Questões de Concursos: DATAPREV

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: DATAPREV. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

62 Q119454 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Segundo Kunsch (2003), a comunicação interna deve promover a liberdade e a abertura comunicacional, além de proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite a integração entre funcionários e setores, justamente porque o funcionário é um dos porta-vozes da organização e influi diretamente na imagem e conceito da empresa. Dessa maneira, podemos dizer, conforme Torquato (2002), que a missão básica da comunicação interna é criar e manter um clima favorável à realização das metas estratégicas da instituição, ao crescimento de suas atividades, serviços e linhas de produtos. Para cumprir essa missão, é necessário primeiramente estimular o público interno por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento. Sobre o assunto, julgue as afirmativas.

I.Geralmente o público interno busca colaborar com a empresa, mas muitas vezes faltam incentivos de participação; dessa forma, os empregados não se envolvem e não reconhecem sua importância para a organização, o que gera desmotivação e descomprometimento, transformando os funcionários em uma poderosa força negativa.

II. Não há um canal de comunicação que atinja todos os públicos de interesse, sendo necessário segmentar a comunicação, trabalhando com veículos dirigidos e mensagens apropriadas para efetivar o processo e impedir a perda de confiabilidade. Pode-se também utilizar diversos canais, pois, por exemplo, um único jornal interno pode não atender às expectativas de todos os grupos.


III . Para atender às demandas diferenciadas, existe uma infinidade de canais de comunicação interna, dentre os quais se destacam: jornais e revistas, boletins, folhetos, comunicados, quadro de avisos e murais, reuniões, encontros, conversas individuais, programas de promoção, entre outros.

IV. As publicações internas podem trazer mensagens provenientes do próprio corpo funcional, como também apresentar assuntos variados e interessantes para atrair a atenção do leitor. É essencial que os veículos estejam adequados às expectativas dos diferentes grupos.

V. Para selecionar os canais e as linguagens mais adequados, é fundamental estudar o público por meio de pesquisas e auditorias que levantarão a cultura da organização e os pontos fortes e fracos, proporcionando um amplo conhecimento do negócio a fim de embasar o planejamento estratégico e a execução da comunicação. Daí a importância da comunicação interna e do envolvimento dos públicos, caso contrário os objetivos, a missão, a visão e os valores da empresa nunca sairão do papel.

Pode-se afirmar que:

63 Q114165 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos , Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Em sua obra Leviatã, o filósofo inglês Thomas Hobbes defendia no século XVII a monarquia absolutista (detenção do poder absoluto pelo monarca e sua independência em relação a qualquer outro órgão, seja ele judicial, legislativo ou eleitoral) como a melhor forma de governo. A repercussão mundial causada pelo recente casamento do príncipe britânico vem demonstrar como ainda hoje o regime monárquico possui forte popularidade. Porém, as diversas monarquias que ainda existem no continente europeu não se moldam mais pelo absolutismo. Assim como o Reino Unido, tais países adotam em geral uma monarquia constitucional ou parlamentar. Assinale, a seguir, qual dos países não adota hoje a monarquia como forma de governo

64 Q247510 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico de enfermagem do trabalho, DATAPREV, Quadrix

Relacione a primeira coluna de vacinas com a segunda coluna de doenças prevenidas pelas respectivas vacinas.

1. BCG-ID                           a.  Difteria, tétano, coqueluche.
2. Vacina tetravalente          b. Sarampo, rubéola, caxumba.
3. Tríplice viral                    c. Poliomielite.
4. VOP                                d. Difteria, tétano, coqueluche,  meningite.
5. DTP                                e. Tuberculose


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.

65 Q115010 | Informática, Windows Server, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Num servidor Windows, se o administrador quiser saber sobre as ocorrências no sistema, deve acessar as informações do:

66 Q103490 | Inglês, Analista Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Read the comic strip below about Snoopy (the dog) and Linus (the boy) to answer questions

Considering all the pronouns shown in the comic strip, we could say that:

67 Q30690 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

De acordo com a NR7, na indicação de exame audiométrico, a realização é obrigatória, inclusive na demissão do trabalhador, e pode ser aceito o resultado de exame anteriormente efetuado, em até:

68 Q120268 | Probabilidade e Estatística, Analista de Tecnologia da Informação Análise de Informações, DATAPREV, COSEAC

O Teorema central do limite aplica-se a qualquer população com _________ finito(a), _________ da forma da distribuição original. Entretanto, quanto mais a população original se _________ da distribuição normal, _________ é o tamanho da amostra necessário para assegurar a normalidade da distribuição amostral.

Os termos que completam adequadamente o trecho acima são, respectivamente:

69 Q103129 | Português, Pronomes, Analista Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Texto associado.

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

                                          Você ainda vai usar uma moeda virtual

    Quando a Apple lançou sua nova geração de iPhones, há algumas semanas, muita gente ficou desapontada. A empresa que era líder isolada em inovação dessa vez pareceu estar a reboque. A grande novidade em hardware foi o tamanho dos aparelhos, que cresceram.
    Mesmo isso foi "cópia" do que os concorrentes já vinham fazendo. Mas quem olhar com cuidado vai ver que verdadeira novidade estava no software, com o lançamento do Apple Pay, uma entrada de cabeça da empresa no mercado de pagamentos virtuais.
    O Apple Pay foi lido como um passo da empresa para se aproximar dos bancos e das empresas de cartão de crédito para resolver um problema que ambos não foram capazes de resolver sozinhos: massificar os celulares como meio de pagamento, transformando-o no novo "cartão de crédito" do futuro.
    No entanto, a leitura mais interessante não apareceu em muitos lugares. O Apple Pay é também uma porta de entrada para as chamadas "moedas virtuais", especialmente para o Bitcoin.
    Para quem ainda não está familiarizado, o Bitcoin é uma moeda cujo banco central é a própria internet. Ela é gerada por um complexo conjunto de regras definidas por software e está se tornando hoje um ativo cada vez mais importante.
    Apesar de a Apple não declarar nada oficialmente sobre a relação entre Bitcoin e ApplePay, uma série de pistas indica que a empresa está de olho nesse campo. Uma dessas é que a companhia eliminou, em junho último, sua proibição para aplicativos que envolvessem unidades monetárias virtuais, que eram banidos até então.
    Outra é que o Apple Pay vai ser aberto para o desenvolvimento por terceiros. Em outras palavras, aplicativos que estão experimentando com o uso do Bitcoin (como o Stripe e o PayPal) poderão ser integrados ao sistema Apple Pay.
    O elemento mais importante, no entanto, é que, graças ao poder econômico e simbólico da Apple, o lançamento do Apple Pay fará com que a infraestrutura necessária para aceitar pagamentos por meio do celular se espalhe pelo mundo.
    Cada vez mais lojas vão aceitar o "smartphone" como meio de pagamento. Uma vez que isso aconteça, Inês é morta. Não importará se você tem no bolso dólares, reais, bitcoins, ou dirhams marroquinos. Qualquer moeda do planeta pode ser usada para qualquer transação.
    Nesse momento, o rei do pedaço vira o Bitcoin, moeda "nativa" da internet e que se adapta melhor a ela do que qualquer dinheiro emitido em papel.
    [...]
    Isso parece ficção científica, mas anote essas palavras: você ainda vai usar uma moeda virtual.

                                                                       (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos)


 

Observe a seguinte passagem do texto:

“Isso parece ficção científica, mas anote essas palavras: você ainda vai usar uma moeda virtual.”

Assinale a opção em que aparece uma análise correta sobre o uso da palavra “essas” no trecho.

70 Q119917 | Engenharia Civil, Orçamento , Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O orçamento é uma peça básica no planejamento e programação de um empreendimento. A partir dele, é possível fazer:

I. Análise da viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

II. O levantamento dos materiais e dos serviços a serem executados.

III. Levantamento de mão de obra para executar cada serviço planejado.

IV. A elaboração do cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma físico-financeiro.

V. O acompanhamento sistemático da aplicação de mão de obra e materiais para cada etapa de serviço programado.

Está correto o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.