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81Q244096 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

De acordo com o livro "Direito Administrativo Brasileiro", de Hely Lopes Meirelles, o Direito Administrativo tem quatro fontes principais. Nesse sentido, correlacione as fontes do Direito Administrativo que se encontram na coluna da esquerda com as afirmativas a elas referentes que se encontram na coluna da direita.

I - Doutrina
II - Jurisprudência
III - Costume

IV - Lei

X - Influencia fortemente o Direito
Administrativo por traduzir
reiteração de decisões contenciosas.

Y - Tem tido utilização crescente
nos demais ramos do direito,
sendo importante para o
Direito Administrativo em
razão da deficiência da legislação.

Z - Distingue as regras que convêm
a cada um dos subramos
do saber jurídico e
influi tanto na elaboração da
Lei quanto nas decisões
contenciosas ou não contenciosas.

A relação correta é:

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82Q244073 | Português, Morfologia Pronomes, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Texto associado.

COMO NAVEGAR EM ALTO MAR

A família Schürmann ficou conhecida no Brasil pelas
viagens que fez pelo mundo a bordo de seu veleiro. Como
um de seus membros, posso dizer que vivemos
incontáveis aventuras, mas descobrimos que o nosso
projeto ia além da busca por novas culturas e desafios.
Percebemos que diariamente vivíamos a realidade e
até mesmo o sonho de muitos empresários. Aprendemos
na prática o que empresas e executivos procuram
aprimorar no seu dia-a-dia, como, por exemplo, reagir em
situações adversas, enfrentar desafios e transformá-los
em oportunidades, tomar decisões para administrar um
empreendimento com sucesso e conviver em equipe.
Em nossas palestras, procuramos destacar que o
barco a vela é uma excelente ferramenta para fazer uma
analogia com as empresas. Nós vivemos durante 20 anos
dentro de um veleiro de 44 metros quadrados. Para que
tudo desse certo nessas condições, foi preciso um bom
planejamento, uma tripulaçãounida e perseverança para
enfrentar as mais inesperadas situações. As empresas
passam por problemas similares. Veja alguns deles:
Quando nos deparávamos com um mar tempestuoso,
procurávamos enfrentá-lo com firmeza. A
análise das condições meteorológicas através de
mecanismos de informações, como satélite, barômetro
e formações de nuvens nos ajudava a prever
a dimensão da situação. Com esses dados em
mãos, tudo ficava mais fácil e previsível. Tínhamos
também uma tripulação bem treinada. Numa empresa
é a mesma coisa. Você precisa utilizar os
recursos tecnológicos e intelectuais disponíveis para
cada uma das situações. E, para se sentir seguro,
não há nada melhor do que promover treinamentos
periódicos e sistemáticos.
Sempre que estamos no mar, temos de ajustar
constantemente a embarcação, regular as velas,
revisar os materiais e preparar a tripulação. É importante
administrar riscos em situações de pressão
e tomar decisões rápidas nos momentosdifíceis.
[...]
Os ventos fortes sempre forçam o velejador a fazer
mudanças de rumo, mas ele nunca esquece que o
objetivo precisa ser alcançado. Tem de encontrar
soluções e fazer o barco se mover com rapidez e
segurança na tempestade. Para isso, deve contar
com uma tripulação unida, em que cada um cumpre
bem o seu papel.
Para que tudo siga o planejado, é preciso investir em
comunicação. Em um veleiro oceânico, assim como nas
empresas, a comunicação é fator crítico para o sucesso.
Essas são algumas das lições preciosas que aprendemos
em alto-mar. Acredite sempre em dias melhores.
Nem mesmo quando perdemos os nossos mastros em
meio a uma tempestade na Nova Zelândia e ficamos dias
à deriva deixamos de acreditar. O segredo foi estarmos
preparados para superar momentos difíceis e tensos como
aquele.
SCHÜRMANN, Heloisa, Revista Você S/A, Ago. 2004.

Indique a opção cujo pronome entre parênteses substitui adequadamente a expressão em destaque.

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83Q244117 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Texto associado.

COMO NAVEGAR EM ALTO MAR

A família Schürmann ficou conhecida no Brasil pelas
viagens que fez pelo mundo a bordo de seu veleiro. Como
um de seus membros, posso dizer que vivemos
incontáveis aventuras, mas descobrimos que o nosso
projeto ia além da busca por novas culturas e desafios.
Percebemos que diariamente vivíamos a realidade e
até mesmo o sonho de muitos empresários. Aprendemos
na prática o que empresas e executivos procuram
aprimorar no seu dia-a-dia, como, por exemplo, reagir em
situações adversas, enfrentar desafios e transformá-los
em oportunidades, tomar decisões para administrar um
empreendimento com sucesso e conviver em equipe.
Em nossas palestras, procuramos destacar que o
barco a vela é uma excelente ferramenta para fazer uma
analogia com as empresas. Nós vivemos durante 20 anos
dentro de um veleiro de 44 metros quadrados. Para que
tudo desse certo nessas condições, foi preciso um bom
planejamento, uma tripulaçãounida e perseverança para
enfrentar as mais inesperadas situações. As empresas
passam por problemas similares. Veja alguns deles:
Quando nos deparávamos com um mar tempestuoso,
procurávamos enfrentá-lo com firmeza. A
análise das condições meteorológicas através de
mecanismos de informações, como satélite, barômetro
e formações de nuvens nos ajudava a prever
a dimensão da situação. Com esses dados em
mãos, tudo ficava mais fácil e previsível. Tínhamos
também uma tripulação bem treinada. Numa empresa
é a mesma coisa. Você precisa utilizar os
recursos tecnológicos e intelectuais disponíveis para
cada uma das situações. E, para se sentir seguro,
não há nada melhor do que promover treinamentos
periódicos e sistemáticos.
Sempre que estamos no mar, temos de ajustar
constantemente a embarcação, regular as velas,
revisar os materiais e preparar a tripulação. É importante
administrar riscos em situações de pressão
e tomar decisões rápidas nos momentosdifíceis.
[...]
Os ventos fortes sempre forçam o velejador a fazer
mudanças de rumo, mas ele nunca esquece que o
objetivo precisa ser alcançado. Tem de encontrar
soluções e fazer o barco se mover com rapidez e
segurança na tempestade. Para isso, deve contar
com uma tripulação unida, em que cada um cumpre
bem o seu papel.
Para que tudo siga o planejado, é preciso investir em
comunicação. Em um veleiro oceânico, assim como nas
empresas, a comunicação é fator crítico para o sucesso.
Essas são algumas das lições preciosas que aprendemos
em alto-mar. Acredite sempre em dias melhores.
Nem mesmo quando perdemos os nossos mastros em
meio a uma tempestade na Nova Zelândia e ficamos dias
à deriva deixamos de acreditar. O segredo foi estarmos
preparados para superar momentos difíceis e tensos como
aquele.
SCHÜRMANN, Heloisa, Revista Você S/A, Ago. 2004.

Uma "analogia" (l. 15) é um tipo de:

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84Q393684 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

O Prefeito do Município X resolve contratar uma banda de renome internacional para realizar um show público em homenagem ao 400º aniversário da cidade. Trata-se de hipótese de:

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85Q336842 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Segundo o Balanço mineral brasileiro %u2013 2001, disponível em http://www.dnpm.gov.br, o alumínio é o mais abundante dos elementos metálicos da Terra, sendo o mais moderno dos metais comuns. A matéria-prima para sua produção é a bauxita que, processada quimicamente, dá origem à alumina. Para a produção de uma tonelada de alumínio, é necessária 1,95 tonelada de alumina. Para produzir uma tonelada de alumina, são necessárias aproximadamente 2,3 toneladas de bauxita.

Para produzir uma tonelada de alumínio, quantas toneladas de bauxita, aproximadamente, são necessárias?

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86Q241078 | Português, Morfologia, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Texto associado.

COMO NAVEGAR EM ALTO MAR

A família Schürmann ficou conhecida no Brasil pelas
viagens que fez pelo mundo a bordo de seu veleiro. Como
um de seus membros, posso dizer que vivemos
incontáveis aventuras, mas descobrimos que o nosso
projeto ia além da busca por novas culturas e desafios.
Percebemos que diariamente vivíamos a realidade e
até mesmo o sonho de muitos empresários. Aprendemos
na prática o que empresas e executivos procuram
aprimorar no seu dia-a-dia, como, por exemplo, reagir em
situações adversas, enfrentar desafios e transformá-los
em oportunidades, tomar decisões para administrar um
empreendimento com sucesso e conviver em equipe.
Em nossas palestras, procuramos destacar que o
barco a vela é uma excelente ferramenta para fazer uma
analogia com as empresas. Nós vivemos durante 20 anos
dentro de um veleiro de 44 metros quadrados. Para que
tudo desse certo nessas condições, foi preciso um bom
planejamento, uma tripulaçãounida e perseverança para
enfrentar as mais inesperadas situações. As empresas
passam por problemas similares. Veja alguns deles:
Quando nos deparávamos com um mar tempestuoso,
procurávamos enfrentá-lo com firmeza. A
análise das condições meteorológicas através de
mecanismos de informações, como satélite, barômetro
e formações de nuvens nos ajudava a prever
a dimensão da situação. Com esses dados em
mãos, tudo ficava mais fácil e previsível. Tínhamos
também uma tripulação bem treinada. Numa empresa
é a mesma coisa. Você precisa utilizar os
recursos tecnológicos e intelectuais disponíveis para
cada uma das situações. E, para se sentir seguro,
não há nada melhor do que promover treinamentos
periódicos e sistemáticos.
Sempre que estamos no mar, temos de ajustar
constantemente a embarcação, regular as velas,
revisar os materiais e preparar a tripulação. É importante
administrar riscos em situações de pressão
e tomar decisões rápidas nos momentosdifíceis.
[...]
Os ventos fortes sempre forçam o velejador a fazer
mudanças de rumo, mas ele nunca esquece que o
objetivo precisa ser alcançado. Tem de encontrar
soluções e fazer o barco se mover com rapidez e
segurança na tempestade. Para isso, deve contar
com uma tripulação unida, em que cada um cumpre
bem o seu papel.
Para que tudo siga o planejado, é preciso investir em
comunicação. Em um veleiro oceânico, assim como nas
empresas, a comunicação é fator crítico para o sucesso.
Essas são algumas das lições preciosas que aprendemos
em alto-mar. Acredite sempre em dias melhores.
Nem mesmo quando perdemos os nossos mastros em
meio a uma tempestade na Nova Zelândia e ficamos dias
à deriva deixamos de acreditar. O segredo foi estarmos
preparados para superar momentos difíceis e tensos como
aquele.
SCHÜRMANN, Heloisa, Revista Você S/A, Ago. 2004.

"Em nossas palestras, procuramos destacar que... " (l. 13 ) Indique a sentença na qual o vocábulo que ocorre com a mesma classe que apresenta no trecho acima.

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87Q426835 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Analise as situações abaixo.

I - Um Estado da Federação editou norma legal proibindo o início de atividade de novas jazidas de ouro.

II - Um Município brasileiro elaborou lei sobre energia e águas.

III - Um Município brasileiro possui órgão de fiscalização de concessões de exploração de recursos hídricos e minerais em seu território.

Das hipóteses acima, frente à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é(são) considerada(s) inconstitucional(is):

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88Q617494 | Informática, Banco de Dados, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Em relação ao conceito de Chave Primária, assinale a afirmação correta.

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89Q210851 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Especialista em Recursos Minerais Auditoria Externa, DNPM, MOVENS Instituto

Algumas evidências são obtidas pela execução de procedimentos de auditoria para testar os registros contábeis, como análise e revisão, reexecução dos procedimentos seguidos no processo de elaboração das demonstrações contábeis e conciliação de tipos e aplicações relacionadas às mesmas informações.

No tocante aos procedimentos de auditoria e às suas respectivas definições, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I - Inspeção
II - Observação
III - Confirmação externa
IV - Recálculo
V - Reexecução

( ) Verificação da exatidão matemática de documentos ou registros, que pode ser realizada manual ou eletronicamente.
( ) Resposta de terceiro ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.
( ) Exame do processo ou procedimento executado por outros, como o acompanhamento pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.
( ) Execução independente, pelo auditor, de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.
( ) Exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em meio eletrônico ou em outras mídias, ou exame físico de um ativo.

A sequência correta é:

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90Q401055 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Sobre os órgãos públicos, está correto afirmar que:

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91Q376507 | Administração Pública, Gestão de suprimentos e logística, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Cabe às Unidades Administrativas o exercício do controle dos bens patrimoniais que tenham sido por elas adquiridos ou das quais estejam de posse. Para controle desses bens, as Unidades Administrativas devem adotar os seguintes procedimentos:

I - atribuir um número de registro para cada bem incorporado, objetivando sua identificação;

II - emitir fichas individuais de bens patrimoniais;

III - registrar todas as transferências de bens, recolhimento para armazenagem, reparação e baixas;

IV - efetuar verificações periódicas dos bens sob a responsabilidade dos encarregados dos setores de localização dos bens;

V - elaborar relações de inventário de bens patrimoniais como comprovantes para o balanço geral.

Os procedimentos recomendados são:

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92Q357428 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

De acordo com o Princípio da Legitimidade, a despesa pública, para ser legítima, além de atender ao princípio da utilidade, precisa se fundamentar nas seguintes condições

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94Q207028 | Direito Administrativo, Licitação, Especialista em Recursos Minerais Auditoria Externa, DNPM, MOVENS Instituto

Acerca do processo de licitações e dos serviços públicos, assinale a opção correta.

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95Q395725 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Sobre os órgãos públicos, está correto afirmar que

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96Q242097 | Informática, Arquiteturas, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Um técnico recebeu a tarefa de instalar um utilitário em uma estação Pentium IV com Linux. Como o software está disponível em várias versões para diferentes arquiteturas, que versão o técnico deverá instalar?

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97Q211184 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Especialista em Recursos Minerais Auditoria Externa, DNPM, MOVENS Instituto

A respeito da organização do Estado e do sistema tributário nacional, assinale a opção correta.

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98Q243046 | Direito Administrativo, Licitação, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Em relação às modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93, assinale a afirmativa INCORRETA.

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99Q241590 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos Constitucionais, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Será permitido ao Servidor de uma Autarquia Federal exercer mandato eletivo e, havendo compatibilidade de horário, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, se for investido no mandato de:

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100Q243681 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Analise as situações abaixo.

I - Um Estado da Federação editou norma legal proibindo o início de atividade de novas jazidas de ouro.
II - Um Município brasileiro elaborou lei sobre energia e águas.
III - Um Município brasileiro possui órgão de fiscalização de concessões de exploração de recursos hídricos e minerais em seu território.

Das hipóteses acima, frente à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é(são) considerada(s) inconstitucional(is):

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