Início

Questões de Concursos DPE MS

Resolva questões de DPE MS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q176995 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Segundo o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, dentre os “crimes contra a humanidade”, o extermínio é definido como aquele que compreende

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q174486 | Direito Civil, Direito das Coisas, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

José e Maria transferiram o domínio de um terreno à Construtora X por meio de escritura pública, livre e desembaraçado de quaisquer ônus. A construtora, a fim de garantir o financiamento da construção do edifício projetado sobre o terreno, para fins não residenciais, deu o imóvel em garantia ao Banco Y, que liberaria o ônus, assim que quitado o empréstimo. Para o pagamento do terreno, José e Maria receberiam 4 unidades a serem construídas, sendo que ao final, receberam as unidades hipotecadas, em virtude de que a construtora não quitou o débito com o banco. Diante desse fato, indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q33522 | Legislação Federal, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Em relação à ação civil pública, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q179078 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar Lei 9784 99, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Convalidação ou saneamento é o ato administrativo pelo qual é suprido o vício existente em um ato ilegal, com efeitos retroativos à data em que este foi praticado. Ainda sobre a convalidação, é correto afirmar que ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q172614 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Estatuto da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

São prerrogativas do membro da Defensoria Pública, dentre outras que lhe sejam conferidas por lei, ou que forem inerentes ao seu cargo, as seguintes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q175328 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Com relação à pena de multa, considere as seguintes assertivas e assinale a alternativa que corresponde ao texto do Código Penal.

I. Na hipótese de concurso de crimes, sua aplicação segue as regras do concurso formal, concurso material e crime continuado.
II. A situação econômica do réu é critério para sua fixação.
III. Sua prescrição dar-se-á em 2 (dois) anos, quando for a única cominada ou aplicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q172644 | Direito Processual Civil, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Sobre os alimentos gravídicos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q176286 | Direito Penal, Lei n10826, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Com relação aos crimes definidos na Lei n.º 10.826/03, não admite a figura do artigo 14, II, do Código Penal, o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q176820 | Direitos Humanos, Sistema InterAmericano de Direitos Humanos, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Fazem parte do Sistema Interamericano de Direitos Humanos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q175267 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

No que tange aos recursos no processo trabalhista, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q180350 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q177037 | Direito Processual Penal, Lei 9099 95, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

A composição civil dos danos, da Lei n.º 9.099/95,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q179940 | Direito Civil, Direito de Família, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Ocorrendo o falecimento do adotante, no curso do processo de adoção, antes de prolatada a sentença,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q175205 | Direito Previdenciário, Aposentadoria especial, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q177929 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Ao contrário dos contratos celebrados entre entes privados, a Administração não fica em posição igualitária e pode modificar, rescindir unilateralmente os contratos, fiscalizar a sua execução, reter créditos etc. Essas prerrogativas são doutrinariamente chamadas de cláusulas contratuais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q173370 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q180678 | Direito Civil, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Sobre o instituto da novação, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q178151 | Direito Civil, Direito de Família, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime de separação de bens,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q179023 | Direito Constitucional, Hermenêutica constitucional, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Considerando a doutrina dominante do direito constitucional, analise as seguintes afirmativas a respeito da interpretação da Constituição.

I. O princípio segundo o qual a interpretação da Constituição deve ser realizada a evitar contradição entre suas normas denomina-se princípio do efeito integrador.

II. O princípio da harmonização é o que dispõe que o intérprete da norma constitucional não pode chegar a uma posição que subverta, altere ou perturbe o esquema organizatório-funcional constitucionalmente estabelecido pelo legislador constituinte originário.

III. A concordância prática se traduz no princípio interpretativo pelo qual se exige a coordenação e a combinação dos bens jurídicos em conflito de forma a evitar o sacrifício total de uns em relação aos outros.

IV. Entre as interpretações possíveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais: é o que assevera o princípio da forçanormativa da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q178244 | Direito Penal, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Aquele que oferece droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem, está sujeito à pena de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.