Questões de Concursos CREFONO 1a Região

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61Q672807 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.
Sem prejuízo para a correção gramatical, a expressão "os quais" (linha 32) poderia ser substituída por que.
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62Q674603 | Português, Interpretação de Textos, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
1 A necessidade de aprimorar a forma de se comunicar
com os demais tem sido uma preocupação cada vez mais
recorrente no mundo do trabalho, afinal, hoje, a oratória e
4 a comunicação são requisitos para o profissional ascender
na carreira e conseguir se manter ativo no mercado de
trabalho.
7 Empresas especializadas em carreira e mercado
profissional já consideram que o desempenho do candidato
em uma entrevista de emprego, especialmente a forma
10 como ele se comunica, tem mais impacto do que o currículo
em si.
Aprimorar a oratória é o caminho para se relacionar
13 melhor com os outros, tanto no ambiente de trabalho como
na vida pessoal. Saber como aplicar as principais técnicas de
oratória, ser capaz de gesticular e de organizar o raciocínio
16 são diferenciais em todas as situações de exposição de fala.
Perder o medo de expressar as ideias - e conseguir
fazer isso da melhor forma - é possível por meio da prática
19 e da orientação de profissionais conscientes da importância
que a comunicação exerce no dia a dia. Por essa razão, a
procura por cursos de oratória tem crescido
22 consideravelmente no Brasil.
Ser um bom comunicador - e demonstrar isso na
rotina profissional - envolve uma série de habilidades.
25 A capacidade de estruturar as próprias ideias e
conseguir expressá-las de forma compreensível aos demais
é imprescindível. Além da habilidade de falar com clareza, a
28 organização do raciocínio deve permitir que o que se fala
seja interessante, já que um dos principais desafios da
comunicação é ganhar e reter a atenção dos demais.
31 Falar bem é ser o mais claro possível e ter alto grau
de persuasão. Em entrevistas de emprego, reuniões de
trabalho e negociações com clientes, essa habilidade se faz
34 ainda mais requisitada. Hoje, o profissional que não
consegue ser assertivo e persuasivo em suas conversas ou
exposições orais corre sérios riscos de ficar para trás, visto
37 que o mercado se torna mais competitivo dia após dia.
Entretanto, para ser um bom comunicador, não
basta conseguir utilizar a linguagem verbal, expressando
40 conteúdos de forma interessante e eficaz. É indispensável
ter uma boa postura, manter contato visual, saber gesticular
e utilizar a voz corretamente. Todo esse conjunto é o que
43 compõe a linguagem não verbal, um dos aspectos da
comunicação pessoal.
A ideia de que apresentações em público são
46 restritas a profissionais da comunicação ou a
palestrantes já está ultrapassada. Hoje, todos os
profissionais - especialmente aqueles que ocupam cargos
49 de liderança - precisam saber como fazer apresentações,
seja qual for a área em que trabalham. Isso acontece
porque, atualmente, não basta alcançar bons resultados: é
52 preciso saber falar sobre eles.
Internet: <www.terra.com.br> (com adaptações).
Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.
De acordo com o texto, entre as habilidades de um bom comunicador, incluem?se a clareza na expressão das ideias, a assertividade e a persuasão.
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63Q672812 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

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Com base nas normas que regulamentam a profissão de fonoaudiólogo no ordenamento jurídico pátrio, julgue o item.
É de competência do fonoaudiólogo e de profissionais habilitados, na forma da legislação específica, realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, de voz e de audição.
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64Q674348 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Com base na Lei n.° 6.965/1981, julgue o item.
É facultativo o registro nos Conselhos Regionais das empresas cujas finalidades estejam ligadas à fonoaudiologia.
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65Q675116 | Direito Sanitário, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A partir do Decreto n.° 6.286/2007, do Decreto n.° 7.602/2011 e da Portaria GM/MS n.° 1.823/2012, julgue o item.
Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego supervisionar e coordenar a execução das atividades relacionadas com a inspeção dos ambientes de trabalho.
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66Q673329 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
No que se refere à Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia n.° 444/2013 (Manual de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional da Fonoaudiologia), julgue o item.
Caso seja necessário, o fiscal poderá ser acompanhado de autoridade policial ou de assessor jurídico durante a fiscalização.
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67Q674353 | Informática, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
No item que avalia conhecimento de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.
Julgue o item acerca do programa Microsoft Excel 2013, do sistema operacional Windows 10 e dos conceitos de redes de computadores.
Na URL http://www.crefono1.gov.br/2019/, o fragmento www.crefono1.gov.br especifica o protocolo que será utilizado para localizar o referido sítio.
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68Q675379 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação ao Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.
Na fixação dos honorários profissionais, também será considerada a titulação do profissional.
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69Q673845 | Português, Interpretação de Textos, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos que a proposta de compra que nos foi encaminhada por vocês de equipamentos e materiais permanentes não foram priorizados e nem publicada em portaria e a mesma caiu em impedimento técnico, podendo ser requerida novamente.
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70Q675895 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Delegados de mais de duzentos países, reunidos, no dia 13 de dezembro de 2019, na conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 25, encontraram dificuldades para chegar a consensos sobre medidas práticas de combate ao aquecimento global.
Internet:<https://g1.globo.com> (com adaptações).
Com relação ao assunto abordado no texto acima e a temas correlatos, julgue o item.
Os países da União Europeia assumiram o compromisso de não emitir, até 2050, mais gases de efeito estufa do que são capazes de absorver por meio de ações de compensação.
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71Q676663 | Português, Interpretação de Textos, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
1 A necessidade de aprimorar a forma de se comunicar
com os demais tem sido uma preocupação cada vez mais
recorrente no mundo do trabalho, afinal, hoje, a oratória e
4 a comunicação são requisitos para o profissional ascender
na carreira e conseguir se manter ativo no mercado de
trabalho.
7 Empresas especializadas em carreira e mercado
profissional já consideram que o desempenho do candidato
em uma entrevista de emprego, especialmente a forma
10 como ele se comunica, tem mais impacto do que o currículo
em si.
Aprimorar a oratória é o caminho para se relacionar
13 melhor com os outros, tanto no ambiente de trabalho como
na vida pessoal. Saber como aplicar as principais técnicas de
oratória, ser capaz de gesticular e de organizar o raciocínio
16 são diferenciais em todas as situações de exposição de fala.
Perder o medo de expressar as ideias - e conseguir
fazer isso da melhor forma - é possível por meio da prática
19 e da orientação de profissionais conscientes da importância
que a comunicação exerce no dia a dia. Por essa razão, a
procura por cursos de oratória tem crescido
22 consideravelmente no Brasil.
Ser um bom comunicador - e demonstrar isso na
rotina profissional - envolve uma série de habilidades.
25 A capacidade de estruturar as próprias ideias e
conseguir expressá-las de forma compreensível aos demais
é imprescindível. Além da habilidade de falar com clareza, a
28 organização do raciocínio deve permitir que o que se fala
seja interessante, já que um dos principais desafios da
comunicação é ganhar e reter a atenção dos demais.
31 Falar bem é ser o mais claro possível e ter alto grau
de persuasão. Em entrevistas de emprego, reuniões de
trabalho e negociações com clientes, essa habilidade se faz
34 ainda mais requisitada. Hoje, o profissional que não
consegue ser assertivo e persuasivo em suas conversas ou
exposições orais corre sérios riscos de ficar para trás, visto
37 que o mercado se torna mais competitivo dia após dia.
Entretanto, para ser um bom comunicador, não
basta conseguir utilizar a linguagem verbal, expressando
40 conteúdos de forma interessante e eficaz. É indispensável
ter uma boa postura, manter contato visual, saber gesticular
e utilizar a voz corretamente. Todo esse conjunto é o que
43 compõe a linguagem não verbal, um dos aspectos da
comunicação pessoal.
A ideia de que apresentações em público são
46 restritas a profissionais da comunicação ou a
palestrantes já está ultrapassada. Hoje, todos os
profissionais - especialmente aqueles que ocupam cargos
49 de liderança - precisam saber como fazer apresentações,
seja qual for a área em que trabalham. Isso acontece
porque, atualmente, não basta alcançar bons resultados: é
52 preciso saber falar sobre eles.
Internet: <www.terra.com.br> (com adaptações).
Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Estariam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto caso o vocábulo "já" (linha 47) fosse deslocado para imediatamente após o vocábulo "público" (linha 45), dada a mobilidade que caracteriza os adjuntos adverbiais.
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72Q676409 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Quanto às funções administrativas, julgue o item.
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho da empresa, das pessoas e dos recursos para assegurar que os objetivos da empresa sejam amplamente atingidos.
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73Q675644 | Gestão de Pessoas, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
De acordo com o Código de Processo Disciplinar, julgue o item.
O denunciante não terá acesso aos autos, podendo obter informações por meio da Comissão de Ética.
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74Q674622 | Direito Sanitário, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Conforme a Portaria GM/MS n.° 793/2012 e a Portaria GM/MS n.° 930/2012, julgue o item.
A Atenção Básica na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência priorizará a promoção da identificação precoce das deficiências, por meio da qualificação do pré-natal e da atenção na primeira infância.
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75Q675907 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Código de Ética da Fonoaudiologia regulamenta os direitos e os deveres e estabelece as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, segundo suas atribuições específicas. Conforme as disposições contidas no Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.
É vedado ao fonoaudiólogo divulgar as especialidades para as quais esteja habilitado em anúncios, placas ou impressos, sob pena de ofensa aos deveres éticos de propaganda e publicidade.
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76Q672580 | Ética na Administração Pública, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O exercício da função pública deve basear-se em princípios éticos estabelecidos pela sociedade. A respeito da ética no Setor Público, julgue o item.
A implementação dos preceitos de ética no serviço público pode implicar a diminuição da corrupção.
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77Q673860 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
A respeito das ideias do texto, julgue o item.
A existência de uma política de "higienização" da linguagem, com vistas a evitar a contaminação da língua vernácula pelas variações dialetais, é uma das justificativas para o surgimento da prática da fonoaudiologia.
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78Q674886 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Quanto à Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia n.° 517/2017, que se refere ao Regimento Interno Único dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, julgue o item.
O quorum mínimo para se iniciar a sessão plenária e aprovar as matérias discutidas é de 50% mais um do número dos conselheiros efetivos integrantes do Plenário.
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80Q676679 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Com base na Lei n.° 6.965/1981, julgue o item.
O aperfeiçoamento dos padrões da voz e da fala não está previsto como competência do fonoaudiólogo.
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