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Questões de Concursos DETRAN MT

Resolva questões de DETRAN MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q32242 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar do Serviço de Trânsito, Detran MT, CEV UFMT

[...] a discussão da sua constituição veio desde a década de 50. A primeira proposta foi do ano de 1952 e mostrava uma área cinco vezes maior do que é hoje. Sua criação ocorreu em 1961. Os interesses imobiliários mato-grossenses se posicionaram contra a sua constituição. Foram realizadas sucessivas divisões no projeto [...]. A área contemplou a territorialidade integral de algumas etnias, mas deixou fora parcelas significativas de território tradicional de povos que lá habitavam. Os Panará, Ikpeng, Kindsedge e os Caiabi perderam territórios na sua ida para o local [...].

(Adaptado de http://www.axa.org.br/anexo/no-ponto-sociedade/. Acesso em 18/05/2015.)

O texto retrata a criação
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122Q411240 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, CEV UFMT

O servidor público deve exercer com zelo e dedicação as atribuições de seu cargo, observando as normas legais e regulamentos, sob pena de responder por seus atos, civil, penal e administrativamente. Nesse contexto, assinale a afirmativa INCORRETA.
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123Q132211 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO IX DOS VEÍCULOS, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação às normas de identificação de veículos previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assinale a afirmativa INCORRETA.

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124Q171796 | Legislação de Trânsito CTB, Do Licenciamento, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

Pedro Velocidade Máxima, de acordo com a Lei N.º 9.503/1997, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), NÃO poderá circular com sua motocicleta nas vias

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125Q132735 | Arquivologia, Instrumentos de Pesquisa, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

É um instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária e analítica. Trata-se de

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126Q133820 | Administração Geral, Balanced Scorecard, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de implementação de estratégias baseada em quatro perspectivas. Marque a alternativa que apresenta duas dessas perspectivas.

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127Q556419 | Informática, Excel, Analista do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, CEV UFMT

Considere uma planilha do Microsoft Excel 2007 (idioma Português) em que as células A1, A2, B1, B2 contenham respectivamente os valores 8, 10, 4, 2. Quais valores são retornados pelas fórmulas =SE(B1<A2/2;B2;A1) e =MÁXIMO(A1;B2)-MÍNIMO(A2;B1), respectivamente?
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128Q132540 | Probabilidade e Estatística, Distribuição de Probabilidades, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Suponha que a vida útil de dois radares seja independente uma da outra e que o primeiro radar tenha vida média esperada de 1000 horas, enquanto o segundo radar tenha vida média esperada de 1200 horas. A probabilidade de que ambas as vidas úteis sejam de no mínimo 1500 horas é:

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129Q169502 | Legislação de Trânsito CTB, Das Normas Gerais de Circulação e Conduta, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

Leonardo Bonito tem 8 anos de idade. De acordo com a Lei N.º 9.503/1997, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deverá ser transportado na camioneta de sua mãe

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130Q133022 | Legislação de Trânsito CTB, Da Habilitação, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para apuração e concessão de habilitação para conduzir veículos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( )A autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal ficará a cargo dos Municípios. ( )O trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas poderão ser conduzidos em via pública também por condutor habilitado na categoria B. ( )O reconhecimento de habilitação obtida em outro país está subordinado às condições estabelecidas em normas do Conselho Nacional de Trânsito e em Convenções e Acordos Internacionais. ( )Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos doze meses. Assinale a sequência correta.

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131Q133631 | Filosofia e Ética, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Promulgada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi produzida em parte como resposta aos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial. A Declaração retoma explicitamente os ideais da Revolução Francesa, mas os contempla com os ideais de fraternidade e solidariedade [...] A Declaração Universal de 1948 representa a culminância de um processo ético de reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e da necessidade de respeito à igual dignidade de todos, independentemente de distinções de cor, sexo, religião, opinião ou origem. (STORCK, A. Direitos Humanos. In TORRES, J. C. B. (org.) Manual de Ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ: Vozes; Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul; Rio de Janeiro: BNDES, 2014.) O teor ético da Declaração Universal dos Direitos do Homem é marcado pela presença de vários conceitos do campo da filosofia moral. Sobre esses conceitos, considere: I - Igualdade; declaração; solidariedade. II - Igualdade; dignidade; respeito. III - Fraternidade; solidariedade; dignidade. São conceitos que marcam o teor ético da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

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132Q133219 | Engenharia Mecânica, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre fratura dúctil e frágil, assinale a afirmativa correta.

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133Q133122 | Administração Geral, padronização, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Manual, em uma organização, refere-se a um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas das ações. O manual que dá instruções e define rotinas e procedimentos de determinada atividade é de

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134Q32233 | Português, Auxiliar do Serviço de Trânsito, Detran MT, CEV UFMT

Texto associado.
[...] todas as vezes que intentamos ler os sinais dos tempos na realidade atual, é conveniente ouvir os jovens e os idosos. Tanto uns como outros são a esperança dos povos. Os idosos fornecem a memória e a sabedoria da experiência, que convidam a não repetir tontamente os mesmos erros do passado. Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual.

Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária.

(PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013.)
Assinale o trecho em que a palavra que NÃO está empregada como pronome relativo, mas como conjunção integrante.
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135Q32234 | Português, Auxiliar do Serviço de Trânsito, Detran MT, CEV UFMT

Texto associado.
[...] todas as vezes que intentamos ler os sinais dos tempos na realidade atual, é conveniente ouvir os jovens e os idosos. Tanto uns como outros são a esperança dos povos. Os idosos fornecem a memória e a sabedoria da experiência, que convidam a não repetir tontamente os mesmos erros do passado. Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual.

Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária.

(PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013.)
Em relação ao uso de tempos verbais no texto, analise as afirmativas.

I - Por expressarem uma atitude de conselho, as formas verbais sejamos e deixemos estão no modo subjuntivo.
II - Chamam e trazem, formas verbais no modo indicativo, revelam uma atitude de certeza do falante em relação ao fato tratado.
III - No trecho de modo que não fiquemos encalhados, a forma verbal está no subjuntivo, pois o falante expressa atitude de suposição.
IV - As formas verbais despertar e aumentar, precedidas da preposição a, estão no imperativo, tanto que indicam uma atitude de mando ou pedido do falante.

Estão corretas as afirmativas
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136Q170630 | Informática, Spam e antispam, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

O termo usado para referir aos e-mails não solicitados que geralmente são enviados para um grande número de pessoas é:

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137Q32239 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar do Serviço de Trânsito, Detran MT, CEV UFMT

Sobre aspectos da Geografia Física do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa INCORRETA
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138Q131923 | História e Geografia do Mato Grosso, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre os aspectos econômicos do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.

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139Q132212 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de 2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Esse princípio NÃO requer:

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140Q132288 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação aos pressupostos da gestão democrática, analise as afirmativas. I - Fundamentam-se nos valores do mercado dando atenção especial às demandas dos clientes e aos resultados do desempenho das instituições educativas nos processos de avaliação oficial. II - Valorizam decisões instrumentais ancoradas na eficiência, produtividade, competitividade e na capacidade de autogestão das escolas. III - Dão ênfase às relações coletivas que primam pela socialização de conhecimentos e pela dimensão política da educação. IV - Contrapõem-se aos processos de regulação externa que restrigem a autonomia da escola. Está correto o que se afirma em

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