Início

Questões de Concursos Colégio Pedro II

Resolva questões de Colégio Pedro II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q709359 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Alguns pesquisadores indicam como resultado de seus estudos que, na escola, o maior número de conflitos entre os alunos ocorre no recreio (Pacheco, 2006). Ao considerar o recreio como um importante espaço de convívio para a formação discente, na ocorrência dessas discussões e enfrentamentos, o assistente de alunos deve atuar no sentido de buscar o entendimento entre os conflitantes.

PACHECO, F. M. C. A gestão de conflitos na escola: a mediação como alternativa. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional). Lisboa: Universidade Aberta, 2006.


Para atuar na perspectiva do entendimento, o assistente de alunos deve compreender a mediação escolar como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q707176 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/90) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Para efeitos dessa lei, considera-se criança a pessoa com até doze anos de idade. Adolescente é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade, mas, em casos excepcionais, o Estatuto também pode ser aplicado às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.


No art. 56, o ECA determina que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q711537 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Considere a proposição a seguir:


Se tenho medo de que algo terrível aconteça ou me sinto muito mal, então posso ter transtorno obsessivo compulsivo.”


Uma proposição equivalente a essa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q561906 | Informática, Word, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II

No Microsoft Word 2013 é encontrado um botão de ação (ferramenta) a ser usado por um usuário que deseja adicionar a um documento a imagem de qualquer janela que esteja aberta na sua área de trabalho. O nome desse botão de ação (ferramenta) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q707577 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Aldo, Bia, Caio, Dário, Elza e Flávia participaram do processo de seleção de um concurso e ocuparam as seis primeiras colocações. Com relação aos seus posicionamentos, tem-se que:


• Elza foi a quinta colocada, uma posição atrás de Caio;

• Aldo não foi o primeiro colocado e Bia ficou à sua frente;

• Flávia ficou em uma colocação imediatamente subsequente à de Dário;

• Um homem ocupou o primeiro lugar.


De acordo com essas informações, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q707969 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para as ilustrações (imagens) existentes em um documento.


Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q707663 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias.

BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.


Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q707682 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No título IV, “Da Organização da Educação Nacional”, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece, dentre outras diretrizes, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q707214 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Os estoques não são mantidos apenas no depósito ou no almoxarifado central. Eles se distribuem também pelas diversas seções produtivas, na medida em que as matérias-primas estão sendo processadas e transitam de uma seção para outra, como materiais semiacabados ou acabados.

Suponha que uma escola com vários campi sirva aos estudantes refeições diárias, compostas de feijão, arroz, carne e legumes. Os componentes das refeições são comprados e recebidos na sede da escola e distribuídos pelos campi.

Com relação à classificação de estoques e com base nas informações dadas, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q709096 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público foi instituído por meio do Decreto n o 6.833, de 29 de abril de 2009.


De acordo com o art. 3º do referido decreto, considera-se a perícia oficial como uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q707951 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Segundo dados do INEP, o Ensino Médio no Brasil apresentou em 2018 uma média de 30 estudantes por turma. Já no Ensino Fundamental, esse número cai para 23 estudantes por turma.

Fonte: Censo da Educação Básica 2018/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2019 (adaptado).


Considere que um colégio, com 800 estudantes e média por turma conforme os dados apresentados, ofereça apenas Ensinos Fundamental e Médio, sendo 12 turmas de Ensino Médio.

O percentual do total de estudantes desse colégio que cursam o Ensino Fundamental é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q708776 | Informática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No Microsoft Word 2013, é possível gerar um Sumário (Índice) para um documento. O primeiro passo é indicar quais fragmentos do texto devem estar presentes no sumário.


Esta indicação é feita selecionando-se o texto desejado e, a seguir, escolhendo-se um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q340198 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II

Considere as premissas: ?

* Todo aluno do Colégio Pedro II é inteligente. ?

* Existem pessoas inteligentes e poliglotas.

Pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q709353 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

É comum, nas escolas, ocorrer trauma ocular, quando o estudante apresenta corpo estranho nos olhos, como areia, fragmentos que chegam com os ventos etc. Acontecem também, lesões resultantes de queimaduras térmicas ou químicas, causadas por acidentes nas brincadeiras com bola ou em brigas, e até mesmo perfurações oculares ou ferimentos das pálpebras, provocados por objetos pontiagudos e cortantes.


Considere as possibilidades de acidente mencionadas e assinale a alternativa que apresenta o procedimento de primeiros socorros correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q710512 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social.

GOFFMAN E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2013.


Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q710296 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Numa conversa entre dois amigos, o primeiro disse: "Se tenho princípios, então não consigo enriquecer." O segundo ficou indignado com tal proposição, discordando completamente.


A forma lógica correta de se negar a proposição condicional acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q557248 | Informática, Word, Assistente Administrativo, Colégio Pedro II

Ao se utilizar o programa Microsoft Word 2013, é muito frequente a necessidade de selecionar texto. Esta seleção pode ser feita arrastando-se o mouse sobre o texto a ser formatado. Entretanto, quando desejamos selecionar apenas uma palavra ou todo um parágrafo, é mais prático optar, respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q711634 | Direito Constitucional, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um dos Poderes da União.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q710886 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Três docentes do Departamento de Matemática, Américo, Berenice e Claudiomiro, entraram com pedidos de licença para estudos. Foram oferecidas a eles vagas em três diferentes áreas de um curso de mestrado: uma em Álgebra, uma em Geometria e uma em Probabilidade. Eles devem discutir entre si e chegar a um acordo para ocupar as vagas disponíveis. Sabe-se que:


• Américo não gosta de Geometria, logo só não faria nessa área;

• Berenice prefere Álgebra a Geometria e descarta Probabilidade;

• Claudiomiro só faria se fosse em Álgebra.


Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada professor à área de sua escolha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q709576 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Assim como inexiste disciplina no autoritarismo ou na licenciosidade, desaparece em ambos, a rigor, autoridade ou liberdade. Somente nas práticas em que autoridade e liberdade se afirmam e se preservam enquanto elas mesmas, portanto no respeito mútuo, é que se pode falar de práticas disciplinadas como também em práticas favoráveis à vocação para o ser mais.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Para o autor, um dos caminhos que precisam ser percorridos em uma educação para a autonomia é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.