Questões de Concursos CREFONO 1a Região

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42Q675332 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item, relativos à administração e à organização.
A organização pode ser conceituada como a função administrativa que se incumbe ou se responsabiliza pelo agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para se atingir os objetivos estabelecidos em uma empresa.
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43Q673030 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item, relativos à administração e à organização.
A administração surge da necessidade de se gerir as organizações e pode ser definida como um processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.
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44Q673801 | Informática, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A respeito do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016 e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e programas, julgue o item.
A adição de uma página aos favoritos, no Firefox, é um processo individual, não permitindo, portanto, criar favoritos para todas as abas abertas de uma só vez.
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45Q675850 | Economia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais abastado concentra 28,3% da riqueza. É a segunda maior concentração de renda do mundo nesse segmento da população, um índice vergonhoso. Esses dados chocantes foram reafirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório mais recente sobre o desenvolvimento humano.
Internet: https://istoe.com.br  (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.
Na América do Sul, o Brasil apresentou resultados inferiores aos do Chile, da Argentina e do Uruguai.
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46Q674059 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca do Protocolo Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), julgue o item.
A maior característica da PAIR é a degeneração das células ciliadas do órgão de Corti.
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47Q676876 | Administração Financeira e Orçamentária, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A respeito da administração financeira e da administração de pessoas e de materiais, julgue o item.
Cabe à administração de recursos humanos determinar as práticas e as políticas necessárias para se conduzir os aspectos relacionados com as pessoas que trabalham em uma determinada organização, como, por exemplo, atividades de recrutamento, colocação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de funcionários.
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48Q674829 | Direito Sanitário, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A partir do Decreto n.° 6.286/2007, do Decreto n.° 7.602/2011 e da Portaria GM/MS n.° 1.823/2012, julgue o item.
Compete ao Ministério da Saúde realizar ações de reabilitação profissional.
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49Q674318 | Gestão de Pessoas, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
De acordo com o Código de Processo Disciplinar, julgue o item.
O processo administrativo de fiscalização (PAF) apura faltas e infrações cometidas por pessoa física ou jurídica inscrita no Conselho Regional.
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50Q675090 | Português, Interpretação de Textos, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
1 A necessidade de aprimorar a forma de se comunicar
com os demais tem sido uma preocupação cada vez mais
recorrente no mundo do trabalho, afinal, hoje, a oratória e
4 a comunicação são requisitos para o profissional ascender
na carreira e conseguir se manter ativo no mercado de
trabalho.
7 Empresas especializadas em carreira e mercado
profissional já consideram que o desempenho do candidato
em uma entrevista de emprego, especialmente a forma
10 como ele se comunica, tem mais impacto do que o currículo
em si.
Aprimorar a oratória é o caminho para se relacionar
13 melhor com os outros, tanto no ambiente de trabalho como
na vida pessoal. Saber como aplicar as principais técnicas de
oratória, ser capaz de gesticular e de organizar o raciocínio
16 são diferenciais em todas as situações de exposição de fala.
Perder o medo de expressar as ideias - e conseguir
fazer isso da melhor forma - é possível por meio da prática
19 e da orientação de profissionais conscientes da importância
que a comunicação exerce no dia a dia. Por essa razão, a
procura por cursos de oratória tem crescido
22 consideravelmente no Brasil.
Ser um bom comunicador - e demonstrar isso na
rotina profissional - envolve uma série de habilidades.
25 A capacidade de estruturar as próprias ideias e
conseguir expressá-las de forma compreensível aos demais
é imprescindível. Além da habilidade de falar com clareza, a
28 organização do raciocínio deve permitir que o que se fala
seja interessante, já que um dos principais desafios da
comunicação é ganhar e reter a atenção dos demais.
31 Falar bem é ser o mais claro possível e ter alto grau
de persuasão. Em entrevistas de emprego, reuniões de
trabalho e negociações com clientes, essa habilidade se faz
34 ainda mais requisitada. Hoje, o profissional que não
consegue ser assertivo e persuasivo em suas conversas ou
exposições orais corre sérios riscos de ficar para trás, visto
37 que o mercado se torna mais competitivo dia após dia.
Entretanto, para ser um bom comunicador, não
basta conseguir utilizar a linguagem verbal, expressando
40 conteúdos de forma interessante e eficaz. É indispensável
ter uma boa postura, manter contato visual, saber gesticular
e utilizar a voz corretamente. Todo esse conjunto é o que
43 compõe a linguagem não verbal, um dos aspectos da
comunicação pessoal.
A ideia de que apresentações em público são
46 restritas a profissionais da comunicação ou a
palestrantes já está ultrapassada. Hoje, todos os
profissionais - especialmente aqueles que ocupam cargos
49 de liderança - precisam saber como fazer apresentações,
seja qual for a área em que trabalham. Isso acontece
porque, atualmente, não basta alcançar bons resultados: é
52 preciso saber falar sobre eles.
Internet: <www.terra.com.br> (com adaptações).
No que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto, julgue o item.
"para o profissional ascender na carreira e conseguir se manter ativo no mercado de trabalho" (linhas de 4 a 6): para a ascensão do profissional na carreira e para a manutenção de sua competitividade no mercado de trabalho
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51Q675348 | Economia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais abastado concentra 28,3% da riqueza. É a segunda maior concentração de renda do mundo nesse segmento da população, um índice vergonhoso. Esses dados chocantes foram reafirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório mais recente sobre o desenvolvimento humano.
Internet: https://istoe.com.br  (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.
Os estudos mostraram estagnação nos indicadores ligados à educação e uma ligeira melhora nos relacionados à longevidade e à renda per capita.
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52Q675861 | Português, Interpretação de Textos, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.
Conscientes da complexidade que envolve o assunto hora tratado e confiantes que as informações prestadas na planilha anexa cumpre a solicitação que nos foi encaminhada, colocamo-nos à disposição dessa Comissão para maiores esclarecimentos.
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53Q676379 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Com base na Lei n.° 6.965/1981, julgue o item.
A extinção ou perda de mandato de membro do Conselho Federal ou dos Conselhos Regionais ocorrerá em virtude de condenação à pena de reclusão.
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54Q676891 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia têm a incumbência de fiscalizar o exercício da profissão de fonoaudiólogo. Considerando as disposições legais sobre os referidos órgãos, julgue o item.
Os mandatos dos membros do Conselho Federal de Fonoaudiologia e dos respectivos suplentes serão de três anos, vedada a possibilidade de reeleição.
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55Q673565 | Matemática, Proporcionalidade e regra de três, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Um cachorro de pequeno porte come 100 g de ração por dia e um cachorro de grande porte come 2 kg de ração em 5 dias.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item.
A quantidade de ração ingerida por 3 cachorros de pequeno porte em duas semanas é menor que a quantidade de ração ingerida por 1 cachorro de grande porte em 10 dias.
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56Q673311 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
À luz das resoluções do Conselho Federal de Fonoaudiologia, julgue o item.
O certificado de registro de pessoa jurídica será revalidado a cada dois anos, mediante requerimento e desde que não haja pendências financeiras e cadastrais.
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57Q673058 | Economia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais abastado concentra 28,3% da riqueza. É a segunda maior concentração de renda do mundo nesse segmento da população, um índice vergonhoso. Esses dados chocantes foram reafirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório mais recente sobre o desenvolvimento humano.
Internet: <https://istoe.com.br> (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.
A classificação do Brasil no último ranking do desenvolvimento humano caiu ligeiramente, ocupando uma posição abaixo em relação ao relatório anterior.
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58Q675618 | Raciocínio Lógico, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Uma grande família tem integrantes espalhados pelo Brasil. Dos familiares, 32 já moraram em São Paulo, 19 já moraram em Santa Catarina e 19 já moraram no Distrito Federal. 5 familiares nunca moraram em nenhum dos estados citados, 2 já moraram nos 3, 6 já moraram em Santa Catarina e em São Paulo, 5, em Santa Catarina e no Distrito Federal e 7, no Distrito Federal e em São Paulo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item.
Não é possível que 6 integrantes da família já tenham morado na Bahia.
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59Q676642 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Quanto à Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia n.° 517/2017, que se refere ao Regimento Interno Único dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, julgue o item.
Considera-se como portaria a opinião técnica embasada sobre determinado assunto, com caráter orientativo para esclarecer fatos, consolidar entendimentos ou determinar procedimentos.
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60Q675878 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.
A expressão "dessa ciência" (linha 2) e o vocábulo "ela" (linha 2) retomam o termo "fonoaudiologia" (linha 1).
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