Questões de Concurso DPERO

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q1009152 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo sobre as características dos meios eletrônicos:
O meio eletrônico é selecionado para uma campanha em virtude de suas qualidades positivas. As características negativas devem ser contornadas. A TV aberta é _________ seletiva, por isso a mensagem precisa ser _______abrangente. Seu custo de inserção é ________. O anúncio em rádio tem __________, por isso precisa ser forte e impactante para chamar a atenção logo “de cara”. (...) Cada meio e veículo de comunicação tem aspectos positivos e negativos, por isso que, ao desenvolver uma campanha publicitária, os planejadores tratam de selecionar um _____________, que é o conjunto de meios e veículos que será utilizado em uma campanha, através do qual os anunciantes tentam assegurar que sua mensagem será vista e compreendida pelo público-alvo. O número de vezes que as pessoas veem um determinado anúncio é chamado de ____________________. (GALHARDI e TREVISAN, 2020, adaptado).
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima

32 Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”.
Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão

33 Q1009176 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à função na escola na formação dos indivíduos, analise os itens a seguir.

I. Assegurar o desenvolvimento crítico do conhecimento historicamente construído, promovendo a decodificação das estruturas sociais e culturais.
II. Fomentar a formação de valores ético-políticos nos indivíduos, capacitando-os para a participação democrática e o enfrentamento das desigualdades.
III. Preparar mão de obra qualificada e adaptável às demandas imediatas do mercado de trabalho, priorizando competências técnicas.

É função da escola o que se indica em

34 Q1009182 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O protagonismo juvenil não corresponde a uma modalidade complementar de educação, nem deve ser entendida como espécie de apêndice do ensino para preencher lacunas advindas de quaisquer tipos de dificuldades no processo educativo.

RONDÔNIA. Referencial curricular para o ensino médio de Rondônia. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2021.

A partir do trecho acima, depreende-se a posição tomada pelo referencial curricular de Rondônia relativamente à concepção de protagonismo juvenil.

Assinale a opção que exemplifica uma ação que não corresponde à concepção do documento.

35 Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada.

36 Q1009192 | Português, Coesão e coerência, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Assinale a frase em que o termo sublinhado não se repete de nenhum modo.

37 Q1009197 | Gerência de Projetos, Áreas de conhecimento, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Durante o planejamento da implementação de um novo sistema para atendimento à população em situação de vulnerabilidade na Defensoria Pública Estadual, a equipe responsável identificou que algumas atividades envolviam variáveis que poderiam gerar incertezas quanto ao prazo de execução. Para lidar com essa situação, foi adotada a técnica PERT, que utiliza três estimativas para calcular o tempo esperado (TE): a estimativa otimista de 30 dias, a mais provável de 50 dias e a pessimista de 100 dias.
Com base na técnica PERT, assinale a alternativa que apresenta corretamente o tempo esperado (TE) dessa atividade:

38 Q1009216 | Contabilidade Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Ao analisar as demonstrações contábeis de uma empresa industrial, um analista de investimentos verificou que a despesa com o uso das máquinas não foi identificada na demonstração do resultado do período.
O tratamento contábil da empresa foi considerado correto.
Nesse caso, pode-se concluir que:

39 Q1009222 | Contabilidade Geral, Normas CFC, Classe A, DPERO, FGV, 2025

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24- Evento Subsequente, os eventos podem ser identificados como eventos que originam ajustes e eventos que não originam ajustes.
Uma diferença entre os dois tipos de evento é o fato de que

40 Q1009245 | Banco de Dados, Oracle, Classe B, DPERO, FGV, 2025

Durante a instalação do Oracle23ai, o administrador deve escolher o charset a ser utilizado pelo SGBD.
Com relação ao charset, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Alterar o charset após um banco de dados ser criado é muito caro em termos de tempo e consumo de recursos. Tais operações podem exigir a conversão de todos os dados de caracteres exportando todo o banco de dados e importando-o de volta.
( ) Oracle não usa o charset em dados armazenados do tipos número (FLOAT, INT, NUMERIC e DOUBLE) e data (DATE, DATETIME, TIMESTAMP, TIME). Usa o charset apenas recursos que envolvam literais, tais como em nomes de tabelas, nomes de colunas e variáveis PL/SQL e nos código-fonte SQL e PL/SQL, incluindo literais de texto incorporados nos códigos.
( ) O charset padrão dos bancos de dados é o AL64UTF8 do tipo unicode. Trata-se de uma codificação byte único que consome pouco tempo de CPU para processamento de textos em comparação o charset WE8MSWIN1252 de múltiplos bytes.
As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.