Início

Questões de Concursos DPU

Resolva questões de DPU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q729561 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de carta rogatória e homologação de sentença estrangeira, julgue os seguintes itens.

Por constituírem forma de cooperação internacional clássica, as cartas rogatórias estrangeiras são cumpridas no Brasil, independentemente de se referirem ou não a processos de competência exclusiva dos tribunais brasileiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

1183Q170208 | Biblioteconomia, Biblioteca digital, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das bibliotecas digitais, julgue o seguinte item.

Seleção e aquisição, classificação, catalogação, indexação e serviço de referência são atividades que podem ser desenvolvidas em bibliotecas digitais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1184Q173280 | Direito Penal, Jurisprudência STF, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Na atual jurisprudência consolidada dos tribunais superiores, restou consagrada, em relação ao crime de descaminho, a necessidade do lançamento definitivo do tributo devido, de modo a se tipificar o delito tributário; pacificou-se, também, que extingue a punibilidade o pagamento integral do imposto devido e de seus acessórios antes do oferecimento da denúncia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1185Q179960 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o  item  a seguir, que tratam da hierarquia e dos poderes da administração pública.

A multa, como sanção resultante do exercício do poder de polícia administrativa, não possui a característica da autoexecutoriedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q465699 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Em conformidade com a CF e com o Código Tributário Nacional, julgue os próximos itens.

Considere que um menor esteja privado de sua liberdade de locomoção em razão de medida socioeducativa por prática de delito. Assim, em razão desse fato, o menor ficará insuscetível de sujeição passiva tributária, transferindo-se a responsabilidade para o pai.

  1. ✂️
  2. ✂️

1187Q174514 | Direito Processual Civil, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada parte tenha proposto ação de indenização contra outra parte, pleiteando sua condenação em danos morais e materiais, julgue o  item  seguinte.

Havendo entre uma das partes e um terceiro comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide, a outra parte poderá reconvir em face de ambos em litisconsórcio passivo, ainda que o terceiro não figure originariamente na lide.
  1. ✂️
  2. ✂️

1189Q464076 | Direito Penal Militar, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos ao inquérito policial militar, à ação penal militar e à suspeição. O prazo para a conclusão de inquérito policial militar é de vinte dias, se o indiciado estiver preso, e de quarenta dias, se estiver solto. É possível a prorrogação do segundo prazo por vinte dias, ou mais tempo, depois de ouvido o Ministério Público.
  1. ✂️
  2. ✂️

1190Q180186 | Direito Processual do Trabalho, Ação rescisória, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Pedido de rescisão de julgado proferido em agravo de instrumento que se limite a aferir eventual desacerto de juízo de admissibilidade de recurso de revista é juridicamente impossível, dado que essa decisão não substitui acórdão regional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1191Q737260 | Direito Processual Penal, Nulidades, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao direito processual penal.

A inobservância da citação para fins de oportunizar o contraditório prévio ao denunciado pelo crime de tráfico de entorpecentes resulta na nulidade relativa do processo penal, sendo necessário que a defesa comprove prejuízo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1192Q235783 | Psicologia, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Os testes psicológicos medem aptidões, e sua aplicação visa à apresentação de um prognóstico do potencial de desenvolvimento das pessoas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Para pesquisar o fator G, ou inteligência geral, são aplicados testes de nível mental ou testes de inteligência.
  1. ✂️
  2. ✂️

1194Q174885 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das sucessões, julgue o seguinte item.

Se a irmã mais velha de uma família de três irmãos falecer e, após sua morte, for verificado que ela era solteira e que não deixou descendentes ou ascendentes vivos, a herança caberá a seus irmãos. Contudo, se estes forem pré-mortos, a herança caberá aos sobrinhos, se houver, e, se um destes também tiver falecido antes da tia, aos sobrinhos-netos em concorrência com seus tios, com base no direito de representação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1195Q176184 | Direito Civil, Prescrição e decadência, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Supondo que duas partes tenham estabelecido determinada relação jurídica, julgue o  item.

Se uma das partes for a fazenda pública e tiver havido negativa do direito da outra parte, o fundo do direito prescreverá no prazo de cinco anos, contado da propositura da ação, caso a relação jurídica seja de trato sucessivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1196Q192825 | Direito Processual Civil, Da Intervenção de terceiros, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Se uma pessoa pretender determinada coisa sobre a qual controvertem autor e réu em um determinado processo poderá, até ser proferida a sentença, ingressar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q463171 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito penal e do direito processual penal, julgue os itens de 66 a 70.

Considere a seguinte situação hipotética.

João A., com 57 anos de idade, trabalhador rural, analfabeto, incapacitado permanente para o trabalho, em razão de acidente, residente em zona urbana há mais de cinco anos, foi convencido por Jofre R. e Saulo F. a solicitar benefício previdenciário. Após análise da solicitação, cientificou-se a João que não haviam sido atendidos os requisitos para a obtenção de benefício. Jofre e Saulo prometeram resolver a situação, contanto que João assinasse e apresentasse diversos documentos, entre os quais, procurações, carteira de trabalho e declarações. Ajustaram que os valores relativos aos seis primeiros meses de pagamento do benefício previdenciário e eventuais valores retroativos a serem recebidos por João seriam dados em pagamento a Jofre e Saulo, que os repartiriam em iguais partes. Meses depois, João passou a perceber aposentadoria por tempo de contribuição e levantou a quantia de R$ 5.286,00, referente aos valores retroativos. Entregou-a a Jofre e Saulo, conforme ajustado. Após dois anos de recebimento desse benefício por João, no valor máximo legal, o INSS constatou fraude e, prontamente, suspendeu o pagamento do benefício. Nessa situação, João A., por sua condição pessoal e circunstâncias apresentadas, deve responder pelo crime de estelionato qualificado, na forma culposa, sendo o crime de estelionato contra a previdência social instantâneo de efeitos permanentes e consumando-se no recebimento indevido da primeira prestação do benefício, contando-se daí o prazo da prescrição da pretensão punitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

1199Q180076 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

No que tange ao entendimento sumulado do STJ a respeito das espécies, da cominação e da aplicação de penas e do regime de execução de penas em espécie, julgue o  item  subsecutivo.

O agente considerado primário que furta coisa de pequeno valor faz jus a causa especial de diminuição de pena ou furto privilegiado, ainda que esteja presente qualificadora consistente no abuso de confiança.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.