Início

Questões de Concursos CREA RJ

Resolva questões de CREA RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q637741 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, CREA RJ, CONSULPLAN

Qual camada NÃO faz parte do modelo de multicamadas da plataforma Java EE?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q483762 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

Descrição do comportamento natural da água em volta do globo terrestre.” A afirmativa trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q418424 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Advogado, CREA RJ, CONSULPLAN

Dentre os defeitos do negócio jurídico, está a coação. A coação é qualquer pressão física ou moral exercida sobre a pessoa, os bens ou a honra de um contratante para obrigá-lo ou induzi-lo a efetivar um negócio jurídico.” Para que se configure a coação moral como defeito do negócio jurídico, é mister a ocorrência dos seguintes requisitos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q483507 | Geografia, Geoprocessamento, Geógrafo, CREA RJ, CONSULPLAN

Sobre o processo de integração do Sensoriamento Remoto e o Sistema de Informação Geográfica, analise:

I. Uma das vantagens inerentes da disciplina em desenvolvimento “geoinformática” é a integração cada vez mais forte das duas componentes parciais SIG’s e Sensoriamento Remoto, ou seja, o processamento de imagens associado a ela.

II. A Geoinformática não é nenhuma colcha de retalhos de componentes individuais sem nenhuma associação entre si, porém, uma concepção inter-relacionada e integrada para registro, armazenagem, análise, modelagem e apresentação de geoprocessos.

III. A integração do Sensoriamento Remoto e o processamento de imagens em sistemas de informações geográficas, muitas vezes são utilizados somente para produzir mais uma das GIS-Layers com informações pictóricas frequentemente “desinteligentes”.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q484824 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

Associe os fenômenos ópticos às suas respectivas definições:

1. Miragem.

2. Aurora polar.

3. Arco-íris.

4. Halo.

( ) A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva; dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total) e, finalmente, volta a sofrer refração ao sair da gota.

( ) Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto que se encontra numa superfície em que há uma grande variação de temperatura nas camadas de ar próximas ao mesmo.

( ) É um anel luminoso, no qual a luz é refletida e refratada por cristais de gelo e pode dividir em cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta) por causa da dispersão.

( ) Faixa brilhante de luz colorida que surge nos céus das regiões de maiores latitudes produzidas na ionosfera e são provocadas pela radiação ultravioleta e por partículas carregadas de eletricidade resultantes da interação entre a radiação solar e a atmosfera terrestre.

A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q426934 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Assistente, CREA RJ, FJPF

Na Constituição Federal, a matéria de resgate de títulos da dívida pública observa o seguinte processo legislativo para aprovação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q484343 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

Durante o inverno é comum, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, a formação de frentes frias devido ao encontro de duas massas de ar, sendo uma delas a Polar Atlântica, proveniente da Argentina. Sobre a outra massa de ar, responsável pela formação de tais frentes, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q466174 | Direito Tributário, Obrigação tributária, Assistente, CREA RJ, FJPF

Considere um caso de impossibilidade de exigência de cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte. Não responde solidariamente a seguinte pessoa e pela seguinte dívida tributária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q718956 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, CREA RJ, CONSULPLAN

A função do telhado é proteger a casa de intempéries, proporcionar conforto termoacústico e dar harmonia à fachada. Quando bem projetado, consegue aliar estética e eficácia, agregando valor ao imóvel construído. Atualmente, quase 80% das moradias no Brasil possuem telhado cerâmico ou de concreto. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre esses dois tipos de telhado. Quanto aos aspectos visuais das telhas de concreto, não devem apresentar fissuras na superfície exposta às intempéries, bolhas, esfoliações, desagregações e quebras. As pinturas protetoras ou revestimentos superficiais têm função estética. As telhas de concreto podem ser coloridas, de acordo com as especificações dos fabricantes, podendo apresentar pequenas variações de tonalidade em consequência do processo de produção. De acordo com a realidade das telhas de concreto, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q484473 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, CREA RJ, CONSULPLAN

O processo de urbanização do Brasil aconteceu de forma acelerada e tardia. Sobre o processo de urbanização recente, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q483561 | Geografia, Território, Geógrafo, CREA RJ, CONSULPLAN

Ao se realizar uma retrospectiva do processo de organização do território brasileiro, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q715939 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, CREA RJ, CONSULPLAN

A ergonomia é um aspecto muito importante a ser considerado ao se desenvolver um projeto. É fundamental que as medidas atendam aos mais variados tipos de pessoas, sejam elas baixas, altas, gordas, magras, deficientes ou não. Pessoas em cadeiras de rodas precisam de um amplo espaço para se movimentar. Para permitir que duas cadeiras de rodas passem lado a lado e também a manobra de cadeira de roda em volta de 360 graus, o corredor deve ter largura de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q634578 | Informática, Relacionamentos, Analista de Sistemas, CREA RJ, CONSULPLAN

Que característica de um banco de dados relacional é responsável pelo registro da imagem anterior e da imagem posterior de um objeto de dados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q465306 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Engenheiro de Segurança do Trabalho, CREA RJ, CONSULPLAN

O Perfil Profissiográfico Previdenciário tem como finalidade:

I. Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em especial, o benefício de que trata a Subseção V dessa Seção.

II. Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo.

III. Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores.

IV. Possibilitar aos administradores públicos e privados acesso a bases de informações fidedignas, como fonte primária de informação estatística, para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q416865 | Direito Civil, Bens, Assistente, CREA RJ, FJPF

Para os efeitos legais, podem ser classificados como bens imóveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q430476 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Assistente, CREA RJ, FJPF

É vedada, pela ordem constitucional vigente, a edição de medidas provisórias sobre a seguinte área do direito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q816873 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Engenheiro Florestal, CREA RJ, CONSULPLAN

De acordo com a Lei nº. 6938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

( ) Degradação da qualidade ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente.

( ) Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de preservação ambiental.

( ) São recursos ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superiores e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.