Início

Questões de Concursos CORREIOS

Resolva questões de CORREIOS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q620973 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos componentes (hardware e software) de um computador, julgue os itens seguintes.

Instruções em linguagem de máquina são apresentadas na forma de padrões de bits utilizados para representar as operações internas ao computador. A linguagem de montagem constitui uma versão da linguagem de máquina; cada instrução é representada por uma cadeia de texto que descreve o que a instrução faz. Nesse processo, o montador é o elemento que converte instruções em linguagem de montagem para linguagem de máquina.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q170696 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos de biossegurança e controle de infecção,
julgue os itens subsequentes.

Os riscos de acidentes com materiais biológicos são classificados como primários e secundários.

  1. ✂️
  2. ✂️

903Q631355 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos fundamentos da comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação e topologia, julgue os itens subsequentes.

Se, em uma rede que utiliza equipamento de conexão do tipo hub entre as estações de trabalho, uma das estações estiver se comunicando com outra na mesma rede, a informação da primeira estação será transmitida pela rede e atingirá somente a estação de trabalho com a qual a primeira desejou comunicar-se. Tal processo é denominado broadcast.

  1. ✂️
  2. ✂️

904Q117577 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

As úlceras pépticas são defeitos na mucosa gastrintestinal, associados a morbidades e elevados custos na assistência à saúde. Acerca dessa afecção, julgue os itens subsequentes.

Uma complicação associada geralmente a úlceras pépticas localizadas na parede posterior do duodeno ou estômago é representada pela sua perfuração e insidiosa penetração nos tecidos adjacentes do pâncreas, do trato biliar, do fígado, do omento, dos cólons e de estruturas vasculares.

  1. ✂️
  2. ✂️

905Q171962 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito aos equipamentos de proteção coletiva,
caracterizados por sinal, som, imagem, equipamento ou
instrumento, julgue os itens subsequentes.

O extintor de incêndio de dióxido de carbono pode ser utilizado em princípio de incêndio com fogos de classe A.

  1. ✂️
  2. ✂️

906Q169538 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos éticos e legais do exercício da
enfermagem bem como competências e atribuições da equipe de
enfermagem do trabalho, julgue os seguintes itens.

A equipe de enfermagem do trabalho deve atuar na lógica da vigilância em saúde, devendo conhecer os fatores determinantes de agravos a saúde para sobre eles intervir, de modo a eliminá-los ou controlá-los.

  1. ✂️
  2. ✂️

907Q188366 | Direito Constitucional, Superior Tribunal de Justiça, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Com referência ao Poder Executivo, à competência do presidente da República para a edição de medidas provisórias e à competência dos órgãos do Poder Judiciário, julgue os itens subsequentes.

Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar originariamente o mandado de segurança contra atos do Tribunal de Contas da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

908Q118825 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 004.jpg

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsecutivos.

Os ataques agudos de cefaleia desse paciente devem ser inicialmente tratados com oxigênioterapia inalatória (8 L/min), associada a sumatriptano ou ergotamina.

  1. ✂️
  2. ✂️

909Q620021 | Informática, Criptografia, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Os Correios pretendem oferecer uma nova modalidade de prestação de serviços cuja contratação pode ser feita por qualquer cliente, via Internet. No momento da contratação, o cliente informa os seus dados pessoais e bancários, que serão enviados a um de dois bancos conveniados habilitados a efetuar o débito em sua conta corrente, no valor do contrato.

Considerando essa situação, julgue os itens subsequentes.

É possível ter a integridade dos dados transitados nas duas comunicações utilizando algoritmos simétricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

910Q862739 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

A desinformação pode ser o resultado da sobrecarga de informações por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q171707 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A qualidade de vida de uma população está relacionada às
condições ambientais e de saneamento, bem como às políticas de
saúde e habitação, que contribuem para a diminuição de doenças e,
consequentemente, internações hospitalares. Acerca desse tema,
julgue os itens a seguir.

A hepatite B, doença infecciosa, é adquirida por meio de ingestão de água contaminada.

  1. ✂️
  2. ✂️

912Q862742 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

“... talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução” (3º§). “Celeridade” é o mesmo que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q170796 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio da implementação e do desenvolvimento de padrões de
higiene e segurança do trabalho, é possível evitar, nos locais de
trabalho, acidentes e doenças ocupacionais, buscando-se, assim,
garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e,
consequentemente, aumentar a produtividade. A respeito desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Em se tratando de riscos biológicos, são idênticos os percentuais de insalubridade verificados em trabalho realizado no regime celetista e no estatutário.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q190286 | Direito Civil, Responsabilidade civil, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

No que concerne a disciplinamento jurídico dos atos ilícitos, a teoria da imprevisão, a inadimplemento das obrigações e do condomínio, a registros públicos e alienação fiduciária em garantia e a bens, julgue os itens que se seguem.

Segundo jurisprudência dominante no STJ, a demora na busca pela reparação por dano moral é fato a ser considerado para a redução do valor da indenização.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q193373 | Direito do Trabalho, Remuneração e salário, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de segurança e higiene do trabalho.

Trabalhador de posto de gasolina que mantém contato direto com as bombas de combustíveis tem direito ao adicional de insalubridade.

  1. ✂️
  2. ✂️

916Q117884 | Medicina, Analista de Saúde Medicina Clínica Geral, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 010.jpg

Considerando o caso clínico acima, julgue os próximos itens.

Na avaliação do grau de dependência ao cigarro, será considerada sinal de gravidade a informação de que o primeiro cigarro do dia é consumido cinco minutos após o paciente acordar.

  1. ✂️
  2. ✂️

917Q189616 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Advogado, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca da resposta do réu e das exceções; da citação e da nulidade dos atos processuais; da classificação e dos pressupostos de admissibilidade dos recursos; da prisão civil e da competência territorial e funcional, julgue os itens a seguir.

Por se tratar de modalidade de resposta do réu prevista no Código de Processo Civil, a exceção de impedimento e a exceção de suspeição não podem ser manejadas pelo autor da ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

918Q862697 | Informática, Noções de Informática, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O Microsoft Word é um aplicativo que permite editar arquivos com diferentes extensões, como html, doc e rtf. O Word também permite abrir arquivos com extensão do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q863394 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Em um hospital, quatro médicos atendem, em média, 54 pacientes por dia. Considerando seis médicos, com a mesma capacidade operacional dos primeiros, sejam capazes de atender, por dia:  

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.