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Questões de Concursos DEPEN

Resolva questões de DEPEN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1151Q205956 | Terapia Ocupacional, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos processos de saúde, de doença e de envelhecimento no âmbito da terapia ocupacional, julgue os itens que se seguem.

O impacto da maioria dos problemas de saúde em indivíduos idosos recai sobre a independência nas atividades de vida diária desse grupo populacional.

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1152Q651151 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca da ética profissional pertinente ao assistente social, julgue os itens a seguir à luz da legislação específica do assistente social e do vigente Código de Ética do Assistente Social, publicado em 1993. De acordo com os princípios éticos pertinentes ao assistente social, a ele é vedado substituir outro profissional da categoria que tenha sido exonerado por defender os princípios da ética profissional, enquanto durar o período da exoneração.
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1153Q203921 | Direito Penal, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao sistema prisional brasileiro, julgue os itens

seguintes.

Parte significativa das pessoas presas para cumprimento de pena estão sob custódia nos distritos policiais, uma prática que ainda é legalmente permitida pela política do sistema prisional brasileiro devido à insuficiência de presídios para o acolhimento dessas pessoas.

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1154Q247196 | Direito Penal, Técnico de Apoio Assistencial, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema

Prisional (PEESP), julgue os itens a seguir.

Compete ao Ministério da Justiça coordenar o PEESP e ao Ministério da Educação executá-lo. Em ambos os casos, a competência é exclusiva.

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1155Q219814 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.

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1156Q236471 | Psicologia, Psicologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos transtornos de personalidade e aos transtornos relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas, julgue os próximos itens.

O transtorno de personalidade antissocial, mais comum em homens que em mulheres, parece estar associado a contextos urbanos e de baixa condição socioeconômica. Entre os critérios diagnósticos desse transtorno, consta um padrão global de desrespeito e violação dos direitos alheios.

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1157Q631228 | Informática, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), criados para permitir o efetivo controle do volume de informações veiculadas nas organizações, julgue os itens que se seguem. Os sistemas GED permitem o gerenciamento de informações registradas em formato estático, como texto e imagem sem movimento.
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1158Q231104 | Psicologia, Psicologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Tom, com vinte e três anos de idade, foi diagnosticado, desde os dezenove anos de idade, com esquizofrenia. Ele faz uso de medicação controlada e é acompanhado regularmente por psiquiatra.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas, intervenções e abordagens clínicas e a elaboração de documentos.

De acordo com a abordagem humanista, as demandas externas consistiriam em ameaças para Tom, fazendo-o restringir a sua interação social como um meio de proteger a integridade do self. Essas ameaças produziriam um nível elevado de angústia e perda da autoconsciência, ocasionando o desenvolvimento do transtorno apresentado por Tom.

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1159Q200935 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Especialista, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a direitos e garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens seguintes.

Entende- se como princípio da legalidade na vida civil o fato de ninguém ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

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1160Q205046 | Enfermagem, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos à vacina BCG e às recomendações pertinentes à administração dessa vacina

A vacina BCG possui em sua composição o bacilo de Calmette-Guérin atenuado e deve ser administrada por via intradérmica, preferencialmente no braço direito, na altura da inserção do músculo deltoide.

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1161Q202246 | Enfermagem, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às normas definidas pela ANVISA referentes ao centro de material e esterilização (CME), julgue os itens que se seguem.

Equipamentos automatizados de limpeza e de esterilização deverão ser submetidos à requalificação de processo sempre que forem deslocados.

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1162Q219221 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.

A distribuição de tarefas em um grupo de trabalho pauta-se na diferenciação dos papéis desempenhados pelos sujeitos que o integram, o que requer a atenta observação do coordenador para o não rompimento da definição inicial desses papéis.

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1163Q220261 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o behaviorismo, o ser humano, durante sua vida, deve ser estudado como produto das associações estabelecidas entre os estímulos do meio e as respostas que são manifestadas pelo comportamento.

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1164Q205431 | Direito Penal, Especialista em assistência penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de

Política Criminal e Penitenciária e nas diretrizes nacionais para a

oferta de educação nos estabelecimentos penais, julgue os itens

subsequentes.

O preso com perfil e formação adequados poderá atuar como

monitor no processo educativo dos estabelecimentos penais,

desde que de forma voluntária e sem remuneração.

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1165Q479366 | Farmácia, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A respeito da química e da farmacologia das vitaminas, julgue os itens subsequentes. A vitamina B12 (hidroxicobalamina) está envolvida na biossíntese de folato, sendo indispensável para a síntese de purinas e pirimidinas.
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1166Q240777 | Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens que se seguem.



Consideram-se portas de entrada às ações e aos serviços de saúde nas redes de atenção à saúde os serviços de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e os especiais de acesso aberto.

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1167Q240019 | Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao abuso sexual intrafamiliar de crianças e à violência doméstica e familiar, julgue os itens que se seguem.



Na primeira entrevista com a vítima de violência doméstica, o assistente social deve fazer uma série de perguntas, previamente elaboradas, para a obtenção de informações referentes ao ato de violência.

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1168Q807108 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio da oficialidade no processo administrativo, à improbidade administrativa e à responsabilidade civil da administração, julgue os itens de 36 a 38.

Na fixação das sanções por ato de improbidade administrativa, o juiz deve sempre levar em conta a extensão do dano causado e o proveito patrimonial obtido pelo agente que o praticou.

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1169Q443611 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, FUNRIO

A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil que é formada pela união indissolúvel destes. Assim, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre

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1170Q322340 | Pedagogia, Pedagogo, DEPEN, FUNRIO

O processo de construção do conhecimento e a aprendizagem discente colocam em evidência a avaliação como a parte mais importante do processo ensino/aprendizagem. Para Libâneo (2005), “a prática da avaliação da aprendizagem, em seu sentido pleno, só será possível na medida em que se estiver efetivamente interessado na aprendizagem do educando, ou seja, há que se estar interessado em que o educando aprenda aquilo que está sendo ensinado.” Se o valor da avaliação está no fato de o discente poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades, ao professor caberá criar situações de desafio no processo de ensino, que levem o educando a buscar a superação das dificuldades existentes, continuando a progredir no processo de construção dos saberes (Luckesi, 1999). Assim agindo, o educador se mostra interessado na aprendizagem do educando e em seu concomitante desenvolvimento. A avaliação só pode funcionar efetivamente num trabalho educativo, com uma perspectiva dinâmica de aprendizagem para o desenvolvimento, em espaços de elaboração do conhecimento diferenciados, em que os alunos possam expressar sua curiosidade, criatividade, vivências, experiências, sentimentos (...) na (re)construção do conhecimento pertinente, redimensionando o processo, sem encaminhar as decisões. Assim agindo, a avaliação implicará numa retomada do curso de ação, promovendo o seu realinhamento ou a sua reorientação. Ao focar a qualidade dos resultados intermediários ou finais da avaliação, Luckesi valoriza a avaliação

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