Questões de Concursos Detran MA

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81Q133813 | Raciocínio Lógico, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

O tráfego em uma rodovia de mão dupla flui a uma velocidade constante de 60 km/h nas duas direções. Um motorista que trafega em uma das direções cruza com 30 veículos no sentido contrário em um intervalo de 6 minutos. Suponha que os carros na pista contrária à do motorista citado estejam igualmente espaçados em toda a rodovia. Nessa pista contrária, o número aproximado de veículos em um trecho de 60 km é

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82Q434443 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

O servidor público Pedro, em exercício na Secretaria Estadual de Transportes do Estado X, é questionado sobre a aplicação de determinada norma federal incidente sobre ato a ser praticado no âmbito da sua repartição pública. Pesquisando o tema, apresenta breve nota, em que indica a necessidade de complementação normativa sobre o tema.

Observado o enunciado, uma das competências previstas para o Presidente da República, na Constituição Federal, aplicáveis ao caso, consiste em

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83Q160117 | Raciocínio Lógico, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Considere a afirmativa: ?nenhum gato é verde?. A negação dessa afirmativa é:

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84Q440539 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Gero, motorista devidamente habilitado, é surpreendido por fiscalização de agentes de trânsito que constataram a infringência, por parte do condutor, de diversas normas do Código de Trânsito. Insatisfeito com o ocorrido, o motorista apresentou recurso administrativo que veio a ser improvido. Inconformado com a decisão proferida apresentou a ação judicial cabível requerendo que a norma que acarretou sua punição fosse declarada inconstitucional e que as multas fossem canceladas.

Está?se diante do denominado controle de constitucionalidade

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85Q544228 | Física, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h, quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2, a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio, iniciando a desaceleração, até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente,
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86Q407397 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

O Art. 45 da Lei n. 8.666/93 prevê “para os serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial, na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento.”, o seguinte tipo de licitação
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87Q158321 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Texto associado.

                  A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO 

    A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana

pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo

tempo como instrumento de educação e conscientização.

Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança,

das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas

alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras,

são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com

o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele

pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também

nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil

nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro

de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a

frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação.

     Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o

problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra

que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica,

da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes

para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos.

O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar

na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bemsucedido entre

comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável

por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade.

O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas

preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado

o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas

de pedestres. Essas providências, associadas à promulgação do novo Código

de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade

por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse

período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos,

o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002.

     Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando

uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas.

Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo.

Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar.

O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002

para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos

desse aumento é o uso de álcool por motoristas.

                                                                                                   

(Pedro Ivo Alcântara. www.ipea.gov.br)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade do texto.

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88Q159709 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

As campanhas pelo uso do cinto de segurança, das práticas positivas de direção, da não utilização de bebidas alcoólicas e do uso da faixa de pedestres se dirigem prioritariamente à

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89Q158815 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

O elemento sintático sublinhado funciona como paciente do termo anterior em

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90Q545877 | Física, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Com relação aos parâmetros que influenciam o tempo de percepção e reação (TPR ou PIEV), analise as afirmativas a seguir:

I. A acuidade visual máxima do ser humano está compreendida na faixa de 15º a 20º.

II. Quanto mais iluminada a via, menor o TPR.

III. A padronização da sinalização de trânsito diminui o TPR.

Assinale:

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91Q410087 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Na organização presente em qualquer Administração Pública coexistem órgãos de variada natureza.

Assim, o Conselho de Contribuintes estabelecido no âmbito da administração do Estado J deve ser considerado de representação

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92Q410827 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Marcio é motorista da Agência Estadual Reguladora dos Transportes do Estado K, autarquia, e, por imprudência, colide com o veículo conduzido por Aderbal, servidor público, que utilizava condução privada de sua propriedade. Após os trâmites administrativos, a Agência não reconheceu a culpa do servidor, em regular processo administrativo e decidiu não compensar os danos causados a Aderbal.

No caso deve ser considerada a responsabilidade da Agência de forma

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93Q411836 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Geraldo é aprovado em concurso público para ocupar o cargo de Analista de Trânsito do Estado W. O órgão competente estadual formula uma consulta sobre como o agente de trânsito deveria proceder no caso de violação à legislação de trânsito, com previsão de multa e se poderia ocorrer a liberação com a promessa de não mais existir a infração.

Geraldo aduz, no seu parecer técnico, que a natureza de tais atos seria

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94Q160080 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Observe os segmentos a seguir quanto ao emprego do demonstrativo sublinhado. I. O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar na linha. II. Essas providências, associadas à promulgação do novo Código de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade por 10 mil veículos em Brasília ? de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. III. Nesse período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos, o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002. Analisando o emprego das formas sublinhadas, é correto concluir que o emprego da forma ?esse / essa / esses / essas? do demonstrativo

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95Q160285 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Texto associado.

A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação. Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica, da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos. O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bemsucedido entre comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade. O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas de pedestres. Essas providências, associadas à promulgação do novo Código de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos, o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002. Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas. Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo. Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar. O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002 para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos desse aumento é o uso de álcool por motoristas.

(Pedro Ivo Alcântara. www.ipea.gov.br)

?A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes? Assinale a alternativa que apresenta a reescritura do segmento de texto acima que não respeita as regras do emprego de vírgulas.

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96Q340312 | Raciocínio Lógico, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

As multas de trânsito são classificadas em gravíssimas, graves, médias e leves e, ao cometê?las, os motoristas perdem, respectivamente, 7, 5, 4 e 3 pontos.

Um motorista cometeu cinco infrações de trânsito e as cinco multas correspondentes somaram um total de 19 pontos.

Sobre as cinco multas recebidas por esse motorista, tem?se que

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97Q160457 | Raciocínio Lógico, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

A figura a seguir mostra uma operação de adição com dois números de três algarismos. Cada letra representa um algarismo diferente dos que já aparecem, letras iguais representam algarismos iguais e letras diferentes representam algarismos diferentes. AB8 BBC 77A A letra C representa o algarismo:

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98Q158973 | Português, Assistente de Trânsito, DETRAN MA, FGV

?Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo?. Assinale a alternativa que apresenta uma outra forma de expressar-se a ideia contida no segmento sublinhado que altera o sentido do texto.

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99Q132119 | Português, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Texto associado.

Não é a chuva (fragmento)

Tem saído nos jornais: chuvas deixam São Paulo no caos. É verdade que os moradores estão sofrendo além da conta, quer estejam circulando pela cidade com seus carros ou nos ônibus e metrô, quer estejam em casa ou no trabalho. Três fatores criam a confusão: semáforos desligados; alagamentos nas ruas; falta de energia. Então, tudo culpa da chuva, certo? Errado. Semáforos, por exemplo. Eles poderiam ter a fiação enterrada ou a fonte de energia e os sistemas de controle automático protegidos por caixas blindadas. Isso não é nenhuma maravilha da tecnologia, algo revolucionário. Existe em qualquer cidade organizada. E tanto é acessível que já há projetos para a instalação desses equipamentos em São Paulo. Se não avança, é culpa dos administradores ? não da chuva. Quanto aos alagamentos, ocorrem por falta de algum serviço ou obra, esta já prevista. Podem reparar. Sempre aparece alguma autoridade municipal ou estadual dizendo que a enchente aqui será resolvida com um piscinão, ali com a canalização de um córrego, em outra rua com a simples limpeza dos bueiros, e assim vai. De novo, sabe?se o que é preciso fazer, mas não se faz. Também não é culpa da chuva. A falta de energia é outro estrago. Caem postes, desabam árvores, fiações são destruídas, transformadores pifam. Um amigo conta a situação na sua rua: os galhos de uma árvore cresceram muito e encostaram no transformador; quando chove com vento, os galhos vão batendo no transformador, já molhado, até desligá?lo. Sempre acontece isso. Ora, por que não podam a árvore? Porque é preciso uma autorização formal da prefeitura, o que significa uma solicitação formal, um trâmite formal, a visita pessoal de um fiscal. Não sai antes da próxima chuva. Podem reparar: em toda queda de árvore, sempre aparece um morador para dizer que aquilo era esperado, que já havia sido solicitada a poda ou a retirada. De novo, não tem nada a ver com a chuva.

(Carlos Alberto Sardenberg. O Globo, 28/02/2013)

Sobre a pontuação em ?Três fatores criam a confusão: semáforos desligados; alagamentos nas ruas; falta de energia.? Pode?se afirmar corretamente que

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100Q132365 | Português, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Assinale a alternativa em que os dois segmentos indicam uma interação autor/leitor.

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