Início

Questões de Concursos Conselho Regional de Farmácia RS

Resolva questões de Conselho Regional de Farmácia RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q444807 | Direito Constitucional, Previdência Social, Advogado, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

A respeito das normas constitucionais sobre o regime geral de previdência, analise as afirmativas a seguir.

I. A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos do mês de dezembro de cada ano.

II. É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.

III. Todos os salários de contribuição considerados para o cálculo de benefício serão devidamente atualizados, na forma da lei.

IV. É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria, mesmo nos casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q374415 | Português, Redação Oficial, Advogado, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Há três tipos de expedientes oficiais que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma, já que seguem o chamado padrão ofício. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. A única diferença entre o ofício e o aviso é que este é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, enquanto aquele é expedido para e pelas demais autoridades.

II. Nem no aviso, nem no ofício, há vocativo, que invoca o destinatário.

III. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

IV. No memorando, o destinatário deve ser invocado apenas pelo nome, sem menção ao cargo que ocupa.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q374235 | Português, Redação Oficial, Agente Administrativo, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Leia a definição que aparece a seguir.

"Expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice- Presidente para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida, submeter a sua consideração projeto de ato normativo. Em regra, expedido por um Ministro de Estado, nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, deverá ser assinado por todos os Ministros envolvidos."

Trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q551403 | Informática, Firewall, Agente Administrativo, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Um Farmacêutico precisa instalar uma solução de segurança para atuar de forma intermediária na comunicação entre os computadores da rede interna da empresa em que trabalha e a rede externa (Internet). A ideia é estabelecer regras que impeçam o acesso a partir de determinados endereços externos à rede interna, assim como proíbam a comunicação entre computadores internos e determinados serviços remotos na Internet. O farmacêutico precisa instalar um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q621758 | Informática, Banco de Dados, Programador, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Adabas é um banco de dados baseado em Listas Invertidas. Ele foi descrito como Não Relacional, mas pode ser comparado como um “Quase Relacional” pelas suas características. Existem algumas diferenças entre o Adabas e um SGBDR tradicional. No ADABAS, as principais unidades de organização são chamadas de ARQUIVOS. Como as principais unidades de organização são chamadas em um SGDBR tradicional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q374456 | Português, Redação Oficial, Agente Administrativo, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Determinados atributos da redação oficial decorrem do próprio artigo 37 da Constituição. Esses atributos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q446599 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Advogado, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo texto constitucional, a prática do terrorismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.

II. Ao estabelecer que “é livre o exercício de qualquer trabalho ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”, a Constituição contempla norma de eficácia limitada.

III. Segundo disposição constitucional, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente as ações populares propostas em face do Presidente da República.

IV. De acordo com a Constituição, o brasileiro naturalizado pode ser extraditado em caso de crime comum praticado antes da naturalização.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.