Questões de Concurso DPERO Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. DPERO Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 81 Q1009114 | Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, Classe A, DPERO, FGV, 2025Os incêndios são divididos em classes, que dependem do modo pelo qual os materiais combustíveis se decompõem e, para cada classe de incêndio, há um tipo de extintor adequado. Assim, no combate a incêndios nos quais os combustíveis são tecidos, querosene e óleo de cozinha, os tipos mais adequados de extintores a serem utilizados são, respectivamente, a) água pressurizada, pó químico seco BC e pó químico especial (multiuso). b) gás carbônico, água pressurizada e pó químico especial (multiuso). c) gás carbônico, água pressurizada e solução aquosa de acetato de potássio. d) pó químico seco BC, gás carbônico e solução aquosa de acetato de potássio. e) água pressurizada, gás carbônico e solução aquosa de acetato de potássio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 82 Q1009141 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Para o professor Felipe Pena (2005), “uma singularidade muito forte do lide é o tratamento estilístico que recebe: os dados são apresentados numa articulação tal que ao leitor resta ir até o fim, sem qualquer convite à pausa”. Sendo assim, o lide classicamente exerce uma série de funções no relato jornalístico, à exceção de uma. Assinale-a. a) Apresentar detalhes acessórios e que reflitam a opinião do repórter em relação ao acontecimento. b) Informar o que se sabe de mais recente sobre um acontecimento. c) Provocar no leitor o desejo de ler o restante da matéria. d) Apresentar lugares e pessoas de importância para entendimento dos fatos. e) Articular de forma racional os elementos mais relevantes que constituem o acontecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 83 Q1009146 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025O tipo de campanha que geralmente reduz o esforço de mídia em comparação ao de outras modalidades e se destina a “manter presente nos veículos de mídia a propaganda de um produto ou serviço já existente no mercado (...). de modo a manter a imagem viva e presente, garantindo o canal aberto entre o anunciante e o consumidor” (SANT’ANNA et al., 2016, adaptado) é denominada campanha a) promocional. b) institucional. c) de relançamento. d) de vendas. e) de sustentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 84 Q1009168 | Direito Administrativo, Licitações e Lei n 14133 de 2021, Classe B, DPERO, FGV, 2025A Lei 14.133/2021 dispõe sobre licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Um tipo de contratação que não está subordinado ao regime desta lei é a referente aos contratos de a) locação. b) compra por encomenda. c) concessão do uso de bens públicos. d) operações de crédito interno ou externo. e) alienação e concessão de direito real de uso de bens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 85 Q1009170 | Engenharia Civil, Classe B, DPERO, FGV, 2025Um exemplo de material betuminoso aplicado em engenharia civil é o alcatrão. Em comparação ao asfalto comum, pode-se dizer que o alcatrão apresenta a) maior resistência às intempéries, menor sensibilidade à temperatura e menor custo. b) maior resistência às intempéries, maior sensibilidade à temperatura e maior custo. c) menor resistência às intempéries, menor sensibilidade à temperatura e menor custo. d) menor resistência às intempéries, maior sensibilidade à temperatura e menor custo. e) menor resistência às intempéries, maior sensibilidade à temperatura e maior custo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 86 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções. Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença. a) O dialético privilegia a interação entre sujeitos no processo educativo, enquanto o dialógico enfatiza o confronto de ideias para a construção do conhecimento. b) O dialético promove a síntese entre perspectivas opostas como caminho para a aprendizagem, enquanto o dialógico valoriza a troca de experiências e a construção coletiva. c) O dialógico busca o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da superação de contradições, enquanto o dialético prioriza a comunicação horizontal. d) O dialógico pressupõe que o conhecimento se constrói por meio da imposição de conceitos, enquanto o dialético enfatiza a liberdade interpretativa e subjetiva. e) O dialético e o dialógico são modelos que se opõem na pedagogia, sendo um voltado para a transmissão de conteúdos e o outro para a participação ativa dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 87 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em a) 1934, durante a Era Vargas, com a primeira Constituição a mencionar educação pública. b) 1988, com a Constituição Federal conhecida como "Constituição Cidadã". c) 1971, com a Lei 5.692/71 da ditadura militar, que priorizou o ensino técnico. d) 1946, no contexto da redemocratização posterior aos anos do Estado Novo. e) 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 88 Q1009195 | Português, Classe A, DPERO, FGV, 2025Nosso poeta Gregório de Matos escreveu: “Quem de dinheiro dispuser pode fazer o que quiser”. Nesse pensamento há uma oração substantiva que pode ser substituída por um substantivo de significado equivalente: o endinheirado. O mesmo processo foi feito nas frases a seguir. Assinale a opção em que isso foi realizado de forma adequada. a) Quem espera nunca alcança. / O desesperado. b) Deus ajuda a quem cedo madruga. /O insone. c) Quem tem boca vai a Roma. / O desbocado. d) Quem com ferro fere com ferro será ferido. / O ferreiro. e) Quem ficar com vida verá. / O sobrevivente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 89 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta: a) A formação acadêmica do indivíduo é considerada uma atitude adquirida. b) O comprometimento com prazos evidencia uma habilidade. c) O domínio da língua estrangeira representa uma atitude profissional. d) A capacidade de escrever com fluidez é um exemplo de habilidade. e) A proatividade para colaborar com a equipe é um tipo de conhecimento teórico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 90 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões. Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir: I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes. II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável. III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos. Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
81 Q1009114 | Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, Classe A, DPERO, FGV, 2025Os incêndios são divididos em classes, que dependem do modo pelo qual os materiais combustíveis se decompõem e, para cada classe de incêndio, há um tipo de extintor adequado. Assim, no combate a incêndios nos quais os combustíveis são tecidos, querosene e óleo de cozinha, os tipos mais adequados de extintores a serem utilizados são, respectivamente, a) água pressurizada, pó químico seco BC e pó químico especial (multiuso). b) gás carbônico, água pressurizada e pó químico especial (multiuso). c) gás carbônico, água pressurizada e solução aquosa de acetato de potássio. d) pó químico seco BC, gás carbônico e solução aquosa de acetato de potássio. e) água pressurizada, gás carbônico e solução aquosa de acetato de potássio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
82 Q1009141 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Para o professor Felipe Pena (2005), “uma singularidade muito forte do lide é o tratamento estilístico que recebe: os dados são apresentados numa articulação tal que ao leitor resta ir até o fim, sem qualquer convite à pausa”. Sendo assim, o lide classicamente exerce uma série de funções no relato jornalístico, à exceção de uma. Assinale-a. a) Apresentar detalhes acessórios e que reflitam a opinião do repórter em relação ao acontecimento. b) Informar o que se sabe de mais recente sobre um acontecimento. c) Provocar no leitor o desejo de ler o restante da matéria. d) Apresentar lugares e pessoas de importância para entendimento dos fatos. e) Articular de forma racional os elementos mais relevantes que constituem o acontecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
83 Q1009146 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025O tipo de campanha que geralmente reduz o esforço de mídia em comparação ao de outras modalidades e se destina a “manter presente nos veículos de mídia a propaganda de um produto ou serviço já existente no mercado (...). de modo a manter a imagem viva e presente, garantindo o canal aberto entre o anunciante e o consumidor” (SANT’ANNA et al., 2016, adaptado) é denominada campanha a) promocional. b) institucional. c) de relançamento. d) de vendas. e) de sustentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
84 Q1009168 | Direito Administrativo, Licitações e Lei n 14133 de 2021, Classe B, DPERO, FGV, 2025A Lei 14.133/2021 dispõe sobre licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Um tipo de contratação que não está subordinado ao regime desta lei é a referente aos contratos de a) locação. b) compra por encomenda. c) concessão do uso de bens públicos. d) operações de crédito interno ou externo. e) alienação e concessão de direito real de uso de bens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
85 Q1009170 | Engenharia Civil, Classe B, DPERO, FGV, 2025Um exemplo de material betuminoso aplicado em engenharia civil é o alcatrão. Em comparação ao asfalto comum, pode-se dizer que o alcatrão apresenta a) maior resistência às intempéries, menor sensibilidade à temperatura e menor custo. b) maior resistência às intempéries, maior sensibilidade à temperatura e maior custo. c) menor resistência às intempéries, menor sensibilidade à temperatura e menor custo. d) menor resistência às intempéries, maior sensibilidade à temperatura e menor custo. e) menor resistência às intempéries, maior sensibilidade à temperatura e maior custo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
86 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções. Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença. a) O dialético privilegia a interação entre sujeitos no processo educativo, enquanto o dialógico enfatiza o confronto de ideias para a construção do conhecimento. b) O dialético promove a síntese entre perspectivas opostas como caminho para a aprendizagem, enquanto o dialógico valoriza a troca de experiências e a construção coletiva. c) O dialógico busca o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da superação de contradições, enquanto o dialético prioriza a comunicação horizontal. d) O dialógico pressupõe que o conhecimento se constrói por meio da imposição de conceitos, enquanto o dialético enfatiza a liberdade interpretativa e subjetiva. e) O dialético e o dialógico são modelos que se opõem na pedagogia, sendo um voltado para a transmissão de conteúdos e o outro para a participação ativa dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
87 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em a) 1934, durante a Era Vargas, com a primeira Constituição a mencionar educação pública. b) 1988, com a Constituição Federal conhecida como "Constituição Cidadã". c) 1971, com a Lei 5.692/71 da ditadura militar, que priorizou o ensino técnico. d) 1946, no contexto da redemocratização posterior aos anos do Estado Novo. e) 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
88 Q1009195 | Português, Classe A, DPERO, FGV, 2025Nosso poeta Gregório de Matos escreveu: “Quem de dinheiro dispuser pode fazer o que quiser”. Nesse pensamento há uma oração substantiva que pode ser substituída por um substantivo de significado equivalente: o endinheirado. O mesmo processo foi feito nas frases a seguir. Assinale a opção em que isso foi realizado de forma adequada. a) Quem espera nunca alcança. / O desesperado. b) Deus ajuda a quem cedo madruga. /O insone. c) Quem tem boca vai a Roma. / O desbocado. d) Quem com ferro fere com ferro será ferido. / O ferreiro. e) Quem ficar com vida verá. / O sobrevivente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
89 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta: a) A formação acadêmica do indivíduo é considerada uma atitude adquirida. b) O comprometimento com prazos evidencia uma habilidade. c) O domínio da língua estrangeira representa uma atitude profissional. d) A capacidade de escrever com fluidez é um exemplo de habilidade. e) A proatividade para colaborar com a equipe é um tipo de conhecimento teórico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
90 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões. Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir: I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes. II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável. III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos. Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro