Questões de Concursos DETRAN AC

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21Q1051840 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Examinador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

A respeito das Normas Gerais de Circulação e de Conduta, analise as afirmativas a seguir.
I. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.
II. Os usuários das vias terrestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas.
III. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

Assinale:
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22Q1051841 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Examinador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

De acordo com a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, assinale a afirmativa incorreta.
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23Q1051842 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Examinador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( )O condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas.
( )Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, as da direita são destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada; as da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.
( )O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às normas, como a circulação, que dar-se-á pelo lado direito da via, sem exceção.
As afirmativas são, respectivamente,
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24Q1051843 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Examinador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

A respeito da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, assinale a afirmativa incorreta.
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25Q1051844 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Examinador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

A respeito da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, analise as afirmativas a seguir.
I. Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo CONTRAN, sem tolerância de nenhuma espécie para o excesso.
II. Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
III. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Assinale:
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26Q1051851 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

Considerando a Resolução nº 110, de 24 de fevereiro de 2000, do Conselho Nacional de Trânsito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal estabelecerão prazos para renovação do Licenciamento Anual dos Veículos registrados sob sua circunscrição, de acordo com o algarismo final da placa de identificação.
( ) Os prazos de renovação previstos na Resolução serão fiscalizados pelas autoridades locais onde o veículo se encontrar.
( ) Os prazos estabelecidos para a renovação do licenciamento são variáveis de acordo com a conveniência da Administração Estadual.
As afirmativas são, respectivamente,
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27Q1051852 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

Considerando a Resolução nº 432, de 23 de janeiro de 2013, do CONTRAN, analise as afirmativas a seguir.
I. É facultativa a realização do exame de alcoolemia para as vítimas fatais de acidentes de trânsito.
II. A fiscalização do consumo, pelos condutores de veículos automotores, de bebidas alcoólicas e de outras substâncias psicoativas que determinem dependência deve ser procedimento operacional rotineiro dos órgãos de trânsito.
III. No caso do teste de etilômetro, para preenchimento do campo “Valor Considerado” do auto de infração, deve-se observar as margens de erro admissíveis, nos termos da “Tabela de Valores Referenciais para Etilômetro”, conforme estabelecido no anexo da resolução.
Assinale:
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28Q1051854 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

Considerando a Resolução CONTRAN nº 806, de 15 de dezembro de 2020, que estabelece a mensagem, os temas e o cronograma da Campanha Educativa de Trânsito de 2021, a ser realizada nacionalmente, de janeiro a dezembro, estabeleceu temas e cronograma para a campanha educativa de trânsito.
Considerando os temas estipulados de setembro a dezembro de 2021 e algumas de suas metas, assinale a afirmativa incorreta.
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29Q1051855 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

Considerando a Resolução nº 432, 23 de janeiro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) O etilômetro deve ter seu modelo aprovado pelo INMETRO, ser aprovado na verificação metrológica inicial, eventual, em serviço e anual realizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO ou por órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – RBMLQ.
( ) Os sinais de alteração da capacidade psicomotora poderão ser verificados por constatação, pelo agente da Autoridade de Trânsito, dos sinais de alteração da capacidade psicomotora, nos termos do Anexo II da resolução, que deve ser confirmado por exame clínico, com laudo conclusivo e firmado por médico perito.
( ) No caso de infração regulamentada pela Resolução, o documento de habilitação será recolhido pelo agente, mediante recibo, e ficará sob custódia do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação até que o condutor comprove que não está com a capacidade psicomotora alterada, conforme nela estipulada.
As afirmativas são, respectivamente,
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30Q1051860 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

Características inseguras da via no momento do acidente que podem contribuir para sua incidência e estar ligadas ao estado da pavimentação, da sinalização, das características geométricas (deficiências de projeto), às condições climáticas, entre outros aspectos.
Nesse sentido, em relação à direção defensiva, assinale a afirmativa correta.
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31Q1051861 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

As opções a seguir apresentam procedimentos de prática da direção defensiva, à exceção de uma. Assinale-a.
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32Q1051862 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

As opções a seguir apresentam exemplos de imperícia praticada por condutores, à exceção de uma. Assinale-a.
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33Q1051863 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

A respeito do tema “Direção Defensiva”, assinale a afirmativa correta.
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34Q1051864 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Orientador de Trânsito, DETRAN AC, Instituto Access, 2021

A respeito do uso do cinto de segurança, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso do cinto de segurança é uma forma de direção defensiva muito útil e eficaz, pois previne acidentes.
II. Para que o cinto de segurança tenha maior eficácia, é importante sentar-se de forma adequada e passar uma parte do cinto por cima do ombro e a outra, pela cintura, abaixo do abdômen.
III. No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção.
Assinale:
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35Q1051950 | Português, Crase, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

A vida dos outros

Almoço fora todos os dias. Isso não é problema,

porque meu escritório fica em local muito movimenta-

do e com grande variedade de restaurantes. Em ge-

ral, prefiro aqueles que oferecem comida a quilo, essa

5 maravilhosa invenção moderna (há quem garanta ser

invenção brasileira) que permite comer na medida cer-

ta, sem desperdícios, e observar os pratos antes de

fazer a escolha.

Mas gosto dos restaurantes a quilo também por

10 outra razão: são feitos sob medida para os solitários.

Neles, reinam os introvertidos, os retraídos, os tími-

dos. Você entra, escolhe, pesa, se senta, come, paga

e vai embora. Se não quiser, não precisa conversar

com ninguém, emitir um som, pronunciar uma só pa-

15 lavra.

Talvez por isso, os restaurantes a quilo vivam api-

nhados de pessoas sozinhas. Neles, elas não têm

qualquer pudor de se sentar à mesa sem ter compa-

nhia, nem nos fins de semana, que é tempo de famí-

20 lia, amigos, congregação. Os restaurantes a quilo são

também muito frequentados por turistas, pois é um

conforto para eles entrar e comer num lugar em que

não precisam tentar se entender com pessoas que só

falam essa língua secreta chamada português.

25___O restaurante a quilo é o lugar onde a palavra é

supérflua e onde deveria reinar o silêncio. Pois é –

deveria. Mas o que ocorre é justamente o contrário. E

por quê? Por culpa do telefone celular.

Por alguma razão, as pessoas precisam falar ao

30 celular quando se sentam para comer. Resolvem as-

suntos pendentes, pedem informações, fazem enco-

mendas, fecham negócios ou mesmo batem papo com

o amigo ou amiga que não vêem há tempos – e tudo

isso enquanto mastigam e engolem o almoço. Pobres

35 estômagos.

E pobre de mim. Não consigo ficar indiferente ao

que está sendo dito nos celulares à minha volta. As-

sim que a conversa se estabelece, começo a prestar

atenção ao que está sendo dito e, daqui a pouco, qua-

40 se sem perceber, me vejo vivendo a vida dos outros.

Sofro, brigo, peço ou dou informação, falo de traba-

lho, marco reuniões, fico estressada com a mercado-

ria que não chegou – e tudo sem ter nada a ver com

isso.

45___Outro dia, durante um almoço, participei de duas

conversas inquietantes. A primeira foi quando uma jo-

vem na mesa à minha esquerda atendeu um telefone-

ma a respeito de uma encomenda. Do outro lado do

fio, alguém tinha dúvidas e queria que ela confirmas-

50 se certas coisas. Não consegui entender a que produ-

to se referiam, mas sei que a moça parou de comer e,

segurando o celular entre a orelha e o ombro, catou

na bolsa um caderninho e repetiu, aos gritos (a liga-

ção parecia estar ruim), números de série do artigo

55 encomendado. Enquanto isso, a comida em seu prato

esfriava. E a minha também. Como eu poderia comer

sem ver aquele assunto resolvido?

Mal ela desligou e já tocava o celular de outra

senhora, duas ou três mesas à minha frente. Estava

60 encoberta e não pude ver-lhe o rosto. Mas acompa-

nhei, acabrunhada, sua conversa sobre a amiga inter-

nada, que acabara de ser operada. Perdi a fome de

vez.

Com o advento do celular, minha vida ficou as-

65 sim. Já não tenho noção dos limites (onde acaba a

minha vida e começa a do outro?). Ou talvez tenham

sido as pessoas que perderam esses limites. Porque

a tecnologia transformou o mundo, mas não surgiram

novas regras para acompanhar as transformações.

70 Será que algum dia uma nova etiqueta vai entrar em

vigor, estabelecendo que é falta de educação falar

enquanto se almoça num restaurante (estando ou não

de boca cheia)? Espero que sim. Mas enquanto isso

não acontece, vou vivendo a vida dos outros.


SEIXAS, Heloisa. Disponível em: www.selecoes.com.br.

Acesso em: set. 2008. (Adaptado).

Analise as frases a seguir, quanto ao uso do acento indicativo de crase.

I – Heloísa não sabe se a comida está à altura dos convidados.

II – Os telefones começaram a tocar à partir daquele momento.

III – Ao sair à rua, percebeu que esquecera o celular.

IV – A moça teria de informar se o pagamento seria feito à vista ou à prazo.

O acento indicativo de crase está empregado de forma totalmente correta APENAS nas frases

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36Q1051951 | Português, Sintaxe, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

A vida dos outros

Almoço fora todos os dias. Isso não é problema,

porque meu escritório fica em local muito movimenta-

do e com grande variedade de restaurantes. Em ge-

ral, prefiro aqueles que oferecem comida a quilo, essa

5 maravilhosa invenção moderna (há quem garanta ser

invenção brasileira) que permite comer na medida cer-

ta, sem desperdícios, e observar os pratos antes de

fazer a escolha.

Mas gosto dos restaurantes a quilo também por

10 outra razão: são feitos sob medida para os solitários.

Neles, reinam os introvertidos, os retraídos, os tími-

dos. Você entra, escolhe, pesa, se senta, come, paga

e vai embora. Se não quiser, não precisa conversar

com ninguém, emitir um som, pronunciar uma só pa-

15 lavra.

Talvez por isso, os restaurantes a quilo vivam api-

nhados de pessoas sozinhas. Neles, elas não têm

qualquer pudor de se sentar à mesa sem ter compa-

nhia, nem nos fins de semana, que é tempo de famí-

20 lia, amigos, congregação. Os restaurantes a quilo são

também muito frequentados por turistas, pois é um

conforto para eles entrar e comer num lugar em que

não precisam tentar se entender com pessoas que só

falam essa língua secreta chamada português.

25___O restaurante a quilo é o lugar onde a palavra é

supérflua e onde deveria reinar o silêncio. Pois é –

deveria. Mas o que ocorre é justamente o contrário. E

por quê? Por culpa do telefone celular.

Por alguma razão, as pessoas precisam falar ao

30 celular quando se sentam para comer. Resolvem as-

suntos pendentes, pedem informações, fazem enco-

mendas, fecham negócios ou mesmo batem papo com

o amigo ou amiga que não vêem há tempos – e tudo

isso enquanto mastigam e engolem o almoço. Pobres

35 estômagos.

E pobre de mim. Não consigo ficar indiferente ao

que está sendo dito nos celulares à minha volta. As-

sim que a conversa se estabelece, começo a prestar

atenção ao que está sendo dito e, daqui a pouco, qua-

40 se sem perceber, me vejo vivendo a vida dos outros.

Sofro, brigo, peço ou dou informação, falo de traba-

lho, marco reuniões, fico estressada com a mercado-

ria que não chegou – e tudo sem ter nada a ver com

isso.

45___Outro dia, durante um almoço, participei de duas

conversas inquietantes. A primeira foi quando uma jo-

vem na mesa à minha esquerda atendeu um telefone-

ma a respeito de uma encomenda. Do outro lado do

fio, alguém tinha dúvidas e queria que ela confirmas-

50 se certas coisas. Não consegui entender a que produ-

to se referiam, mas sei que a moça parou de comer e,

segurando o celular entre a orelha e o ombro, catou

na bolsa um caderninho e repetiu, aos gritos (a liga-

ção parecia estar ruim), números de série do artigo

55 encomendado. Enquanto isso, a comida em seu prato

esfriava. E a minha também. Como eu poderia comer

sem ver aquele assunto resolvido?

Mal ela desligou e já tocava o celular de outra

senhora, duas ou três mesas à minha frente. Estava

60 encoberta e não pude ver-lhe o rosto. Mas acompa-

nhei, acabrunhada, sua conversa sobre a amiga inter-

nada, que acabara de ser operada. Perdi a fome de

vez.

Com o advento do celular, minha vida ficou as-

65 sim. Já não tenho noção dos limites (onde acaba a

minha vida e começa a do outro?). Ou talvez tenham

sido as pessoas que perderam esses limites. Porque

a tecnologia transformou o mundo, mas não surgiram

novas regras para acompanhar as transformações.

70 Será que algum dia uma nova etiqueta vai entrar em

vigor, estabelecendo que é falta de educação falar

enquanto se almoça num restaurante (estando ou não

de boca cheia)? Espero que sim. Mas enquanto isso

não acontece, vou vivendo a vida dos outros.


SEIXAS, Heloisa. Disponível em: www.selecoes.com.br.

Acesso em: set. 2008. (Adaptado).

Assinale a sentença em que há ERRO na concordância nominal.

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37Q1051953 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

A descrição da Escola Conduzir indica que seus profissionais desenvolveram um Projeto Político-Pedagógico que tem como base uma concepção de educação histórico-crítica, que concebe a escola pública como

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38Q1051954 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

O Projeto Político-Pedagógico da Escola Conduzir foi elaborado em processo de planejamento participativo. A temática referente à formação para a cidadania foi introduzida no projeto quando a equipe de profissionais e a comunidade estabeleceram o Marco Doutrinal, que vem a ser o momento em que o grupo

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39Q1051955 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

Em contexto de planejamento, os professores da Escola Conduzir discutiram as funções do processo de planejar. No diálogo estabelecido, destacaram-se os depoimentos a seguir.

Rogério – Nós precisamos ter clareza de que o planejamento é uma forma de explicitar os princípios e as diretrizes do nosso trabalho, articulando o que fazemos na sala de aula com as exigências sociais.

Ana Cláudia – Para mim, planejar é fundamental, pois torna o meu trabalho mais racional, evitando a improvisação e a rotina.

Américo – Tenho muitos anos de profissão e já nem planejo mais. Durante todo esse tempo, toda essa papelada que produzimos serve mais é para encher gavetas e criar um problema ecológico com tanto gasto de papel.

Camila – Para a minha área de conhecimento, que apresenta novidades tecnológicas a todo instante, o planejamento ajuda a atualizar o conteúdo sempre que preciso fazer adequações às condições de aprendizagem dos alunos.

Vera – Vejo o planejamento como um guia de orientação para o meu trabalho, que está desvinculado de posicionamentos filosóficos, pois se trata de uma prática operacional.

Apresentam uma concepção de planejamento como expressão de uma prática democrática APENAS os depoimentos de

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40Q1051956 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

A metodologia de projetos de trabalho é adotada pelos professores da Escola Conduzir. Sabendo-se que projetos de trabalho apontam para uma concepção de educação, para que ela se efetive na prática pedagógica é preciso que

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