Início

Questões de Concursos EBSERH

Resolva questões de EBSERH comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3461Q997869 | Medicina, Mastologia, Citopatologia, EBSERH, FGV, 2024

A ginecomastia costumar estar associada a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3462Q998390 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança com 18 meses de idade foi afastada da creche devido ao aparecimento de pequenas vesículas no tronco, genitália e regiões palmares e plantares. Ela apresenta, também, febre alta e lesões aftosas em orofaringe. Outras crianças da creche estão com o mesmo quadro.
Com base no quadro clínico, o pediatra fez, corretamente, o diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3463Q1020664 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 16, Engenheiro de Segurança do Trabalho, EBSERH, IBFC, 2020

Um dos grandes problemas que geram custos dentro da uma empresa é justamente o pagamento de adicional de periculosidade. Existem várias condições as quais podem levar a caracterizar este agente em uma empresa. Para que se possa fazer uma análise correta em aplicar o valor de 30% sobre o salário nominal, verifique a(s) afirmativa(s) que corresponda(m) à caracterização de periculosidade e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Combustíveis: em qualquer quantidade indiferente de atividade, quantidade, local ou espaço físico.
( ) Eletricidade: nas atividades ou operações no sistema elétrico de consumo em instalações ou equipamentos elétricos desenergizados e liberados para o trabalho, sem possibilidade de energização acidental, conforme estabelece a NR-10
( ) Motocicleta: A utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquele.
( ) Inflamáveis: no transporte de vasilhames (em caminhão de carga), contendo inflamável liquido, em quantidade total igual ou superior a 200 litros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3464Q1004029 | Radiologia, Grupo Radioterapia, EBSERH, FGV, 2025

Entre os tumores germinativos primários extragonadais em adultos jovens, o mediastino é o sítio mais comum.
Nesses casos, o fator prognóstico mais importante é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3465Q1005567 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

A causa mais frequente de hemorragia digestiva alta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3466Q997377 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

A trajetória do jornalista Maurício Kubrusly é o tema de um documentário em que se retrata momentos de sua rotina a partir do diagnóstico da doença neurológica que o acometeu.
Sobre essa condição é possível apontar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3467Q1005826 | Medicina, Mastologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 37 anos queixa-se de prurido e ardência vulvovaginal recorrente principalmente em período prémenstrual, associados a leucorreia esbranquiçada. Empiricamente, fez uso de 3 ciclos de tratamento com fluconazol oral, fenticonazol vaginal e itraconazol oral, sem melhora do quadro. Ao exame, apresentou conteúdo vaginal abundante, esbranquiçado, fluido, com hiperemia de mucosa vaginal e pH vaginal a 3,5. Pela bacterioscopia, identificou-se uma grande presença de lactobacilos (> 1000/campo), raros leucócitos. Não foram identificadas pseudo-hifas.
Considerando a principal hipótese diagnóstica para o caso, o tratamento indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3468Q1006850 | Biologia, Biologia como ciência, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2022

A NBR 14653-6, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dedica-se a estabelecer métodos para a avaliação de recursos naturais e ampara-se na formulação VERA (Abordagens teóricas a respeito da Valoração Econômica dos Recursos Ambientais) e nos métodos formulados a partir da Economia do Ambiente. Assinale a alternativa que apresenta qual dos métodos listados a seguir não se revela adequado, como método isolado, à valoração de danos ambientais, pois apresenta um enfoque muito limitado à disposição a pagar dos consumidores, pressupondo um extenso conhecimento sobre o mercado imobiliário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3470Q1005830 | Medicina, Nefrologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 26 anos procurou atendimento médico pois tem apresentado febre baixa há aproximadamente uma semana. Além disso, observou a presença de nódulos dolorosos e avermelhados na região anterior das pernas que surgiram nesse período. Negou outros sintomas ou doenças prévias. Há aproximadamente um mês, iniciou um contraceptivo oral prescrito por sua ginecologista. Em exame clínico, verificaram-se apenas nódulos de aproximadamente 3 cm de diâmetro, eritematosos, dolorosos à palpação e localizados na região anterior das pernas bilateralmente. A médica que atendeu essa paciente suspeitou de que o quadro estivesse relacionado ao uso de contraceptivo oral.
Nesse sentido, a principal hipótese para o caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3471Q1006856 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

As bactérias vivem e se multiplicam em muitos alimentos, e a própria temperatura da cozinha de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, bem como sua umidade, proporcionam condições ideais para isso. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A maior parte das bactérias não necessita de ar para sobreviver, mas algumas só se multiplicam na presença de oxigênio, como é o caso do Clostridium botulinum.
( ) Acima de 45 ºC (graus Celsius) poucas bactérias conseguem se multiplicar; desse modo, a temperatura de cocção do alimento é aspecto importante a ser observado.
( ) Em seus estágios finais, a contaminação microbiológica dos alimentos de origem animal leva à putrefação, e a dos alimentos de origem vegetal leva à fermentação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3473Q1007114 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2022

No caso de trabalhadores de instalações que usem radiação ionizante, deverão ter um registro individual atualizados, sendo correto afirmar que esse registro deverá ser conservado __________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3474Q997643 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Com a evolução dos Estudos de Utilização de Medicamentos, foram necessárias medidas que permitissem a uniformidade de expressão. Um exemplo disso é a Dose Diária Definida (DDD).

Sobre a DDD, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3475Q1007372 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual dos elementos abaixo não faz parte dos elementos mínimos de um SGAS (Sistema de Gestão Ambiental Sirtec).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3476Q1049101 | Biblioteconomia, Documentação, Biblioteconomia, EBSERH, IBFC, 2020

A informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual. As primeiras disciplinas que atuavam no campo da informação eram: a Biblioteconomia, a Arquivologia, a Museologia e a Documentação. Sobre a Documentação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3477Q1000973 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Grupo Medicina Física e Reabilitação, EBSERH, FGV, 2025

Sustentar um objeto pesado na altura da cintura é mais fácil que erguer o mesmo objeto porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3478Q1007629 | Medicina, Imunologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa correta de quais imunização ativas, os empregados dos serviços de saúde têm direito, de acordo com a NR32 gratuitamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3479Q997392 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com base nos parâmetros clínicos que devem ser analisados para o início das sessões de Terapia Ocupacional em pacientes internados na UTI, assinale a opção que apresenta somente condições consideradas contraindicações para a realização do atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3480Q957459 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública.

A respeito da notificação compulsória de casos de doenças e agravos, analise as afirmativas a seguir.

I. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 incluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: I - Câncer relacionado ao trabalho; II - Dermatose ocupacional; III - Distúrbio de voz relacionado ao trabalho; IV - Infecção pelo vírus da hepatite B em gestante, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical da hepatite B; V - Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT); VI - Perda auditiva relacionada ao trabalho; VII - Pneumoconioses relacionadas ao trabalho; e VIII - Transtornos mentais relacionados ao trabalho.
II. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 excluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: acidente de trabalho com exposição a material biológico, acidente por animal peçonhento e dengue – óbitos, doença de Chagas crônica.
III. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.
IV. Para incorporar um agravo ou uma doença à Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, é necessário considerar alguns aspectos, como características que possam apresentar riscos à saúde pública: potencial para surto ou epidemia; doença ou agravo de causa desconhecida; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade na população.
V. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, que deve ser realizada apenas pelos médicos e enfermeiros, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.