Início

Questões de Concursos Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS

Resolva questões de Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q616151 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

O paradigma de cluster computing é uma abordagem que visa um aumento no desempenho das aplicações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Quando a arquitetura de cluster é construída com um pequeno número de processadores com alto poder computacional, essa é classificada como de granulosidade grossa.
  1. ✂️
  2. ✂️

262Q603353 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A respeito da Ciência da Informação, julgue os itens a seguir. O papel fundamental da área de documentação é ser responsável pela triagem, organização e conservação da informação, e pela viabilização de seu acesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

263Q616377 | Informática, Criptografia, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

As técnicas de criptografia figuram como um dos principais recursos utilizados no contexto de serviços de segurança da informação. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. O SHA é o algoritmo de hash seguro que produz um valor de hash de 64 bits a partir de um tamanho arbitrário de mensagem. Os funcionamentos internos do SHA são embasados nos do algoritmo MD5.
  1. ✂️
  2. ✂️

265Q602449 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas nacional e internacional de informação e estudos de usuários, julgue os itens seguintes. A evolução tecnológica permite oferecer ao usuário serviços mais concretos, diretamente utilizáveis e mais personalizados, como a difusão seletiva da informação, a pesquisa online e os serviços de contato.
  1. ✂️
  2. ✂️

266Q616785 | Informática, OSI, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A arquitetura de redes de comunicação OSI (open system interconnection) define sete camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Com relação a funcionalidades de cada camada, julgue os itens subseqüentes. A camada de transporte provê serviços orientados e nãoorientados à conexão, que dependem da camada de aplicação para detecção e correção de erros e para o controle de fluxo.
  1. ✂️
  2. ✂️

267Q601449 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas nacional e internacional de informação e estudos de usuários, julgue os itens seguintes. Um sistema nacional de informação deve satisfazer as necessidades informacionais dos usuários, preservar, tornar acessíveis, assegurar o controle bibliográfico e a análise dos documentos produzidos no país, e permitir acesso fácil aos documentos produzidos em outros países, entre outros meios e técnicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

268Q535154 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenheiro, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

As caixas coletoras e separadoras de óleo são utilizadas em subestações para remover o óleo presente no esgoto, decorrente, por exemplo, dos serviços de manutenção de transformadores. Tendo como base esse assunto, julgue os itens que se seguem. Nos tanques aerados com ar comprimido, a entrada de ar se faz por tubos perfurados ou difusores posicionados no fundo dos mesmos.
  1. ✂️
  2. ✂️

269Q601971 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Em relação a tecnologias da informação, julgue os itens que se seguem. Novas tecnologias é uma expressão genérica que designa um conjunto de equipamentos, de procedimentos e de métodos utilizados no tratamento da informação e da comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

270Q616571 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Com relação a modelos de desenvolvimento de software, julgue os itens a seguir. O paradigma do desenvolvimento rápido de aplicação (RAD) começa com a definição de requisitos, em que o desenvolvedor usa partes de programas existentes e aplica ferramentas que possibilitam que programas executáveis sejam gerados rapidamente. O projeto é avaliado constantemente pelo cliente/usuário e usado para refinar os requisitos do software em desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q605154 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A respeito da Ciência da Informação, julgue os itens a seguir. Embora informação não possa ser definida nem medida e não permeie os conceitos e definições da área da Ciência da Informação, o fenômeno mais amplo de que este campo do conhecimento pode tratar é a geração, transferência ou comunicação e uso da informação, aspectos contidos na definição de Ciência da Informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

272Q404506 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Administrador, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à doutrina do direito administrativo, da lei de licitações e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, julgue os itens a seguir. As sociedades de economia mista integram a administração pública indireta, estando jungidas aos princípios norteadores da atuação do Poder Público, em especial à impessoalidade e à moralidade, com capital inteiramente público, estando ainda subordinadas ao dever de licitar.
  1. ✂️
  2. ✂️

273Q616751 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Quanto aos conceitos de orientação a objeto na linguagem Java, julgue os seguintes itens. A utilização do mesmo nome do método dentro de uma classe, ou em uma hierarquia de classes, com comportamentos diferentes denomina-se metamorfose, quando não há alteração dos parâmetros de entrada e atributos de retorno; ou polimorfismo, quando há alguma alteração.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q616538 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A arquitetura de redes de comunicação OSI (open system interconnection) define sete camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Com relação a funcionalidades de cada camada, julgue os itens subseqüentes. A camada física é responsável pela definição de parâmetros elétricos e físicos da interface de rede como: tempo de duração dos bits, direções possíveis de transmissão e quantidade de pinos da placa de rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

275Q740964 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por isso, constitui fundamento sólido para análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Campanhas publicitárias bem-sucedidas, como a das sandálias havaianas e a da melissa, contribuem para aumentar a elasticidade preço da demanda do produto divulgado.
  1. ✂️
  2. ✂️

276Q616587 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Com base na sintaxe e na semântica da linguagem Java, julgue os itens que se seguem. Se o argumento passado a determinado método é uma referência a um objeto, então o conteúdo do objeto referenciado sempre pode ser alterado pelo método que recebe a referência.
  1. ✂️
  2. ✂️

277Q616293 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

O paradigma de cluster computing é uma abordagem que visa um aumento no desempenho das aplicações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Uma arquitetura paralela pode ser classificada como uma arquitetura de troca de mensagens ou de memória compartilhada. No primeiro caso, cada processador tem sua memória local e a comunicação entre processadores é efetuada por meio de troca de mensagens.
  1. ✂️
  2. ✂️

278Q602802 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas nacional e internacional de informação e estudos de usuários, julgue os itens seguintes. O Programa Scielo consiste de uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, principalmente na área de medicina. O Latindex é um diretório de publicações científicas seriadas da América Latina, Espanha, Portugal e Caribe, que cobre periódicos provenientes de 30 países.
  1. ✂️
  2. ✂️

279Q616320 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Quanto aos conceitos de orientação a objeto na linguagem Java, julgue os seguintes itens. Os construtores de uma classe são responsáveis em colocar cada objeto de uma classe, quando está sendo criado, em um estado previamente definido para ser utilizado. Um dos recursos característicos de construtores é que eles têm o mesmo nome que a classe em que são definidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

280Q741627 | Economia, Contabilidade Social, Economista, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

O estudo da contabilidade nacional diz respeito à mensuração dos agregados macroeconômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir. O Produto Nacional Bruto (PNB) real é ajustado para levar em conta a inflação, adequando-se o PNB de diferentes anos aos preços que prevalecem em um período particular.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.