Início

Questões de Concursos Detran RN

Resolva questões de Detran RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q157076 | Informática, Conceitos Básicos, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

Sobre uma operação primitiva realizada por um programa em um computador, analise:

I. Executar operações aritméticas.

II. Executar operações lógicas.

III. Fazer comunicação com dispositivos de entrada e saída de dados.

IV. Mover um conjunto de bits de um local para o outro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q32443 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Programador de Computador, Detran RN, FGV

A formação de blocos econômicos internacionais converteu-se numa tendência no planeta com o término da Guerra Fria, tornando-se importante instrumento de defesa e desenvolvimento no mundo globalizado. Entre as opções apresentadas, marque a alternativa que apresenta uma tentativa de associação econômica NÃO efetivada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q229151 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO IX DOS VEÍCULOS, Programador, DETRAN RN, FGV

Com relação ao transporte de carga, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q32429 | Informática, Engenharia de Software, Programador de Computador, Detran RN, FGV

Assinale a alternativa que NÃO contém somente atributos para características externas e internas do modelo de qualidade de software, definido na ISO/IEC 9126-1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q157593 | Informática, Data Mining, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

Sobre Data Mining, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q157253 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO XIX DOS CRIMES DE TRÂNSITO, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

A conduz veículo automotor em via pública quando percebe que B, seu inimigo, atravessará a rua, momento em que A, objetivando causar lesões corporais em B, o atropela, tendo a vítima sofrido lesões corporais de natureza leve. A será responsabilizado pelo crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q32440 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Programador de Computador, Detran RN, FGV

Há alguns meses se falou muito no Brasil sobre a Organização Mundial do Comércio que autorizou nosso país a interpor sanções contra os Estados Unidos por causa dos subsídios que o governo americano concedeu a seus produtores de algodão. Sobre esta importante organização internacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Criado nos primeiros anos da Organização das Nações Unidas, ou seja, na década de 1950, é uma das instituições vinculadas a esta entidade com sede em Nova York, como a Unesco.
( ) Tem entre suas funções administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais, que de um modo geral, configuram às normas e procedimentos que regulam as soluções de controvérsias.
( ) Entre seus objetivos estão a elevação dos níveis de vida, a expansão da produção e do comércio de bens e serviços, além do pleno emprego.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q232943 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, ONGs, Programador, DETRAN RN, FGV

Inspiradas no espírito contestador dos anos 1960, elas surgiram na Europa com a ideia de que as pessoas devem se unir e se organizar de forma independente para realizar ações públicas, defendendo a autogestão, sendo que no Brasil começaram a aparecer na década de 1980, ganhando destaque e se expandindo de forma acelerada na década de 1990. Tal afirmativa se refere:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q235680 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA, Programador, DETRAN RN, FGV

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a forma correta de agir ao se aproximar de um cruzamento, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q157170 | Contabilidade Geral, Composição do patrimônio público, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

Segundo Kohama (2008), o Patrimônio Público por analogia compreende o conjunto de bens, direitos e obrigações avaliáveis em moeda corrente, das entidades que compõem a Administração Pública. Os bens que constituem o patrimônio público, como objeto de direito pessoal ou real, são denominados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q156993 | Legislação de Trânsito CTB, Dos Crimes de Trânsito, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

De acordo com a Lei nº. 9503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), são circunstâncias que sempre agravam as penalidades dos crimes de trânsito ter o condutor do veículo cometido a infração, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q235560 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO XIX DOS CRIMES DE TRÂNSITO, Programador, DETRAN RN, FGV

Marque a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q228734 | Informática, MER, Programador, DETRAN RN, FGV

Sobre o modelo de entidade-relacionamento, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q232209 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA, Programador, DETRAN RN, FGV

Em relação à condução de veículos de tração animal e da circulação de animais isolados ou em grupo nas vias, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q32437 | Legislação de Trânsito CTB, Programador de Computador, Detran RN, FGV

Analise as afirmativas:

I. O veículo será identificado obrigatoriamente por caracteres gravados no chassi ou no monobloco, reproduzidos em outras partes, conforme dispuser o CONTRAN.
II. O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.
III. Os caracteres das placas serão individualizados para cada veículo e o acompanharão até a baixa do registro, sendo permitido seu reaproveitamento.
IV. Os veículos de duas ou três rodas são dispensados da placa dianteira.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q233943 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO XV DAS INFRAÇÕES, Programador, DETRAN RN, FGV

Constitui infração gravíssima no trânsito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q156907 | Português, Sintaxe Período Simples e Composto, Assessor Técnico Contabilidade, DETRAN RN, FGV

Texto associado.

Convivas de boa memória

Há dessas reminiscências que não descansam antes que a pena ou a língua as publique. Um antigo dizia arrenegar
de conviva que tem boa memória. A vida é cheia de tais convivas, e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a
memória fraca seja exatamente não me acudir agora o nome de tal antigo; mas era um antigo, e basta.
Não, não, a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem
guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circunstâncias. A quem passe a vida na mesma casa de família,
com os seus eternos móveis e costumes, pessoas e afeições, é que se lhe grava tudo pela continuidade e repetição.
Como eu invejo os que não esqueceram a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com a das que enfiei
ontem. Juro só que não eram amarelas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido e confusão.
E antes seja olvido que confusão; explico-me. Nada seemenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter
nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, não me aflijo nunca. O que faço, em chegando ao fim, é
cerrar os olhos e evocar todas as coisas que não achei nele. Quantas ideias finas me acodem então! Que de reflexões
profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que não vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas águas,
as suas árvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as
notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista.
É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também
preencher as minhas.

(Assis, de Machado. Dom Casmurro Editora Scipione 1994 pág. 65)

Eu não atino com a das que enfiei ontem; a utilização da preposição com nesse fragmento, é devida à presença do verbo atinar. A frase a seguir em que a preposição destacada está mal empregada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q157351 | Informática, Banco de Dados Relacionais, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

Sobre Bancos de Dados Relacionais, analise:
I. A abordagem relacional está baseada no princípio de que as informações em uma base de dados podem ser consideradas relações matemáticas e que estão representadas de maneira uniforme com o uso de tabelas bidimensionais.

II. A teoria relacional enxerga o banco de dados como um conjunto de tabelas, e as operações que as utilizam são feitas por linguagem que o manipula, não sendo procedurais, ou seja, manipulando conjuntos de uma só vez.

III. É indispensável aos usuários saber como e onde os dados estão armazenados.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q32434 | Legislação de Trânsito CTB, Programador de Computador, Detran RN, FGV

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer alguns requisitos. Marque o requisito INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q229348 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO XV DAS INFRAÇÕES, Programador, DETRAN RN, FGV

Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) As infrações punidas com multa classificam-se, de acordo com sua gravidade em: gravíssima, grave, média e leve.
( ) Não é motivo para cassação do documento de habilitação quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo.
( ) O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN quando condenado judicialmente por delito de trânsito.
( ) Dirigir o veículo com o braço do lado de fora constitui infração de trânsito gravíssima.
A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.