Início

Questões de Concursos DEPASA AC

Resolva questões de DEPASA AC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q698428 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Texto associado.

A Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde determina que a água fornecida para consumo humano, por meio de veículos, deve conter um teor mínimo de cloro residual livre, em mg/L, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q700772 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Texto associado.

Conforme a Diretriz de controle de carga orgânica biodegradável em efluentes líquidos de origem não industrial (DZ.215.R-1), os sistemas de tratamento deverão apresentar eficiências de remoção de matéria orgânica, ou concentrações a serem atingidas no efluente final. Para um sistema, cuja carga orgânica bruta seja acima de 100 kgDBO/dia, a eficiência mínima de remoção de carga orgânica em DBO (%), deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q706491 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Texto associado.

O comprimento de ancoragem básico de uma barra de armadura passiva de um pilar é de 75 cm. A relação entre a área de aço calculada e a área de aço utilizada, em certa seção desse pilar, é 0,5. O comprimento de traspasse, em cm, de uma barra comprimida e isolada desse pilar (barra sem gancho), nessa seção, cujo diâmetro é 20 mm, conforme a Norma ABNT NBR 6118:2014 Versão Corrigida:2014 (Projeto de estruturas de concreto — Procedimento), deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q705517 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Texto associado.

Um coletor de esgoto sanitário, com declividade 0,4 m/km, foi dimensionado utilizando-se a fórmula de Manning-Strickler. Com base em suas características projetadas, sua capacidade de despejo “Q” foi calculada. Decidiu-se, então alterar sua declividade para 0,9 m/km, mantendo-se todas as demais características. Nesse caso, sua capacidade de despejo, para a nova declividade, passou a ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q704195 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Conforme a Norma ABNT NBR 11172:1990 (Aglomerantes de origem mineral – Terminologia), a cal resultante de processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água, é denominada cal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q702882 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

A Norma ABNT NBR 8036:1983 (Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios – Procedimento) prescreve que nos casos em que não houver ainda disposição em planta dos edifícios, como nos estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número de sondagens deve ser fixado, com um mínimo de três sondagens, de forma que a distância máxima entre elas, em m, seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q702181 | História e Geografia de Estados e Municípios, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Estabeleça a relação correta entre o tipo de solo e sua respectiva descrição:
(1) ricos quimicamente (eutróficos) com argila de atividade alta (Ta). Muitos com caráter vértico, ou seja, apresentam fendas no período seco e são solos difíceis de trafegar durante a estação chuvosa. São solos normalmente rasos ou pouco profundos e apresentam restrição de drenagem, principalmente em razão da presença de minerais de argila expansíveis (argilas 2:1). Quando eutróficos, geralmente apresentam altos teores de cálcio (Ca), magnésio (Mg) e, surpreendentemente, alumínio (Al). Quando distróficos, apresentam baixos teores de cálcio e magnésio, situação em que a saturação por alumínio, muitas das vezes, é superior a 50%, ou seja, apresentam restrições no tocante à fitotoxidez por alumínio.
(2) solos, sujeitos ao excesso de água (encharcamento) temporário, em alternância com período seco. Apresentam a matriz com cor cinza e pontuações vermelhas (horizonte plíntico) iniciando em profundidades menores que 40 cm a partir da superfície do solo.
(3) são permanentemente ou periodicamente saturados por água. Caracterizam-se por cores acinzentadas, em decorrência do regime de umidade que favorece as condições redutoras do solo. Geralmente apresentam argilas de alta atividade e elevados teores de alumínio trocável. Não apresentam grandes problemas de fertilidade.
(4) em geral localizados em ambientes de relevo plano a suave ondulado. São os solos mais velhos da paisagem, apresentando uniformidade de cor, textura (proporção de areia, silte e argila) e quase sempre distróficos (pobres quimicamente), profundos e bem drenados. Possuem acidez elevada e baixos teores de cálcio, magnésio e potássio.
( ) gleissolos. ( ) cambrissolos. ( ) latossolos. ( ) plintossolos.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q699641 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

O peso específico de um solo úmido é 18 kN/m(estado natural). Após adicionarem-se 75 litros de água por metro cúbico a esse solo, sua umidade foi aferida em 25%. Considerando-se o peso específico da água igual a 10 kN/m3 , a umidade desse solo em seu estado natural era de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q702579 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DEPASA AC, IBADE, 2019

Texto associado.

No que se refere às proteções contra choques elétricos especificadas na Norma ABNT NBR 5410:2004 – Versão Corrigida:2008 (Instalações elétricas de baixa tensão), o meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas, é denominado proteção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.