Início

Questões de Concursos DPE SP

Resolva questões de DPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1641Q175334 | , Política do Ministério da Saúde, Defensor Público, DPE SP, FCC

Na linha da Política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e drogas, incluindo o atendimento a crianças e adolescentes, o serviço CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1642Q783783 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Dentre os esquemas de criptografia de informação existem os que utilizam algoritmos assimétricos e simétricos. Um esquema de criptografia que utiliza o algoritmo assimétrico é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1643Q431102 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

No que tange aos instrumentos de planejamento e orçamento, segundo a Constituição Federal, o Plano Plurianual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1644Q176702 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Defensor Público, DPE SP, FCC

Está fora das técnicas diferenciadas de decisão em sede de controle de constitucionalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1645Q438882 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Estagiário, DPE SP, CESPE CEBRASPE

O acesso à justiça é considerado direito fundamental previsto na CF. Para os que comprovarem insuficiência de recursos, o Estado prestará assistência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1646Q783933 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O administrador de um servidor com sistema operacional Linux deseja desabilitar os serviços rlogin e rsh para reduzir o risco de invasão. Para isso, ele pode desabilitar esses serviços no arquivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1647Q783857 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A escolha do esquema de criptografia e do respectivo algoritmo, assimétrico ou simétrico, para uma aplicação, depende das características e das necessidades criptográficas. Considerando o WEP e o WPA da comunicação sem fio WiFi e o Internet Banking, seus algoritmos de criptografia utilizam, respectivamente, as técnicas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1648Q718929 | Arquitetura, Agente de Defensoria, DPE SP, FCC

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo definiu áreas nas quais a moradia popular é prioridade. São as chamadas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social).

A intenção das ZEIS é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1649Q783958 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O modelo, ou arquitetura, TCP/IP é uma variação do modelo OSI sendo utilizado na internet. Nessa arquitetura, o protocolo UDP pertence à camada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1650Q783983 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O desempenho de um computador depende, dentre outros fatores, da quantidade de memória física instalada e do esquema de gerenciamento das memórias física e virtual. Considerando o sistema operacional Windows 7 de 32 bits, a máxima capacidade de memória física endereçável é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1651Q812665 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Defensor Público, DPE SP, FCC

Em audiência instalada junto ao Fórum Especial da Infância e Juventude, nesta Capital, o magistrado competente tomou conhecimento de que um adolescente que cumpria medida socioeducativa em meio aberto estava sendo ameaçado de morte por traficantes de sua região, em razão da droga perdida quando de sua apreensão. Além de acionar o Programa de Proteção da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, o d. magistrado expediu ofício à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município, determinando a realização de análise territorial sobre a capacidade protetiva da família, no sentido de conhecer a realidade local e a oferta de serviços capazes de atender à demanda. Tomando por base a Lei no 8.742/93 e suas alterações, a diligência encaminhada à Secretaria de Assistência incide sobre seu objetivo legal de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1652Q405919 | Direito Administrativo, Serviço Público, Defensor Público, DPE SP, FCC

Relativamente ao tema dos serviços públicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1653Q788307 | Engenharia Elétrica, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Em instalações elétricas prediais, a relação entre a demanda máxima e a potência instalada que é usada para o dimensionamento do ramal de entrada é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1654Q392281 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Defensor Público, DPE SP, FCC

A Construtora "A" sagrou-se vencedora de licitação pública para construção do novo paço municipal de determinado Município. Iniciada a execução dos serviços, subcontratou a totalidade da própria obra. Grande desabamento, por exclusiva imperícia de funcionários da subcontratada, causou graves danos materiais e a morte de operário e engenheiro.

Este cenário hipotético permite duas conclusões contempladas corretamente na seguinte alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1655Q783725 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O Engenheiro de Redes escolheu o BGP como protocolo de roteamento, pois na especificação constava protocolo de roteamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1656Q403246 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente de Defensoria, DPE SP, FCC

No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo.

I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.

II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.

III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.

IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.

V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1657Q391661 | Direito Administrativo, Serviço Público, Estagiário, DPE SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade institucional da defensoria pública na garantia do acesso à justiça, julgue os próximos itens, de acordo com as diretrizes constitucionais.

I Emenda à CF atribuiu às defensorias públicas estaduais e à Defensoria Pública da União autonomia funcional e administrativa.

II A defensoria pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado.

III Os cargos de carreira da defensoria pública devem ser providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1658Q724316 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A política externa desenvolvida pelo Itamaraty durante o ano de 2012 pode ser considerada discreta, mas atuante. Entre os fatos mais expressivos das relações internacionais brasileiras pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1659Q406634 | Direito Administrativo, Parte Geral, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A Defensoria Pública realizou licitação para compra de peças necessárias à manutenção de um veículo de sua frota. Todavia, no curso da licitação, sobreveio acidente que ocasionou a perda total do veículo, não havendo outros veículos similares na frota do referido órgão público. Nesse caso, proceder-se-á
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1660Q784094 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A comunicação entre dois computadores está sendo realizada utilizando o IPSec em modo transporte. Do pacote IP original
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.