Início

Questões de Concursos DPE PA

Resolva questões de DPE PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q172279 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Defensor Público, DPE PA, FCC

A prerrogativa de o Defensor Público representar alguém judicialmente, independente de instrumento de mandato, se sujeita à limitação legal (LC Estadual no 54/2006 e LC Federal no 80/1994), de acordo com a qual, sem esse instrumento o Defensor não pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q174990 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Defensor Público, DPE PA, FCC

Durante dia de visitas em uma penitenciária estadual foi deflagrada uma rebelião dos detentos que culminou com a morte de dois familiares de presos envolvidos no motim. No que concerne à responsabilidade disciplinada pelo artigo 37, parágrafo 6o, da Constituição Federal, pode-se afirmar que o Estado, em relação aos familiares das vítimas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q172112 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Defensor Público, DPE PA, FCC

Em relação à imposição tributária e às convenções parti- culares, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q174816 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Defensor Público, DPE PA, FCC

Nos termos do que prevê a Lei Federal n° 8.987/95, a concessão de serviços públicos extingue-se por diversas formas, sendo correto afirmar, neste tema, que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q817660 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Defensor Público, DPE PA, FCC

No âmbito da Justiça Federal, desde que respeitado o limite de sessenta salários mínimos, inclui-se na competência do Juizado Especial Cível, a ação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q175422 | Direito Empresarial e Comercial, Defensor Público, DPE PA, FCC

Em relação ao título de crédito, examine as asserções seguintes:

I. Trata-se de documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, só produzindo efeito quando preenchidos os requisitos legais.

II. A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.

III. O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval, ainda que parcial.

Delas se extrai que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q179790 | Direito Tributário, Competência Tributária, Defensor Público, DPE PA, FCC

Sobre competência constitucional em matéria tributária, é correto afirmar, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q174206 | Direito Previdenciário, Defensor Público, DPE PA, FCC

São receitas da seguridade social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q180879 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Defensor Público, DPE PA, FCC

Podem ser extraditados, em determinadas circunstâncias, os brasileiros nascidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q390830 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Defensor Público, DPE PA, FCC

Durante dia de visitas em uma penitenciária estadual foi deflagrada uma rebelião dos detentos que culminou com a morte de dois familiares de presos envolvidos no motim. No que concerne à responsabilidade disciplinada pelo artigo 37, parágrafo 6o, da Constituição Federal, pode-se afirmar que o Estado, em relação aos familiares das vítimas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q175467 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Defensor Público, DPE PA, FCC

As autonomias funcional e administrativa, que a Constituição Federal assegura à Defensoria Pública, se materializam, dentre outros, na prática do seguinte ato:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q467064 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Defensor Público, DPE PA, FCC

Em relação à imposição tributária e às convenções particulares, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q425955 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público, DPE PA, FCC

De acordo com a disciplina constitucional da Defensoria Pública é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q421522 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Defensor Público, DPE PA, FCC

São anuláveis os negócios jurídicos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q177231 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Defensor Público, DPE PA, FCC

De acordo com a disciplina constitucional da Defensoria Pública é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q179905 | Direito do Consumidor, Defensor Público, DPE PA, FCC

Analise as seguintes proposições:

I. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de dolo ou culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

II. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

III. A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada independentemente da verificação de culpa.

IV. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

V. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

A proposição 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q816760 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Defensor Público, DPE PA, FCC

A Lei no 9.099/95 inaugura no sistema jurídico brasileiro a mitigação do princípio da indisponibilidade da ação penal e inclui a vítima na resolução dos conflitos penais. A tendência mundial simplificadora do procedimento criminal expressa no consenso amolda-se a qual categoria constitucional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q177061 | Direito Civil, Defensor Público, DPE PA, FCC

A prescrição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q398268 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Defensor Público, DPE PA, FCC

Determinado funcionário público estava sendo processado criminalmente, pela prática de ilícito penal, e administrativamente, pela prática de infração administrativa, decorrentes do mesmo ato por ele praticado. Sob o fundamento de insuficiência de provas da concorrência do réu para a infração penal praticada, foi ele absolvido no juízo criminal. Esta decisão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q178917 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Defensor Público, DPE PA, FCC

O Poder Público Estadual quer incentivar a recuperação e o restauro de igrejas que tenham reconhecido valor histórico. Há recursos orçamentários e financeiros para a realização da proposta, mas a execução e a gestão das obras nos diversos municípios envolvidos tornariam a tarefa inexequível. Por esta razão, o Poder Público deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.