Início

Questões de Concursos EBSERH

Resolva questões de EBSERH comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q803672 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Disglossia é um distúrbio da articulação resultante das alterações do controle muscular dos mecanismos da fala e provocado por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1603Q803461 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. Em alterações funcionais das estruturas da orelha externa e média, observa-se ausência ou alteração no registro de qualquer tipo de emissão otoacústica, mesmo com funcionalidade normal de células ciliadas externas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1604Q801161 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das indicações e efeitos fisiológicos da massoterapia, julgue os itens a seguir. A técnica de amassamento consiste em uma série rítmica de compressões intermitentes combinadas com o ato de agarrar e levantar. Os tecidos podem ainda ser comprimidos contra os ossos subjacentes ou apertados com as mãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1605Q479119 | Farmácia, Biossegurança, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à biossegurança, julgue os itens seguintes. A manipulação de quimioterápicos por profissional farmacêutico é considerada segura: a avaliação médica desse profissional não precisa seguir calendário previamente estabelecido, ficando a critério médico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1606Q801437 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. O NO aumenta o shunt direito-esquerdo intracardíaco através do forame oval.
  1. ✂️
  2. ✂️

1607Q799905 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. A intolerância ao exercício pelo paciente com IC deve-se principalmente à redução na oxigenação tecidual, o que justifica a suplementação de oxigênio para a maior parte dos casos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1608Q722361 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do histórico da política de saúde mental no Brasil, julgue os itens a seguir. O lema da I Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada em 1987, na cidade do Rio de Janeiro, era “Por uma sociedade sem manicômios”.
  1. ✂️
  2. ✂️

1609Q799675 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

O programa de imagem motora graduada vem sendo usado para o tratamento de pacientes com SDCR e possui três estágios. No primeiro, os participantes veem uma série de fotografias e são convidados a identificar, o mais rápido possível, se a representação é de um membro esquerdo ou direito. No segundo, os participantes imaginam mover o membro afetado para a posição mostrada na fotografia. O último estágio envolve terapia com espelho, em que ambos os membros são movidos para adotar posturas simples, como as mostradas na fotografia.
  1. ✂️
  2. ✂️

1610Q862405 | Legislação EBSERH, Regimento Interno EBSERH, EBSERH, IBFC, 2023

O Regimento Interno da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) trata dos Colegiados Internos. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a definição de Câmara Técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1611Q159434 | Português, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Plataforma

O Rio vive uma contradição no carnaval que parece não ter saída. Não vai longe o tempo em que reclamava da decadência da folia nas ruas. O carnaval tinha se transformado no desfile de escolas de samba, uma festa elitista que se resumia ao que acontecia nos limites do Sambódromo e que era vista por apenas 30 mil pessoas que pagavam caro para participar da brincadeira. E que só durava duas noites. Para quem se diz o maior carnaval do mundo, convenhamos que é muito pouco mesmo. Agora, quando os blocos voltaram a animar as ruas da cidade durante toda a folia e ainda nas semanas que a antecedem, o Rio continua reclamando. Tem bloco demais, tem gente demais, tem pouco banheiro, tem muito banheiro... Carnaval é festa espontânea. Quanto mais organizado, pior. Chico Buarque fala sobre isso no ótimo samba "Plataforma". "Não põe corda no meu bloco/ Nem vem com teu carro-chefe/ Não dá ordem ao pessoal", já dizia ele num disco de antigamente. Bem, como antigamente as letras de Chico sempre queriam dizer outra coisa, é capaz de ele não estar falando de organização do carnaval. Mas à certa altura ele é explícito: "Por passistas à vontade que não dancem o minueto". Para quem está chegando agora, pode parecer o samba do crioulo doido. Mas o compositor faz uma referência ao desfile do Salgueiro de 1963, quando "Xica da Silva" foi apresentada à avenida. A escola "inovou" apresentando uma ala com 12 pares de nobres que dançavam o minueto. Foi um escândalo. Não pode. Passista tem que desfilar livre, leve e solto. Falando disso agora, quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebese que o minueto era o de menos. Mas isso é escola de samba, e o assunto aqui é carnaval de rua (faz tempo que escola de samba não é carnaval de rua). Com o renascimento dos blocos, o Rio recuperou a alegria do carnaval nas calçadas, no asfalto, na areia. E agora? Basta dar uma olhada nas cartas dos leitores aqui do jornal. Reclama um leitor: "Para os moradores de Ipanema, (o carnaval de rua 2011) transformou-se num tormento. Ruas bloqueadas até para o trânsito de pedestres, desrespeito à Lei do Silêncio, atos de atentado ao pudor e, por vezes, de vandalismo". Escreve outro, sobre os mijões, figura que ficou tão popular no período quanto a colombina e o pierrô: "A Guarda Municipal deveria agir com mais atenção e no rigor da lei. Está muito sem ação." Mais um: "Com que direito a prefeitura coloca esses banheiros horrorosos nas avenidas da orla, onde se paga dos IPTUs mais caros do mundo, ocupando vagas de carros que já são tão poucas?" Como se vê, e voltando a citar o samba do Chico, o carioca tem o peito do contra e mete bronca quando o assunto é carnaval. Mas carnaval de rua muito organizado... não sei, não. É como botar o pessoal que sai nos blocos para dançar o minueto. Carnaval de rua e organização não combinam.

(Artur Xexéo. Revista O Globo, dezembro de 2011)

Ao longo do texto, faz-se a utilização intensa das aspas. Assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego desse sinal de pontuação nos trechos em destaque abaixo:

I.Chico Buarque fala sobre isso no ótimo samba "Plataforma" 
II.A escola "inovou" apresentando uma ala com 12 pares de nobres que dançavam o minueto.
III."Com que direito a prefeitura coloca esses banheiros horrorosos nas avenidas da orla, onde se paga dos IPTUs mais caros do mundo, ocupando vagas de carros que já são tão poucas"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1612Q171727 | Português, Biólogo, EBSERH, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
I. Espera–se que o rapaz tenha bom ________.
II. O paciente corre risco __________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1613Q675568 | Direito Sanitário, Assistente Administrativo, EBSERH, VUNESP, 2020

Verifica-se que um município de pequeno porte não tem Conselho Municipal de Saúde. Segundo a Resolução n° 453/12 do Conselho Nacional de Saúde,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1614Q796227 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A deambulação deverá ser realizada após a retirada do dreno de tórax.
  1. ✂️
  2. ✂️

1615Q798531 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O volume corrente estabelecido está adequado à finalidade de não gerar grandes pressões transpulmonares, evitando-se, assim, a hiperdistensão.
  1. ✂️
  2. ✂️

1616Q647557 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da gestão de relacionamento e engenharia de requisitos, julgue os itens seguintes. Na especificação de requisitos, são estabelecidos uma escala de medição e os valores aceitáveis para cada requisito de usuário, tornando-o mensurável, ou seja, adicionando a ele um critério de aceitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1617Q798855 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. A SARA, que é caracterizada como um desequilíbrio grave entre ventilação e perfusão, leva ao desenvolvimento de insuficiência respiratória significativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1618Q800659 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. No modo assistido/controlado, se o paciente exercer esforço respiratório reconhecido pelo ventilador, será iniciado um ciclo assistido e, ao mesmo tempo, reiniciada a contagem de tempo da janela.
  1. ✂️
  2. ✂️

1619Q160665 | Português, Atendente Social, EBSERH, IBFC

Texto associado.

As raízes do racismo

Drauzio Varella

Somos seres tribais que dividem o mundo em dois grupos:

o "nosso" e o "deles". Esse é o início de um artigo sobre racismo

publicado na revista "Science", como parte de uma seção sobre

conflitos humanos, leitura que recomendo a todos.

Tensões e suspeições intergrupais são responsáveis pela

violência entre muçulmanos e hindus, católicos e protestantes,

palestinos e judeus, brancos e negros, heterossexuais e

homossexuais, corintianos e palmeirenses.

Num experimento clássico dos anos 1950, psicólogos

americanos levaram para um acampamento adolescentes que

não se conheciam.

Ao descer do ônibus, cada participante recebeu

aleatoriamente uma camiseta de cor azul ou vermelha. A partir

desse momento, azuis e vermelhos faziam refeições em horários

diferentes, dormiam em alojamentos separados e formavam

equipes adversárias em todas as brincadeiras e práticas esportivas.

A observação precisou ser interrompida antes da data

prevista, por causa da violência na disputa de jogos e das brigas

que irrompiam entre azuis e vermelhos.

Nos anos que se seguiram, diversas experiências

semelhantes, organizadas com desconhecidos reunidos de forma

arbitrária, demonstraram que consideramos os membros de nosso

grupo mais espertos, justos, inteligentes e honestos do que os "outros".

Parte desse prejulgamento que fazemos "deles" é

inconsciente. Você se assusta quando um adolescente negro se

aproxima da janela do carro, antes de tomar consciência de que

ele é jovem e tem pele escura, porque o preconceito contra homens

negros tem raízes profundas.

Nos últimos 40 anos, surgiu vasta literatura científica para

explicar por que razão somos tão tribais. Que fatores em nosso

passado evolutivo condicionaram a necessidade de armar

coligações que não encontram justificativa na civilização moderna?

Por que tanta violência religiosa? Qual o sentido de corintianos

se amarem e odiarem palmeirenses?

Seres humanos são capazes de colaborar uns com os

outros numa escala desconhecida no reino animal, porque viver

em grupo foi essencial à adaptação de nossa espécie. Agruparse

foi a necessidade mais premente para escapar de predadores,

obter alimentos e construir abrigos seguros para criar os filhos.

A própria complexidade do cérebro humano evoluiu, pelo

menos em parte, em resposta às solicitações da vida comunitária.

Pertencer a um agrupamento social, no entanto, muitas

vezes significou destruir outros. Quando grupos antagônicos

competem por território e bens materiais, a habilidade para formar

coalizões confere vantagens logísticas capazes de assegurar maior

probabilidade de sobrevivência aos descendentes dos vencedores.

A contrapartida do altruísmo em relação aos "nossos" é

a crueldade dirigida contra os "outros".

Na violência intergrupal do passado remoto estão fincadas

as raízes dos preconceitos atuais. As interações negativas entre

nossos antepassados deram origem aos comportamentos

preconceituosos de hoje, porque no tempo deles o contato com

outros povos era tormentoso e limitado.

Foi com as navegações e a descoberta das Américas que

indivíduos de etnias diversificadas foram obrigados a conviver,

embora de forma nem sempre pacífica. Estaria nesse estranhamento

a origem das idiossincrasias contra negros e índios, por exemplo,

povos fisicamente diferentes dos colonizadores brancos.

Preconceito racial não é questão restrita ao racismo, faz

parte de um fenômeno muito mais abrangente que varia de uma

cultura para outra e que se modifica com o passar do tempo. Em

apenas uma geração, o apartheid norte–americano foi combatido

a ponto de um negro chegar à Presidência do país.

O preconceito contra "eles" cai mais pesado sobre os

homens, porque eram do sexo masculino os guerreiros que

atacavam nossos ancestrais. Na literatura, essa constatação

recebeu o nome de hipótese do guerreiro masculino.

A evolução moldou nosso medo de homens que pertencem

a outros grupos. Para nos defendermos deles, criamos fronteiras

que agrupam alguns e separam outros em obediência a critérios

de cor da pele, religião, nacionalidade, convicções políticas, dialetos

e até times de futebol.

Demarcada a linha divisória entre "nós" e "eles",

discriminamos os que estão do lado de lá. Às vezes com violência.

Considere o período e as afirmações abaixo.
Estaria nesse estranhamento a origem das idiossincrasias contra negros e índios, por exemplo, povos fisicamente diferentes dos colonizadores brancos.
I. O uso do futuro do pretérito do verbo "estar" indica falta de certeza quanto à origem do preconceito contra outros povos.
II. O adjetivo "idiossincrasias" pode ser substituído, sem alteração de sentido, por agressões.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1620Q385458 | Biologia, Microbiologia, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que certas condutas devem ser adotadas no ambiente laboratorial, de modo a prevenir acidentes durante a manipulação de agentes químicos e biológicos, julgue os itens que se seguem, relativos a esse assunto. Os microrganismos infecciosos são classificados em grupos de risco, sendo que organismos altamente infecciosos pertencentes ao grupo de risco 4 devem ser manipulados em ambientes com nível de biossegurança 2.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.