Início

Questões de Concursos Colégio Pedro II

Resolva questões de Colégio Pedro II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q339470 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II

Andy, Betty, Caty, Dany e Emy são cinco amigas. Cada uma tem uma quantia de dinheiro. Andy e Dany têm menos que Caty. Andy e Emy têm mais que Bety. Dany tem mais que Emy, porém menos que Andy. A moça que possui menos dinheiro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q708673 | Matemática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Em uma viagem, Francisco constatou que três ônibus de turismo realizavam o percurso desejado. O primeiro passava no terminal de ônibus de 3 em 3 horas; já o segundo, de 5 em 5 horas e, finalmente, o terceiro, de 10 em 10 horas.


Supondo que os três ônibus passaram juntos no terminal às 13 horas em 10/07/2019, o próximo horário em que eles passaram juntos nesse mesmo local, novamente, foi às

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q707521 | Enfermagem, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Sinais vitais são aqueles que indicam a existência de vida. São reflexos ou indícios que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa.

Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.


Os sinais básicos sobre o funcionamento do corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q709762 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A equipe de profissionais técnicos de um colégio está dividida em seis administrativos, quatro financeiros e oito pedagógicos, num total de dezoito técnicos.
A diretora precisa escolher dez técnicos para participarem de um treinamento sobre eficiência na gestão pública, e para isso vai selecionar quatro administrativos, pelo menos três financeiros e o restante de pedagógicos.
O número de possibilidades diferentes que ela tem para fazer isso é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q7707 | Direito Administrativo, Técnico de Tecnologia da Informação, Colégio Pedro II, AOCP

De acordo com o que expressamente dispõe a Constituição Federal, no que se refere à Administração Pública e suas disposições gerais, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q711750 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O documento Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o) foi elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas e apresentado à categoria e à sociedade pelo Conselho Federal de Psicologia. Esse trabalho indica três dimensões em que o racismo se apresenta. Em relação a uma dessas dimensões, o documento apresenta alguns exemplos.


Analise os dois exemplos a seguir, extraídos do referido documento:

• O não reconhecimento por parte de psicólogas(os) da existência do sofrimento psíquico oriundo do racismo em processos terapêuticos.

• Na escola, crianças negras são frequentemente consideradas “problema”, tendo menor investimento por parte dos educadores. Elas são frequentemente encaminhadas para atendimento psicológico e, se a(o) psicóloga(o) clínica(o) ou escolar não estiver atento à temática racial, tratará a situação como se fosse um problema da criança e de sua família, negligenciando o racismo, o seu enfrentamento institucional, interpessoal e intrapsíquico.


Esses exemplos se referem ao racismo em sua dimensão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q711790 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Foram feitas afirmações sobre as profissões de Alisson, Bruno, Isabelle, Tito e Ulisses:


• Alisson é professor ou Isabelle não é médica.

• Se Tito é técnico, então Alisson não é professor.

• Ou Bruno é sargento ou Isabelle é médica, mas não ambos.

• Alisson é professor ou Ulisses é dentista.


Sabendo que SOMENTE a primeira afirmação é FALSA, é VERDADEIRO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q29682 | Português, Assistente de Administração, Colégio Pedro II, ACESSO PÚBLICO

Texto associado.
A questão abaixo tomará por base o seguinte texto, de Francisco Bosco (O Globo: 06/06/2012):

Embora apaixonado por futebol e leitor dos jogos em suas dimensões técnicas e táticas, evito tratar do assunto nesta coluna. Escrevo no caderno de cultura, não no de esportes. Mas uma das dimensões do futebol é a cultura; quando algum acontecimento no mundo do futebol revela um problema do campo cultural, sinto-me convocado a interpretá-lo. Já disse mais de uma vez que quem pudesse compreender com precisão a transformação de Ronaldinho Gaúcho em algum momento de 2006 estaria tocando no ponto fulcral do espírito do nosso tempo. O que essa transformação tem de singular é precisamente sua recusa à legibilidade. Outros personagens fundamentais de nosso tempo dão-se a ler com maior clareza – a metamorfose infinita de Michael Jackson se revela uma passagem ao ato em consequência do preconceito racial americano, por exemplo. Mas Ronaldinho Gaúcho permanece um enigma. É desse enigma que vou tentar me aproximar aqui. Antes de tudo, devo assinalar meu mal-estar em interpretar publicamente a subjetividade de alguém. Reconheço que isso é uma forma de violência. Mas se trata de um caso em que o interesse público está em jogo, na medida em que lhe serve de espelho. De modo geral, considero que só deve ser tratado publicamente aquilo que um sujeito dispõe deliberadamente na esfera pública. A subjetividade de Ronaldinho aparece na esfera pública, como uma sombra inevitável, a cada vez que ele entra em campo (e como uma luz dura de interrogatório nas informações extracampo). Vou pensar essa sombra, repito, pelo que ela contém de segredo cifrado de nosso tempo. Mas tenho dúvidas sobre a correção moral da minha atitude.
Ao dizer que o interesse público está em jogo, o cronista apresenta outra desculpa para o tema que de fato pretende desenvolver em seu texto – no caso, algo que se refere a Ronaldinho Gaúcho. O quê?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q710918 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Jean Oury, médico psiquiatra e psicanalista francês, trouxe importantes contribuições para a prática nas instituições psiquiátricas por meio da psicanálise. Dentre essas, elaborou a noção de coletivo, que implica uma lógica que permite preservar uma dimensão singular dos sujeitos, mesmo estando estes inseridos em uma organização. Segundo Geoffroy e Alberti (2015), tal conceito é essencial para a prática da psicologia na escola, podendo facilitar a emergência do sujeito, resistindo à lógica frequentemente observada nas instituições escolares de normatização e consequente produção de crianças desadaptadas. O coletivo, portanto, “implica na função de colocar em funcionamento alguma coisa que, num meio amorfo, praticamente inerte e muito misturado, possibilite algum tipo de distinção” (Cavalcanti, 1992, p. 197).

GEOFFROY, R.; ALBERTI, S. Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola. Estilos da Clínica, v. 20, n. 2, 2015.

CAVALCANTI, M. T. O tear das cinzas. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.


A função mencionada no texto, concernida ao coletivo, a qual possibilita a distinção entre diferentes registros e patamares, é compreendida por Oury como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q709326 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Byte é um tipo de dados integrais em computação que especifica a capacidade de armazenamento de um dispositivo.

Considere a quantidade de 58 terabytes. Essa quantidade equivale a exatamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q709131 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O tema do fracasso escolar, entendido como repetência, evasão escolar ou distúrbio de aprendizagem, vem sendo amplamente debatido nos campos da Psicologia e da Educação. O fracasso escolar, na contingência de nossa temporalidade, desafia tanto psicólogos quanto educadores que tentam dizer algo sobre o seu funcionamento. A psicanalista Ruth Cohen publicou diversos trabalhos sobre o tema, a fim de elucidar a lógica do fracasso escolar em uma perspectiva multidisciplinar.


Para a pesquisadora, o fracasso escolar deve ser entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q709002 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O dia 14 de abril ficou estabelecido como o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. De acordo com o MEC, a educação especial abrange todos os níveis de escolaridade e dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Com base na nova política para a educação inclusiva, os estudantes considerados públicos-alvo da educação especial são aqueles com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q373999 | Português, Redação Oficial, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II

O documento cuja finalidade é o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e com particulares caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q708613 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A temática da adolescência tem sido abordada por muitos autores da psicologia do desenvolvimento como um importante processo que os sujeitos atravessam em seu ciclo vital. Sonia Alberti (2004) define a adolescência como uma travessia na qual o sujeito se depara com o fato de que seus pais são incompletos e faltosos, assumindo um longo trabalho de elaboração de perdas, além de um longo trabalho de elaboração de escolhas.

ALBERTI, S. O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.


Alberti aponta a importância da função dos pais nesse processo do adolescente de travessia e de separação do Outro. Nesse sentido, a autora indica que os pais precisam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q710700 | Direito Administrativo, Lei do Pregão Lei 10520 2002, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Assinale a alternativa que identifica a legislação que instituiu, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Munícipios, nos termos do art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q711962 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Jean Piaget foi um renomado psicólogo e filósofo conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Uma de suas célebres frases é:


“Nasceu gente, é inteligente.”


Ela pode ser descrita na forma tradicional de uma proposição molecular P, condicional, em que aparece o conectivo “Se..., então...”

P: Se nasceu gente, então é inteligente.


De acordo com a proposição P, é correta a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q711771 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A Lei nº 13.146, de 6/7/2015, é conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). O art. 28 determina incumbências do poder público em relação à educação da pessoa com deficiência, devendo este assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar diversos aspectos educacionais. A respeito de tais incumbências, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. O sistema educacional inclusivo deve ser em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo da vida.

II. O aprimoramento dos sistemas educacionais deve ser por meio de ofertas de serviços que favoreçam a manutenção de barreiras de acessibilidade e promovam a inclusão parcial.

III. O acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica deve ser em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.

IV. A oferta de educação deve ser bilíngue, na modalidade escrita da língua portuguesa como primeira língua e em Libras como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


De acordo com a referida lei, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q340674 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II

Dez técnicos administrativos de uma prefeitura, todos com o mesmo ritmo de trabalho, trabalhariam 8 horas por dia, durante 36 dias, para preparar toda a parte burocrática de um concurso. Porém, antes do início dos trabalhos, dois dos técnicos precisaram se ausentar por motivo de doença, com previsão de retorno apenas após a conclusão do certame. O total de dias que os técnicos restantes levarão para preparar o concurso, trabalhando uma hora a mais por dia, no mesmo ritmo de trabalho, será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q711423 | Administração Geral, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. Planejamento não constitui uma resposta informal ou casual, mas sim um processo formal, com passos importantes que devem ser seguidos.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de um processo formal de planejamento e seus passos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q710580 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos médicos e de subsequente ingestão de medicação por crianças e jovens em idade escolar. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno obsessivo compulsivo e mesmo obesidade e dislexia constituem uma parte substancial das patologias ou distúrbios que ocupam as salas de aula das nossas escolas. A emergência desses diagnósticos de significado expressivo no universo da saúde pública – que, em certos casos, podem considerar-se mais ou menos nebulosos, pois, não raras vezes, revelam desinformação generalizada, quer do ponto de vista dos discursos, quer do ponto de vista das práticas a eles associada – tende a estar, efetivamente, relacionada com a ideia de uma crescente medicalização da educação e da sociedade.

PAIS, S. C.; MENEZES, I.; NUNES, J. A. Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 15 jul. 2019.


Pensando na problemática da medicalização, tratada no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O campo da educação se configura como um primeiro lugar em que emerge um olhar mais atento para potenciais problemas que as crianças e jovens possam estar enfrentando. Por isso, os profissionais da educação precisam estar familiarizados com o discurso médico, já que, com base em um diagnóstico bem estabelecido, qualquer comportamento inesperado da criança é justificado pela doença que ela apresenta. A localização de um problema na criança não é capaz de produzir efeitos excludentes no seu processo de ensino e aprendizagem.

II. A educação produz uma atuação inclusiva e de remediação dos problemas de aprendizagem, ao acionar o saber médico ali onde o ensino fracassou.

III. O fenômeno da medicalização no discurso escolar acaba por reforçar potenciais fragilidades vivenciadas pelas crianças e suas famílias, aumentando a dimensão segregadora do espaço escolar, além de provocar uma desresponsabilização da instituição escolar.


Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) que corresponde(m) à visão dos autores sobre a questão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.