Questões de Concursos Detran RN

Resolva questões de Detran RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q156784 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio ambiente mudanças climáticas, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

Sobre a preservação do meio ambiente, analise as afirmativas correlatas:

I. Há cerca de duas décadas, sentindo a necessidade de preservação ambiental, foi criada a Agenda 21 Global elaborada de forma consensual entre governos, instituições e sociedades civis de mais de 150 países num processo longo que resultou na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em 1992 no Rio de Janeiro.

II. Na realidade, a Agenda 21 não se restringe a ser apenas um documento; é um processo de planejamento participativo que traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável e seus compromissos foram reafirmados dez anos depois, em 2002, na Cúpula de Johanesburgo.

Assinale a alternativa correspondente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q232409 | Legislação de Trânsito CTB, CTB Lei n9503, Programador, DETRAN RN, FGV

Sobre conceitos e definições utilizados pelo Código de Trânsito Brasileiro, analise:
I. Luz de freio: luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.

II. Luz indicadora de direção (pisca-pisca): luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência.

III. Luz de marcha a ré: luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré.

IV. Pisca-alerta: luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.
Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q232273 | Informática, MER, Programador, DETRAN RN, FGV

Assinale a alternativa que corresponde ao recurso do modelo de entidade-relacionamento, cuja definição é ser um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, permite-se identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q156849 | Informática, Modelagem de dados, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

Mapeamento estabelecido entre duas classes de coisas, ou objetos que são visualizados através da abstração. Tal afirmativa refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q156817 | Direito Administrativo, Licitação, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

Assinale a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q156879 | Informática, Navegadores, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

No navegador de internet Mozilla Firefox (versão 3.6.10 configuração padrão), a função das teclas de atalho Ctrl + W é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q156905 | Informática, Dispositivos entrada saída, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

Em um monitor, entende-se por resolução:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q233333 | Português, Interpretação de Textos, Programador, DETRAN RN, FGV

Texto associado.

Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de
fazer balancê, de se remexerem dos lugares. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos; uns com
outros acho que nem se misturam (...) Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo coisas de rasa importância. Tem
horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras de recente data. Toda saudade é uma espécie de
velhice. Talvez, então, a melhor coisa seria contar a infância não como um filme em que a vida acontece no tempo, uma
coisa depois da outra, na ordem certa, sendo essa conexão que lhe dá sentido, princípio, meio e fim, mas como um
álbum de retratos, cada um completo em si mesmo, cada um contendo o sentido inteiro. Talvez seja esse o jeito de
escrever sobre a alma em cuja memória se encontram as coisas eternas, que permanecem...

(Guimarães Rosa. Apud Rubem Alves. Na morada das palavras. Campinas: Papirus, 2003. p. 139)

Pelo sentido do texto, a palavra lembrança em A lembrança da vida da gente... pode ser substituída, sem alteração do sentido, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q231334 | Programação, Conceitos básicos de programação, Programador, DETRAN RN, FGV

As etapas realizadas durante a programação em uma linguagem de alto nível, para se gerar um código executável, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q235147 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Programador, DETRAN RN, FGV

Há alguns meses se falou muito no Brasil sobre a Organização Mundial do Comércio que autorizou nosso país a interpor sanções contra os Estados Unidos por causa dos subsídios que o governo americano concedeu a seus produtores de algodão. Sobre esta importante organização internacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Criado nos primeiros anos da Organização das Nações Unidas, ou seja, na década de 1950, é uma das instituições vinculadas a esta entidade com sede em Nova York, como a Unesco.
( ) Tem entre suas funções administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais, que de um modo geral, configuram às normas e procedimentos que regulam as soluções de controvérsias.
( ) Entre seus objetivos estão a elevação dos níveis de vida, a expansão da produção e do comércio de bens e serviços, além do pleno emprego.
A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q235753 | Programação, Conceitos básicos de programação, Programador, DETRAN RN, FGV

Assinale a alternativa que tipifica o item 1.23 na seguinte fórmula:

RESULTADO = 1.23 * ENTRADA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q156843 | Administração Financeira e Orçamentária, Estágios da Receita e da Despesa Orçamentária, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

A fase da despesa em que a distribuição de cotas orçamentárias deverá ser feita imediatamente após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites fixados, onde o Poder Executivo aprovará um quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q231303 | Engenharia de Software, UML, Programador, DETRAN RN, FGV

NÃO é um diagrama utilizado pela UML 2.0:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q156811 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

Em relação às Sanções Administrativas pelo não cumprimento do contrato, o atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q235359 | Programação, Programação orientada a objetos, Programador, DETRAN RN, FGV

Com relação à linguagem de programação orientada a objetos, Delphi (Object Pascal) versão 6, assinale a alternativa que contém arquivos obrigatórios para a compilação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q157088 | Direito Administrativo, Licitação, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

Em relação à Licitação, verifica-se de acordo com a Lei nº. 8666/93 e Lei nº. 8883/94 que o julgamento das propostas será objetivo, devendo a comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle. Um órgão público necessita contratar bens e serviços de informática e verifica que será necessário utilizar obrigatoriamente o seguinte tipo de licitação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q229297 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Programador, DETRAN RN, FGV

Analise as afirmativas correlatas:
I. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma das riquezas produzidas por um país, levando em consideração a indústria, a agropecuária e os serviços.

II. O PIB pode ser analisado também a partir do consumo, sendo dividido pelo consumo das famílias, do governo, pelos investimentos realizados pelo governo, empresas privadas e pelas exportações.
Assinale a alternativa correspondente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.