Início

Questões de Concursos DPE SP

Resolva questões de DPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q172358 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Medidas Sócio Educativas, Defensor Público, DPE SP, FCC

As atividades externas na medida sócio-educativa de internação, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q631635 | Informática, Banco de dados Distribuídos, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Para realizar atualização de dados em bancos de dados distribuídos pode ser utilizada uma estratégia onde as cópias de uma relação modificada são atualizadas apenas periodicamente e uma transação que leia cópias diferentes da mesma relação poderá ver valores diferentes por um tempo, podendo comprometer, nesse caso, a independência dos dados distribuídos. Esta estratégia é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q172138 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE SP, FCC

Texto associado.

Para responder às questões de números 25 a 30
assinale a alternativa correta em relação ao assunto indicado.

Princípios e garantias processuais penais fundamentais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q172158 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Defensor Público, DPE SP, FCC

Em Direito Penal, o erro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q175488 | Direito Processual Penal, Princípios fundamentais do direito processual penal, Defensor Público, DPE SP, FCC

Ações de impugnação e princípios processuais penais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q543918 | Probabilidade e Estatística, Variáveis Aleatórios, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Uma variável aleatória X com média 50 apresenta uma distribuição desconhecida. Pelo Teorema de Tchebichev, obteve-se que a probabilidade mínima de X pertencer ao intervalo (34 , 66) é igual a 93,75%. Pelo mesmo critério, a probabilidade mínima de X pertencer ao intervalo (42 , 58) é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q441318 | Direito Constitucional, Interpretação da Constituição, Defensor Público, DPE SP, FCC

Em relação à hermenêutica e interpretação constitucional, c onsidere as seguintes afirmações abaixo:

I. Segundo Mauro Cappelletti, as atividades legislativa e jurisdicional constituem processos de criação do direito, porém o legislador se depara com limites substanciais menos frequentes e menos precisos. Portanto, do ponto de vista substancial, a única diferença entre essas atividades não é de natureza, mas de grau.

II. No processo de concretização das normas constitucionais de Konrad Hesse, a tópica é pura, ou seja, o intérprete só pode utilizar na tarefa de concretização aqueles pontos de vista relacionados ao problema. Ao mesmo tempo, o intérprete está obrigado a incluir na interação do ciclo hermenêutico, composto pelo programa normativo (análise dos elementos linguísticos) e pelo âmbito normativo (análise da realidade concreta), os elementos de concretização que lhe ministram a norma constitucional e as diretrizes contidas na Constituição.

III. Nos casos difíceis, a ideia de Dworkin é a limitação da discricionariedade do juiz, impondo-lhe o dever de decidir conforme as exigências morais da comunidade, evitando a arbitrariedade interpretativa do jusrealismo. O juiz é obrigado a se separar do preceito legal quando estiver em contradição com o sentimento moral da maioria. Os princípios são criados para substituir o ingênuo silogismo e afastar a arbitrariedade, atendendo às exigências da comunidade.

IV. As consequências práticas das decisões remetem ao pragmatismo norte-americano, em que a justiça é medida pelas consequências, e não pelo direito. A grande vantagem é a percepção de que determinada interpretação pode gerar resultados indesejáveis na prática. Entretanto, a extrema flexibilização do direito e o antiformalismo do pragmatismo conduzem à insegurança jurídica.

V. O originalismo norte-americano consagra a living Constitution, ou seja, a abertura das normas constitucionais à realidade e às mutações da sociedade para a contínua evolução do texto constitucional.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q191489 | Regimento Interno, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Nos termos da Deliberação do Conselho Superior da Defensoria Pública nº 111/09, que Institui o Regimento Interno dos Servidores Públicos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o não comparecimento sem justificativa do servidor ao serviço por mais de 30 (trinta) dias acarretará a aplicação da sanção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q373628 | Português, Sintaxe, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Está redigida com correção e clareza a frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q786113 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Dispositivo de proteção caracterizado por uma curva tempo x corrente em que o disparo instantâneo ocorre somente quando a corrente do circuito atinge entre 10 a 20 vezes o seu valor nominal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q534542 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O dimensionamento das tubulações de água fria deve garantir que a vazão de projeto estabelecida esteja disponível nos pontos de utilização. A NBR 5626 estabelece, para o dimensionamento, que a velocidade da água, em m/s, em qualquer trecho da tubulação de água fria NÃO atinja valores superiores a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q186754 | Direito Constitucional, Direito de Propriedade, Agente de Defensoria Psicólogo, DPE SP, FCC

De acordo com a Constituição Federal, em relação ao direito de propriedade e a desapropriação, é correto afirmar que a desapropriação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q179341 | Direito Penal, Prescrição Conceito e modalidades, Defensor Público, DPE SP, FCC

Sobre a prescrição é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q560017 | Informática, Excel, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Uma das maneiras de formatar as bordas das células de uma planilha feita no Microsoft Excel 2007 é acessar o botão Bordas. Considerando a configuração padrão do Microsoft Excel 2007 esse botão está acessível por meio da aba
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q187059 | Contabilidade Geral, Regimes Contábeis, Agente de Defensoria Contador, DPE SP, FCC

Na apuração de resultado utilizando o regime de caixa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q178101 | Direito Civil, Direito das Coisas, Defensor Público, DPE SP, FCC

A respeito dos direitos reais de uso, de usufruto e de habitação,

I. os dois primeiros podem recair tanto sobre bens móveis quanto sobre bens imóveis e o primeiro está contido no segundo;

II. é somente através do segundo que se institui o direito à percepção dos frutos;

III. nenhum confere a possibilidade de alteração ou transformação da destinação econômica;

IV. tem-nos o cônjuge sobrevivente sobre parte dos bens do falecido, se o regime de bens não for o da comunhão universal e enquanto durar a viuvez;

V. tem-nos os pais sobre os bens dos filhos crianças ou adolescentes.

Estão corretas SOMENTE as assertivas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q174274 | Direito Processual Penal, Procedimento, Defensor Público, DPE SP, FCC

Analise as assertivas abaixo.

I. Comprovada a inimputabilidade do acusado em resposta à acusação, deverá o juiz absolvê-lo sumariamente em razão da presença de causa excludente da culpabilidade.
II. A ausência de previsão expressa da possibilidade de conversão das alegações finais orais em memoriais no rito sumário não impede que o juiz conceda às partes o prazo de cinco dias para a juntada de memoriais.
III. O princípio da correlação impede que o juiz prolate sentença condenatória em descompasso com a classificação jurídica dada pelo acusador na imputação.
IV. A ausência de pedido formal da acusação impede que o julgador fixe o valor mínimo para a reparação dos danos sofridos pelo ofendido, em razão da incidência do princípio do contraditório e da ampla defesa.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q193744 | Auditoria, Auditoria Externa, Agente de Defensoria Contador, DPE SP, FCC

O auditor externo da empresa Ametista S.A. ao avaliar o valor dos estoques registrados nas demonstrações contábeis e o valor dos custos dos produtos vendidos, constatou que estavam sendo consideradas perdas por avaria e quebra de 10%. Ao verificar o processo produtivo e os estoques físicos não pode identificar os motivos que estavam gerando o registro. O procedimento de auditoria que poderia colaborar na confirmação dos saldos e quantidades seria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q188888 | Programação, Orientação a Objetos, Agente de Defensoria Analista de Sistemas, DPE SP, FCC

Em programação orientada a objetos, uma associação é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro e pode ser do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.