Questões de Concursos Caixa Econômica Federal

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1Q915661 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Se, no contrato de compra e venda do aparelho elétrico assinado por Leonardo, constar cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, a indenização deverá ser fixada segundo as limitações estabelecidas nessa cláusula.

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2Q915662 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Flávio tem direito de buscar a reparação dos danos sofridos em virtude do acidente.

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3Q915663 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Caso se comprove que o acidente ocorreu em razão de defeito do produto, a loja que comercializou o aparelho elétrico responderá pelos danos. 

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4Q915664 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009.

O CDC determina que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não deve ser ridicularizado nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

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5Q915665 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009.

Cliente que deseje processar seu dentista em razão de erro ocorrido em procedimento de colocação de prótese dentária não poderá recorrer ao CDC porque, nesse caso, não há situação que caracterize a vulnerabilidade do cliente 

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6Q915666 | Atendimento Bancário, Código de Defesa do Consumidor, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009

O envio de cartão de crédito ao cliente de instituição financeira, sem prévia solicitação, é considerado como prática irregular (vedada) de acordo com a resolução em apreço.

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7Q894464 | Administração Geral, Gestão de processos, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Uma empresa adotou em sua manufatura, a metodologia de Lean Manufacturing. Para que se possa tirar o melhor proveito dessa metodologia, é importante aplicar os seus princípios básicos. Nessa empresa, foi feita uma investigação para saber se o princípio Valor está sendo aplicado, observando-se algumas ocorrências no seu processo de manufatura.
Dentre as ocorrências observadas, a que comprova que o princípio Valor está sendo cumprido é a(o)
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8Q894465 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em uma organização, foi observado que um determinado gerente, no exercício de sua função, usa seu tempo para criar situações para o desenvolvimento do time e promoção de relacionamentos colaborativos entre as pessoas, oferecendo suporte nas situações mais estressantes do dia a dia. Ele desenvolve estratégias de reconhecimento a cada conquista, valoriza as pessoas, demonstra uma preocupação genuína com o sentimento e com o bem-estar da equipe, e tem também habilidades de escuta e de atenção, para aumentar a confiança e as habilidades da equipe. Além disso, ele se preocupa em criar oportunidades, dando autonomia para que as pessoas se empoderem de seus compromissos e dos resultados obtidos.
Esse tipo de abordagem de liderança, que constrói uma relação significativa dos líderes com suas equipes, é baseada numa orientação para a(o)
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9Q894466 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

A Inteligência Emocional (IE) é listada pelo World Economic Forum como uma competência vital para prosperar na Indústria 4.0, caracterizada como a era da informação, da tecnologia e das equipes de trabalho especializadas.
Em relação ao papel da IE na gestão, NÃO se pode associá-la
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10Q894467 | Administração Geral, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em uma empresa de software ocorreram as duas seguintes situações, envolvendo dois profissionais de Tecnologia da Informação da empresa:

1ª Situação: O profissional P percebe que os clientes têm uma demanda não atendida que representa uma oportunidade de negócio. Ele sai da empresa, começa seu próprio negócio e oferece soluções para essa demanda.
2ª Situação: O profissional Q percebe que os clientes têm uma demanda não atendida e, a partir de suas observações, sob a supervisão do seu gestor, com a colaboração do resto da equipe, desenvolve um projeto para que a empresa possa atender essa demanda dos clientes. Com isso, a empresa consegue inovar, o que é bom para os seus resultados.

A partir da análise desses dois casos, verifica-se que:
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11Q894468 | Administração Geral, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Um gerente de uma organização privilegia dois tipos de habilidades no seu processo de aprendizagem individual: a observação refletida e a conceitualização abstrata. Ele gosta de criar modelos teóricos, de raciocinar por indução, de aprender a partir de seus erros e se interessa por ideias e conceitos abstratos. Além disso, manifesta pouco interesse pelas pessoas ou pela utilidade das teorias que desenvolve. Por outro lado, ele faz questão de que suas teorias sejam bem fundamentadas e verídicas, e procura diversas explicações para os eventos que observa.
Esse gerente tem um estilo de aprendizagem denominado
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12Q894469 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em 28 de fevereiro de 2024, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco está reorientando sua atuação para colocar os clientes no centro das decisões e, para tanto, está mudando suas estruturas internas em busca de um maior foco nos clientes.
Disponível em: https://exame.com/brasil/estamos-trazendo-o- -cliente-para-a-centralidade-das-nossas-decisoes-diz-presidente- -da-caixa/. Acesso em: 8 abr. 2024. Adaptado.


As organizações que adotam o clientecentrismo podem usufruir de vários benefícios, mas também precisam gerenciar desafios.
Na criação de um mindset clientocêntrico, o maior desafio é a
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13Q894470 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O marketing de relacionamento percebe o grau de lealdade do cliente como uma escada, que demonstra a progressão dos graus da relação que os clientes podem estabelecer com uma organização. Considerando esse modelo, imagine dois clientes com os seguintes perfis:

Cliente P: alguém que a organização acredita que pode ser persuadido a negociar com a instituição; e

Cliente Q: alguém que recomenda ativamente a organização para terceiros, mas não tem um relacionamento de parceria.

Considerando-se a escala de lealdade de Payne, os clientes P e Q são respectivamente denominados
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14Q894471 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Igualdade, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Após processo seletivo, determinada instituição financeira escolheu, para compor o quadro de funcionários, diversas pessoas com deficiência. Para definir o campo de atuação desses novos colaboradores, criou, no Departamento de Recursos Humanos, um grupo de análise.

Nos termos da Lei nº 13.146/2015, a avaliação da deficiência, quando necessária, será
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15Q894482 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos de Ordenação, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Considere as seguintes características, encontradas em alguns algoritmos de ordenação:

I - É estável, ou seja, não altera a ordem relativa dos elementos que possuem o mesmo valor de chave de ordenação.
II - Percorre repetidamente a lista a ser ordenada, comparando o elemento corrente com o seguinte e, se necessário, trocando os seus valores.
III - Divide a lista a ser ordenada em duas partes: uma sublista ordenada de elementos, que é construída da esquerda para a direita (ordem crescente), à frente de uma sublista referente aos elementos não ordenados, sendo que, inicialmente, a primeira lista é vazia, enquanto a segunda contém todos os elementos a serem ordenados.

Essas características se aplicam, respectivamente, aos seguintes métodos de ordenação:
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16Q894483 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O banco de dados do sistema acadêmico de uma universidade é composto pelas seguintes tabelas, cujas chaves primárias estão sublinhadas:

ALUNO (MATRICULA, NOME) CURSO (CODIGO, NOME, DATA_INICIO) TURMA (COD_DISCIPLINA, NUMERO) PROFESSOR (DEPARTAMENTO, NUMERO, NOME) DISCIPLINA (COD_DISCIPLINA, NOME, CARGA_HORARIA)

Para fins de documentação, um programador resolveu criar um modelo E-R a partir do esquema desse banco de dados.
Nesse modelo E-R, a(s) entidade(s) fraca(s) é(são) APENAS:
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17Q894484 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O setor de TI de um colégio de porte médio está trabalhando na modelagem física de um banco de dados para a biblioteca.
Nesse trabalho de modelagem, o setor de TI deve considerar que a(o)
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18Q894485 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O comando SQL de criação de gatilhos, CREATE TRIGGER, possui algumas informações obrigatórias, dentre elas, a seguinte:
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19Q894486 | Governança de TI, ITIL 4, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas recomendadas para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Esse modelo define um conjunto de processos, funções e papéis que deve ser adotado pelas organizações para garantir que os serviços de TI atendam às necessidades de negócio e dos usuários finais.
Segundo o ITIL v4, o processo de gerenciamento de problemas tem como parte do seu escopo a(o)
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20Q894487 | Governança de TI, COBIT 2019, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Dentre os objetivos de governança e gestão no framework do Cobit 2019, há os que incorporam a atividade de integração da gestão do risco organizacional relacionado à Tecnologia da Informação (TI) com a gestão corporativa de riscos.
Quais objetivos são responsáveis por essa atividade?
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