Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q747641 | Economia, Demanda, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com relação a custo, equilíbrio, preço e utilidade, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por equilíbrio geral a situação de equilíbrio em que os preços e as quantidades estão em equilíbrio em todos os mercados. O equilíbrio parcial, por sua vez, é definido como a situação em que as quantidades e os preços permanecem fixos em todos os mercados, inclusive no mercado que está sendo analisado.

  1. ✂️
  2. ✂️

842Q188033 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à classificação dos serviços públicos e aos órgãos integrantes da administração pública indireta.

No tocante ao critério da exclusividade, o serviço postal e o Correio Aéreo Nacional são considerados exemplos de serviços públicos exclusivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

843Q863391 | Informática, Noções de Informática, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Existem Sistemas Operacionais (S.O.) de 32 bits, e também de 64 bits. Assinale a alternativa que explica corretamente um S.O. de 64 bits.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

844Q863399 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Em uma escola, 120 alunos consomem 15 litros de suco durante o intervalo. Se a escola organizar um evento maior e quiser servir suco na mesma proporção, para atender a 200 alunos seria necessária uma quantidade, em litros, de suco igual a: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q249793 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a medidas de proteção à saúde e à segurança do
trabalhador no âmbito da empresa, julgue os itens a seguir.

A implantação de medidas de caráter coletivo na empresa deve ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

846Q722882 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.

A desaceleração do crescimento demográfico e da taxa de crescimento vegetativo da população ocorre simultaneamente com o aumento da renda per capita e, consequentemente, com a melhora da qualidade de vida da população.

  1. ✂️
  2. ✂️

847Q249758 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao disposto na NR-5, julgue os seguintes itens.

O treinamento para o pessoal que integrará a CIPA deve contemplar, entre outros itens, noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

848Q188907 | Direito Processual Civil, Recursos, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca da resposta do réu e das exceções; da citação e da nulidade dos atos processuais; da classificação e dos pressupostos de admissibilidade dos recursos; da prisão civil e da competência territorial e funcional, julgue os itens a seguir.

Como ao recurso adesivo se aplicam as mesmas regras do recurso independente, quanto às condições de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior, a desnecessidade do recolhimento do preparo concedida ao beneficiário da gratuidade de justiça, quando este é o recorrente principal, estende-se automaticamente ao recorrente adesivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

849Q637990 | Informática, Criptografia, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com relação a certificação digital e infraestrutura de chaves públicas, julgue os itens que se seguem.

A Infraestrutura de Chave Pública Brasil (ICP–Brasil) emite certificados, autentica-os e possui uma autoridade certificadora que faz manutenção dos certificados durante o ciclo de vida destes, apesar de não ser uma entidade reconhecida pela legislação brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

850Q250938 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A NR-7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e
implementação, por parte de todos os empregadores e instituições
que admitam trabalhadores como empregados, do programa de
controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), com o objetivo
de promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. Acerca
desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Todo estabelecimento deve estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.

  1. ✂️
  2. ✂️

851Q813905 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação que diz respeito a criança e o adolescente, julgue os itens subsequentes.

O produto do trabalho efetuado pelo adolescente, na condição de aprendiz, não deve ser vendido, para não descaracterizar a natureza pedagógica da atividade laboral.

  1. ✂️
  2. ✂️

852Q863421 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

O ano de 1917 foi marcante no Brasil especialmente em São Paulo, pois marcou o início do Movimento Operário Brasileiro encabeçado principalmente por imigrantes italianos. Assinale a alternativa correta correspondente as principais reinvindicações da onda grevista em São Paulo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

854Q172025 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das práticas de enfermagem em saúde do trabalhador, julgue
os itens subsequentes.

O auxiliar de enfermagem do trabalho deve atuar, sob a supervisão do enfermeiro, no atendimento a trabalhadores acidentados em decorrência da execução de sua atividade profissional, para propiciar-lhes a prestação imediata dos primeiros socorros no local.

  1. ✂️
  2. ✂️

855Q862740 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

O processo de disseminação acelerada de informação só tende a aumentar. Dessa forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q250955 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao disposto na NR-5, julgue os seguintes itens.

O treinamento para o pessoal que integrará a CIPA deve ter carga horária de vinte horas, distribuídas em, no máximo, oito horas diárias, e deve ser realizado fora do expediente normal da empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

857Q115534 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 011.jpg

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.

A presença de anti-HBs reagente, com HbsAg e anti-HBc total não reagente, demonstrará que o paciente tem imunidade por resposta vacinal.

  1. ✂️
  2. ✂️

858Q115560 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 012.jpg

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

Ferritina e PCR elevadas serão indicativas da presença de doença de atividade inflamatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

859Q192379 | Direito Constitucional, Presidente da República, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com referência ao Poder Executivo, à competência do presidente da República para a edição de medidas provisórias e à competência dos órgãos do Poder Judiciário, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a CF, o presidente da República pode, em caráter excepcional, delegar aos ministros de Estado sua competência para editar medidas provisórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

860Q191406 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Considerando a disciplina dos atos administrativos, julgue os itens subsequentes.

Elemento do ato administrativo, o sujeito é aquele a quem a lei atribui competência para a prática do ato, razão pela qual não pode o próprio órgão estabelecer, sem lei que o determine, as suas atribuições.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.