Questões de Concursos DNIT

Resolva questões de DNIT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q251084 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Conforme a especificação de serviço DNIT 106/2009 ES relativa a serviços de terraplenagem em cortes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q560942 | Informática, Conceitos Básicos, Analista Administrativo, DNIT, FJPF

Em relação aos padrões tecnológicos de vídeo, das opções abaixo, aquela que apenas contém padrões tecnológicos reconhecidos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q434619 | Direito Constitucional, Tributação e Orçamento, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, ao tratar da Tributação e do Orçamento, em seu artigo 145, classifi cou as espécies de tributo em: impostos, taxas e contribuições de melhoria. Um dos impostos adotados no Brasil é o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, imposto “indireto”, pois o valor está embutido no preço da transação, cuja arrecadação está a cargo do Estado ou do Distrito Federal. A Constituição Federal determina que 25% do ICMS arrecadado pelo Estado ou pelo DF sejam repassados aos municípios, sendo que dessa parcela, 75%, no mínimo, devem ser distribuídos aos municípios na proporção do valor adicionado fi scal (VAF) e os outros 25% de acordo com o que dispuser a lei estadual ou distrital. Muitos Estados brasileiros adotaram em suas legislações uma destinação desse ¼ do quinhão municipal do ICMS que levasse em conta objetivos de conservação e preservação ambiental dos municípios, o que fi cou conhecido como “ICMS Ecológico”. Com base no que foi apresentado, analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afi rmativa errada.

( ) O primeiro estado do País a adotar o princípio do ICMS Ecológico foi o Estado do Paraná, na sua Constituição de 1989, com regulamentação ainda no início dos anos 1990.

( ) Embora alguns Estados do Brasil já tenham adotado o ICMS Ecológico, ainda não chega a 10 o número de Unidades da Federação que incorporaram esse princípio, mesmo considerando outras denominações que possam assumir a distribuição do ICMS Estadual entre municípios, considerando critérios ambientais (como, por exemplo, Selo Ambiental ou ICMS Socioambiental).

( ) Cada Estado tem adotado critérios próprios de repasse do ICMS Ecológico, buscando melhor atender aos interesses da população local e suas peculiaridades. Esses critérios podem estar associados a fatores, tais como: existência de unidades de conservação, áreas de manancial para abastecimento público de água, condições do saneamento ambiental, existência de coleta seletiva de lixo, preservação de patrimônio histórico, áreas de reservas indígenas, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q536307 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao conteúdo central de concreto, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q546333 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao tema amostragem de agregados para pavimentação, o procedimento DNER – Pro 120/1997 do atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estabelece, em seu item 4, os procedimentos a serem adotados na coleta de amostras de agregados, bem como seus respectivos quantitativos, visando à realização de ensaios tecnológicos na área de pavimentação. Segundo este item, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q546914 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Com relação ao aço para concreto, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q646020 | Informática, Segurança da Informação, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Na NBR ISO/IEC 27001:2006, tem-se, com relação a ações preventivas, que a organização deve determinar ações para eliminar as causas de não-conformidades potenciais com os requisitos do SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação), de forma a evitar a sua ocorrência. As ações preventivas tomadas devem ser apropriadas aos impactos dos potenciais problemas e a prioridade das ações preventivas deve ser determinada com base nos resultados do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q645686 | Informática, Gestão da Qualidade, Analista Administrativo, DNIT, FJPF

Em relação aos critérios de qualidade na fase de projeto tecnológico, fatores tais como reorganização de índices, compressão de dados e limpeza de arquivos, são fatores que contribuem para o critério conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q250774 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O efeito da adição de substâncias contendo açúcares no concreto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q250274 | Administração Financeira e Orçamentária, Anexo de Metas Fiscais e Anexo de Riscos Fiscais, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A respeito das retenções tributárias em pagamentos a fornecedores de bens e serviços de que tratam a Lei n. 9.430/96 e a Instrução Normativa SRF 1.234/2012, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q100308 | Direito Econômico, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

A Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO é integrada por Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. À vista disso, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q250914 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Após um levantamento planimétrico para medição das distâncias entre os pontos, utilizando uma trena com medida nominal de 20 metros, verificou-se que a medida real da trena era de 20,6 metros. Se o perímetro total levantado foi de 0,567 km, indique qual é a medida real do perímetro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q618852 | Informática, Política de Segurança, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Na NBR ISO/IEC 27001:2006, um dos controles da Infraestrutura de Segurança da Informação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q99755 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

São critérios de julgamento passíveis de serem utilizados no âmbito do Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q751055 | Engenharia Agronômica, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) tenta estabelecer determinados princípios, de forma hierarquizada, para a gestão de resíduos sólidos. A alternativa que apresenta a hierarquização correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q249645 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Para construção de uma rodovia, será necessária a desapropriação de determinada área de uma propriedade rural. Se o trecho da rodovia que corta a referida área, em linha reta, tem uma extensão de 1,3 Km, a largura da via é de 7 metros, o acostamento é de 2 metros e a faixa de domínio de 15 metros, para cada lado da via, calcule a área a ser desapropriada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q100773 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Acerca da interpretação correta do disposto no art. 7º , § 2º , inc.III da Lei n. 8.666/93, conforme posicionamento da doutrina administrativista e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q538740 | Engenharia Civil, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Vetores logísticos representam uma nova forma de organização espacial do País. Dessa organização resultaram sete agrupamentos. Com relação a esse assunto, de acordo com o PNLT (Plano Nacional de Logística e Sistemas de Transportes), assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q544144 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Massa específi ca é um dos índices físicos que caracteriza os agregados utilizados em pavimentação. Em relação a este conteúdo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q527768 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A Taxa Interna de Retorno (TIR) de um investimento é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, iguala os valores das despesas, trazidos ao valor presente, aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. Dependendo da ótica de análise de um projeto, social ou privada, a TIR pode ser diferente, uma vez que não há, necessariamente, correspondência absoluta entre custos e benefícios sociais e privados de um investimento. Podese, nesse caso, considerar a existência de uma TIRsocial e de uma TIRprivada para um projeto de infraestrutura. Com base nesses conceitos, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.

( ) Projetos de infraestrutura que causam impactos ambientais negativos de grande magnitude costumam apresentar externalidades econômicas negativas, que levam, no caso de benefícios sociais e privados equivalentes, a uma TIRsocial menor que a TIRprivada.

( ) Projetos de infraestrutura, como estações de tratamento de esgotos, que apresentam externalidades econômicas positivas, a exemplo de melhoria de qualidade de vida e de qualidade ambiental, levam, também, no caso de custos sociais e privados equivalentes, a uma TIRsocial menor que a TIRprivada.

( ) Quanto menor a TIRprivada de um projeto, menos interesse esse projeto irá despertar em um investidor privado, mesmo que se trate de projeto de relevante interesse social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.