Início

Questões de Concursos CVM

Resolva questões de CVM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q392078 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista, CVM, ESAF

Recentemente alterada pela Medida Provisória n. 495/2010, a Lei n. 8.666/1993 passou a estabelecer que, além da observância do princípio constitucional da isonomia e da seleção da proposta mais vantajosa para a Administração, a licitação também se destina a garantir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q740848 | Economia, MACROECONOMIA, Analista, CVM, ESAF

Considere as hipóteses usadas para derivar formalmente a regra de Keynes-Ramsey em um modelo de dois períodos. A condição de otimalidade nesse modelo significa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q628497 | Informática, Filosofia do SGBD, Analista, CVM, ESAF

Sistema gerenciador de banco de dados é um software que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q639836 | Informática, Engenharia de Software, Analista, CVM, ESAF

Segundo os princípios da boa especificação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q816478 | Legislação Federal, Legislação Arquivistica, Analista, CVM, ESAF

Analise os seguintes itens relativos à organização de documentos fotográficos:

I. A organização de coleções de fotografias envolve o arranjo físico e a identificação dos documentos.

II. O inventário do acervo fotográfico fornece uma visão abrangente dos serviços disponibilizados pela instituição e das coleções por ela custodiadas.

III. O catálogo é um instrumento de pesquisa que apresenta informações específicas sobre cada unidade ou sequência fotográfica.

IV. Os documentos fotográficos de arquivo podem constituir conjuntos documentais que reúnem também documentos textuais. Isso não implica acondicionamento físico conjunto.

A quantidade de itens corretos é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q194419 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Arquivologia, CVM, ESAF

Conforme estabelecido no Decreto n. 4.553, de 27 de dezembro de 2002, analise os seguintes itens referentes às atribuições das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos Sigilosos:
I. Analisar e avaliar periodicamente a documentação sigilosa produzida e acumulada no âmbito de sua atuação.

II. Propor renovação dos prazos de classificação.

III. Propor alteração ou cancelamento da classificação sigilosa.

IV. Autorizar o acesso a documentos sigilosos.
A quantidade de itens corretos é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q397016 | Direito Administrativo, Analista, CVM, ESAF

Analise os itens a seguir, relacionados aos princípios que norteiam a atividade da Administração Pública, e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.

( ) Segundo o princípio da impessoalidade, a atuação do administrador público deve objetivar a realização do interesse público.

( ) Em razão do princípio da isonomia, é vedada a adoção de quaisquer discriminações positivas pela Administração Pública.

( ) As restrições ao direito de greve do servidor público decorrem do princípio da continuidade das atividades da Administração Pública.

( ) A estipulação legal de prazo decadencial para a Administração anular seus atos é contrária ao princípio da segurança jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q354034 | Contabilidade Geral, Lançamentos, Analista de Planejamento e Execução Financeira Prova 1, CVM, FCC

Na elaboração das Demonstrações Consolidadas, o valor correspondente a resultados não realizados deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q742695 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista, CVM, FCC

Cabe ao Conselho Monetário Nacional fixar as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q741203 | Economia, Analista de Mercado de Capitais Prova 1, CVM, FCC

A Companhia Aberta é aquela com registro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q642712 | Informática, Programação, Analista, CVM, ESAF

Na seleção de uma plataforma de Portal Corporativo deve-se considerar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q738255 | Economia, Analista, CVM, FCC

Com relação aos valores mobiliários, excluem-se do regime da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q550103 | Informática, Memória, Analista de Sistemas Prova 1, CVM, FCC

A quantidade de memória livre, porém não disponível por conseqüência de alocação ineficiente de espaço, é indicada pelo índice de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q398962 | Direito Administrativo, Analista de Planejamento e Execução Financeira Prova 2, CVM, FCC

A terminologia funcional contém em si um ordenamento jurídico próprio, fundamental ao Estado e à Administração Pública. Assim, "cargo público" é o conjunto de atribuições e responsabilidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q606136 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista, CVM, ESAF

Em catalogação descritiva, a pontuação identifica e separa áreas e elementos da descrição. Os sinais de pontuação são precedidos e seguidos de um espaço, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q747734 | Economia, Analista, CVM, ESAF

Mercado de Bolsa e de balcão caracterizam-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q743648 | Economia, Analista, CVM, FCC

O objetivo do IAS 33 – Lucro por Ação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q743670 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista, CVM, FCC

A Bolsa de Valores no Brasil é representada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q522068 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista, CVM, ESAF

São finalidades do controle interno sob o enfoque contábil, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q742532 | Economia, Analista, CVM, FCC

Uma aquisição, de acordo com o IAS 22, Combinações de Entidades, deve ser contabilizada utilizando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.