Questões de Concursos Detran SP

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161Q697817 | Legislação de Trânsito CTB, Mecânica Básica, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

A finalidade da embreagem é
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162Q697872 | Legislação de Trânsito CTB, Mecânica Básica, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

O sistema de lubrificação tem a função de:
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165Q5586 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Operações de Trânsito e Transportes, Detran SP, MAKIYAMA

Assinale a alternativa que apresenta a definição que melhor se enquadra ao conceito de sinalização:
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166Q698002 | Legislação de Trânsito CTB, Legislação de Trânsito, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Para evitar o ofuscamento da visão pelo farol alto do veículo em sentido contrário, o condutor deve tomar o cuidado de
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167Q698005 | Legislação de Trânsito CTB, Legislação de Trânsito, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Ultrapassar pela direita é uma infração média, a menos que
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168Q697946 | Legislação de Trânsito CTB, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Quando ao artigo 181 do CTB, inciso VI, o motorista estacionar junto de hidrantes de incêndio devidamente identificados, terá como medida administrativa:
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173Q18808 | Português, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

O uso da bicicleta no Brasil

A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens.

A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais na calçada. Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro e, claro, nos impostos.

No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema, mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos.

A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande, carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando, muitas vezes, discussões e acidentes que poderiam ser evitados.

Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete e outros itens de segurança.

A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.

Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)
De acordo com o texto, o uso da bicicleta como meio de locomoção nas metrópoles brasileiras
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174Q698032 | Legislação de Trânsito CTB, Legislação de Trânsito, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Em uma via com várias faixas de trânsito de mesmo sentido, as da esquerda são destinadas à
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175Q697907 | Legislação de Trânsito CTB, Direção Defensiva, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Para um condutor dirigir veículos motorizados, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3 500 kg, a habilitação exigida corresponde à
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176Q698012 | Legislação de Trânsito CTB, Legislação de Trânsito, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

É direito de todo condutor, quando multado, interpor recurso pela infração, que será julgado:
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177Q697884 | Legislação de Trânsito CTB, Mecânica Básica, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

De acordo com a legislação de trânsito, os pneus de um veículo estão dentro do padrão de segurança quando
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178Q697816 | Legislação de Trânsito CTB, Mecânica Básica, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

As partes principais de um motor a combustão interna, são:
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179Q697899 | Legislação de Trânsito CTB, Direção Defensiva, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Assinale a alternativa correta
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180Q697976 | Legislação de Trânsito CTB, Legislação de Trânsito, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos
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