as questões ligadas ao crescimento econômico, destacam-se os modelos keynesianos e neoclássicos. Com relação a esses modelos, julgue os próximos itens.

De acordo com o modelo básico de Solow, países com taxas mais elevadas de crescimento populacional deveriam apresentar maiores taxas de crescimento econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

729Q108418 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Imagem 009.jpg

Considerando as figuras acima, que representam projeto de paisagismo de Burle Marx para uma praça na cidade de Recife, julgue o item abaixo.

Os volumes representados nas figuras resultam do primeiro raciocínio em planta; diferentemente do que ocorre no design e na arquitetura, cujos esboços nascem com 3D para depois serem representados em 2D, no paisagismo e no desenho urbano, os esboços são primeiramente representados em duas dimensões: a planta.

  1. ✂️
  2. ✂️

730Q169109 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Cargos de Nível Médio, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

A administração pública está alicerçada sobre duas bases: a organizacional (formal) e a funcional (material), ambas revestidas dos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

731Q108220 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos à legislação urbanística e
ambiental, bem como ao estudo de impacto ambiental (EIA) e ao
relatório de impacto de meio ambiente (RIMA).

A licença de operação atesta a viabilidade ambiental da localização e da concepção geral do projeto para determinado empreendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

732Q110657 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, a respeito de ergonomia.

Considerando-se que os espaços internos das edificações são projetados como locais de atividade e de repouso das pessoas, é necessário o ajuste entre as dimensões do espaço interno e as do corpo humano, sendo suficientes para tal ajuste as medidas estáticas, como, por exemplo, a área ocupada por um ser humano sentado ou a altura deste quando encostado em um corrimão.

  1. ✂️
  2. ✂️

733Q108262 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao uso e à ocupação do solo urbano, julgue
os itens a seguir, de acordo com o Estatuto da Cidade
(Lei n.º 10.257/2001).

O poder público municipal tem preferência na aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.

  1. ✂️
  2. ✂️

735Q109739 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as inúmeras fases e serviços de uma obra da
construção civil, julgue os itens de 46 a 52.

O fiscal deve verificar no projeto estrutural a especificação do cobrimento do aço, sendo mostrados abaixo dois modelos específicos de protetores: o modelo (a), usado em armaduras horizontais, e o modelo (b), recomendado para armaduras verticais.

Imagem 001.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️

736Q863430 | Específico Correios, Código de Conduta Ética e Integridade, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Em conformidade com o Código de Ética e Integridade dos Correios, assinale a alternativa correta sobre os Princípios Éticos Fundamentais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

737Q192740 | Direito Tributário, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas gerais de direito tributário e da obrigação tributária, julgue os itens que se seguem.

A base de cálculo é elemento ad substantia do tributo. Assim, a instituição deste, em obediência ao princípio da legalidade, depende de lei no seu sentido estrito. Ademais, equipara-se à majoração do tributo modificação de sua base de cálculo que o torne mais oneroso.

  1. ✂️
  2. ✂️

738Q862704 | Informática, Noções de Informática, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

(Adaptado) A janela Opções da Internet pode ser acessada a partir do navegador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q188707 | Direito Civil, Direito das Coisas Direitos Reais, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

No que concerne a disciplinamento jurídico dos atos ilícitos, a teoria da imprevisão, a inadimplemento das obrigações e do condomínio, a registros públicos e alienação fiduciária em garantia e a bens, julgue os itens que se seguem.

É possível ao condomínio estipular, em sua respectiva convenção, juros moratórios acima de 1% ao mês na hipótese de inadimplência das taxas condominiais

  1. ✂️
  2. ✂️

740Q109651 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos a técnicas construtivas,
materiais de construção e acabamentos.

O carpete, vendido em placas ou rolos, apresenta grande variedade de textura, cores e preço, entretanto, por sua natureza, não deve ser utilizado para isolamento acústico nem em áreas molhadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.