Início

Questões de Concursos Colégio Pedro II

Resolva questões de Colégio Pedro II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q707663 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias.

BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.


Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q707969 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para as ilustrações (imagens) existentes em um documento.


Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q707577 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Aldo, Bia, Caio, Dário, Elza e Flávia participaram do processo de seleção de um concurso e ocuparam as seis primeiras colocações. Com relação aos seus posicionamentos, tem-se que:


• Elza foi a quinta colocada, uma posição atrás de Caio;

• Aldo não foi o primeiro colocado e Bia ficou à sua frente;

• Flávia ficou em uma colocação imediatamente subsequente à de Dário;

• Um homem ocupou o primeiro lugar.


De acordo com essas informações, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q707682 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No título IV, “Da Organização da Educação Nacional”, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece, dentre outras diretrizes, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q709353 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

É comum, nas escolas, ocorrer trauma ocular, quando o estudante apresenta corpo estranho nos olhos, como areia, fragmentos que chegam com os ventos etc. Acontecem também, lesões resultantes de queimaduras térmicas ou químicas, causadas por acidentes nas brincadeiras com bola ou em brigas, e até mesmo perfurações oculares ou ferimentos das pálpebras, provocados por objetos pontiagudos e cortantes.


Considere as possibilidades de acidente mencionadas e assinale a alternativa que apresenta o procedimento de primeiros socorros correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q707951 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Segundo dados do INEP, o Ensino Médio no Brasil apresentou em 2018 uma média de 30 estudantes por turma. Já no Ensino Fundamental, esse número cai para 23 estudantes por turma.

Fonte: Censo da Educação Básica 2018/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2019 (adaptado).


Considere que um colégio, com 800 estudantes e média por turma conforme os dados apresentados, ofereça apenas Ensinos Fundamental e Médio, sendo 12 turmas de Ensino Médio.

O percentual do total de estudantes desse colégio que cursam o Ensino Fundamental é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q707214 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Os estoques não são mantidos apenas no depósito ou no almoxarifado central. Eles se distribuem também pelas diversas seções produtivas, na medida em que as matérias-primas estão sendo processadas e transitam de uma seção para outra, como materiais semiacabados ou acabados.

Suponha que uma escola com vários campi sirva aos estudantes refeições diárias, compostas de feijão, arroz, carne e legumes. Os componentes das refeições são comprados e recebidos na sede da escola e distribuídos pelos campi.

Com relação à classificação de estoques e com base nas informações dadas, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q710996 | Matemática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Um professor resolveu dividir um grupo de N estudantes de tal forma que todos os grupos tivessem a mesma quantidade de estudantes. Ao fazer a divisão inicialmente, colocou 4 integrantes por grupo e constatou que sobraram dois estudantes. Sendo assim, reorganizou-os de modo a ter 5 estudantes por grupo, e novamente sobraram dois estudantes. Para finalizar, reposicionou seus estudantes em grupos com 11 integrantes cada e, novamente, dois estudantes não foram inseridos nos grupos.


O menor valor possível para N é tal que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q706903 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) é considerado referência para a prática clínica no campo da saúde mental e da psicologia. Assim, é fundamental acompanhar as modificações e evoluções dos critérios diagnósticos apresentados por esse manual.


Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às modificações ocorridas do DSM-IV para o DSM-5:

I. Os transtornos da comunicação, que foram denominados no DSM-IV de transtorno fonológico e tartamudez, não incluem o transtorno da linguagem; foi excluído também o transtorno da comunicação social (pragmática).

II. O transtorno de Asperger e o transtorno autista (autismo), descritos no DSM-IV, são agora no DSM5 englobados no transtorno do espectro autista.

III. O transtorno específico da aprendizagem combina os diagnósticos do DSM-IV de transtorno da leitura, transtorno da matemática, transtorno da expressão escrita e transtorno da aprendizagem sem outra especificação.


Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q708776 | Informática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No Microsoft Word 2013, é possível gerar um Sumário (Índice) para um documento. O primeiro passo é indicar quais fragmentos do texto devem estar presentes no sumário.


Esta indicação é feita selecionando-se o texto desejado e, a seguir, escolhendo-se um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q340198 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II, 2017

Considere as premissas: ?

* Todo aluno do Colégio Pedro II é inteligente. ?

* Existem pessoas inteligentes e poliglotas.

Pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q557248 | Informática, Word, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II, 2017

Ao se utilizar o programa Microsoft Word 2013, é muito frequente a necessidade de selecionar texto. Esta seleção pode ser feita arrastando-se o mouse sobre o texto a ser formatado. Entretanto, quando desejamos selecionar apenas uma palavra ou todo um parágrafo, é mais prático optar, respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q710512 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social.

GOFFMAN E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2013.


Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q711537 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Considere a proposição a seguir:


Se tenho medo de que algo terrível aconteça ou me sinto muito mal, então posso ter transtorno obsessivo compulsivo.”


Uma proposição equivalente a essa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q708816 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos termos da Lei nº 9.394/1996, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria.

II. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

III. A jornada escolar incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

IV. Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas.


Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q709096 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público foi instituído por meio do Decreto n o 6.833, de 29 de abril de 2009.


De acordo com o art. 3º do referido decreto, considera-se a perícia oficial como uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q709576 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Assim como inexiste disciplina no autoritarismo ou na licenciosidade, desaparece em ambos, a rigor, autoridade ou liberdade. Somente nas práticas em que autoridade e liberdade se afirmam e se preservam enquanto elas mesmas, portanto no respeito mútuo, é que se pode falar de práticas disciplinadas como também em práticas favoráveis à vocação para o ser mais.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Para o autor, um dos caminhos que precisam ser percorridos em uma educação para a autonomia é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q711634 | Direito Constitucional, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um dos Poderes da União.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q710847 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Cláudio é funcionário público e, ao ser indagado sobre sua satisfação em exercer seu ofício, disse:


“Se gosto do que faço, então não me canso e sou feliz.”


Essa afirmação é logicamente equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q710886 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Três docentes do Departamento de Matemática, Américo, Berenice e Claudiomiro, entraram com pedidos de licença para estudos. Foram oferecidas a eles vagas em três diferentes áreas de um curso de mestrado: uma em Álgebra, uma em Geometria e uma em Probabilidade. Eles devem discutir entre si e chegar a um acordo para ocupar as vagas disponíveis. Sabe-se que:


• Américo não gosta de Geometria, logo só não faria nessa área;

• Berenice prefere Álgebra a Geometria e descarta Probabilidade;

• Claudiomiro só faria se fosse em Álgebra.


Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada professor à área de sua escolha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.