Início

Questões de Concursos DPE RS

Resolva questões de DPE RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q175965 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Defensor Público, DPE RS, FCC

Em relação aos Defensores Públicos e às suas prerrogativas e funções institucionais, com esteio nas Leis Complementares Federal e Estaduais que organizam as Defensorias Públicas, considere a seguinte situação hipotética: um membro da Defensoria Pública, no exercício de suas atribuições funcionais, após receber vista dos autos, lança breve manifestação manuscrita, com pedido ao final. Conclusos os autos, o magistrado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q734731 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista, DPE RS, FCC

De acordo com o Código de Processo Penal brasileiro, a prisão preventiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q619123 | Informática, Segurança da Informação, Técnico, DPE RS, FCC

Com relação à segurança das informações contidas nos computadores, considere:

I. Para manter os programas instalados livres de vulnerabilidades, basta que sejam aplicadas todas as atualizações disponíveis (patches, hot fixes ou service packs). II. O uso de mecanismos de proteção, como programas antimalware e firewall pode contribuir para que o computador não seja infectado/invadido, mas não pode restringir a participação do computador em atividades maliciosas. III. Alguns mecanismos, como os programas antimalware, protegem o computador contra ameaças já conhecidas e também contra ameaças novas e ainda não detectadas, porém, adotar uma postura preventiva é a medidas de segurança mais eficaz. IV. Discos de recuperação são úteis em caso de emergência, como atualizações malsucedidas ou desligamentos abruptos que tenham corrompido arquivos essenciais ao funcionamento do sistema. Esses discos podem ser criados por meio de opões do sistema operacional. Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q715919 | Arquitetura, Analista, DPE RS, FCC

Acerca das recomendações da Carta de Veneza para conservação e restauração de monumentos e sítios considere:

I. O monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que se situa. Portanto, o deslocamento de todo o monumento ou de parte dele não pode ser tolerado em qualquer hipótese. II. A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade. Tal destinação é desejável, mas não pode nem deve alterar a disposição ou a decoração dos edifícios. III. Os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não lhes podem ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar sua conservação. Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q546665 | Física, Técnico, DPE RS, FCC

Sobre as características de um amplificador operacional considere:

I. Impedância de entrada alta. II. Impedância de saída alta. III. Ganho em malha aberta unitário. Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q428194 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista, DPE RS, FCC

Suponha que, ausente lei federal sobre a matéria, determinado Estado tenha editado lei complementar organizando a Defensoria Pública no respectivo Estado e criando cargos de Defensor Público. Anos após o provimento dos cargos de Defensor Público naquele Estado, foi editada lei complementar federal, organizando a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e prescrevendo normas gerais para a organização da Defensoria Pública nos Estados. Considerando essa situação e a disciplina constitucional sobre a repartição de competências entre os entes federativos, a lei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q405938 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Técnico, DPE RS, FCC

A responsabilidade civil do Estado, quando na modalidade objetiva, dispensa a comprovação de um elemento formador do liame de responsabilidade e exige a presença de outro, quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q173869 | Direito Civil, Defensor Público, DPE RS, FCC

Considere as disposições da Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/73) sobre o registro de imóveis.

I. A alienação de imóvel sobre o qual exista penhora registrada poderá ser normalmente levada a registro no álbum imobiliário, pois descabe ao oficial de registro apreciar questões cujo deslinde pertença, com exclusividade, aos órgãos jurisdicionais.
II. É admitido o registro de contratos particulares autorizados em lei, assinados pelas partes e testemunhas, com as firmas reconhecidas, dispensado o reconhecimento quando se tratar de atos praticados por entidades vinculadas ao Sistema Financeiro da Habitação.
III. Se o registro ou a averbação for omissa, imprecisa ou não exprimir a verdade, a retificação será feita pelo Oficial do Registro de Imóveis competente, a requerimento do interessado, por meio de procedimento administrativo, facultado ao interessado requerer a retificação por meio de procedimento judicial.
IV. O oficial de registro de imóveis não poderá deixar de registrar, na matrícula do imóvel, título que tenha por objeto a sua alienação, mesmo que o bem não esteja matriculado ou registrado em nome do vendedor.
V. O registro de sentença que declara a usucapião depende da existência prévia da matrícula do imóvel, sem a qual aquele não poderá ser levado a efeito.
Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q406080 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico, DPE RS, FCC

A administração pública celebrou contrato para a execução de um determinado serviço de saúde à população por um particular, nos termos da Lei nº 8.666/93. Diante de execução insatisfatória da prestação de serviço, que não vem atendendo o número de pessoas conforme contrata do, pode a administração pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q718471 | Arquitetura, Analista, DPE RS, FCC

A possível existência de fossas, poços ou obstáculos no terreno gera uma interferência direta entre os seguintes elementos da obra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q179861 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Defensor Público, DPE RS, FCC

Entre as inovações advindas da reforma da Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública (Lei Complementar Federal nº 80/94), promovida pela Lei Complementar Federal nº 132, de 07 de outubro de 2009, destaca-se, positivamente, a iniciativa da própria proposta orçamentária, criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, política remuneratória e plano de carreira.

Sobre a proposta orçamentária da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, considere:

I. A Defensoria Pública do Estado elaborará sua proposta orçamentária anual, encaminhando-a, através do seu Defensor Público-Geral, ao Poder Legislativo para consolidação e encaminhamento ao Chefe do Poder Executivo, a quem caberá a sua apreciação e aprovação final.

II. As decisões da Defensoria Pública do Estado, fundadas em sua autonomia funcional e administrativa, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, ressalvada a competência constitucional do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas.

III. A Defensoria Pública do Estado elaborará sua proposta orçamentária atendendo aos seus princípios, às diretrizes e aos limites definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, encaminhando-a ao Chefe do Poder Executivo para consolidação e encaminhamento ao Poder Legislativo.

IV. A proposta orçamentária anual da Defensoria Pública do Estado é aprovada pelo Defensor Público- Geral, após ampla participação popular, através da realização de Conferência Estadual e de Conferências Regionais e possui caráter vinculativo em relação aos Poderes Legislativo e Executivo estaduais.

V. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Defensoria Pública do Estado, quanto à legalidade, legitimidade, aplicação de dotações e recursos próprios e renúncia de receitas, será exercida pelo Poder Legislativo, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno estabelecido em lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q623127 | Informática, Dispositivos, Técnico, DPE RS, FCC

Os equipamentos ativos, em uma rede local, são os responsáveis pela geração e pelo transporte da informação entre os equipamentos de uma rede. Um desses equipamentos analisa o endereço físico (MAC Address) dos quadros e, baseando-se em uma tabela, decide para qual porta chavear o quadro Ethernet. Com isso, em vez de replicar os quadros recebidos para todas as suas portas, envia o quadro somente para a porta na qual o computador ligado possua o endereço correspondente ao solicitado. Por não enviar seus dados a todos os computadores ligados a ele, permite um aumento de desempenho da rede, evitando colisões. Apesar disso, não tem a capacidade de escolher o melhor caminho que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino.

O equipamento descrito no texto é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q441834 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Defensor Público de Classe Inicial, DPE RS, FCC

Abaixo estão elencados alguns aspectos relativos aos direitos de crianças e adolescentes que merecem proteção especial no ordenamento jurídico vigente. NÃO encontra guarida na Constituição Federal de 1988

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q178867 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Defensor Público, DPE RS, FCC

Texto associado.

Atenção:

Para responder às questões 41 a 47 assinale a alternativa
que contém a afirmação correta em relação
ao assunto indicado.

Direito Obrigacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q787975 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista, DPE RS, FCC

No ensaio do transformador em curto-circuito, a partir da tensão nominal do primário e da tensão no primário necessária para fazer circular a corrente nominal secundária, estando o secundário em curto-circuito, determina-se o parâmetro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q247338 | , Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

O Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q176792 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Defensor Público, DPE RS, FCC

Conforme estatuído na Constituição Federal no que se refere aos direitos sociais e à ordem social, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q247257 | , Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Atenção: A questão refere-se à Lei Complementar Federal nº 80/94.

A assistência jurídica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pública do Estado NÃO abrange

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q720008 | Arquitetura, Analista, DPE RS, FCC

A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q719507 | Arquitetura, Analista, DPE RS, FCC

São exemplos de materiais inertes quimicamente ao concreto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.