Início Questões de Concursos Colégio Pedro II Resolva questões de Colégio Pedro II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Colégio Pedro II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 141Q707663 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias. BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que ✂️ a) os processos de codificação, armazenamento e recuperação se alteram com a idade, causando mudanças na função memória. ✂️ b) a personalidade se desenvolve através de oito crises existenciais durante todo o período de uma vida. ✂️ c) a interação social é crítica para desenvolver o pensamento e a solução de problemas. ✂️ d) as pessoas aprendem com base em modelos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q707969 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado.O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para as ilustrações (imagens) existentes em um documento. Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele, ✂️ a) um hiperlink. ✂️ b) uma legenda. ✂️ c) uma indicação. ✂️ d) uma referência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q707577 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Aldo, Bia, Caio, Dário, Elza e Flávia participaram do processo de seleção de um concurso e ocuparam as seis primeiras colocações. Com relação aos seus posicionamentos, tem-se que: • Elza foi a quinta colocada, uma posição atrás de Caio; • Aldo não foi o primeiro colocado e Bia ficou à sua frente; • Flávia ficou em uma colocação imediatamente subsequente à de Dário; • Um homem ocupou o primeiro lugar. De acordo com essas informações, é correto afirmar que ✂️ a) Dário foi o segundo colocado. ✂️ b) Bia não foi a terceira colocada. ✂️ c) Aldo ocupou a última colocação. ✂️ d) Flávia não foi a segunda colocada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q707682 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. No título IV, “Da Organização da Educação Nacional”, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece, dentre outras diretrizes, que ✂️ a) à União caberá estabelecer as competências e diretrizes do ensino superior, os demais níveis de ensino sendo definidos nas esferas estadual e municipal. ✂️ b) os estados serão incumbidos de oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental. ✂️ c) ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes à União, excetuando-se a incumbência distributiva dos recursos. ✂️ d) os municípios poderão optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q709353 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. É comum, nas escolas, ocorrer trauma ocular, quando o estudante apresenta corpo estranho nos olhos, como areia, fragmentos que chegam com os ventos etc. Acontecem também, lesões resultantes de queimaduras térmicas ou químicas, causadas por acidentes nas brincadeiras com bola ou em brigas, e até mesmo perfurações oculares ou ferimentos das pálpebras, provocados por objetos pontiagudos e cortantes. Considere as possibilidades de acidente mencionadas e assinale a alternativa que apresenta o procedimento de primeiros socorros correto. ✂️ a) Na ocorrência de perfuração do olho por uma ponta de lápis, deve-se lavar o ferimento, retirar com cuidado o objeto perfurante e levar o estudante para o serviço de emergência oftalmológica. ✂️ b) Quando o estudante estiver com um trauma ocular, deve-se orientá-lo a esfregar os olhos com a técnica adequada, procurando livrar-se da presença do corpo estranho. ✂️ c) Se um estudante sofrer um golpe de bola direto no olho, ele deve ser levado imediatamente ao serviço de oftalmologia de referência. ✂️ d) Nos casos de queimaduras térmicas ou químicas, jamais lavar as partes afetadas com água corrente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q707951 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Segundo dados do INEP, o Ensino Médio no Brasil apresentou em 2018 uma média de 30 estudantes por turma. Já no Ensino Fundamental, esse número cai para 23 estudantes por turma. Fonte: Censo da Educação Básica 2018/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2019 (adaptado). Considere que um colégio, com 800 estudantes e média por turma conforme os dados apresentados, ofereça apenas Ensinos Fundamental e Médio, sendo 12 turmas de Ensino Médio. O percentual do total de estudantes desse colégio que cursam o Ensino Fundamental é de ✂️ a) 34%. ✂️ b) 45%. ✂️ c) 55%. ✂️ d) 68%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q707214 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Os estoques não são mantidos apenas no depósito ou no almoxarifado central. Eles se distribuem também pelas diversas seções produtivas, na medida em que as matérias-primas estão sendo processadas e transitam de uma seção para outra, como materiais semiacabados ou acabados. Suponha que uma escola com vários campi sirva aos estudantes refeições diárias, compostas de feijão, arroz, carne e legumes. Os componentes das refeições são comprados e recebidos na sede da escola e distribuídos pelos campi. Com relação à classificação de estoques e com base nas informações dadas, é correto afirmar: ✂️ a) Se o arroz for distribuído em sacas, no formato cru, para as cozinhas dos campi e ali, então, for cozido para a alimentação dos estudantes, esse arroz cru pode ser classificado como estoque de produtos acabados. ✂️ b) Se as refeições forem preparadas na sede da escola e distribuídas na forma de “quentinhas” para os campi, o arroz cozido e ainda na panela da cozinha da sede pode ser classificado como estoque de materiais acabados ou componentes. ✂️ c) Se as refeições forem preparadas na sede da escola e distribuídas na forma de “quentinhas” para os campi, as “quentinhas” completas armazenadas no carro de distribuição podem ser classificadas como estoque de materiais em processamento. ✂️ d) Se os legumes forem descascados e congelados na cozinha da sede e semanalmente enviados para as cozinhas dos campi, para serem desembalados e cozidos conforme o cardápio do dia, os legumes congelados nas geladeiras das cozinhas dos campi podem ser classificados como estoques de materiais acabados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q710996 | Matemática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Um professor resolveu dividir um grupo de N estudantes de tal forma que todos os grupos tivessem a mesma quantidade de estudantes. Ao fazer a divisão inicialmente, colocou 4 integrantes por grupo e constatou que sobraram dois estudantes. Sendo assim, reorganizou-os de modo a ter 5 estudantes por grupo, e novamente sobraram dois estudantes. Para finalizar, reposicionou seus estudantes em grupos com 11 integrantes cada e, novamente, dois estudantes não foram inseridos nos grupos. O menor valor possível para N é tal que ✂️ a) 205 < N ? 210 ✂️ b) 210 < N ? 215 ✂️ c) 215 < N ? 220 ✂️ d) 220 < N ? 225 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q706903 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) é considerado referência para a prática clínica no campo da saúde mental e da psicologia. Assim, é fundamental acompanhar as modificações e evoluções dos critérios diagnósticos apresentados por esse manual. Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às modificações ocorridas do DSM-IV para o DSM-5:I. Os transtornos da comunicação, que foram denominados no DSM-IV de transtorno fonológico e tartamudez, não incluem o transtorno da linguagem; foi excluído também o transtorno da comunicação social (pragmática).II. O transtorno de Asperger e o transtorno autista (autismo), descritos no DSM-IV, são agora no DSM5 englobados no transtorno do espectro autista. III. O transtorno específico da aprendizagem combina os diagnósticos do DSM-IV de transtorno da leitura, transtorno da matemática, transtorno da expressão escrita e transtorno da aprendizagem sem outra especificação. Estão corretas ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q708776 | Informática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. No Microsoft Word 2013, é possível gerar um Sumário (Índice) para um documento. O primeiro passo é indicar quais fragmentos do texto devem estar presentes no sumário. Esta indicação é feita selecionando-se o texto desejado e, a seguir, escolhendo-se um(a) ✂️ a) Marcador na Guia Inserir. ✂️ b) Estilo na Guia Página Inicial. ✂️ c) Fonte na Guia Página Inicial. ✂️ d) Hifenização na Guia Layout da Página. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 151Q340198 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II, 2017Considere as premissas: ? * Todo aluno do Colégio Pedro II é inteligente. ? * Existem pessoas inteligentes e poliglotas. Pode-se concluir que ✂️ a) se um poliglota não é inteligente, então não é aluno do Colégio Pedro II. ✂️ b) alguns alunos do Colégio Pedro II são inteligentes e poliglotas. ✂️ c) existem alunos do Colégio Pedro II que são poliglotas. ✂️ d) nenhum aluno do Colégio Pedro II é poliglota. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 152Q557248 | Informática, Word, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II, 2017Ao se utilizar o programa Microsoft Word 2013, é muito frequente a necessidade de selecionar texto. Esta seleção pode ser feita arrastando-se o mouse sobre o texto a ser formatado. Entretanto, quando desejamos selecionar apenas uma palavra ou todo um parágrafo, é mais prático optar, respectivamente, por ✂️ a) um clique do mouse e dois cliques do mouse. ✂️ b) dois cliques do mouse e três cliques do mouse. ✂️ c) comando Selecionar Tudo e dois cliques do mouse. ✂️ d) comando Selecionar Objetos e três cliques do mouse. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 153Q710512 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social. GOFFMAN E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman. ✂️ a) Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais. ✂️ b) Pressupõe um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real. ✂️ c) É um termo usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, sendo que um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem. ✂️ d) Está relacionado ao estranho, cujo atributo o torna diferente de outros que se encontram em uma categoria que pudesse ser incluído, sendo até uma espécie menos desejável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 154Q711537 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Considere a proposição a seguir: “Se tenho medo de que algo terrível aconteça ou me sinto muito mal, então posso ter transtorno obsessivo compulsivo.” Uma proposição equivalente a essa é: ✂️ a) Se não tenho medo de que algo terrível aconteça ou não me sinto muito mal, então não posso ter transtorno obsessivo compulsivo. ✂️ b) Se não posso ter transtorno obsessivo compulsivo, então não tenho medo de que algo terrível aconteça e não me sinto muito mal. ✂️ c) Se tenho medo de que algo terrível aconteça e me sinto muito mal, então não posso ter transtorno obsessivo compulsivo. ✂️ d) Se não posso ter transtorno obsessivo compulsivo, então tenho medo de que algo terrível aconteça e me sinto muito mal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 155Q708816 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. No que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos termos da Lei nº 9.394/1996, foram feitas as seguintes afirmativas: I. Será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. II. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. III. A jornada escolar incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. IV. Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas. Estão corretas ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 156Q709096 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público foi instituído por meio do Decreto n o 6.833, de 29 de abril de 2009. De acordo com o art. 3º do referido decreto, considera-se a perícia oficial como uma ✂️ a) ação exclusivamente médica, com o objetivo de prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças. ✂️ b) ação médica ou odontológica com o objetivo de avaliar o estado de saúde do servidor para o exercício de suas atividades laborais. ✂️ c) assistência à saúde realizada por médicos e enfermeiros do trabalho visando a promoção, prevenção e acompanhamento da saúde do servidor. ✂️ d) atuação médica ou psicológica objetivando a reabilitação da saúde do servidor, compreendendo as diversas áreas de atuação relacionadas à atenção à saúde do servidor público civil federal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 157Q709576 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Assim como inexiste disciplina no autoritarismo ou na licenciosidade, desaparece em ambos, a rigor, autoridade ou liberdade. Somente nas práticas em que autoridade e liberdade se afirmam e se preservam enquanto elas mesmas, portanto no respeito mútuo, é que se pode falar de práticas disciplinadas como também em práticas favoráveis à vocação para o ser mais. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Para o autor, um dos caminhos que precisam ser percorridos em uma educação para a autonomia é o ✂️ a) enfraquecimento da disciplina em favor do fortalecimento da autoridade. ✂️ b) distanciamento entre licenciosidade e indisciplina. ✂️ c) condicionamento da autoridade à licenciosidade. ✂️ d) equilíbrio entre autoridade e liberdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 158Q711634 | Direito Constitucional, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um dos Poderes da União. ✂️ a) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. ✂️ b) O Poder Legislativo é exercido pelo Presidente da República, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. ✂️ c) São órgãos do Poder Judiciário: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, dentre outros. ✂️ d) São órgãos do Poder Judiciário: o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, dentre outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 159Q710847 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Cláudio é funcionário público e, ao ser indagado sobre sua satisfação em exercer seu ofício, disse: “Se gosto do que faço, então não me canso e sou feliz.” Essa afirmação é logicamente equivalente a: ✂️ a) Se me canso ou não sou feliz, então não gosto do que faço. ✂️ b) Se me canso e sou feliz, então não gosto do que faço. ✂️ c) Se me canso e não sou feliz, então gosto do que faço. ✂️ d) Se me canso ou sou feliz, então gosto do que faço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 160Q710886 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Três docentes do Departamento de Matemática, Américo, Berenice e Claudiomiro, entraram com pedidos de licença para estudos. Foram oferecidas a eles vagas em três diferentes áreas de um curso de mestrado: uma em Álgebra, uma em Geometria e uma em Probabilidade. Eles devem discutir entre si e chegar a um acordo para ocupar as vagas disponíveis. Sabe-se que:• Américo não gosta de Geometria, logo só não faria nessa área; • Berenice prefere Álgebra a Geometria e descarta Probabilidade; • Claudiomiro só faria se fosse em Álgebra. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada professor à área de sua escolha. ✂️ a) Américo - Probabilidade Berenice - Geometria Claudiomiro - Álgebra ✂️ b) Américo - GeometriaBerenice - ProbabilidadeClaudiomiro - Álgebra ✂️ c) Américo - Probabilidade Berenice - Álgebra Claudiomiro - Geometria ✂️ d) Américo - Álgebra Berenice - Geometria Claudiomiro - Probabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
141Q707663 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias. BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que ✂️ a) os processos de codificação, armazenamento e recuperação se alteram com a idade, causando mudanças na função memória. ✂️ b) a personalidade se desenvolve através de oito crises existenciais durante todo o período de uma vida. ✂️ c) a interação social é crítica para desenvolver o pensamento e a solução de problemas. ✂️ d) as pessoas aprendem com base em modelos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q707969 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado.O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para as ilustrações (imagens) existentes em um documento. Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele, ✂️ a) um hiperlink. ✂️ b) uma legenda. ✂️ c) uma indicação. ✂️ d) uma referência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q707577 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Aldo, Bia, Caio, Dário, Elza e Flávia participaram do processo de seleção de um concurso e ocuparam as seis primeiras colocações. Com relação aos seus posicionamentos, tem-se que: • Elza foi a quinta colocada, uma posição atrás de Caio; • Aldo não foi o primeiro colocado e Bia ficou à sua frente; • Flávia ficou em uma colocação imediatamente subsequente à de Dário; • Um homem ocupou o primeiro lugar. De acordo com essas informações, é correto afirmar que ✂️ a) Dário foi o segundo colocado. ✂️ b) Bia não foi a terceira colocada. ✂️ c) Aldo ocupou a última colocação. ✂️ d) Flávia não foi a segunda colocada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q707682 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. No título IV, “Da Organização da Educação Nacional”, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece, dentre outras diretrizes, que ✂️ a) à União caberá estabelecer as competências e diretrizes do ensino superior, os demais níveis de ensino sendo definidos nas esferas estadual e municipal. ✂️ b) os estados serão incumbidos de oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental. ✂️ c) ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes à União, excetuando-se a incumbência distributiva dos recursos. ✂️ d) os municípios poderão optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q709353 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. É comum, nas escolas, ocorrer trauma ocular, quando o estudante apresenta corpo estranho nos olhos, como areia, fragmentos que chegam com os ventos etc. Acontecem também, lesões resultantes de queimaduras térmicas ou químicas, causadas por acidentes nas brincadeiras com bola ou em brigas, e até mesmo perfurações oculares ou ferimentos das pálpebras, provocados por objetos pontiagudos e cortantes. Considere as possibilidades de acidente mencionadas e assinale a alternativa que apresenta o procedimento de primeiros socorros correto. ✂️ a) Na ocorrência de perfuração do olho por uma ponta de lápis, deve-se lavar o ferimento, retirar com cuidado o objeto perfurante e levar o estudante para o serviço de emergência oftalmológica. ✂️ b) Quando o estudante estiver com um trauma ocular, deve-se orientá-lo a esfregar os olhos com a técnica adequada, procurando livrar-se da presença do corpo estranho. ✂️ c) Se um estudante sofrer um golpe de bola direto no olho, ele deve ser levado imediatamente ao serviço de oftalmologia de referência. ✂️ d) Nos casos de queimaduras térmicas ou químicas, jamais lavar as partes afetadas com água corrente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q707951 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Segundo dados do INEP, o Ensino Médio no Brasil apresentou em 2018 uma média de 30 estudantes por turma. Já no Ensino Fundamental, esse número cai para 23 estudantes por turma. Fonte: Censo da Educação Básica 2018/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2019 (adaptado). Considere que um colégio, com 800 estudantes e média por turma conforme os dados apresentados, ofereça apenas Ensinos Fundamental e Médio, sendo 12 turmas de Ensino Médio. O percentual do total de estudantes desse colégio que cursam o Ensino Fundamental é de ✂️ a) 34%. ✂️ b) 45%. ✂️ c) 55%. ✂️ d) 68%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q707214 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Os estoques não são mantidos apenas no depósito ou no almoxarifado central. Eles se distribuem também pelas diversas seções produtivas, na medida em que as matérias-primas estão sendo processadas e transitam de uma seção para outra, como materiais semiacabados ou acabados. Suponha que uma escola com vários campi sirva aos estudantes refeições diárias, compostas de feijão, arroz, carne e legumes. Os componentes das refeições são comprados e recebidos na sede da escola e distribuídos pelos campi. Com relação à classificação de estoques e com base nas informações dadas, é correto afirmar: ✂️ a) Se o arroz for distribuído em sacas, no formato cru, para as cozinhas dos campi e ali, então, for cozido para a alimentação dos estudantes, esse arroz cru pode ser classificado como estoque de produtos acabados. ✂️ b) Se as refeições forem preparadas na sede da escola e distribuídas na forma de “quentinhas” para os campi, o arroz cozido e ainda na panela da cozinha da sede pode ser classificado como estoque de materiais acabados ou componentes. ✂️ c) Se as refeições forem preparadas na sede da escola e distribuídas na forma de “quentinhas” para os campi, as “quentinhas” completas armazenadas no carro de distribuição podem ser classificadas como estoque de materiais em processamento. ✂️ d) Se os legumes forem descascados e congelados na cozinha da sede e semanalmente enviados para as cozinhas dos campi, para serem desembalados e cozidos conforme o cardápio do dia, os legumes congelados nas geladeiras das cozinhas dos campi podem ser classificados como estoques de materiais acabados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q710996 | Matemática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Um professor resolveu dividir um grupo de N estudantes de tal forma que todos os grupos tivessem a mesma quantidade de estudantes. Ao fazer a divisão inicialmente, colocou 4 integrantes por grupo e constatou que sobraram dois estudantes. Sendo assim, reorganizou-os de modo a ter 5 estudantes por grupo, e novamente sobraram dois estudantes. Para finalizar, reposicionou seus estudantes em grupos com 11 integrantes cada e, novamente, dois estudantes não foram inseridos nos grupos. O menor valor possível para N é tal que ✂️ a) 205 < N ? 210 ✂️ b) 210 < N ? 215 ✂️ c) 215 < N ? 220 ✂️ d) 220 < N ? 225 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q706903 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) é considerado referência para a prática clínica no campo da saúde mental e da psicologia. Assim, é fundamental acompanhar as modificações e evoluções dos critérios diagnósticos apresentados por esse manual. Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às modificações ocorridas do DSM-IV para o DSM-5:I. Os transtornos da comunicação, que foram denominados no DSM-IV de transtorno fonológico e tartamudez, não incluem o transtorno da linguagem; foi excluído também o transtorno da comunicação social (pragmática).II. O transtorno de Asperger e o transtorno autista (autismo), descritos no DSM-IV, são agora no DSM5 englobados no transtorno do espectro autista. III. O transtorno específico da aprendizagem combina os diagnósticos do DSM-IV de transtorno da leitura, transtorno da matemática, transtorno da expressão escrita e transtorno da aprendizagem sem outra especificação. Estão corretas ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q708776 | Informática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. No Microsoft Word 2013, é possível gerar um Sumário (Índice) para um documento. O primeiro passo é indicar quais fragmentos do texto devem estar presentes no sumário. Esta indicação é feita selecionando-se o texto desejado e, a seguir, escolhendo-se um(a) ✂️ a) Marcador na Guia Inserir. ✂️ b) Estilo na Guia Página Inicial. ✂️ c) Fonte na Guia Página Inicial. ✂️ d) Hifenização na Guia Layout da Página. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
151Q340198 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II, 2017Considere as premissas: ? * Todo aluno do Colégio Pedro II é inteligente. ? * Existem pessoas inteligentes e poliglotas. Pode-se concluir que ✂️ a) se um poliglota não é inteligente, então não é aluno do Colégio Pedro II. ✂️ b) alguns alunos do Colégio Pedro II são inteligentes e poliglotas. ✂️ c) existem alunos do Colégio Pedro II que são poliglotas. ✂️ d) nenhum aluno do Colégio Pedro II é poliglota. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
152Q557248 | Informática, Word, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II, 2017Ao se utilizar o programa Microsoft Word 2013, é muito frequente a necessidade de selecionar texto. Esta seleção pode ser feita arrastando-se o mouse sobre o texto a ser formatado. Entretanto, quando desejamos selecionar apenas uma palavra ou todo um parágrafo, é mais prático optar, respectivamente, por ✂️ a) um clique do mouse e dois cliques do mouse. ✂️ b) dois cliques do mouse e três cliques do mouse. ✂️ c) comando Selecionar Tudo e dois cliques do mouse. ✂️ d) comando Selecionar Objetos e três cliques do mouse. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
153Q710512 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social. GOFFMAN E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman. ✂️ a) Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais. ✂️ b) Pressupõe um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real. ✂️ c) É um termo usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, sendo que um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem. ✂️ d) Está relacionado ao estranho, cujo atributo o torna diferente de outros que se encontram em uma categoria que pudesse ser incluído, sendo até uma espécie menos desejável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
154Q711537 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Considere a proposição a seguir: “Se tenho medo de que algo terrível aconteça ou me sinto muito mal, então posso ter transtorno obsessivo compulsivo.” Uma proposição equivalente a essa é: ✂️ a) Se não tenho medo de que algo terrível aconteça ou não me sinto muito mal, então não posso ter transtorno obsessivo compulsivo. ✂️ b) Se não posso ter transtorno obsessivo compulsivo, então não tenho medo de que algo terrível aconteça e não me sinto muito mal. ✂️ c) Se tenho medo de que algo terrível aconteça e me sinto muito mal, então não posso ter transtorno obsessivo compulsivo. ✂️ d) Se não posso ter transtorno obsessivo compulsivo, então tenho medo de que algo terrível aconteça e me sinto muito mal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
155Q708816 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. No que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos termos da Lei nº 9.394/1996, foram feitas as seguintes afirmativas: I. Será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. II. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. III. A jornada escolar incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. IV. Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas. Estão corretas ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
156Q709096 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público foi instituído por meio do Decreto n o 6.833, de 29 de abril de 2009. De acordo com o art. 3º do referido decreto, considera-se a perícia oficial como uma ✂️ a) ação exclusivamente médica, com o objetivo de prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças. ✂️ b) ação médica ou odontológica com o objetivo de avaliar o estado de saúde do servidor para o exercício de suas atividades laborais. ✂️ c) assistência à saúde realizada por médicos e enfermeiros do trabalho visando a promoção, prevenção e acompanhamento da saúde do servidor. ✂️ d) atuação médica ou psicológica objetivando a reabilitação da saúde do servidor, compreendendo as diversas áreas de atuação relacionadas à atenção à saúde do servidor público civil federal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
157Q709576 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Assim como inexiste disciplina no autoritarismo ou na licenciosidade, desaparece em ambos, a rigor, autoridade ou liberdade. Somente nas práticas em que autoridade e liberdade se afirmam e se preservam enquanto elas mesmas, portanto no respeito mútuo, é que se pode falar de práticas disciplinadas como também em práticas favoráveis à vocação para o ser mais. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Para o autor, um dos caminhos que precisam ser percorridos em uma educação para a autonomia é o ✂️ a) enfraquecimento da disciplina em favor do fortalecimento da autoridade. ✂️ b) distanciamento entre licenciosidade e indisciplina. ✂️ c) condicionamento da autoridade à licenciosidade. ✂️ d) equilíbrio entre autoridade e liberdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
158Q711634 | Direito Constitucional, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um dos Poderes da União. ✂️ a) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. ✂️ b) O Poder Legislativo é exercido pelo Presidente da República, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. ✂️ c) São órgãos do Poder Judiciário: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, dentre outros. ✂️ d) São órgãos do Poder Judiciário: o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, dentre outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
159Q710847 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Cláudio é funcionário público e, ao ser indagado sobre sua satisfação em exercer seu ofício, disse: “Se gosto do que faço, então não me canso e sou feliz.” Essa afirmação é logicamente equivalente a: ✂️ a) Se me canso ou não sou feliz, então não gosto do que faço. ✂️ b) Se me canso e sou feliz, então não gosto do que faço. ✂️ c) Se me canso e não sou feliz, então gosto do que faço. ✂️ d) Se me canso ou sou feliz, então gosto do que faço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
160Q710886 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019Texto associado. Três docentes do Departamento de Matemática, Américo, Berenice e Claudiomiro, entraram com pedidos de licença para estudos. Foram oferecidas a eles vagas em três diferentes áreas de um curso de mestrado: uma em Álgebra, uma em Geometria e uma em Probabilidade. Eles devem discutir entre si e chegar a um acordo para ocupar as vagas disponíveis. Sabe-se que:• Américo não gosta de Geometria, logo só não faria nessa área; • Berenice prefere Álgebra a Geometria e descarta Probabilidade; • Claudiomiro só faria se fosse em Álgebra. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada professor à área de sua escolha. ✂️ a) Américo - Probabilidade Berenice - Geometria Claudiomiro - Álgebra ✂️ b) Américo - GeometriaBerenice - ProbabilidadeClaudiomiro - Álgebra ✂️ c) Américo - Probabilidade Berenice - Álgebra Claudiomiro - Geometria ✂️ d) Américo - Álgebra Berenice - Geometria Claudiomiro - Probabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro