Questões de Concursos EBMSP

Resolva questões de EBMSP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q948015 | Matemática, Porcentagem, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Estudos mostram que um estereotipado padrão de beleza, os comerciais, desfiles, novelas e propagandas veiculados pelos meios de comunicação podem causar, entre os jovens brasileiros, insatisfação com o próprio corpo embora, muitas vezes, essa insatisfação seja resultado de uma discrepância entre a aparência autopercebida e a silhueta considerada ideal pela pessoa. Assim, academias, salões de beleza, a indústria de cosméticos e a procura por procedimentos tais como lipoaspiração e colocação de próteses se proliferam.
Retirando-se, aleatoriamente, uma letra da palavra BELEZA e uma letra da palavra SAÚDE, a probabilidade de que essas sejam letras idênticas, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q947905 | Português, Figuras de Linguagem, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Quando você for se embora, moça branca como a neve, me leve.
Se acaso você não possa me carregar pela mão, menina branca de neve, me leve no coração.
Se no coração não possa por acaso me levar, moça de sonho e de neve, me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa por tanta coisa que leve já viva em seu pensamento, menina branca de neve, me leve no esquecimento. GULLAR, Ferreira. Cantiga para não morrer. Disponível em: <http://www.revistabula.com/12068-os-10-melhores-poemas-de-ferreira-gullar/>. . Acesso em: abr. 2018.

A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos.
Esse recurso estilístico utilizado pelo eu lírico está presente no verso transcrito em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q948007 | Inglês, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Rather than a stable set of features, physical beauty is an ever-morphing construct. But female beauty ideals tend nevertheless to have outlines. These have been most visible throughout history in the pictures drawn by those self-elected gods we call artists. History provides us a record, and from it one basic truth stands out: the ideals women are asked to embody, regardless of culture or continent, have been hammered out almost exclusively by men.
Consider, for instance, the ways that figure shaping has altered over the centuries. Some 150 years ago, women in Europe began wearing bustles beneath their dresses that greatly enlarged the profile of their buttocks. More recently, the notion of sculpting has been applied directly to the body. In the 1960s, it took the form of dieting, which produced the sort of extremely skinny figure we associate with such models as Twiggy. Her thinness connoted vitality, an escape from the matronhood idealized by earlier generations, as well as an innocent, insouciant sexuality that was not dissimilar to a Roman-era depiction of the Three Graces.
Consumerism, of which diet fads are certainly a part, has significantly expanded the range of off-the-shelf options for bodily enhancement. In the 1980s and ’90s, women frequently turned to surgery – breast or buttocks augmentation, nose jobs – and other non-surgical interventions such as Botox and tanning.
It’s worth noting that if art holds a mirror up to culture, it has with rare exception failed to reflect a manifestation of female beauty of the last decade: the high-performance, muscled athlete. Popular magazines like ESPN The Magazine’s “Body Issue” have made gestures in this direction, by putting women like Serena Williams on the cover. But, in large part, art seems not to have taken account of the fact that the athlete has become a figure of everyday life, not just a pro.

KUNITZ, Daniel. Disponível em: <www.artsy.net/article/artsy-editorial-how-art-hasshaped-female-beauty-ideals-history>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.
According to the text, fill in the blanks with T (True) or F (False). It’s stated in the text
( ) Standards of feminine physical beauty have changed markedly over time.
( ) Just one type of female beauty has remained unchanged at all times and places.
( ) Some feminine physical features have been praised as universally appealing in all cultures.
( ) In general, images of women have historically followed a pattern set down by men.
The correct sequence, from top to bottom, is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q947884 | Química, Transformações Químicas, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

As pesquisas científicas, que podem demorar anos para serem concluídas, têm como objetivo encontrar soluções para a resolução de um problema ou para responder a determinados questionamentos, com base na observação de padrões e de tendências, utilizados para formular hipóteses que são testadas, em experimentos controlados. A partir dos resultados obtidos são criados modelos e/ou teorias que servem como parâmetros para a resolução do problema ou dos questionamentos propostos.

Com relação ao método científico e a modelos e teorias desenvolvidos para explicar a estrutura e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q947890 | Matemática, Porcentagem, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Oito pessoas, P1 , P2 ,..., P7 e P8, estão planejando uma viagem e, para tanto, utilizarão dois automóveis de acordo com as condições
• P8 não irá no mesmo automóvel ocupado por P1 e P4
• P4 não irá no mesmo automóvel ocupado por P2 e P3
• P6 irá no automóvel ocupado por apenas quatro pessoas, junto a P1 e P5

Considerando-se essa informação, pode-se concluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q947891 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Determinada proposta foi submetida a apreciação de um grupo de 100 pessoas por meio de uma votação cujo resultado foi contestado por parte do grupo, fazendo com que uma segunda votação fosse realizada.

Das duas votações sabe-se que

• na primeira, 10% dos votos foram considerados inválidos e, dos votos válidos, a maioria foi favorável à proposta.
• na segunda, 20% dos votos foram considerados inválidos e, dos votos válidos, a maioria foi contra a proposta, tendo o número de votos contrários aumentado 50%, comparando-se à primeira votação. Além disso, nessa votação, a proposta foi rejeitada por uma maioria 4 vezes maior do que a da aprovação obtida na votação anterior.

Com base nessas informações é correto afirmar que o número de votos contrários, na segunda votação, foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q947917 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

I. 2NH4+(aq) + 3O2(g) → 4H+(aq) + 2NO2(aq) + 2H2O(ℓ) II. 2NO2(aq) + O2(g) → 2NO3(aq)
O tratamento biológico de efluentes e de resíduos dos esgotos, após a biodegradação de compostos orgânicos, inclui a nitrificação – conversão de íons amônio, NH4+(aq), em nitrito, NO2(aq), e, posteriormente, em nitrato, NO3(aq) – por ação microbiana, conforme as etapas representadas, de maneira simplificada, pelas equações químicas I e II.
Considerando-se essas informações associadas às estruturas e propriedades dos íons envolvidos nas reações químicas representadas nas equações I e II, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q947927 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

As cidades mais antigas teriam surgido há cerca de seis mil anos, ao logo dos vales dos rios Tigre e Eufrates, Nilo e Indo. Nessa época, as cidades já possuíam certa importância política, econômica e social, porém, só a partir do século XVIII o processo de urbanização tem início no Ocidente. O processo de urbanização está diretamente relacionado ao aumento da população urbana em relação à população rural. Portanto, quando a população de um determinado lugar supera os 50% do total de habitantes, dizemos que esse espaço é urbanizado. Por volta de 1800, apenas 3% da população europeia encontravam-se na área urbana. Mas, a partir da 1ª Revolução Industrial, o deslocamento da população do campo para as cidades em busca de emprego aumentou. Disponível em:<http://educacao.globo.com> . Acesso em: abr. de 2018. Adaptado.
O fenômeno da urbanização apresentou, ao longo da história, diferentes características como pode ser visto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q947932 | História e Geografia de Estados e Municípios, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

A poluição dos rios brasileiros está cada vez mais generalizada e, quase sempre, o índice de qualidade das águas fica comprometido. Nesse contexto, os órgãos responsáveis pelo levantamento dos recursos hídricos, como o INEMA, estabeleceram cinco parâmetros de qualidade da água: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. O monitoramento dos recursos ambientais e hídricos confirma que a situação dos rios é preocupante. Além da poluição por resíduos industriais, esgotos residenciais e agrotóxicos há, ainda, o assoreamento.
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre os rios brasileiros e sua atuação no relevo, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q948005 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
O corpo é também um registro de uma civilização, pois nele está marcada a cultura de um povo. Sendo assim, a leitura do corpo é, de certa forma, a leitura de uma cultura. As expressões culturais de uma civilização estão registradas no corpo e são percebidas na linguagem oral, no vestuário, na postura do corpo, na aparência, nas marcas de expressões nos rostos, na maquilagem. O corpo possui uma expressividade capaz de comunicar e transmitir nossos pensamentos e sentimentos. Nossas mãos funcionam como complemento de nossas falas, os olhos e as expressões faciais trabalham num sistema em conjunto com nossa mente.
Além disso, o corpo demonstra as mudanças sociais. No período do Império, no Brasil, ter um corpo sem manchas ou queimaduras de sol expressava riqueza, pois a pele branca e lisa estava relacionada à cultura europeia, tida como exemplo de conhecimento e sofisticação a serem seguidos. Às pessoas que trabalhavam nos serviços braçais ou que tinham a pele escura restava a exclusão social. Atualmente, há uma inversão estética, pois, ter um corpo bronzeado e queimado de sol está relacionado à beleza, riqueza e sensualidade.
Como nossos corpos são registros de nossa sociedade, através deles podemos perceber e analisar a quais valores e padrões de beleza a que estão submetidos. Tais padrões são resultados de transformações sociais, políticas e científicas.

CORRÊA, Ainah Franqueiro. O corpo na “Campanha pela Real Beleza” da Dove. Disponível em: < http://www.intercom.org.br>. Acesso em: nov. 2018.
De acordo com o texto, é correto afirmar que o corpo humano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q947876 | Inglês, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Com relação aos aspectos linguísticos que compõem o texto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q947883 | Química, Substâncias e suas propriedades, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

A Doença de Chagas era, primitivamente, uma patologia que afetava, exclusivamente, animais silvestres e era transmitida por insetos triatomíneos também silvestres. O homem, ao invadir estes ecótopos naturais, possibilitou que os triatomíneos se instalassem em seus domicílios, transformando a tripanosossomíase americana em uma antropozoonose. Disponível em: <http://www.cpqrr.fiocruz.br>. Acesso em: set. 2018.

A respeito da manifestação e do ciclo de vida do agente etiológico da Doença de Chagas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q947901 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Considerando-se o gênero discursivo do texto, é correto afirmar que se trata de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q947940 | Inglês, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Can our technological connectedness trump the risks of our biological and geographic connectedness? That’s one reason Nathan Wolfe has pushed GVF (Globe Viral Forecasting) to pioneer what he calls digital epidemiology, which uses the resources of the Internet to make predictive sense of the viral chatter picked up in the field. He and his team are setting up a bioinformatics strategy that could mine data from Internet searches and social media to pinpoint new outbreaks as they dawn – and potentially predict which newly discovered viruses might pose real threats to humanity. That work is culminating in a project called Epidemic IQ that will, Wolfe hopes, provide the ability to predict new pandemics the way the CIA might predict a terrorist attack.
Current global disease control efforts focus largely on attempting to stop pandemics after they have already emerged. This fire brigade approach, which generally involves drugs, vaccines, and behavioral change, has severe limitations. Just as we discovered in the 1960s that it is better to prevent heart attacks than try to treat them, we realize that it’s better to stop pandemics before they spread and that effort should increasingly be focused on viral forecasting and pandemic prevention.
“We’re finally beginning to understand why pandemics happen instead of just reacting to them”, Wolfe says. What’s needed is a global effort to scale up that kind of proactive work to ensure that every hot spot has surveillance running for new pathogens in animals and in human beings and that it has its own GVF-type group to do the work. Viruses don’t respect borders – whether between nations or between species – and in a world where airlines act like bloodlines, global health is only as strong as its weakest link. We got lucky with the relatively weak swine-flu pandemic in 2009, but history tells us our luck won’t last. “We sit here dodging bullets left and right, assuming we have an invisible shield”, says Wolfe. “But you can’t dodge bullets forever.”

WALSH, Bryan.Virus hunter. Disponível em: <content.time.com/time/subscriber/l>. Acesso em: mai. 2018. Adaptado.
Fill in the parentheses with T (True) or F (False). Considering the strategy set up by Nathan Wolfe and his team to handle the problem of pandemics, it’s correct to say that they aim to
( ) ignore the next pandemics before it happens. ( ) make the most of the Internet resources so as to better deal with them. ( ) detect potential lethal viruses at their source. ( ) disregard any information gotten through social media.
The correct sequence, from top to bottom, is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q686225 | Atualidades, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Na década de 40 do século XIX, por iniciativa do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, centenas de imigrantes europeus foram trabalhar nas lavouras cafeeiras do Oeste paulista.
A experiência de trazer imigrantes para o pais não era nova. Fora esboçada pelo Marquês de Pombal na segunda metade de século XVIII e muito estimulada nos governos de D. João VI e de D. Pedro I. A intenção era ocupar áreas de conflito do sul do Brasil, por meio da doação de pequenos lotes para serem trabalhados com mão de obra familiar, enobrecer o trabalho manual e produzir alimentos para o mercado interno.
Não era esse o tipo de trabalhador que desejavam os cafeicultores em meados do século XIX. Precisavam de imigrantes que não tivessem condições de obter a propriedade da terra e, assim, fossem obrigados a trabalhar na grande lavoura.
VAINFAS, Ronaldo et al. História: o longo século XIX, v. 2. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 269. Adaptado.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre problemas que se relacionam à entrada de imigrantes no Brasil, nos últimos anos, vindos principalmente do Haiti e da Venezuela, pode-se estabelecer que o que identifica a peculiaridade da política migratória do Brasil, considerando o século XIX e o século XXI, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q947879 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

A radiação ultravioleta foi a primeira fonte de mutação do DNA a ser estudada e, devido ao seu poder germicida, vem sendo amplamente empregada para causar danos letais em micro-organismos em condições laboratoriais. Ela é usada para matar bactérias e fungos, tornando o espaço de manipulação do material genético mais puro e esterilizado.

VANZELA, André L. Laforga; SOUZA, Rogério Fernandes. Avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular. São Paulo: Unesp, 2009, p.42.

Considerando-se as vantagens mencionadas na utilização da radiação ultravioleta em ambientes de pesquisa, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q948009 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP, 2018

As for the girl of the song, the songwriter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q947903 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Questão

Os avanços científico-tecnológicos na Medicina são responsáveis pelo florescimento de três grandes utopias humanas, que são a utopia da eternidade (pelo aumento da longevidade), a utopia da beleza (pelas mudanças de padrões cosméticos) e a utopia do prazer (pelo aparecimento de novas drogas que suprimem a dor e promovem o prazer físico e psíquico). A nova obsessão humana é a utopia da saúde e do corpo perfeitos.
A perplexidade ética provocada pela "tecnociência" contemporânea é consequente ao fato de que o mundo, não obstante o tamanho do progresso experimentado, se encontra na fronteira de graves responsabilidades morais, determinadas pelo processo de intervenção cada vez mais agressivo do homem na biosfera, acelerando sua deterioração, e a intervenção na própria essência do ser humano, principalmente através da manipulação de sua identidade genética.
Destarte, as inovações tecnológicas podem não só beneficiar a humanidade, mas também serem utilizadas contra ela, já se tornando uma certeza que a última batalha em defesa da dignidade humana está sendo travada nos laboratórios de genética molecular, onde é manipulado o DNA humano.

DRUMOND, José Geraldo de Freitas. Ética e inovação tecnológica na medicina. Disponível em:<https://www.saocamilo-sp.br>. Acesso em: abr. 2018.
A perplexidade ética mencionada no texto sobre a "teconociência" se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q947926 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Primeira Fase OAB, EBMSP, EBMSP, 2018

Um rádio transmissor, com raio de alcance de 10km, encontra-se em um ponto P. Uma pessoa, com acesso às comunicações desse aparelho, sai de uma localidade 10km ao norte de P e dirige-se, ao longo de um caminho retilíneo, para uma localidade situada 20km à leste de P.
Nessas condições, o sinal do rádio transmissor será captado por um trecho do percurso total equivalente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q947941 | Inglês, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP, 2018

Texto associado.
Can our technological connectedness trump the risks of our biological and geographic connectedness? That’s one reason Nathan Wolfe has pushed GVF (Globe Viral Forecasting) to pioneer what he calls digital epidemiology, which uses the resources of the Internet to make predictive sense of the viral chatter picked up in the field. He and his team are setting up a bioinformatics strategy that could mine data from Internet searches and social media to pinpoint new outbreaks as they dawn – and potentially predict which newly discovered viruses might pose real threats to humanity. That work is culminating in a project called Epidemic IQ that will, Wolfe hopes, provide the ability to predict new pandemics the way the CIA might predict a terrorist attack.
Current global disease control efforts focus largely on attempting to stop pandemics after they have already emerged. This fire brigade approach, which generally involves drugs, vaccines, and behavioral change, has severe limitations. Just as we discovered in the 1960s that it is better to prevent heart attacks than try to treat them, we realize that it’s better to stop pandemics before they spread and that effort should increasingly be focused on viral forecasting and pandemic prevention.
“We’re finally beginning to understand why pandemics happen instead of just reacting to them”, Wolfe says. What’s needed is a global effort to scale up that kind of proactive work to ensure that every hot spot has surveillance running for new pathogens in animals and in human beings and that it has its own GVF-type group to do the work. Viruses don’t respect borders – whether between nations or between species – and in a world where airlines act like bloodlines, global health is only as strong as its weakest link. We got lucky with the relatively weak swine-flu pandemic in 2009, but history tells us our luck won’t last. “We sit here dodging bullets left and right, assuming we have an invisible shield”, says Wolfe. “But you can’t dodge bullets forever.”

WALSH, Bryan.Virus hunter. Disponível em: <content.time.com/time/subscriber/l>. Acesso em: mai. 2018. Adaptado.
The text says that, when dealing with pandemics nowadays, public health officials try to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.