Início

Questões de Concursos EBSERH

Resolva questões de EBSERH comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q800859 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: A análise do gráfico de ventilação mecânica invasiva em paciente portador de asma permitiu a observação dos seguintes parâmetros: pressão de pico = 50 cmH2O; pressão de platô = 20 cmH2O; fluxo = 1 L/s. Assertiva: Nesse caso, os dados permitem inferir a necessidade imediata de aspiração das vias aéreas desse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1282Q648570 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de programação orientada a objetos, Java e PHP, julgue os itens a seguir. Na herança por especificação, a subclasse especifica a superclasse, acrescentando a ela novos atributos ou métodos, mas mantendo inalterada sua constituição original.
  1. ✂️
  2. ✂️

1283Q797311 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. O sinal de Romberg, que deve ser testado com o paciente em pé, de olhos fechados e com pés unidos, tem como sinal positivo a ocorrência de oscilações no corpo, podendo acontecer queda em qualquer direção, o que pode ser evidenciado em pacientes com alterações das sensibilidades profundas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1284Q676766 | Legislação Federal, Advogado, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.


Um funcionário da EBSERH utilizou-se, indevidamente, de um conteúdo sigiloso, com o fim de beneficiar um parente, comprometendo a credibilidade de um certame que é de interesse público, e, por sua ação, causou danos à Administração Pública. Neste caso, e conforme disposto na Lei Federal no 12.550/2011, este funcionário estará sujeito a uma pena de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q797898 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A trombose da veia subclávia é a causa da dor do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1286Q676043 | Direito Constitucional, Habeas Corpus, Advogado, EBSERH, IBFC, 2020

O Habeas Corpus é uma ação constitucional que tem
como objeto a garantia da liberdade de locomoção dos
indivíduos, compreendida como a liberdade de ir e vir,
mas também de permanecer. Sobre ela, assinale a
alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1287Q1007203 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de TI, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica incorretamente uma boa prática de governança de TI especificadas na Resolução no 11/CGPAR/2016
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1288Q190319 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Advogado, EBSERH, IADES

Dentre outros, são princípios constitucionais da Administração Pública, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1289Q798118 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. As células do epitélio alveolar são caracterizadas como células epiteliais superficiais do tipo I, que formam uma camada delgada que reveste os espaços alveolares.
  1. ✂️
  2. ✂️

1290Q386472 | Biologia, Virologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da virologia médica. A rubéola é uma doença autolimitada leve, que não necessita de tratamento específico na maioria dos casos, exceto no período de gravidez, pois essa enfermidade pode provocar anomalias no feto e até aborto espontâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1291Q159146 | Português, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Para responder às questões de 1 a 4, leia o texto abaixo.

Médicos estrangeiros

João Medeiros Filho*

Mais uma vez em pauta a discussão em torno da importação de médicos estrangeiros ou formados no exterior. Não poderíamos nos abster de reiterar nosso posicionamento sobre matéria tão relevante. Hoje somos mais de 380 mil médicos no País, o que nos coloca na 5ª colocação no mundo, em números absolutos. Temos 197 escolas,perdendo apenas para a Índia(1,2 bilhão de hab.), superando a China( 1,3 bilhão de hab.) e os Estados Unidos que detêm, respectivamente, 150 e 134 faculdades. Nossa pequenina Paraíba, com uma população de cerca de 3,8 milhões de almas, conta com 6 escolas médicas e, pelo menos, mais 2 em fase de implantação – um recorde, com certeza. Formam-se por ano, aproximadamente, 16500 esculápios no Brasil e 500 a 600,em nosso meio.Como se não bastasse, a Presidente Dilma Rousseff anunciou recentemente a intenção de criar mais 4500 vagas anuais para medicina. Será que precisamos trazer profissionais do exterior?E como seria a revalidação de diploma desses profissionais, via decreto?Faltam médicos em nosso meio? . Não existe ainda um consenso em relação ao número ideal de médicos/ habitante. Pesquisa realizada pelo CFM/CREMESP evidenciou que no Brasil tal coeficiente é de 1,95/1000, o que nos remete ao patamar de diversos países de 1º. mundo, a exemplo do Canadá e dos Estados Unidos.Temos, sim, má distribuição dos profissionais, que se concentram nas grandes cidades e capitais, por falta de políticas públicas que priorizem a interiorização do médico. Em João Pessoa, onde pontificam mais de 3000 esculápios, a relação é de 4/1000, o dobro da média nacional; no entanto, mais de 15% das equipes da ESF não dispõem de médicos, devido a diversos fatores, entre os quais,a falta de condições adequadas de trabalho e de segurança, a fragilidade do vínculo trabalhista e a baixa remuneração. Não é importando médicos que vamos corrigir tal distorção. Não cultivamos a xenofobia, mas defendemos a revalidação dos diplomas estrangeiros nos moldes do REVALIDA, que é aplicado anualmente pelo MEC. Precisamos, sim, garantir a qualificação profissional daqueles que pretendem atuar em nosso País, em defesa da população menos favorecida, para que não incorramos no erro de oferecer uma assistência médica pobre, de 2ª categoria, para o pobre.

*presidente do CRM-PB

Assinale a alternativa em que o termo destacado está corretamente substituído pelo pronome. Não cultivamos a xenofobia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1293Q213184 | Português, Médico Cardiologia Eletrofisiologia Clínica e Invasiva, EBSERH, IBFC

Texto associado.

As raízes do racismo
Drauzio Varella

Somos seres tribais que dividem o mundo em dois grupos: o "nosso" e o "deles". Esse é o início de um artigo sobre racismo publicado na revista "Science", como parte de uma seção sobre conflitos humanos, leitura que recomendo a todos.

Tensões e suspeições intergrupais são responsáveis pela violência entre muçulmanos e hindus, católicos e protestantes, palestinos e judeus, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais, corintianos e palmeirenses.

Num experimento clássico dos anos 1950, psicólogos americanos levaram para um acampamento adolescentes que não se conheciam. Ao descer do ônibus, cada participante recebeu aleatoriamente uma camiseta de cor azul ou vermelha. A partir desse momento, azuis e vermelhos faziam refeições em horários diferentes, dormiam em alojamentos separados e formavam equipes adversárias em todas as brincadeiras e práticas esportivas.

A observação precisou ser interrompida antes da data prevista, por causa da violência na disputa de jogos e das brigas que irrompiam entre azuis e vermelhos. Nos anos que se seguiram, diversas experiências semelhantes, organizadas com desconhecidos reunidos de forma arbitrária, demonstraram que consideramos os membros de nosso grupo mais espertos, justos, inteligentes e honestos do que os "outros".

Parte desse prejulgamento que fazemos "deles" é inconsciente. Você se assusta quando um adolescente negro se aproxima da janela do carro, antes de tomar consciência de que ele é jovem e tem pele escura, porque o preconceito contra homens negros tem raízes profundas.

Nos últimos 40 anos, surgiu vasta literatura científica para explicar por que razão somos tão tribais. Que fatores em nosso passado evolutivo condicionaram a necessidade de armar coligações que não encontram justificativa na civilização moderna? Por que tanta violência religiosa? Qual o sentido de corintianos se amarem e odiarem palmeirenses? 

Seres humanos são capazes de colaborar uns com os outros numa escala desconhecida no reino animal, porque viver em grupo foi essencial à adaptação de nossa espécie. Agrupar-se foi a necessidade mais premente para escapar de predadores, obter alimentos e construir abrigos seguros para criar os filhos.

A própria complexidade do cérebro humano evoluiu, pelo menos em parte, em resposta às solicitações da vida comunitária. Pertencer a um agrupamento social, no entanto, muitas vezes significou destruir outros. Quando grupos antagônicos competem por território e bens materiais, a habilidade para formar coalizões confere vantagens logísticas capazes de assegurar maior probabilidade de sobrevivência aos descendentes dos vencedores. 

A contrapartida do altruísmo em relação aos "nossos" é a crueldade dirigida contra os "outros". Na violência intergrupal do passado remoto estão fincadas as raízes dos preconceitos atuais. As interações negativas entre nossos antepassados deram origem aos comportamentos preconceituosos de hoje, porque no tempo deles o contato com outros povos era tormentoso e limitado.

Foi com as navegações e a descoberta das Américas que indivíduos de etnias diversificadas foram obrigados a conviver, embora de forma nem sempre pacífica. Estaria nesse estranhamento a origem das idiossincrasias contra negros e índios, por exemplo, povos fisicamente diferentes dos colonizadores brancos.

Preconceito racial não é questão restrita ao racismo, faz parte de um fenômeno muito mais abrangente que varia de uma cultura para outra e que se modifica com o passar do tempo. Em apenas uma geração, o apartheid norte-americano foi combatido a ponto de um negro chegar à Presidência do país.

O preconceito contra "eles" cai mais pesado sobre os homens, porque eram do sexo masculino os guerreiros que atacavam nossos ancestrais. Na literatura, essa constatação recebeu o nome de hipótese do guerreiro masculino. A evolução moldou nosso medo de homens que pertencem a outros grupos. Para nos defendermos deles, criamos fronteiras que agrupam alguns e separam outros em obediência a critérios de cor da pele, religião, nacionalidade, convicções políticas, dialetos e até times de futebol.

Demarcada a linha divisória entre "nós" e "eles", discriminamos os que estão do lado de lá. Às vezes com violência.

Considere o período e as afirmações abaixo.
Estaria nesse estranhamento a origem das idiossincrasias contra negros e índios, por exemplo, povos fisicamente diferentes dos colonizadores brancos.
I. O uso do futuro do pretérito do verbo "estar" indica falta de certeza quanto à origem do preconceito contra outros povos.
II. O adjetivo "idiossincrasias" pode ser substituído, sem alteração de sentido, por agressões.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1294Q799452 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. A interface orofacial é indicada para pacientes claustrofóbicos com insuficiência respiratória aguda leve.
  1. ✂️
  2. ✂️

1296Q471057 | Direito Tributário, Impostos sobre o patrimônio e a renda, Analista Administrativo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a noções básicas de tributos e a tratamento contábil aplicável aos impostos e às contribuições, julgue os itens a seguir. A majoração de alíquota do imposto de renda deve seguir o princípio da anterioridade do exercício financeiro, mas não o princípio da anterioridade nonagesimal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1297Q555033 | Informática, Linguagem, Técnico em Informática, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem a respeito das características da linguagem PHP e de compiladores. PHP consiste de uma linguagem compilada para código nativo e gera um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual implantada em cada cliente onde o código será executado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1298Q528667 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito de sondagens e fundações. No cálculo para projeto de fundações, deve-se considerar tanto o empuxo quanto o alívio de cargas provocado pelo efeito favorável da subpressão, os quais constituem ações decorrentes da existência de água.
  1. ✂️
  2. ✂️

1299Q668195 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Advogado, EBSERH, IBFC, 2020

Leia abaixo, o artigo 4º do Código de Processo
Penal, quando trata do inquérito policial.
“A polícia judiciária será exercida _____ no
território de suas respectivas circunscrições e terá por
fim a apuração das infrações penais e da sua autoria”.
Assinale a alternativa que preencha
corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1300Q723014 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, acerca do sistema de saúde no Brasil. O sistema de saúde tem três subsetores: o subsetor público, no qual os serviços são financiados e providos pelo Estado nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo os serviços de saúde militares; o subsetor privado, no qual os serviços são financiados de diversas maneiras com recursos públicos ou privados; e o subsetor de saúde suplementar, com diferentes tipos de planos privados de saúde e de apólices de seguro, além de subsídios fiscais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.