Início

Questões de Concursos Companhia Energética de Minas Gerais MG

Resolva questões de Companhia Energética de Minas Gerais MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q374626 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

“A morte da modernidade merece missa de sétimo dia? Os pais da modernidade nos deixaram de herança a confiança nas possibilidades da razão. E nos ensina-ram a situar o homem no centro do pensamento e a acreditar que a razão, sem dogmas e donos, construiria uma sociedade livre e justa.”

São figuras de linguagem identificáveis no fragmento acima, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q790202 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro de Sistema Elétrico Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Para calcular os ajustes dos relés do consumidor, uma concessionária deve fornecer, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q752962 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Uma empresa de transmissão de energia elétrica sofre com a interferência de aves de grande porte em sua área de abrangência, que morrem eletrocutadas ao colidirem com os condutores de rede. Para este caso, visando solucionar o problema, cabe sugerir como medida mitigadora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q374576 | Português, Texto, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Ingressamos na era da globalização. Graças às redes de computadores, um rapaz de São Paulo pode namorar uma chinesa de Beijing sem que nenhum dos dois saia de casa. Bilhões de dólares são eletronicamente transferidos de um país a outro no jogo da especulação, derivativo de ricos. Caem as fronteiras culturais e econômicas, afrouxam-se as políticas e morais. Prevalece o padrão do mais forte.

I. Os termos destacados – “um rapaz de São Paulo”, “Bilhões de dólares” e “o padrão do mais forte” – desempenham mesma função sintática nas orações em que se encontram.

II. O sujeito da 1ª oração do excerto, cujo elemento predicador é o verbo “ingres-sar”, é indeterminado.

III. O termo “às redes de computadores”, preposicionado, completa verbo, por-tanto é objeto indireto deste.

IV. “As políticas e morais são afrouxadas” seria a voz ativa correspondente à ora-ção sublinhada.

Estão CORRETAS as afirmações contidas apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q752974 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Considerando as características da Mata Atlântica e suas particularidades, identifique com V as afirmativas Verdadeiras e com F, as Falsas:

( ) Se comparada com a Floresta Amazônica, apresenta, proporcional-mente ao seu tamanho, maior diversidade biológica.

( ) Em relação à fauna, tem enorme quantidade de espécies endêmi-cas.

( ) Por estar presente em grande área de abrangência, não tem proble-mas com espécies em extinção, que se encontram bem distribuídas.

( ) A diversidade de sua flora é bem mais restrita que a da fauna, já que está presente em áreas muito antropizadas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q543976 | Probabilidade e Estatística, Mediana, Engenheiro de Planejamento Hidroenergético Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Considerando as medidas de tendência central de um conjunto de dados em relação às variáveis aleatórias, o valor de “x” para o qual as probabilidades de ocorrência de valores superiores e inferiores é igual a 50% é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q540391 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro de Planejamento Hidroenergético Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

As grandes variações das alturas pluviométricas que ocorrem nas precipitações no decorrer do ano exigem uma análise mais detalhada do fenômeno com base em um período mais curto e a curva das variações médias mensais das alturas pluviométricas dá uma noção clara das modificações periódicas das precipitações, sendo habitual, para um estudo completo, indicar as seguintes informações para cada mês, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q538291 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A instrumentação piezométrica compõe o projeto de uma estrutura de barramento hidráulico. Sobre este tema, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q649488 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas de Informática Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O SAP Customer Care and Services (CCS) é responsável por mapear os proces-sos comerciais de uma empresa que gerencia Eletricidade, Gás, Água ou Resí-duos. São Módulos do CCS:

I – Gerenciamento de Dispositivos (DM).

II – Faturamento (Billing).

III – Gerenciamento da Manutenção (PM).

IV – Serviços ao Cliente (CS).

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q539208 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A forma da curva de distribuição granulométrica pode auxiliar muito o engenheiro na expectativa de comportamento do material. NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q537644 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A ocupação de um terreno pode romper o padrão de drenagem existente e criar fluxos de água adicionais de áreas de cobertura construídas e superfícies pavimentadas. A drenagem do local é necessária para evitar a erosão e a retenção de excesso de água superficial ou água subterrânea resultantes da nova construção. A drenagem de superfície se refere ao tratamento das superfícies de um local e seus caimentos para desviar a chuva e outra água superficial para padrões de drenagem natural ou um sistema de drenagem pluvial municipal (CHING, Francis D. K. Técnicas de Construção Ilustradas. p. 1.21). Em relação à drenagem de superfícies, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q471097 | Direito Tributário, Taxas, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

No que refere às distinções entre taxa e tarifa como modalidades de remuneração do serviço público pelo usuário, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q752988 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

São motivos que justificam o cuidado e a importância das Matas Ciliares para o meio ambiente, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q543678 | Probabilidade e Estatística, Variáveis Aleatórios, Engenheiro de Planejamento Hidroenergético Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A observação de séries longas de dados hidrológicos revela a ocorrência de extremos (máximos e mínimos) e de diferentes sequências de valores que caracterizam as variáveis hidrológicas como aleatórias. As variáveis aleatórias que podem assumir qualquer valor numérico real em um intervalo (p.ex.: vazões médias diárias de um rio em uma determinada seção) são denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q732203 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Suponha que, no curso de audiência, realizada em sede de reclamatória traba-lhista, seja indeferida pelo juiz pergunta dirigida à testemunha pela advogada da parte reclamada. Em face de tal decisão, sendo a pergunta de extrema relevância para descaracterizar a pretensão do reclamante sobre verba pleiteada, qual seria a providência processual adequada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q538526 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A curva de distribuição granulométrica é uma ferramenta importante para avaliar o comportamento do solo em termos de resistência, deformação e permeabilidade. NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q534325 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Numa barragem, o uso da condição geostática de tensões pode levar a erros grosseiros na estimativa das tensões vertical e horizontal. NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.