Questões de Concursos DPERO

Resolva questões de DPERO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1009202 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Durante a preparação do edital para um novo concurso da Defensoria Pública Estadual, a equipe de gestão de pessoas iniciou atividades como a análise e descrição de cargos, com o objetivo de alocar corretamente os futuros profissionais, orientar suas funções e elaborar avaliações de resultados condizentes com as atividades que serão desempenhadas.
Nesse contexto, o processo de gestão de pessoas que está sendo priorizado pela organização é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1009234 | Direito Administrativo, Classe B, DPERO, FGV, 2025

A respeito do Processo Licitatório, é correto o que se apresenta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1009023 | Português, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Os textos mostram cinco modos de organização discursiva: o descritivo, o narrativo, o expositivo, o argumentativo e o injuntivo. Assinale a opção que não exemplifica um texto injuntivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1009030 | Português, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A frase de Benjamin Franklin “A necessidade nunca fez bons negócios” pode ser incluída entre os textos argumentativos, pois representa uma tese.

Assinale a frase a seguir que não pode ser considerada como texto argumentativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1009093 | Banco de Dados, Modelo relacional, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Considere o seguinte esquema de banco de dados relacional: tb_armazem(cod_a, localizacao, ramal) Restrições:

• cod_a é chave primária

tb_produto(cod_p, descricao, val_unit, local_armazenagem)

Restrições:

• cod_p é chave primária

• local_armazenagem é chave estrangeira e referência a tabela tb_armazem

Nesse contexto, a aridade da tabela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1009152 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo sobre as características dos meios eletrônicos:
O meio eletrônico é selecionado para uma campanha em virtude de suas qualidades positivas. As características negativas devem ser contornadas. A TV aberta é _________ seletiva, por isso a mensagem precisa ser _______abrangente. Seu custo de inserção é ________. O anúncio em rádio tem __________, por isso precisa ser forte e impactante para chamar a atenção logo “de cara”. (...) Cada meio e veículo de comunicação tem aspectos positivos e negativos, por isso que, ao desenvolver uma campanha publicitária, os planejadores tratam de selecionar um _____________, que é o conjunto de meios e veículos que será utilizado em uma campanha, através do qual os anunciantes tentam assegurar que sua mensagem será vista e compreendida pelo público-alvo. O número de vezes que as pessoas veem um determinado anúncio é chamado de ____________________. (GALHARDI e TREVISAN, 2020, adaptado).
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva;
II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade;
III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1009249 | Banco de Dados, Concorrência em Banco de Dados, Classe B, DPERO, FGV, 2025

Nos SGBDs, o isolamento das transações garante que as alterações de uma transação T1 não afetem outras transações Tn até que a T1 seja concluída. Considerando que o PostgreSQL 17 define quatro níveis distintos de isolamento de transações e que cada nível possui um grau de rigor próprio.
O nível de isolamento mais rigoroso é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1009021 | Direito Processual Penal, Processo e procedimento, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Adalberto cometeu homicídio em face de seu amigo Levir, em razão de uma briga de bar. O Ministério Público denunciou Adalberto, que se tornou réu em ação penal com tramitação em vara criminal com competência do Tribunal do Júri. Assinale a alternativa correta acerca do julgamento de Adalberto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1009059 | Controle Externo, Classe A, DPERO, FGV, 2025

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a fiscalização dos atos da Administração Pública é realizada por meio do controle externo, garantindo a transparência e a legalidade na gestão dos recursos públicos.

Nesse contexto, é correto afirmar que a titularidade do controle externo é do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1009155 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O autor Conrado Adolpho em seu Guia Estratégico de Marketing Digital propõe uma metodologia que envolve não apenas os tradicionais 4 Ps de Marketing, mas um processo circular, composto por 8 Ps, que começa e termina no consumidor.
Os Ps inicial e final desse processo são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1009180 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A respeito da Área de Linguagens e suas Tecnologias, o Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia afirma que “tradicionalmente, associava-se o conhecimento da linguagem à memorização de classificações gramaticais, ao domínio de classes de palavras ou à análise sintática”.
Já de acordo com o documento, a linguagem é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes:
I. Conflito de comando entre diferentes gestores.
II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas.
III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1009246 | Banco de Dados, Classe B, DPERO, FGV, 2025

Existem várias formas de configurar e otimizar as estruturas de bancos de dados no MySQL 9.0.
O limite rígido, número máximo, de colunas por tabela suportado é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1009254 | Segurança da Informação, Segurança de sistemas de informação, Classe B, DPERO, FGV, 2025

Segundo a OWASP, os três elementos-chave para uma robusta proteção de dados em aplicações Web são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1009007 | História e Geografia de Estados e Municípios, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O Território Federal de Rondônia passou oficialmente à condição de estado em 1982. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.
I. O crescimento populacional e econômico acelerado entre as décadas de 1960 e 1980, impulsionado pela migração e pela expansão agropecuária.
II. A necessidade de maior autonomia política e financeira, permitindo ao governo local arrecadar impostos e administrar melhor seus desafios.
III. A estabilização ambiental e o controle da ocupação territorial na Amazônia, que garantiram um crescimento sustentável na região.
Foi motivo para a emancipação de Rondônia o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1009067 | Artes Gráficas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O Chroma Key é uma técnica importante na produção audiovisual, ampliando as possibilidades criativas e facilitando a integração de diferentes elementos visuais. Presente em diversas áreas, como telejornais, cinema, publicidade e transmissões ao vivo, esse recurso contribui para a otimização da produção, reduzindo custos com locações e cenários. Além disso, proporciona maior flexibilidade na pós-produção, permitindo ajustes e modificações que garantem um resultado visual mais dinâmico.

Assinale a opção que descreve corretamente o uso do Chroma Key.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1009097 | Banco de Dados, Banco de Dados, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Os bancos de dados NoSQL oferecem diferentes modelos para armazenamento e recuperação de dados, destacando-se principalmente os modelos baseados em documentos, chave-valor e grafos. Cada modelo atende necessidades específicas, dependendo da natureza e complexidade dos dados e das aplicações.

Uma das características do modelo NoSQL

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1009160 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A internet é o meio principal para algumas campanhas publicitárias de muitos produtos, serviços e marcas. Sobre a publicidade online avalie as afirmativas a seguir:
I. O planejamento estratégico de mídias digitais e sociais deve considerar as possibilidades de interação, conexão e integração entre as mídias paga, espontânea e próprias do cliente-anunciante;
II. um dos pontos positivos das mídias digitais e sociais é a sua flexibilidade, agilidade e rapidez na colocação, troca ou suspensão de campanhas publicitárias, pois tudo pode ocorrer em questão de minutos;
III. entre os pontos negativos das mídias digitais e sociais estão os seus altos custos de produção e veiculação e baixa capacidade de segmentação de público em termos demográficos e comportamentais.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1009165 | Engenharia Civil, Classe B, DPERO, FGV, 2025

As fundações possuem como principal objetivo suportar as cargas de uma obra, transmitindo-as ao terreno.
O tipo de fundação que tem por objetivo distribuir cargas lineares é o/a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.