Questões de Concurso DPERO

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q1009098 | Noções de Informática, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A API do Google Docs possibilita a criação e alteração de documentos por aplicativos com dados fornecidos pelos usuários e pelo sistema de aplicativos. O seguinte elemento compõe a estrutura de nível superior de um documento:

62 Q1009139 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia um trecho da matéria publicada em abril de 2024 no Jornal da USP:
Até que ponto é necessária uma lei que proteja a liberdade de imprensa no Brasil?
“Talvez seja o caso de se começar a pensar nisso, porque as ameaças à liberdade de expressão têm aumentado no mundo todo e certamente vão aumentar no Brasil também”, adverte Lins da Silva.
Recentemente, a União Europeia aprovou uma lei de liberdade de imprensa para a proteção dos jornalistas. Ao comentar o tema, Carlos Eduardo Lins da Silva diz ver uma aparente contradição no fato de o continente europeu precisar de uma legislação que proteja os profissionais de imprensa, assegurando-lhes a liberdade de expressão, após séculos de respeito a esse direito. (...) O Brasil respeita a garantia do sigilo da fonte, embora tenha extinto a Lei de Imprensa”.

A revogação da Lei de Imprensa ocorreu em

63 Q1009142 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para Lemos e Gaudio (2018), “o texto das publicações empresariais em geral adota o modelo americano de notícia, procurando concentrar-se em fatos e dados e ocultar a existência do narrador”. Por isso,

64 Q1009144 | Jornalismo, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia a parte inicial de texto publicado no portal Amazônia Real:
“PL do Estupro” é hediondo Amazonia Real Por Kátia Brasil, Publicado em: 14/06/2024 às 20:02 “Nós, mulheres feministas do bem viver, antirracistas e defensoras das pessoas LGBTQIAPN+, sempre fomos às ruas com lenços amarrados nos pulsos. O lilás, representando a luta contra a violência. O verde, pela discriminação do aborto.
A luta pela legalização do aborto para mulheres é histórica no Brasil. O debate chega agora atravessado por um projeto que tenta derrubar uma garantia conquistada no Código Penal, que instituiu, no ano de 1940, o decreto-Lei nº 2.848, que determina a interrupção da gravidez resultante de estupro. O aborto legal.
“Basta o consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal”, diz a lei.
Não estou fazendo discurso de polarização. Mas, precisamos lembrar, a todo instante, que o que está posto no Congresso Nacional brasileiro é uma maioria de políticos machistas, misóginos, ligados às igrejas evangélicas e católicas, que têm ódio contra nossos corpos e usam uma estratégia de chantagem para aprovar Projetos de Leis (PL) a toque de caixa, como moeda de troca para os acertos com o governo federal.
O PL 1.904/2024, ou o “PL do Estupro”, que equipara a realização do aborto legal, em casos de estupro, acima de 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio, com pena de 20 anos de prisão, é devastador.
É um crime hediondo contra milhares de meninas e mulheres que são atacadas todos os anos neste país.
Uma decisão “em nome da vida?” Que vida é essa? A maioria das vítimas são meninas de até 14 anos de idade.
Em 2016, a Pesquisa Nacional do Aborto, coordenada pela antropóloga Débora Diniz, apontou que, das mulheres que abortam no Brasil 25% são evangélicas e 56% são católicas.
Os estupros também acontecem nas casas de Deus.”
O texto acima é um(a)

65 Q1009147 | Publicidade e Propaganda, Cultura das Mídias Mcluhan, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Mashall McLuhan (1964) afirma que “Dispondo de grandes verbas, os artistas comerciais passaram a desenvolver o anúncio como um ícone – e os ícones não são fragmentos ou aspectos especializados, mas imagens comprimidas e unificadas da natureza complexa. Focalizam uma grande área da experiência dentro de limites reduzidos” e acrescenta que a “indústria da publicidade é uma grosseira tentativa de estender os princípios da automação a todos os aspectos da sociedade”.
Além de criticar a publicidade o autor é considerado, por muitos, um visionário ao propor o conceito de

66 Q1009153 | Comunicação Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A Instrução Normativa nº 004/2021-GAB/DPERO, seguindo os princípios éticos da comunicação, organiza e define as atribuições e estabelece os procedimentos operacionais relativos à área da Comunicação Institucional no âmbito da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Segundo o documento, a elaboração de matérias, campanhas e peças de comunicação deve seguir as seguintes diretrizes, a exceção de uma. Assinale-a.

67 Q1009162 | Direito Ambiental, Classe B, DPERO, FGV, 2025

De acordo com a Lei no 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. De acordo com essa lei, no plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, deve constar:

68 Q1009173 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para que a educação cumpra seu papel na formação de cidadãos preparados para a vida democrática, o ensino deve se basear na experiência prática e na resolução de problemas reais. Esse modelo educacional pragmático entende que o conhecimento não é fixo, mas construído continuamente a partir da interação entre o aluno e o ambiente.
O trecho acima expressa o pensamento educacional de

69 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções.
Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença.

70 Q1009176 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à função na escola na formação dos indivíduos, analise os itens a seguir.

I. Assegurar o desenvolvimento crítico do conhecimento historicamente construído, promovendo a decodificação das estruturas sociais e culturais.
II. Fomentar a formação de valores ético-políticos nos indivíduos, capacitando-os para a participação democrática e o enfrentamento das desigualdades.
III. Preparar mão de obra qualificada e adaptável às demandas imediatas do mercado de trabalho, priorizando competências técnicas.

É função da escola o que se indica em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.