Início

Questões de Concursos CRBio

Resolva questões de CRBio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q45281 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

Uma empresa compreende a interação de recursos humanos, materiais e estruturação racional do trabalho para a consecução de seus objetivos. Cada elemento humano que a compõe é dotado de talento específico, aprimorado pela formação profissional: se bem aproveitado, gera sinergia na execução das atividades necessárias. As atividades, portanto, devem ser divididas entre os funcionários (divisão do trabalho), para aproveitar o potencial de cada um. Cabe ao gerente o controle e a organização do processo de trabalho visando ao melhor resultado possível. O gerente deve:

• Dar ordens e assegurar-se de que são cumpridas.
• Orientar os trabalhos que seus subordinados executam.
• Manter a disciplina entre seus subordinados.
• Controlar o trabalho de seus subordinados.
• Ensinar, quando necessário, a maneira certa de executar os trabalhos que lhe foram confiados.
• Melhorar os métodos de trabalho dos seus subordinados.

Quando um gerente dá ordens aos seus auxiliares diretos, em nome de quem ele age?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q160058 | Arquivologia, Assistente Administrativo, CRBio, CEPUERJ

No arquivamento de nomes, de acordo com as regras de ordenação alfabética de documentos de arquivo, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q159100 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Assistente Contábil, CRBio, Quadrix

Assinale a alternativa que indica o grupo do Balanço Patrimonial em que se evidenciam o Capital de Terceiros e as Aplicações de Recursos, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q157863 | Informática, Assistente Administrativo, CRBio, CEPUERJ

Os populares pendrives são tecnicamente conhecidos como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q45743 | Português, Agente Fiscal, CRBio, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.
 
Busca pela vida em águas profundas em Santos
 
    O navio de pesquisa oceanográfica japonês Yokosuka chegou ontem ao Porto de Santos, com o submarino Shinkai 6500 e um grupo de cientistas brasileiros a bordo, marcando assim o fim de uma expedição de duas semanas sobre o Platô de São Paulo, com mergulhos que chegaram a 3.600 metros de profundidade.
    E a grande descoberta da expedição, imagine só, foi não ter descoberto quase nada. Foi a primeira vez que cientistas mergulharam a grandes profundidades nessa região, e a escassez de vida surpreendeu tanto os pesquisadores japoneses quanto os brasileiros. "A expectativa era encontrar grandes concentrações de vida, mas infelizmente nada disso foi localizado", contou ao Estado o cientista chefe da expedição, Katsunori Fujikura, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec). A expectativa baseava-se no fato de que, do ponto de vista geológico, o Platô de São Paulo (onde fica a Bacia de Santos) é muito parecido com o Golfo do México, onde há também muitas reservas de petróleo, gás, e uma grande concentração de ecossistemas quimiossintéticos, que é o que os biólogos esperavam encontrar por aqui também. "Foi uma surpresa para nós. Por que será que há tão pouca vida aqui? Esse será o escopo das pesquisas a partir de agora", completou Fujikura.
    Ecossistemas quimiossintéticos são ambientes de grande profundidade associados a falhas no assoalho oceânico, nos quais a fonte primária de energia para a vida não é a fotossíntese, como realizada pelas plantas na superfície, mas o metabolismo de elementos químicos inorgânicos (como metano e enxofre) realizado por microorganismos especialmente adaptados a condições extremas de temperatura e pressão, que acabam dando suporte à vida de vários organismos maiores, incluindo moluscos, crustáceos e peixes. Há dois tipos principais desses ambientes: as fumarolas de água quente e as exsudações de água fria, que é o que os pesquisadores esperavam encontrar no Platô de São Paulo.
    A viagem de duas semanas, entre Rio e São Paulo, foi a segunda pernada de uma expedição iniciada cerca de um mês atrás, dentro de uma parceria entre a Jamstec, o Instituto Oceanográfico da USP e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), envolvendo pesquisadores de várias instituições brasileiras e japonesas. Na primeira pernada foram realizados sete mergulhos de até 4.200 metros de profundidade nas regiões da Elevação do Rio Grande e da Dorsal de São Paulo. Agora, na segunda pernada, foram nove mergulhos de  até 3.600 metros no Platô de São Paulo (estavam previstos 10 mergulhos, mas o último teve de ser cancelado por questões meteorológicas).
    Nenhum ambiente quimiossintético foi encontrado, e a quantidade de animais maiores observados também foi pequena — diferentemente do que foi observado nos mergulhos da primeira pernada. "Apesar de serem todos da mesma região, os três locais têm biodiversidades distintas", observou Fujikura. "Aqui não vimos animais de grande porte e a quantidade de vida era muito menor."
    O que não significa que a expedição tenha sido um fracasso, nem que não existam ecossistemas quimiossintéticos no Platô de São Paulo, segundo a pesquisadora Vivian Pellizari, do Instituto Oceanográfico da USP. "O que nós vimos foi uma parte muito pequena do platô", destaca ela. "É impossível que numa área enorme como essa, com todo o petróleo que sabemos ter aqui, não haja nenhum escape de gás, nenhuma exsudação fria, como há no Golfo do México. Temos de continuar procurando; é uma agulha no palheiro."
    Mesmo sem ter encontrado nenhum ambiente quimiossintético, os cientistas vão voltar para casa com uma grande quantidade de dados e amostras, suficiente para muitos anos de pesquisa. Dezenas de amostras de água, sedimentos e animais de águas profundas foram coletadas, incluindo caranguejos, camarões, mexilhões, esponjas, pepinos e estrelas do mar. "É bem possível que tenhamos espécies novas nessas amostras", diz o biólogo Angelo Bernardino, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que fez um mergulho com o Shinkai a 2.800 metros de profundidade. "Acho que vão aparecer coisas muito interessantes nas análises."
    Vivian e Bernardino destacam que o Atlântico Sul nunca havia sido prospectado cientificamente dessa maneira, e foi a primeira vez que cientistas brasileiros tiveram oportunidade de descer a essas profundidades na costa brasileira. "Foi uma oportunidade única para a ciência do Brasil", disse Vivian, ressaltando que várias instituições do País, de vários Estados, vão receber amostras coletadas na expedição para pesquisa. "Apesar de a biodiversidade observada ter sido bem menor do que esperávamos, o desafio será maior ainda agora para explicar esses resultados", avaliou a bióloga. "É a primeira vez que coletamos esse tipo de dado no Brasil; então, toda informação que pudermos extrair deles será muito importante."
    As amostras de água e sedimento, por exemplo, serão minuciosamente analisadas quimicamente e geneticamente para entender que elementos e microorganismos estão presentes nesses ambientes.

(Disponível em www.estadao.com.br)
Sobre a forma verbal "esperávamos", em destaque no texto, assinale a afirmação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q45268 | Informática, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

Qual, dos seguintes malwares, tem como finalidade principal esconder e assegurar a presença de um invasor em um computador comprometido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q448781 | Direito Constitucional, STF, Analista, CRbio, VUNESP

Assinale a alternativa correta a respeito do recurso extraordinário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q450963 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Analista, CRbio, VUNESP

Josefino estava parado no posto de gasolina da rede Predileto, abastecendo seu carro, quando, de repente, um helicóptero da empresa Duro na queda cai sobre tal estabelecimento, morrendo na explosão todos que estavam no helicóptero e no posto. Nesse caso, com relação à liame que agora une essas partes, é correto afirmar que Josefino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q211481 | Informática, Fiscal Biólogo, CRBio, Quadrix

Em uma planilha do programa MS Excel 2013, para que é utilizado o símbolo & ("E" comercial)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q212282 | , Fiscal Biólogo, CRBio, Quadrix

De quantos modos pode-se pintar os quadrantes de um plano, se existem 4 cores distintas, e os quadrantes adjacentes não podem ter a mesma cor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q212211 | Informática, Fiscal Biólogo, CRBio, Quadrix

Com softwares leitores desenvolvidos para celulares, tablets e computadores, como é chamado o gráfico 2D de uma caixa preto e branco que contém informações pré– estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q448430 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista, CRbio, VUNESP

A Constituição Federal estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q335801 | Matemática, Cálculo Aritmético, Auxiliar Administrativo, CRbio, VUNESP

O transporte de 1 980 caixas iguais foi totalmente repartido entre dois veículos, A e B, na razão direta das suas respectivas capacidades de carga, em toneladas. Sabe- -se que A tem capacidade para transportar 2,2 t, enquanto B tem capacidade para transportar somente 1,8 t.

Nessas condições, é correto afirmar que a diferença entre o número de caixas carregadas em A e o número de caixas carregadas em B foi igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q45258 | Português, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

Indique a alternativa que possua as palavras que completam corretamente as lacunas abaixo.
"Em uma viagem de avião, São Paulo fica____cinco horas de Lima. Coloque-me ______ da reunião quando chegar, pois ___ muitas coisas sobre as quais precisamos conversar."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q212055 | Raciocínio Lógico, Fiscal Biólogo, CRBio, Quadrix

Numa aplicação a juros de 32% ao ano, aproximadamente, a taxa semestral de juros? qual e,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q212315 | Informática, Softwares, Fiscal Biólogo, CRBio, Quadrix

Texto associado.

Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como "clicar " " clique simples" e " clique duplo" referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar um tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção,d e funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Assinale a alternativa que não exiba um motivo correto para se trabalhar com arquivos compactados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q159147 | Contabilidade Geral, Depreciação, Assistente Contábil, CRBio, Quadrix

Um veículo adquirido usado deverá ser depreciado, consideranod para tanto, metade da vida útil estimada para este bem. Sabendo que a depreciação normal é de 20%a.a, qual será o percentual a ser utilizado nesta situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q159328 | Informática, Windows, Assistente Administrativo, CRBio, CEPUERJ

O MS Windows 7 em português fornece uma biblioteca de documentos, semelhante à pasta " Meus documentos" , que existia em versões anteriores desse sistema operacional. A respeito deste assunto, pode-se afirmar que a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q462149 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Analista, CRbio, VUNESP

A, proprietário de uma loja, no dia 08 de junho de 2010, objetivando acabar com o estoque de rádio portátil, modelo XR, com um megafone, na calçada em frente ao estabelecimento, passou a propagar que o aparelho tinha conexão por bluetooth, informação sabidamente falsa. B, que comprou o rádio em razão da informação enganosa, lavrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Direito do Consumidor, em 20 de junho de 2010, por suposto crime contra a relação de consumo (art. 7o, inciso VII, da Lei no 8.137/90), cuja pena prevista é detenção de 02 (dois) a (05) cinco anos e multa, processável por ação penal pública incondicionada. Finalizado o procedimento penal investigatório (inquérito policial), A foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime objeto de investigação. A denúncia foi recebida em 20 de julho de 2014 e, encerrada a instrução, A, que contava com 71 (setenta e um) anos na data da sentença, foi condenado, em 15 de novembro de 2016, à pena de detenção de 02 (dois) anos e multa. O Ministério Público não recorreu, transitando em julgado a sentença para a acusação.

A defesa apresentou recurso de apelação. A respeito do caso hipotético, é correto afirmar que a punibilidade de A

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q159569 | Português, Assistente Administrativo, CRBio, CEPUERJ

Texto associado.

Dize-me os teus genes que te direi quem és
No século XX, descobriu-se que cada célula do seu corpo carrega uma quantidade enorme de informação que define quem você é: qual a cor dos seus olhos, da pele, dos cabelos, qual o seu sexo, qual a sua altura. Esses armazéns de informação são chamados de "genes" e a parte da biologia que estuda os genes é a genética. Ninguém tem exatamente os mesmos genes, a não ser gêmeos idênticos.
O interessante é que cada espécie animal tem seu código genético, o conjunto de genes que define as características da espécie. Nós e os chimpanzés temos um código genético quase idêntico: apenas 2% de diferença! Como eu disse antes, qualquer semelhança não é mera coincidência: nós somos geneticamente muito parecidos com os macacos. Por outro lado, esses 2% de diferença no código genético são muito importantes. Afinal, nós não passamos a vida trepando em árvores e os macacos não estudam Biologia.
As mutações que transformam as características de uma espécie (tamanho do pescoço da girafa, por exemplo) ocorrem nos genes e são causados por fatores externos, como a radioatividade de algum mineral ou uma reação química. Elas são completamente acidentais e raras vezes são úteis. Em geral, o ser mutante morre cedo ou nem chega a nascer. Mas, quando uma mutação é útil, o animal mutante sobrevive melhor e transmite sua informação genética aos filhotes. Aos poucos, a espécie inteira se transforma, o que pode demorar muito tempo. Mais de três milhões de anos se passaram até que os primeiros primatas que andavam sobre duas pernas se transformassem em seres humanos como nós.
Hoje, sabemos exatamente onde encontrar a informação genética das espécies. Uma grande parte do nosso código genético já foi estudada e arquivada num projeto internacional chamado Genoma Humano. Essas descobertas irão revolucionar a medicina do futuro: apoiada em uma nova ciência - a Engenharia Genética - ela poderá curar, por meio de modificações diretas nos genes, muitas doenças que hoje afligem milhões de pessoas. O século XXI, o seu século, será o século da genética, que, aliada a descobertas na Física, na Química e na Engenharia, irá transformar profundamente nossas vidas.

(GLEISER, Marcelo in: Livro do Cientista)
" ... os primeiros primatas que andavam sobre duas pernas..."

No fragmento em destaque, o pronome relativo exerce, na oração que introduz, função sintática de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.