Início

Questões de Concursos DATAPREV

Resolva questões de DATAPREV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q119949 | , Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Considere uma economia que é descrita pelas equações a seguir:

Y = C + I + G
C = 1.000 + 0,8 (Y-T)
I = 3.000-600r

Se Y = 10.000, G = 3.000 e T = 4.000, qual a taxa de juros (r) de equilíbrio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q121497 | Engenharia de Software, Teste de Software, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O método de testes estruturais de software não tem como objetivo garantir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q105664 | Informática, MySQL, Analista de banco de dados, DATAPREV, Quadrix

O MySQL Server tem vários logs que podem ajudar a descobrir que atividade está ocorrendo. O "binary log" registra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q121576 | Inglês, Analista de Tecnologia da Informação Redes, DATAPREV, COSEAC

Texto associado.
Imagem 005.jpg

This machine runs on a _____ that will make any other seemold.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q120318 | Gestão de Pessoas, Controle da Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O SISAC é o meio utilizado pela Controladoria Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União para análise e julgamento dos atos sujeitos a registro. Analise os itens:

I. Admissão de pessoal.

II. Concessão de aposentadoria.

III. Concessão de pensão civil.

IV. Alteração do fundamento legal de ato concessório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

746Q521754 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos investimentos e às despesas das sociedades anônimas, julgue os itens subseqüentes. Quando o auditor faz a inspeção dos investimentos classificados no ativo permanente da empresa, em geral, ele não a executa simultaneamente à contagem de caixa e das aplicações financeiras de curto prazo, já que estas se classificam no grupo do ativo circulante.
  1. ✂️
  2. ✂️

748Q190037 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, DATAPREV, COSEAC

Os mecanismos homeostáticos, que tanto a entrada como a saída de recursos devem manter entre si, capazes de se auto-regularem, mediante comparações e de garantirem um equilíbrio dinâmico e constante, recebem a denominação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q628584 | Informática, Protocolo, Analista de Tecnologia da Informação Perfil II, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. O termo Internet não designa, na realidade, uma única rede de computadores, mas um conjunto de redes interconectadas, cuja comunicação se apóia no protocolo IP (Internet protocol).
  1. ✂️
  2. ✂️

750Q450726 | Direito do Consumidor, Contratos de Adesão, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Considere-se que foi ajuizada uma ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança de aluguéis, em que o autor pleiteia que seja declarado rescindido o contrato entabulado entre as partes, de forma a decretar o despejo do réu, bem como condená-lo ao pagamento das taxas e alugueres atrasados. O réu, por intermédio da defensoria pública, apresentou contestação, reconhecendo o débito anunciado e impugnando, no entanto, a cobrança da multa penal estipulada no contrato. Alega que o encargo é excessivamente oneroso, eis que o valor corresponde a três meses de alugueres, além da previsão de outra penalidade para o caso de descumprimento da obrigação, multa de 10% (dez por cento). Alega, ainda, que o valor da multa foi fixado em desacordo com o artigo 52, § 1.º do Código de Defesa do Consumidor, que dispõe que ?as multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigação no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação?.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Ao julgar procedentes os pedidos do autor, o juiz deverá decretar a rescisão do contrato e condenar o réu ao pagamento das taxas e alugueres em atraso, isentando-o do pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, por ser beneficiário da justiça gratuita.
  1. ✂️
  2. ✂️

751Q120495 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Considere as afirmações sobre a técnica de análise por pontos de função de acordo com as práticas recomendadas pelo IFPUG.

I. Os tipos de contagem podem ser de projetos de desenvolvimento, melhorias e aplicações.

II. A contagem em projetos de melhoria mede modificações em uma aplicação já existente.

III. Essa técnica só é efetiva quando já existe código-fonte implementado ou casos de uso definidos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q120502 | Direito Administrativo, Conceito, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

A licitação busca trazer mais claridade para as transações comerciais dos órgãos públicos. Analise os itens a seguir e marque C (CERTO) e E (ERRADO).

( ) O procedimento licitatório previsto na Lei n9 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas atualizações, caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

( ) Em uma licitação, um produto manufaturado nacional é aquele produzido em território nacional de acordo com o processo produtivo básico ou com as regras de origem estabelecidas pelo Poder Executivo Federal.

( ) As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando o empenho da despesa para o projeto tiver sido emitido.

( ) As obras e os serviços poderão ser feitos na forma de execução indireta e no regime de empreitada por preço global.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

753Q449765 | Direito do Consumidor, Multas de mora, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Considere-se que foi ajuizada uma ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança de aluguéis, em que o autor pleiteia que seja declarado rescindido o contrato entabulado entre as partes, de forma a decretar o despejo do réu, bem como condená-lo ao pagamento das taxas e alugueres atrasados. O réu, por intermédio da defensoria pública, apresentou contestação, reconhecendo o débito anunciado e impugnando, no entanto, a cobrança da multa penal estipulada no contrato. Alega que o encargo é excessivamente oneroso, eis que o valor corresponde a três meses de alugueres, além da previsão de outra penalidade para o caso de descumprimento da obrigação, multa de 10% (dez por cento). Alega, ainda, que o valor da multa foi fixado em desacordo com o artigo 52, § 1.º do Código de Defesa do Consumidor, que dispõe que ?as multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigação no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação?.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

O juiz poderá julgar parcialmente procedentes os pedidos e, quanto à multa, determinar a exclusão da cobrança daquela equivalente a três meses de aluguel, por considerá-la bastante onerosa, ? tornando a obrigação desequilibrada ?, e pela impossibilidade da aplicação concomitantemente das multas constantes no contrato locatício em análise.
  1. ✂️
  2. ✂️

754Q452069 | Direito do Trabalho, Relação Trabalho e Emprego, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Paulo, policial militar, trabalhava como segurança para a pessoa jurídica Iota. Em 7 de maio de 2005, Paulo teve seu contrato rescindido com Iota, sem receber nenhuma verba. Diante desse fato, Paulo ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa, que em sua contestação, alegou inexistência de vínculo empregatício, em razão de Paulo ser policial militar, o que o impediria de celebrar contrato de trabalho, em virtude de expressa proibição existente no estatuto do policial militar. Nessa situação, com base na legislação trabalhista vigente, é possível afirmar que a existência da aludida proibição não é fato impediente à configuração do vínculo empregatício.
  1. ✂️
  2. ✂️

755Q119539 | Economia, Investimentos, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Na economia, os ativos de risco são parte integrante do portfólio de investimento de pessoas e empresas. O gráfico mostra a curva de indiferença de dois investidores  distintos.

 

                                         

 
 
Analise as afirmações.

I. Podemos afirmar que a curva U1 tem pior relação risco retorno que a curva U2.

II.O investidor da curva U2 tem menor aversão ao risco.

III. O eixo x indica que, quanto maior o desvio padrão, maior o risco.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q121423 | Probabilidade e Estatística, Analista de Tecnologia da Informação Análise de Informações, DATAPREV, Quadrix

Considere as afirmações a seguir.

I. Se duas amostras aleatórias de tamanhos N1 e N2 são extraídas de populações normais cujos desvios são ?1 = ?2 e se ambas têm médias X1 e X2 e desvios S1 e S2, respectivamente, então para testar a hipótese H0 de que as amostras proveem da mesma população, adota-se o escore t dado por:

t = ( X1 - X2 )/?(1/N1 + 1/N2)0,5, em que

? = [(N1S12 + N2 s22)/(N1 + N2 - 2)]0,5

II. Na distribuição de "Student", o número de graus de liberdade é igual a N1 + N2 - 2.

III.Na distribuição de qui-quadrado o valor máximo ocorre para X2 = v - 2, para v ? 2.

IV. O número de graus de liberdade de uma estatística, v, é definido como o número N de observações independentes da amostra menos o número k dos parâmetros populacionais que devem ser estimados por meio de observações amostrais.

V. Suponha um conjunto de N elementos, dos quais k apresenta uma certa característica. Se forem extraídos n elementos sem reposição do conjunto, temos uma distribuição hipergeométrica com probabilidade P[ X = x ]

dada por imagem-012.jpg

Dentre as afirmações feitas, quantas são falsas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q121461 | Segurança e Saúde no Trabalho, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Para elaborar um programa de Qualidade de Vida, há necessidade da aceitação das pessoas que participam. Sabe-se que muitas estão em diferentes fases de aceitação de mudanças. Quando o indivíduo está preparado para a mudança, faz algumas tentativas, mas não consegue fazê- las de forma efetiva, a fase em que ele se encontra é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q104844 | Sistemas Operacionais, Analista de banco de dados, DATAPREV, Quadrix

As permissões de acesso a um arquivo ou diretório, para leitura, gravação ou execução, podem ser visualizadas em um grupo de dez letras do comando Linux. A primeira letra indica o tipo de arquivo. Na seqüência, da esquerda para a direita, cada grupo de três letras indica, respectivamente, as permissões de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q466644 | Direito Tributário, Competência tributária, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a legislação aplicável ao direito tributário brasileiro.

Considere a seguinte situação hipotética.

Determinado Estado estrangeiro reivindicou ao Brasil auxílio bélico em razão da iminência da eclosão de guerra externa. Em decorrência do atendimento da solicitação, adveio grave calamidade pública em território nacional.

Nessa situação, a União poderá instituir, mediante lei complementar, imposto extraordinário, a fim de atender às despesas extraordinárias decorrentes da superveniente calamidade pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.