Questões de Concursos Caixa Econômica Federal

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41Q894508 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em decorrência da transformação no ambiente de negócios e da necessidade do desenvolvimento de novas competências não supridas pelo treinamento tradicional das universidades nem pelo treinamento clássico, surge um novo paradigma de ensino-aprendizagem. Desse modo, desenvolver a capacidade de aprender e dar continuidade ao processo de aprendizagem no trabalho passam a ser os pensamentos compartilhados por todos os envolvidos nesse processo.

Com esse novo conceito, surge a universidade corporativa, que, diferentemente do departamento formal de treinamento, é
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42Q894509 | Engenharia de Software, Scrum, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Uma equipe de desenvolvimento de uma empresa de TI está aplicando a metodologia baseada no framework Scrum. Essa equipe realizará uma primeira reunião, na qual definirá e estimará quais tarefas serão executadas naquele ciclo, objetivando o que será desenvolvido e como será feito, priorizando o backlog e direcionando o planejamento para entrega de maior valor possível.
No Scrum, essa reunião, ou cerimônia, é a de
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43Q862513 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Considerando a estrutura organizacional da Caixa Econômica Federal, a decisão final relacionada à definição das linhas estratégicas de atuação, das diretrizes empresariais, da orientação geral dos negócios e do monitoramento e da avaliação dos resultados da empresa fica a cargo da(o)

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44Q862514 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Após o final da apresentação sobre um serviço, um profissional de venda escutou do cliente potencial as seguintes frases:
(i) “Deixe-me pensar a respeito por algum tempo.”

(ii) “Tenho que falar sobre isso com meu chefe.”

(iii) “Devo aguardar até o próximo período de orçamento.”

Para superar essas objeções de adiamento, a estratégia adequada a ser adotada pelo profissional de vendas é

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45Q862515 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em 28 de fevereiro de 2024, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco está reorientando sua atuação para colocar os clientes no centro das decisões e, para tanto, está mudando suas estruturas internas em busca de um maior foco nos clientes.

Disponível em: https://exame.com/brasil/estamos-trazendo-o- -cliente-para-a-centralidade-das-nossas-decisoes-diz-presidente- -da-caixa/. Acesso em: 8 abr. 2024. Adaptado.

As organizações que adotam o clientecentrismo podem usufruir de vários benefícios, mas também precisam gerenciar desafios.

Na criação de um mindset clientocêntrico, o maior desafio é a

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46Q862516 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, o vendedor de uma empresa oferece um material rico disponibilizado pela sua empresa ao cliente, esperando que o consumidor que recebeu o serviço sinta-se comovido com tal gentileza, a ponto de querer fechar negócio ou priorizar a empresa na contratação de um serviço só pelo sentimento de benevolência que foi criado com a ação.

Essa situação exemplifica a aplicação de um gatilho mental denominado

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47Q862517 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

No setor bancário, com tanta similaridade entre os produtos e serviços ofertados, o diferencial para o cliente passa a ser a qualidade com que os serviços são prestados. Assim sendo, para um indivíduo escolher em qual banco pediria um financiamento, ele foi a uma agência bancária fortemente recomendada por amigos e, depois de longa espera em uma fila interminável, a qualidade do atendimento face a face caracterizou-se por falta de informação, mau humor e tratamento grosseiro. Diante dessa experiência, ele formou uma imagem negativa da organização e decidiu que não usará os serviços dela.

A situação descrita ilustra um exemplo de

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48Q862518 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

A população de clientes de um banco certamente contém indivíduos que podem não estar satisfeitos ou que nunca serão lucrativos, considerando seu uso de recursos em relação à receita que propiciam. Assim sendo, uma instituição bancária que visava apenas os clientes cujas necessidades ela poderia atender melhor do que seus concorrentes optou, na aplicação do Marketing Digital, pela personalização de conteúdo e pela publicidade direcionada, gerando um aumento da relevância da mensagem para públicos específicos.

Esse banco aplicou ao Marketing Digital o conceito de

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49Q862519 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O marketing de relacionamento percebe o grau de lealdade do cliente como uma escada, que demonstra a progressão dos graus da relação que os clientes podem estabelecer com uma organização. Considerando esse modelo, imagine dois clientes com os seguintes perfis:

Cliente P: alguém que a organização acredita que pode ser persuadido a negociar com a instituição; e

Cliente Q: alguém que recomenda ativamente a organização para terceiros, mas não tem um relacionamento de parceria.

Considerando-se a escala de lealdade de Payne, os clientes P e Q são respectivamente denominados 

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50Q862520 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Ao visualizar um amigo de infância na longa fila dos guichês de atendimento na agência bancária, um técnico bancário que realizava atendimentos por ordem de senhas pede que seu amigo ultrapasse os demais clientes para que seja desde logo atendido.

De acordo com os princípios constitucionais da Administração Pública, o comportamento do técnico bancário

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51Q862521 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O gerente de agência de uma instituição financeira, ao receber muitas reclamações com relação à demora no serviço presencial prestado pela instituição, decidiu estruturar melhorias no atendimento. Para isso, ele iniciou o atendimento prioritário aos clientes e usuários, a fim de contemplar todas as situações previstas nas legislações vigentes.

Conforme a Lei nº 10.741/2003 e a Lei nº 10.048/2000, ambas com suas respectivas alterações, os funcionários da agência deverão garantir atendimento prioritário 

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52Q862522 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Certa instituição financeira convidou seus correntistas para cursos de atualização em finanças e proteção à natureza e foi questionada por alguns clientes sobre essa medida. A instituição respondeu que cumpria os comandos legais pertinentes. Nos termos da Lei nº 8.078/1990, a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonia das relações de consumo, atendidos alguns princípios.

Dentre os princípios a serem atendidos está a(o)

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53Q893773 | Matemática, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Elmer fez um empréstimo de R$ 150.000,00 para ser quitado em 50 meses a uma taxa de 3% ao mês, pelo sistema de amortização constante. O saldo devedor após o pagamento da 30ª prestação será igual a:
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54Q893774 | Matemática, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Após uma escalada, a probabilidade de que a corda precise de reparos é de 0,40; a probabilidade de que algum mosquetão tenha de ser trocado é de 0,10; a probabilidade de a corda precisar de reparos e o mosquetão tenha de ser trocado é igual a 0,05. Assim, a probabilidade de a corda precisar de reparos ou o mosquetão tenha de ser trocado seráigual a:
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55Q893775 | Matemática, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Danilo diariamente come uma coxinha em frente à faculdade. A coxinha é assada de forma aleatória por um dos três cozinheiros da lanchonete: 40% das vezes, a coxinha é assada por Roberta; 40% das vezes, por Pedro; e 20% das vezes, por Carol. Roberta assa mal o salgado e acaba deixando o centro da coxinha frio em 10% das vezes; Pedro o faz em 5% dasvezes e Carol 20% das vezes. Certo dia, Danilo pede sua coxinha e, ao experimentá-la, verifica que o centro está frio.

A probabilidade de que essa coxinha tenha sido feita por Pedro é igual a:
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56Q893776 | Matemática, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Levando em consideração os cálculos da estatística descritiva podemos afirmar que:
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57Q893777 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]A Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, instituiu mecanismos para coibir a lavagem de dinheiro no Brasil, definindo os crimes, as penalidades e os procedimentos aplicáveis. Sobre essa lei, é correto afirmar que:
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58Q893778 | Ética na Administração Pública, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Tendo em vista as disposições do Código de Ética da Caixa Econômica Federal, assinale a alternativa que veicula afirmação correta.
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59Q893779 | Legislação Federal, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Levando em consideração as disposições da Lei Complementar nº. 105, de 2001, e as respectivas interpretações prestigiadas pelo Supremo Tribunal Federal, as informações bancárias requisitadas pela Receita Federal:
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60Q893780 | Direito Digital, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Dentre os fundamentos previstos na LGPD para a proteção de dados pessoais, não encontramos:
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