Questões de Concursos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Resolva questões de Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q813604 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

Além do financiamento, previsto na Carta Magna Brasileira para a educação e assumido pela legislação educacional, existem acordos internacionais que permitem aos vários países a aplicação de recursos. Para a educação profissional, foi definido, na década de noventa, um programa de financiamento que atende a vários segmentos da sociedade brasileira (público, comunitário e privado), desde que se cumpram os requisitos legais estabelecidos e se encaminhe proposta ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O Programa básico de financiamento da educação profissional é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q616472 | Informática, Tipos, Tecnólogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Algumas vezes o computador com Windows XP não desliga corretamente. Abaixo são apresentadas 5 (cinco) opções para solucionar o problema. Assinale a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q814829 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

O financiamento da educação em geral e da educação profissional no país depende da arrecadação de impostos, nos diferentes níveis e esferas governamentais, e de acordos internacionais feitos pelo Governo Federal para dar condições à efetivação dos diferentes níveis e modalidades de ensino. Assim sendo, há problemas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q632056 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Em relação à Arquitetura de Computadores, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer informações, tudo isso de forma automática. 
II. O hardware do computador é tudo aquilo que o compõe fisicamente. Constituí-se em hardware o próprio Sistema Operacional do computador e outros programas do computador. 
III. O computador é uma máquina programável capaz de processar informações com grande rapidez.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q605245 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

Na sociedade atual, os avanços tecnológicos têm permitido o compartilhamento, a padronização e o armazenamento de registros bibliográficos por meio do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q815026 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

O princípio da gestão democrática no ensino público foi consagrado pela constituição de 1988 e a Lei no 9394/96 remete aos sistemas de ensino a definição das "normas de gestão democrática do ensino público na educação básica", ressalvando a garantia da participação efetiva dos profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico da escola e, também, a das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (arts. 3 e 14). Dessa forma, é possível entender como mecanismos da gestão democrática nas escolas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q646446 | Informática, Engenharia de Software, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Analise as afirmativas sobre a orientação a objetos e assinale a afirmativa correta:

I. O modelo de análise orientada a objetos aborda três aspectos de objetos: a estrutura estática (modelo de objetos), a seqüência de interações (modelo dinâmico) e as transformações de dados (modelo funcional). 
II. O modelo de análise orientada a objetos é uma abstração concisa e precisa do que o sistema deverá fazer, não como deverá fazê-lo. 
III. O modelo de análise orientada a objetos é uma abstração concisa e precisa como o sistema deverá fazer, não do que deverá fazê-lo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q638946 | Informática, Redes de computadores, Analista, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Quanto à configuração de uma rede, analise as afirmativas abaixo:

I. Ao se instalar o Windows, se ele detectar a presença de uma placa de rede, automaticamente será sugerida a instalação do protocolo TCP/IP.

II. Protocolo de comunicação é o conjunto de regras necessárias para o envio e o recebimento de informações e serve para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si.

III. Dois computadores serão capazes de estabelecer comunicação e trocar informações entre si, mesmo que ligados em rede com protocolos diferentes, por exemplo, um com TCP/IP e o outro com NETBEUI.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q603382 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

As Linguagens Documentárias (LDs) são sistemas simbólicos instituídos e visam facilitar o processo de comunicação, embora a sua função comunicativa seja restrita ao contexto da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q557685 | Informática, Painel de Controle, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Analise as afirmativas abaixo sobre o Painel de Controle do Windows e marque a alternativa CORRETA:

I. É o principal centro de configurações do Windows. 
II. Nele pode-se ajustar centenas de aspectos do sistema, desde a aparência das janelas à conexão com a Internet. 
III. Na opção de Adicionar ou Remover Programas encontra-se a opção de Adicionar/Remover Componentes do Windows.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q808225 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

A formação de profissionais da educação é tratada, na legislação educacional brasileira, como uma necessidade para se ter condições de atender a objetivos diferentes em níveis e modalidades de ensino diferenciadas. Assim, atender ao estudante da educação infantil e ou do ensino fundamental não é a mesma coisa que o do ensino médio, de faixa etária considerada regular, nem o estudante da EJA e ou de nível superior. Também não é a mesma coisa que atender a um adulto que já tem experiência de vários anos no campo profissional dentro do seu processo formal ou informal de qualificação. Nesse sentido, a formação de professores deve ter como fundamento(s) básico(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q328051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

O papel da escola na tendência liberal Tecnista é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q602162 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

O International Standard Serial Number (ISSN) é considerado um número único internacional para identificação e atribuição a um título de publicação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q813276 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, através do Parecer no 16/99, vinte áreas profissionais para a formatação dos cursos de educação profissional para técnico de nível médio. Em cada uma delas, foi definida uma carga horária mínima a ser cumprida, além daquela definida para o ensino médio, que é condição para a obtenção do diploma de técnico. Essa carga horária, para cada uma das vinte áreas profissionais, deve ser observada nos planos de cursos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q818848 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

A autonomia da escola tem se constituído um tema polêmico dentro das instituições de educação em qualquer um dos níveis e modalidade de ensinos definidos pela LDB. Na educação profissional, o exercício da autonomia inclui, obrigatoriamente, a prestação de contas, à sociedade, dos resultados obtidos.Os resultados obtidos no desenvolvimento da educação profissional dependem prioritariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q603711 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

O tesauro de documentação, enquanto instrumento metodológico, relaciona descritores/termos e tem como funções principais indexar e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q602232 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

A Análise Documentária (AD) se define como um conjunto de procedimentos metodológicos para representar o conteúdo informacional de documentos e com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.