A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver, então, a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos inutilizados é jogada fora com enorme rapidez. Paralelamente, o crescimento acelerado das metrópoles fez que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo e das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Embora, de acordo com dados do IBAM (2004), 59% dos municípios brasileiros depositem seus resíduos sólidos urbanos em lixões, existem várias soluções para dispô-los de forma correta, sem acarretar prejuízos ao ambiente e à saúde pública. O ideal, no entanto, seria que todos nós evitássemos o acúmulo de detritos, diminuindo o desperdício de materiais e o consumo excessivo de embalagens. Internet: (com adaptações). Tendo como referência o texto acima e o assunto nele abordado, assinale a opção correta.
a) Por serem a solução mais barata e socialmente mais adequada, na medida em que constituem opções de trabalho e fonte de alimentos para a população carente, os lixões são a forma escolhida pelos governos municipais brasileiros para disposição do lixo.
b) Embora economicamente viáveis, os aterros sanitários não são utilizados porque implicam a contaminação da superfície e dos lençóis subterrâneos.
c) Recomenda-se que os incineradores fiquem próximos aos hospitais, pois constituem a solução para eliminação do lixo hospitalar, além de reduzirem as consequências advindas do deslocamento desse tipo de lixo.
d) A usina de compostagem é uma instalação que permite a decomposição biológica do material orgânico contido no lixo, resultando um produto estável, denominado composto orgânico, que é útil como recondicionador do solo agrícola.
e) A produção em larga escala de componentes eletrônicos é a causa do acúmulo de lixo nas grandes metrópoles brasileiras.